Dicas de astrofotos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Dicas de astrofotos.

Mensagem  Bruno em Sab 28 Abr 2012, 21:32

Encontrei uma artigo interessante que reproduzo abaixo:

"Fatos básicos sobre a astrofotografia:
-Muitos fotógrafos amadores e profissionais usam filme e câmeras digitais para tirar astrofotografias. E alguns entusiastas começam a usar também webcams e outras câmeras de vídeo (em inglês). Esses fotógrafos podem montar e conectar instrumentos de gravação a diferentes telescópios, de poder de ampliação variável para melhorar as imagens obtidas. Telescópios e tripés também firmam os aparelhos para propiciar imagens mais claras.
Outros equipamentos também podem ajudar. Visores guia e orientadores ajudam a alinhar sua câmera para longas exposições, à medida que a Terra gira. Controles remotos administram o tempo das exposições, reduzindo a dificuldade em caso de fotos longas e de múltiplas exposições. Lentes telefotográficas podem ampliar o tamanho de tudo, tornando o objeto fotografado maior com relação à moldura. E esses são apenas alguns dos equipamentos que podem ajudar a melhorar a qualidade da astrofotografia.
Mas os equipamentos podem não bastar para superar todos os desafios relacionados à astrofotografia. Por exemplo, é preciso evitar interferência da turbulenta atmosfera, de partículas de poeira levadas pelo ar, da umidade, da poluição pela luz e de insetos xeretas. Além disso, também será necessário manter em foco as exposições mais longas, à medida que a Terra gira. Os astrofotógrafos experientes descobriram algumas maneiras de superar esses obstáculos, como a criação de mecanismos manuais que permitem operar o obturador, melhorando a estabilidade da câmera. Muitos entusiastas do espaço oferecem dicas em seus sites ou em publicações de astrofotografia.
O truque para obter boas astrofotografias é superar esses obstáculos ao experimentar com diferentes velocidades de obturador e ajustes de abertura. Já que os astrofotógrafos muitas vezes registram objetos de baixa luminosidade, um dos principais objetivos é obter luz suficiente na tomada. Para os objetos muito débeis, um objetivo adicional é o de obter cópias suficientes da imagem a fim de poder combiná-los mais tarde. Mais sobre isso está explicado em Como funcionam os filmes fotográficos
Embora as astrofotografias costumem ser tiradas com longa exposição, podem também ser criadas por muitas exposições curtas combinadas posteriormente. Quando as imagens são obtidas, elas podem ser montadas em forma de camadas com o uso de software, a fim de oferecer fotos combinadas, mais vívidas. Os astrofotógrafos precisam empilhar imagens de forma a obter um produto final de qualidade elevada. Capturar múltiplas exposições é uma técnica comum para fotografar eventos como eclipses. Os astrofotógrafos registram uma imagem em campo largo a intervalos de alguns minutos para registrar a progressão do evento, e depois todos os estágios são unidos para formar a imagem final.
Outra técnica interessante é o uso de imagens borradas que ocorrem devido à rotação da Terra. Essas imagens de trilhas de estrelas podem retratar um eclipse lunar como uma mancha que muda de cor, ou um campo de estrelas inteiro circulando um eixo central.
Astrofotografias tiradas em observatórios tendem a ser mais sofisticadas do que os esforços dos amadores. Por exemplo, no Keck Observatory, do Havaí, há muitos instrumentos de alta sensibilidade que se ocupam de recolher imagens de resolução incrivelmente alta e prover análises espectrais de objetos que recobrem o céu noturno. Por meio de seus imagens detalhadas, o observatório Keck nos permite saber mais sobre pequenas anãs marrons, o tempo inclemente de Júpiter, galáxias superdensas e outros eventos celestes.
Não seria preciso dizer que as instalações no Keck não estão disponíveis para qualquer um. Os cientistas precisam apresentar propostas que detalhem seus projetos, para avaliação. Muitos observatórios menores, porém, são abertos ao público durante certas noites da semana. Também pode haver um clube de astronomia em sua cidade que se reúna para sessões de astrofotografia e de contemplação do firmamento.
Agora que vimos o que pode ser realizado fotografando aqui da Terra, com equipamentos comuns ou em uma visita a um observatório, vejamos o que os equipamentos de alta potência estão fazendo no espaço."
-Fonte: "O que é astrofotografia?" por Jessica Toothman.
avatar
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 6521
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Site do Maxson

Mensagem  ajc em Qua 31 Out 2012, 21:31

Este site tem fotos atualizadas de 2012. Pode ser fonte de inspiração para novos astrofotógrafos.
avatar
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 50
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica o link

Mensagem  ajc em Qua 31 Out 2012, 21:32

Faltou o link:

http://www.sunspot51.com
avatar
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 50
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Minha primeira foto lunar

Mensagem  Freesailor em Sex 23 Nov 2012, 15:31

Very Happy Olá, prezado Bruno!
Apesar de estar ciente de que Telescópios com montagem dobsoniana não são propricios à astrogotografia, bem como eu não entendo nada do assunto, e apenas como curiosidade, segue a foto da lua, quarto-crescente, tirada em 20/11/2012,numa noite entre nuvens, como uma câmera digital Samsung ST64, F2,5.
Esta foto foi tirada sem tripé e apenas com a câmera enconstada na ocular de 25mm, com Barlow GSO 2x (aumento 93 vezes):


Um abraço.

Freesailor
avatar
Freesailor
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 128
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 63
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica experimente

Mensagem  ajc em Sab 24 Nov 2012, 11:24

Experimente tirar a barlow e usar o zoom óptico da camera. Use o proprio programa da Samsung para alterar o contraste e escurecer a foto. Tire 20 a 50 fotos e escolha a melhor. Astrofotografia é tentativa e erro. Vá e em frente, isso é só o começo.
avatar
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 50
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum