ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofotos de Jupiter.

+8
Lucas87
ajc
M.couto
Durva
Conrado Serodio
orlando
Astroavani
Bruno
12 participantes

Página 2 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Qui 23 Ago 2012, 21:48

Tens razão, Bruno. Fiz uma ampliação da região de transição (depois posto aqui) mas se nota uma "brecha" muito sutil entre a NEB e a NTB, na coloração da zona entre as duas, ou seja, não se uniram de fato Wink
O interessante seria entender porque elas se expandiram tanto , uma em direção à outra confused
Abraços !
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qui 23 Ago 2012, 23:19

Ok Conrado, se eu me basear nos meus gabaritos feitos na oposição passada eu arriscaria dizer que foi a NTB quem expandiu, principalmente à partir da sua borda sul fazendo com que ela penetrasse na extremidade norte da zona tropical norte. A largura da NEB está segundo os mesmos gabaritos praticamente a mesma, porém sem sombra de dúvida a NTB está com no mínimo o dobro da largura em relação à ultima oposição. Vamos continuar monitorando pois essa observação aponta para um fenômeno que na minha opinião é tão importante quanto foi o desaparecimento da SEB em 2010. Mais uma vez obrigado por confirmar as minhas suspeitas, aliás, agora as nossas suspeitas. Wink
Fico no aguardo da postagem da ampliação feita por você.
Um abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  orlando Qui 23 Ago 2012, 23:24

belo resultado conrado!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qui 23 Ago 2012, 23:58

Conrado Serodio escreveu:O interessante seria entender porque elas se expandiram tanto , uma em direção à outra.
Conrado, não quero ficar supondo nada ainda, mas chegou a me ocorrer que houve uma aproximação muito grande entre a faixa temperada norte NTB com a faixa temperada norte do norte NNTB e assim fazendo com que as duas muito próximas dessem a impressão de a NTB ter se alargado, mas sinceramente ainda não sei. Rolling Eyes
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Sex 24 Ago 2012, 12:38

Oi Bruno, abaixo um "crop" e ampliação dessa região, mostrando de fato que os cinturões não se uniram, mas se expandiram e aproximaram, observando-se entre as faixas NEB e NTB a zona tropical norte com uma coloração mais clara. Espero conseguir registros melhores com o decorrer do ano, para obter detalhes mais precisos. Wink
Abraço
Astrofotos de Jupiter. - Página 2 5-29-conv-Jup-UV-Edge-18-08-2012-052956-g3-b3-ap41-R6-crop
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sex 24 Ago 2012, 14:21

Olá Conrado, é isso mesmo, confirmado, a zona tropical norte está lá como eu ví desde o primeiro dia nessa oposição de 2012 entre a NEB e a NTB. Foi muito importante a sua contribuição pois não era mesmo a faixa equatorial que estava mais grossa mas de fato a NTB se alargou. Amanhã, por volta das 05:30 (08:30 UT) vou verificar de novo isso pois vou acompanhar um trânsito da GMV pelo MC e aproveitar para mais uma vez visualizar a mancha oval-BA, e nesse meio tempo ficarei de olho na NEB, na NTB e na NTrZ.
Vamos continuar monitorando.
Obrigado e um abraço, valeu. Smile


Última edição por Bruno em Sex 24 Ago 2012, 21:08, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Sex 24 Ago 2012, 14:42

Oi Bruno, vamos ver se os céus colaboram por aqui Suspect e consigo bons registros desse transito da GMV e da oval, sem dúvida é uma das posições mais interessantes do planeta...
Abraço
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sex 24 Ago 2012, 14:47

Olá Conrado, nesse horário que indiquei elas estarão bem visíveis próximas ao meridiano central de jupiter. É uma boa chance de se obter registros da GMV e da oval-BA.
Boa sorte, e fico no aguardo de mais astrofotos.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Sáb 25 Ago 2012, 07:21

Bruno,
Sem muita colaboração dos céus (nuvens e forte turbulência), e práticamente com o dia amanhecendo (06:00 hs LT), registro de Jupiter com destaque para a GMV no meridiano central do planeta.
A imagem um pouco melhor em relação à anterior se deve em grande parte a uma questão "higiênica" Very Happy pois fiz uma limpeza demorada e cuidadosa do primário e do secundário. Ainda faltam alguns ajustes finos na re-colimação, mas os espelhos estão "zerados" cheers
Vamos ver o que é possível extrair de outros 5 filmes captados com diferentes ajustes de filtros e histogramas...
Abraços
Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Conv-Jup-IR-Edge-25-08-2012-060022-g3-b3-ap49-R6-PF-RED-T
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sáb 25 Ago 2012, 10:07

Conrado Serodio escreveu:Bruno,
Sem muita colaboração dos céus (nuvens e forte turbulência), e práticamente com o dia amanhecendo (06:00 hs LT), registro de Jupiter com destaque para a GMV no meridiano central do planeta.
A imagem um pouco melhor em relação à anterior se deve em grande parte a uma questão "higiênica" Very Happy pois fiz uma limpeza demorada e cuidadosa do primário e do secundário. Ainda faltam alguns ajustes finos na re-colimação, mas os espelhos estão "zerados" Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Conv-Jup-IR-Edge-25-08-2012-060022-g3-b3-ap49-R6-PF-RED-T

É isso Conrado, uma higiênização é imprescindível para obter-mos imagens de qualidade. Agora no quesito instabilidade atmosférica esse mês de agosto está imcompreensível. Voltando para o seu registro, belo trânsito, e eu também observei essas duas manchas escuras na borda sul da NEB e mais três menores na borda norte dela por volta das 05:45 (08:45 UT) um pouco depois do MC ao leste do globo de jupiter, e repare Conrado numa porção estreita e esbranquiçada entre a NEB e a NTB. Dá para ver aqui uma sutil distinção entre as duas faixas por essa porção esbranquiçada, além de a borda norte da NEB estar bastante escurecida. Eu achei essa foto uma das melhores que você obteve nessa oposição de 2012 no que diz respeito à observação da zona tropical norte NTrZ. O local onde eu sempre observo a oval-BA é a leste da GMV (na sua foto do jeito que está fica à direita na borda sul da SEB, e a sudeste da GMV) e se você pudesse dar uma ampliada alí naquela área creio que seria interessante para obter-mos um registro fotográfico dela.
Monitorar, é o que devemos continuar fazendo, na esperança de que essas rajadas de ar na atmosfera cessem com a entrada da primavera no próximo mês.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Seg 27 Ago 2012, 14:30

Olá,
Outro registro da mesma noite, com ajustes um pouco diferentes no setup (filtro R e histograma um pouco mais amplo no Firecapture) evidenciando um pouco melhor os detalhes da atmosfera joviana. 1500 frames, utilizados os 900 melhores para empilhamento e tratamento.
Abraços
Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Jup-25-08-12-R-conv-T
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 27 Ago 2012, 14:42

Olá Conrado, beleza, mais astrofotos de jupiter. Assim que a primavera entrar e quando começar a se aproximar o verão, depois de algumas chuvas e com a atmosfera lavada, bem, não dá nem para imaginar as fotos que teremos por aqui.
Até hoje Conrado estou tendo problemas para visualizar a faixa temperada norte do norte NNTB, e é aí que eu entro com uma pergunta: será que ela fundiu com a NTB e daí a aparência mais alargada dessa faixa? Tenho de continuar monitorando. É incrível a diferença de coloração entre as imagens visuais e fotográficas. Nem de longe as colorações se parecem! Fiquemos de olho e vou continuar a busca pela NNTB.
Fico no aguardo de mais registros seus.
Obrigado por dar essa força para o AF.

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Seg 27 Ago 2012, 15:30

Oi Bruno, nesta temporada eu também não consegui ainda distinguir a NNTB, tanto em observação como em foto, mas pode ser deficiência "minha" Suspect rsrs Vamos ver se com melhores condições, podemos concluir algo.

(em tempo, uma correção : nas 2 fotos anteriores, minha indicação do limbo precedente está equivocada, ou seja o precedente é do "outro" lado...com o tempo eu aprendo a colocar as nomenclaturas corretas.. Wink

Abraço e o prazer é meu em poder colaborar um pouquinho com o AF !
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 27 Ago 2012, 15:35

Conrado Serodio escreveu:Abraço e o prazer é meu em poder colaborar um pouquinho com o AF !
Entendí a sua colocação quanto à troca do limbo precedente, isso acontecia muito comigo quando eu usava um refletor e as imagens obtidas através de espelhos me pregavam peças ao desenhar nos gabaritos, eu invertia sempre. Agora quanto ao que você escreveu, se isso é colaborar um pouquinho, imagina quando for um tantão! Very Happy
Valeu parceiro.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Jupiter ao amanhecer de 02 Set 2012

Mensagem  Conrado Serodio Dom 02 Set 2012, 08:30

Com um seeing um pouco mais favorável, embora já com o sol quase nascendo, novo registro de Jupiter com um pouco mais de detalhes da sua atmosfera, após alguns ajustes mais finos na colimação e usando um numero maior de frames na captura (2.200, empilhados 1.100 no AS!2, Registax 6 e pós-tratamento leve no Photofiltre. Nessa foto percebe-se claramente a separação da NTB e NEB, mas bastante mais próximas do que em 2011.
Tele newt. @ f/33. camera DBK31AU a 15 fps, filtro L.
Abraços
Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Conv-Jup-R-Edge-02-09-2012-055324-g3-b3-ap52-R6-PF-RED-T
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Dom 02 Set 2012, 12:23

Conrado Serodio escreveu:Com um seeing um pouco mais favorável, embora já com o sol quase nascendo, novo registro de Jupiter com um pouco mais de detalhes da sua atmosfera.
Nessa foto percebe-se claramente a separação da NTB e NEB, mas bastante mais próximas do que em 2011.
Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Conv-Jup-R-Edge-02-09-2012-055324-g3-b3-ap52-R6-PF-RED-T
Olá Conrado, hoje eu já ia fazer o meu relato da observação de jupiter que fiz com o meu refrator de 100mm F/15 quando ví o seu com essa reveladora astrofoto desse planeta.
Como nela, ví a SPZ, acima dela um leve esboço da SSTB, a STB um pouco mais acima, a SEB, a volta da faixa que divide a zona equatorial EZ ao meio, a NEB com 3 manchas ou nodosidades escuras na sua borda sul, a NTB, e um pouco mais acima um leve esboço do que poderia ser a NNTB. Caso se confirme ser a NNTB fica então comprovado o alargamento da NTB. Nessa sua foto Conrado evidencia-se claramente a NTrZ com boa nitidez como uma faixa clara entre a NEB e a NTB. Finalmente essas duas faixas apareceram separadas numa astrofoto evidenciando a presença da zonat tropical norte (NTrZ). Esse seu registro fotográfico veio a confirmar as minhas observações, desde quando jupiter já se fazia visível sobre o horizonte N/NE no início de agosto quando jupiter estava a aproximamdamente 30º de altura. A coloração das zonas claras entre as faixas semelhante ao branco-marfim que eu sempre observo aqui se repetem, com excessão das faixas que eu vejo sempre como um cinza-grafite e cinza-castanho.
Foi um registro importante que mostrou de vez a zona tropical norte NTrZ separando a NEB e a NTB.
Agora seria muito importante tentar registrar a GMV pois ontem eu e o usuario adrianourataki observamos a Grande Mancha Vermelha enorme, bem grande mesmo e com uma coloração escurecida, meio marron-pêssego. Ela estava tão proeminente que por pouco não dividiu a SEB ao meio.
Valeu, fico no aguardo de mais.
Abraço parceiro.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Jupiter, Europa e Io com o dia claro !

Mensagem  Conrado Serodio Dom 02 Set 2012, 13:03

Oi Bruno e pessoal,
Realmente com uma captação em melhores condições, a "ilusão" se desfaz, a NTB e a NEB estão bem definidas e não estão unidas, como aparentava pela qualidade inferior das fotos anteriores. Suspect
A boa noticia é que semana após semana, as condições de registro estão melhorando, espero chegar no mesmo nivel dos meus registros de Jupiter ao final de 2011.
Como complemento, abaixo um registro com campo maior (apenas uma barlow 2X) e com o céu práticamente claro (06:00 hs LT) do planeta e duas de suas luas - Europa e Io.
Interessante que quando fiz este registro, a olho nú já não era possivel divisar o planeta...o SW 254 mm e a DBK mostrando a sua capacidade Very Happy
(Bruno, aprecio muito as suas descrições, são muito detalhadas e interessantes Smile )
Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Jup-R-Edge-02-09-2012-060624-R6-R6-PF-PS-RED-T
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Dom 02 Set 2012, 13:08

E eu aprecio muito as suas astrofotos Conrado, estão cada vez melhores! Very Happy
Ah, e você registrou o "último adeus" de jupiter antes de ele se dissolver no azul do céu.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  orlando Dom 02 Set 2012, 14:44

essas astrofotos de jupiter estão maravilhosas conrado,parabénbs!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Dom 02 Set 2012, 17:32

Bruno escreveu:
E eu aprecio muito as suas astrofotos Conrado, estão cada vez melhores! Very Happy
Ah, e você registrou o "último adeus" de jupiter antes de ele se dissolver no azul do céu.

Este "ultimo suspiro" de Jupiter realmente é emocionante, Bruno....o céu já está claro e ele sobressai de um modo realmente impressionante...
Abraço !
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 03 Set 2012, 19:00

Olá Conrado, sugiro que você dê uma atenção especial à GMV na próxima oportunidade pois ela foi observada por mim e pelo colega adrianourataki com um diâmetro maior, e que eu diria mais dilatada e com uma forma elipsóide mais pronunciada, e com uma coloração mais escura do que o habitual. Ela se mostrou larga em seu diâmetro polar a ponto de quase provocar uma ruptura na SEB, e foi realmente por pouco. Fico no aguardo de algum registro fotográfico que possa corroborar essas observações.
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 03 Set 2012, 21:37

Lembrando colegas, amanhã de madrugada (04/09/2012) e mais exatamente às 04:30hs (UT/07:30) teremos um trânsito com a GMV se encontrando um pouco além do meridiano central MC de jupiter, embora ela continue visível até as 05:45hs. Será uma ótima oportunidade para conferir se o aumento do seu diâmetro e formato elipsóide ainda persiste, além do seu posicionamento dentro da SEB e da zona tropical sul STrZ. Será também uma boa chance de poder-mos visualizar a mancha vermelha junior ou oval-BA, que estará passando sobre o meridiano central MC de jupiter por volta das 05:00hs. Boas observações e astrofotos.

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Transito de Europa - 16 Set 2012

Mensagem  Conrado Serodio Seg 17 Set 2012, 15:50

Olá,
A estabilidade atmosférica dessa madrugada permaneceu das 03:00 às 04:00 hs (LT), o plano inicial era documentar o transito completo de Europa sobre Jupiter, mas a partir das 04: 15, a turbulência foi aumentando e não permitiu.

Mas pelo menos foi possível registrar Europa junto ao limbo do planeta, iniciando sua "viagem" , mais à "direita" de Jupiter a lua Io. De todo modo, o seeing está gradativamente ficando mais favorável. Outubro está "custando" a chegar Suspect

Abraços !
Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Conv-Jup-R-Edge-16-09-2012-041115-g3-b3-ap56-R6-PF-RED-T
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 17 Set 2012, 19:10

Olá Conrado, eu também acompanhei justamente nesse horário, à partir das 03:00hs (08:00UT). Eu observei aquela mancha branca na faixa equatorial norte, ao norte da GMV, e que é um fato bastante raro pois na NEB quase sempre vejo apenas manchas ovais escuras DOS. Também observei a fina faixa que dividia a zona equatorial EZ, e a faixa temperada norte NTB nessa sua foto já aparece nítidamente separada da NEB. Bela foto Conrado, e o interessante que até agora nem sinal da faixa temperada norte do norte NNTB. Fico no aguardo de mais registros ok? Jupiter está atualmente muito interessante com as suas faixas bem contrastadas, com certeza devido a uma elevação maior sobre o horizonte. Essa oposição com certeza trará belas imagens desse planeta gigante.
Grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Seg 17 Set 2012, 20:40

Oi Bruno !
O contraste na foto original estava melhor, não sei o que ocorreu , na postagem "estourou" um pouco os brancos e com isso perdeu contraste. Vou checar No
Abraços !
Conrado
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 2 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos