ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofotos de Jupiter.

+8
Lucas87
ajc
M.couto
Durva
Conrado Serodio
orlando
Astroavani
Bruno
12 participantes

Página 3 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  orlando Seg 17 Set 2012, 21:52

muito bom sr conrado,parabéns!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qua 26 Set 2012, 11:50

Conrado Serodio escreveu:
De todo modo, o seeing está gradativamente ficando mais favorável. Outubro está "custando" a chegar Suspect
Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Conv-Jup-R-Edge-16-09-2012-041115-g3-b3-ap56-R6-PF-RED-T
Não há duvida Conrado quando a atmosfera colabora, e nessa oposição além de ter-mos jupiter mais baixo no horizonte norte a atmosfera com as rajadas de ar persistentes tem dado trabalho esse ano. Entretanto com ele chegando a 50º depois da PL apenas a atmosfera poderá atrapalhar. Essa sua astrofoto mostra um fenômeno que é raro, ou seja, uma mancha branca irregular na borda sul da faixa equatorial norte NEB como vemos nela quase em cima do meridiano central. Eu a observei por três dias e depois ela desapareceu no último dia 25 de setembro. Nessa foto tem também a faixa que eu vejo dividindo a zona equatorial EZ ao meio de um limbo ao outro. Também podemos ver a zona tropical sul STrZ distinta da NEB e da faixa temperada norte NTB.
A única coisa que até hoje eu não consigo definir é uma coloração para a GMV. Ora ela me aparece cinza-grafite, ora aparece cinza-esverdeada, ora algo parecido com a cor de uma semente de pêssego ou ainda com uma cor ocre ou a cor de "um camelo sujo"!! Shocked
Gostaria de pedir se possível você obter para nós um close da GMV com o processamento feito pelo Avani, para eu postar aqui um desenho meu e comparar com uma astrofoto da AVACON e assim talvez eu consiga estabelecer um parâmetro entre as imagens visuais e fotográficas.
Fico no aguardo e abs.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Ter 02 Out 2012, 19:42

Segue um registro sofrível de Júpiter, mas como foi o primeiro obtido por mim este ano resolvi postá-lo.
As condições estavam muito adversas devido a alta umidade do ar, e principalmente a baixa altitude (26º) que se encontrava o planeta.
Foto obtida com o GSO 12" dobs + Ortho KK 25mm + Powermate 4X
Camera Fuji genérica filmando em HD
Método Afocal
Abrindo 5 filmes juntos no Registax 6 e empilhando 900 frames
Pós-processamento no Photofiltre e Irfan.
Avani.
Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Jup_02_10_2012

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Ter 02 Out 2012, 22:23

Astroavani escreveu:Segue um registro sofrível de Júpiter
Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Jup_02_10_2012
Fica tranquilo Avani que sofrível tem sido as condições meteorológicas adversas e a baixa altitude de jupiter nessa oposição, pois dependendo da latitude ele ficará a menos de 50º sobre o horizonte norte-noroeste. Tem vezes em que eu fico uma hora e meia ou duas observando e tiro proveito de apenas uns 15 a 20 minutos, às vezes nem 10 minutos numa noite.
Mas essa sua foto inaugural ficou boa, temos nela o pólo sul embaixo começando pela cinzenta zona polar sul SPZ, depois a grande e esbranquiçada zona Tropical sul STrZ, acima dela a faixa equatorial sul SEB com a típica coloração castanho-cinzenta, no centro a larga faixa esbranquiçada que é a zona equatorial EZ e dessa vez como eu a vejo, ou seja, com essa zona dividida ao meio por uma fina faixa de um limbo ao outro. Acima da zona equatorial visualizamos a faixa equatorial norte NEB, e na sua borda sul um pouco antes do meridiano central MC vemos uma mancha oval escura DOS (barcaça) e mais outra entrando pelo limbo leste na mesma borda da NEB. Essa faixa apresenta algumas "estrias" esbranquiçadas que são resultado de turbulências. Mais acima temos a zona tropical norte NTrZ separando a NEB da faixa temperada norte NTB, apresentando uma tonalidade mais clara em sua borda sul e mais escurecida na borda norte. Acima dessa última faixa temos a zona temperada norte NTZ separando a NTB da zona polar norte NPZ que apresenta uma coloração castanha.
Valeu, muito bom, o AF espera contar com mais registros seus aqui.
Grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Qui 04 Out 2012, 23:52

A busca humana pelo aperfeiçoamento é uma caminhada incessante, e nós astrofotógrafos não poderíamos deixar de agir diferente. Este reprocessamento de Júpiter a partir de um filme de má qualidade demonstra bem o fato acima. Um ano atrás o resultado por mim obtido muito deixou a desejar!
Agora usando novos programas como Castrator, AS!2 e Registrax 6 fica evidente a evolução constante a qual todos nós que tanto nos esmeramos também estamos sujeitos.
Para isto basta persistência, paciência e muita, mas muita dedicação!
Demonstra também que não devemos descartar filmes antigos enquanto não se tem a certeza que atingimos o limite.
Tele: SkyWatcher 10" em NEQ-6
Camera DBK 31AU
Fimagem: Conrado Seródio
Processamento: Avani Soares.

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Con_2_cast

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sex 05 Out 2012, 15:45

Astroavani escreveu:"A busca humana pelo aperfeiçoamento é uma caminhada incessante"
"Demonstra também que não devemos descartar filmes antigos enquanto não se tem a certeza que atingimos o limite."
Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Con_2_cast
A obtenção de registros visuais e através da astrofotografia parecem uma mistura de ciência, arte e um condicionamento da vontade que se traduz numa persistência à toda prova. Creio mesmo que esse limite é contínuamente expandido por quem se aperfeiçoa.
Boas dicas e belo trabalho Avani.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  orlando Sex 05 Out 2012, 20:30

ficou muito bom,bem nítida a imagem.
belo trabalho avani.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Sáb 06 Out 2012, 01:26

Eu sei que muitos não gostam de reprocessamentos.
Porém meu objetivo é evidenciar ao máximo o que coloquei na postagem anterior sobre a nossa evolução ser constante!
Mais uma vez chamo a atenção para não descartarem aqueles filmes que parecem não ter mais o que fazer.
Isto pode ser um engano que venha gerar arrependimentos mais tarde.
SkyWatcher 10" em NEQ-6
Câmera DBK 31 AU
Fimagem: Conrado Seródio
Processamento: Avani Soares

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 V_deoJup_0005U3

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sáb 06 Out 2012, 19:05

Bom trabalho esse seu Avani nessa astrofoto de 2011, podemos ver como jupiter está mudado em relação à essa oposição atual. Muito interessante como a faixa equatorial norte e principalmente a faixa temperada norte estão atualmente bem diferentes. Essa sua iniciativa de "reprocessamento" se assim posso dizer será um estímulo para não se descartarem astrofotos esquecidas, principalmente por não terem apresentado uma qualidade satisfatória naquele momento em que ela foi realizada. Sempre que possível nos oriente sobre como fazer para aperfeiçoar-mos os nossos recursos por mais escassos que pareçam.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Dom 07 Out 2012, 02:08

Segue outro Júpiter feito pelo meu limitado setup!
Planeta extremamente baixo no céu e uma quantidade muito elevada de Umidade Relativa no ar, o que deve ter sido a causa do colorido azulado na borda superior.
Infelizmente este ano na minha latitude a altura máxima que Júpiter alcançara será em torno de 39° então qualquer registro irá se tornar uma verdadeira aventura.
Notem que foi feito usando um tele com montagem dobsoniana e uma camera popular de R$ 300,00 no método afocal.
Isto vem demonstrar que mesmo com um equipamento bastante simples dá para se conseguir algum registro interessante.
Dados inseridos na foto!
Avani.

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Jup_4

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  M.couto Dom 07 Out 2012, 14:16

Oi Astroavani, se o seu setup é limitado o que direi do meu?
Considero um grande avanço e estímulo o reaproveitamento de fotos antigas.
Esse seu procedimento pode inclusive ir aprimorando ainda mais as técnicas de processamento.
Muito instrutivo o seu post, além de ser uma prova e um estímulo de um aperfeiçoamento continuo.
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Dom 07 Out 2012, 15:16

Oi Mcouto!

Realmente o meu setup é limitado.
A única coisa de ponta nele é o GSO 12" e a Powermate 2" 4X!
Estou postando estas fotos principalmente para incentivar o pessoal que tem Newtonianos em montagem dobsoniana a fazer o mesmo.
Veja que Newtonianos a partir de 150mm de abertura permitem fazer boas fotos dos objetos maiores e mais brilhantes como a Lua e Júpiter.
Note que eu uso uma camera comun destas que a criançada usa por aí (FUJI Fini Pixe de 12 Mp), pois a DBK é do Conrado.
Uma Sony, uma Lumix, e outras também se prestam muito bem para isto, o importante é que filmem em HD.
Fora isto uma boa ocular de preferêcia de d/F longa (20mm, 25mm, 30mm) para ter maior campo, associada com uma barlow.
Preste a tenção na configuração que foi usada na última foto!
A Powermate pode ser substituída pela barlow e a Ortho da KK pode ser substituída por uma Ploss.
Fora isto um bom adaptador para manter a camera firme e bem alinhada é imprescidível!
Newtonianos a partir de 200mm já vão permitir extender as fotos para Marte e Saturno também.
Além disto é baixar o Castrator, AS!2 e Registax e dedicar tempo ao seu estudo.
Todos eles tem bons tutoriais dispersos pela net, alguns até feitos por mim como o do AS!2.
Vale a pena também um bom soft de pós-processamento como o PHotoshop mas eu que não posso pagar estes luxos tenho me saído bem com o Photofiltre e o Irfan.
Quem tiver dúvidas e quiser mais algumas dicas é só perguntar, pode ser por aqui ou pelo meu site:
http://astroavani.no.comunidades.net/
No que eu puder e souber estou disposto a Ajudar, desde que eu não esteja viajando a resposta não deve demorar!
Abraços a todos!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Dom 07 Out 2012, 17:53

Muito bom Avani, ótima explanação sobre a sua metodologia e as mais utilizadas, e obrigado por estar sempre dando "aquela força" aqui para o AF. Eu confesso que tenho uma certa "obsessão" por desenhos realizados através de observações visuais, entretanto tenho acompanhado esse assunto relativo à astrofotografia planetária com muito mais frequência do que antes. Assim que eu tiver condições de adquirir um equipamento mínimo vou me aventurar nessa arte.
Grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Jupiter e Io em 07 Out 2012

Mensagem  Conrado Serodio Seg 08 Out 2012, 12:22

Finalmente uma noite com seeing favorável, desde o inicio da temporada 2012 de Jupiter, permitiu o registro mais detalhado do planeta e especialmente a lua Io projetando sua sombra bastante nitida sobre a atmosfera do planeta.
Abraços
Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Jup_UV_Edge_07_10_2012_035849_g3_b3_ap18_R6_PF_1_RED
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 08 Out 2012, 15:57

Beleza de astrofoto Conrado, que bom que você teve um seeing favorável pois tentei a todo custo observar esse trânsito de Io, e apesar de eu acompanhar a sombra deslizando pela borda sul da SEB jupiter "dançava" no campo do refrator devido às inclementes rajadas de ar fortíssimas nas camadas mais altas da atmosfera. Essa sua foto parece estar com um contraste superior ao das outras que você postou aqui anteriormente, talvez devido mesmo ao seeing que te ajudou. Muito interessante como essa faixa que aparece dividindo a zona equatorial aparece agora bem mais larga e com as bordas irregulares. Muito bonita também as várias tonalidades que se destacam entre cada uma das faixas. Estou torcendo aqui para a atmosfera continuar a te favorecer para que possamos continuar a ver aqui mais de suas belas astrofotos. O AF agradece.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Seg 08 Out 2012, 16:18

Oi Bruno, o seeing desta noite de 07 Out realmente fez muita diferença. Mas mesmo assim, tive turbulência intermitente e forte, nuvens, vento balançando o OTA, então tive que "insistir" das 11 da noite até o amanhecer para captar filmes com qualidade. Acho que o "esforço" Smile compensou...depois de 2 meses, os céus finalmente colaboraram.

A melhor nitidez e definição dos detalhes , em relação às fotos anteriores de 2012, se devem mesmo em grande parte ao seeing, pois o setup e parametros de captação não foram alterados substancialmente, apenas ajustados, como é normal, à condição particular de cada noite.

Exatamento no momento em que Io começava seu transito, a turbulência voltou Suspect e não consegui um registro que iria ser muito interessante, pois este satélite "passeou" sobre Jupiter práticamente sobreposto à GMV.

Em campo maior, consegui alguns registros decentes (abaixo) também de 3 das luas num alinhamento bastante interessante ; apenas Calisto ficou fora do campo possivel com a barlow e o CCD de 1/3".

Aproveito para postar novamente a foto anterior, que eu postei (erradamente) em tamanho reduzido. Virtudes e defeitos da foto devem ser, na minha opinião, revelados Smile

Abraços e o prazer é meu em poder colaborar um pouco com o AF !


Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Jup_IR_Edge_07_10_2012_033554_R6_process_pf_red_T

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Jup_UV_Edge_07_10_2012_035849_g3_b3_ap18_R6_PF_1_RED
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 08 Out 2012, 16:24

Conrado, mais uma vez ficou excelente o seu trabalho e realmente a sua persistência e perseverança foram compensados. Desculpe a ignorância mas gostaria de te perguntar se ao ampliar-mos uma astrofoto ela apresenta variações na intensidades dos matizes das colorações nas faixas, já que a astrofoto menor apresenta tons bem mais escuros nelas.
Grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Seg 08 Out 2012, 16:40

Bruno, se você estiver se referindo à foto de Jupiter e Io , até onde vai meu conhecimento, com uma simples redução (que foi o que fiz) não deveria haver mudanças nas tonalidades em si. O que pode ocorrer é o nosso olho, mirando um objeto (foto) menor, interpretar os pixels mais próximos como mais saturados (na cor ou no branco) e aí este efeito.

Agora, se você se refere à foto pequena de Jupiter e as 3 luas, aí sim é uma questão de configuração diferente já na captação, pois com a barlow tenho que reduzir bastante alguns parametros (especialmente ganho e velocidade) para não estourar a luminosidade e perder os detalhes. Com essa mudança para adequar o histograma de captação, pode haver o efeito que você se refere. Espero ter explicado, nos limites do meu conhecimento Embarassed
Abraço
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 08 Out 2012, 16:44

Muito obrigado Conrado, esclareceu perfeitamente. Smile
Fico no aguardo de mais registros de jupiter.
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Qua 10 Out 2012, 23:56

Confirmando a explicação que o "Mestre Conrado" deu acima, quero evidenciar também que a quantidade de fatores que podem alterar o resultado de uma astrofoto é realmente infinito.
Não apenas os parâmetros de captação podem variar ao extremo como os parâmetros de processamento também.
Ainda mais que são vários os programas envolvidos no processamento.
Tanto assim que duas pessoas diferentes processando exatamente o mesmo filme obtêm resultados completamente distintos.
Aí que a gente percebe que o astrofotografo ao mesmo tempo é um astroartista!
Cada um tem um gosto e uma sensibilidade diferente e deixa isto evidente nas suas fotos como se fosse uma marca registrada.
Só para comprovar o que estou falando vejam o processamento que eu fiz exatamente da mesma foto que o Conrado postou acima.
Alguns irão gostar mais da dele, outros mais da minha.
Mas gosto não se discute e foto apenas se aprecia!

Quero agradecer ao Conrado por ter me enviado o filme cru depois de passar pelo AS!2.
Bons céus!
Avani.

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Jup_5

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Dom 28 Out 2012, 21:06

Segue um novo registro de Jupiter com toda a limitação do meu setup!
Fotos feitas com dobs exigem muita paciência e dedicação, mesmo assim não fica um bom resultado. Para melhorar de qualidade uma montagem equatorial é imprescidível bem como uma camera dedicada.
Mesmo assim o registro é válido para demonstrar que mesmo com toda limitação dá para se conseguir alguma coisa!
Avani.
Astrofotos de Jupiter. - Página 3 J_8001b

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Ter 30 Out 2012, 22:05

Astroavani escreveu:Segue um novo registro de Jupiter com toda a limitação do meu setup!
Astrofotos de Jupiter. - Página 3 J_8001b
Isso me interessa muito Avani, ou seja, boas imagens com limitações impostas pelas condições climáticas adversas ou mesmo com recursos limitados.
Veja essa sua astrofoto: vemos duas faixas que tem se mostrado ultimamente bastante tímidas, ou seja, a faixa temperada sul e a faixa temperada sul do sul bem discernidas no hemisfério sul de jupiter, além de duas manchas ovais escuras DOS (barcaças) na borda sul da faixa equatorial sul além de irregularidades nessa mesma borda. Um fato interessante também é a observação da zona temperada sul entre a faixa temperada sul do sul e a zona polar sul, e essa zona não é de fácil visualização.
Continue aprimorando a sua técnica Avani que essa é uma opção muito interessante para os dias de imagens visuais imperfeitas, já que pelo seu método as astrofotos realizadas nesses mesmos dias podem receber um bom tratamento através de um processamento, e assim "salvar" a noite.
O AF fica no aguardo de mais registros seus para aprender-mos mais sobre os resultados de um bom processamento, ok?
Grande abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qua 31 Out 2012, 16:15

Astroavani escreveu: mesmo com toda limitação dá para se conseguir alguma coisa!
Avani.
Astrofotos de Jupiter. - Página 3 J_8001b
Avani, será importante aprimorar as técnicas de processamento e reprocessamento no caso de jupiter pois estive olhando as coordenadas topocêntricas desse planeta para a próxima oposição, e infelizmente ele estará para nós aqui no hemisfério sul numa altura sobre o horizonte ainda menor, ou seja, com apenas 42º contra os 50º nessa oposição, e em 2014 estará ainda a apenas 45º de altura no máximo. Tudo indica que jupiter pelo menos durante as duas próximas oposições não estará muito favorável para nós, e aí entram as técnicas para se melhorarem as imagens através da astrofotografia.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Qua 31 Out 2012, 18:08

Bom....
Se tá ruim para vocês aí, imagina eu que estou mais 6º ao sul!
Olha... tenho procurado aprender ao máximo as técnicas de processamento, inclusive coisas novas que aparecem e que a gente normalmente torce o nariz porque se acostuma com aquilo que já vinha fazendo.
Um exemplo foi começar a usar o AS!2 para empilhar ao invés de apenas o Registax, e atualmente usar o Castrator para centralizar os frames ao invés de só o AS!2 e o Registax.
A gente vai descobrindo que programas específicos para uma determinada etapa funcionam melhor que programas genéricos que fazem tudo.
O Problema é cada um exige uma aprendizagem diferente que toma normalmente muito tempo de dedicação.
Outro exemplo foi o próprio Registax, quando eu iniciei foi ainda pelo R4, depois passei a usar o R5 e agora praticamente só uso o R6 com algumas exceções. Cada um é diferente do outro e é quase como iniciar tudo novamente, mas não se pode ficar plantado, parado, enquanto surgem novas possibilidades, temos que acompanhar a evolução sob pena de ficar-mos ultrapassados.
Como eu verdadeiramente amo a astrofotografia Lunar e planetária podes crer que eu sempre procurarei aprender tudo que for interessante nesta área, bem como procurar extrair o máximo que for possível daquilo que eu apreender.
Estou plenamente consciente que quando minha EQ estiver operacional as fotos darão um bom salto de qualidade, mesmo com toda adversidade do planeta em tão baixa altitude e usando um método tão simples como o Afocal.
Um abraço, em breve seguem novos registros!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qua 31 Out 2012, 19:09

Estou aqui torcendo para que vc obtenha sucesso em todos os seus empreendimentos, e que enriquecem cada vez mais o Astro Fórum. Ficamos então no aguardo de mais registros e dicas para assim aprimorar cada vez mais a astrofotografia lunar e planetária.
Grande abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 3 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos