ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofotos de Jupiter.

+8
Lucas87
ajc
M.couto
Durva
Conrado Serodio
orlando
Astroavani
Bruno
12 participantes

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Dom 05 Ago 2012, 22:10

Gostaria de sugerir aos colegas astrofotógrafos a fazerem algum registro fotográfico de jupiter entre 05:45hs e 06:15hs da manhã. Nessa hora atualmente ele se encontra a 40º sobre o horizonte nordeste e a qualidade das imagens quando de condições amosféricas favoráveis estão excepcionais, pois apesar de ainda não ser a altura ideal para se começar a observá-lo a atmosfera se encontra refrescada pelo orvalho. Com o meu refrator 103mm F/15 vejo as faixas no disco de jupiter atualmente bastante contrastadas, tendo a faixa temperada norte quase tão grossa quanto a faixa equatorial norte. Outro fenômeno interessante é uma fina faixa ou linha que tem aparecido dividindo a zona equatorial ao meio. Esse horário de apenas 30 minutos de observação tem um aspecto peculiar pois antes de desaparecer no azul do céu do dia que amanhece, jupiter como que num adeus dá um "último suspiro" apresentando imagens particularmente belas e contrastadas. Esse fato inclusive foi corroborado por uma observação simultãnea realizada por mim e pelo Conrado Serodio, onde na oposição passada coincidentemente observáva-mos jupiter no mesmo horário antes do amanhecer enquanto trocáva-mos mensagens em tempo real, e chegamos a concordar com esse último "adeus" de jupiter em grande estilo nas imagens no fim da madrugada.
Fica então aí a minha sugestão.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 06 Ago 2012, 18:37

Reforçando a sugestão, no próximo dia 08/08/2012 entre 05:45h/UT 08:45 e 06:15hs/UT 09:45 quem se habilitar a levantar mais cedo e puder fotografar ou filmar jupiter terá uma oportunidade para se registrar um trânsito da GMV saindo pelo limbo leste. Com jupiter a pouco mais de 40º sobre o horizonte nordeste será uma boa chance de se obterem registros com qualidade. Será também uma boa ocasião de se confirmar como a faixa temperada norte (NTB) está mais larga e contrastada do que na última oposição, além de pequenas manchas ovais escuras na borda norte da faixa equarotial norte (NEB).
Já no dia 11/08/2012 no mesmo horário teremos uma boa chance de se fazer um registro da oval BA (mancha vermelha junior) e da GMV a oeste do meridiano central na faixa equatorial sul (SEB).
E no dia 13/08/2012 essas manchas estarão passando pelo meridiano central também no mesmo horário.
Ficam então aí as dicas e boas observações e astrofotos.


Última edição por Bruno em Sex 10 Ago 2012, 14:11, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Qui 09 Ago 2012, 00:15

Enquanto não consigo fazer nenhum registro devido ao mau tempo e pela baixa altitude que o planeta se encontra vou passar algumas dicas para quem quiser tentar fazer um registro com um dobs usando uma camera simples.
Este ano devido a minha latitude (- 30º S) infelizmente a máxima culminância que Júpiter irá atingir será de 39º o que ainda é muito pouco para obter boas fotos.
Quem estiver em uma latitude mais propícia pode tentar a captação com teles de 200mm para cima e obter ótimos resultados.
Para isto vamos usar o Método Afocal de astrofotografia!
Temos que ter o seguinte setup:
* Um tele Newtoniano de 200mm ou mais.
* Uma camera compacta que filme em HD no mínimo 1024 X 720 pixel, com pelo menos 5X de zoom óptico.
Como exemplo podemos citar a Lumix da Panassonic, a Sony e até a Fuji que eu uso.
* Um adaptador para sutentar a camera e fixá-la a ocular do tele.
* Uma ocular de 12mm do tipo Ploss ou melhor ainda se for do tipo Hyperion ou Stratus que possum maior campo podendo ser então de 8mm. Eu uso uma orthoscópica de 25 mm e para ter mais aumento adiciono uma Powermate 4X.
* Uma barlow de 2X.
* Muita, mas muita paciência e persistência.

Proceda da seguinte forma:
*Alinhe com precisão a buscadora e o telescópio, pois é através da buscadora que você terá que centrar o planeta no visor de LCD da camera.
*Coloque a camera e a ocular no adaptador.
* Insira a barlow no tele
* Insira a ocular na barlow.
* Afaste a camera para o Lado e faça foco o mais precisamente possível com o olho.
* Trave o focalizador se ele tiver trava
* Recoloque a camera na posição correta.
* Deve-se acertar o planeta no visor de LCD da camera.
* Com a camera em posição de filmagem coloque o zoom em 4 ou 5X conforme a ocular usada ,ajuste o tele para que o planeta percorra o visor de LCD da camera de um lado ao outro.
* Quando o planeta começa a surgir num dos lados do visor começe a filmar.
* Quando o planeta sair do visor pare a fimagem.
* Faça uns 5 filmes curtos com o planeta percorrendo o campo de um lado a outro.
* Estes 5 filmes devem ser abertos simultaneamente no Registax e processados para se obter uma foto.

OBS: A parte mais difícil é conseguir acertar o planeta no visor de LCD, as vezes achá-lo é um sufoco, mas com calma e persistência é possível.
Para ilustrar o exposto vejam abaixo um filme que eu fiz de Júpiter da maneira que eu descrevi.


Astrofotos de Jupiter. J736a

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qui 09 Ago 2012, 00:42

Olá Avani, você nem imagina como estou ansioso para ver astrofotos de jupiter nessa oposição de 2012. Infelizmente quem estiver mais ao sul terá problemas quanto à altura de jupiter sobre o horizonte, e que mesmo no zênite para a região sudeste chegará apenas a 50º.
Com 30º Avani você terá de torcer por condiçoes atmosféricas excelentes para conseguir bons registros. Fique de olho na opção cartas de altitude no site do CPTEC/INPE para saber a posição do jato subtropical que parece gostar bastante de latitudes mais baixas: http://tempo.cptec.inpe.br/
Agora não estou conseguindo visualizar o filme aqui, vou ver isso com a administração pois estamos passando por algumas reformulações.
De qualquer forma valeu muito pelas dicas.
Um grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Sex 10 Ago 2012, 00:08

Oi Bruno!

Diz aí se você está conseguindo visualizar a foto?
o meu laptop consigo ver, mas se você áinda não consegue eu vou importá-la a partir de outra URL.
Abraço!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sex 10 Ago 2012, 06:03

Olá Avani, desculpa a demora em responder, mas não, ainda não consigo visualizá-la.
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Sex 10 Ago 2012, 22:04

Bem.... estou reenviando ela pela URL de outro site o meu site do comunidades.net geralmente dá problemas mesmo.
Veja se desta vez você consegue visualizar!
Avani.
Astrofotos de Jupiter. J736a_-_C_pia

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sex 10 Ago 2012, 22:16

Agora sim Avani, visualizei legal, beleza mesmo, me lembro de jupiter apenas com a NEB em 2010.
Eu sei que está um pouco difícil para você agora porque o Rei dos planetas deve estar por aí a apenas uns 30º, mas fico no aguardo de mais fotos, sou fã declarado desse gigante gasoso sempre rico em detalhes.
Muito obrigado por contribuir com o AF.
Vou te cobrar a à partir de agora as imagens de 2012.
Abração.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  orlando Sex 10 Ago 2012, 23:20

bela foto avani!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Sáb 18 Ago 2012, 10:26

Olá !
Primeiros registros razoáveis de Jupiter, Europa e Io no segundo semestre de 2012. Captação em 18.Ago.2012, com o astro ainda um pouco baixo e horário muito próximo ao raiar do dia, mas atmosfera estável.
GMV bastante nitida, embora ainda prejudicada pelas condições de captação.
Abraços !
Astrofotos de Jupiter. Conv-Jup-L-Edge-18-08-2012-054550-g3-b3-ap35-R6-PF-red-T
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Sáb 18 Ago 2012, 10:28

E um "close", com a PowerMate 5 X...
Abraços
Astrofotos de Jupiter. 5-29-conv-Jup-UV-Edge-18-08-2012-052956-g3-b3-ap41-R6-PF-RED-T-1
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Durva Sáb 18 Ago 2012, 10:32

Belas imagens Conrado, parabéns!
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sáb 18 Ago 2012, 13:12

Conrado Serodio escreveu:E um "close", com a PowerMate 5 X...
Abraços
Astrofotos de Jupiter. 5-29-conv-Jup-UV-Edge-18-08-2012-052956-g3-b3-ap41-R6-PF-RED-T-1

Belo close, isso mesmo Conrado, a faixa temperada norte (NTB) está praticamente unida à faixa equatorial norte (NEB). Visualmente vejo nítidamente a zona tropical norte (NTZ) separando a NTB com o que parece ser uma zona tênue, e aqui eu as vejo praticamente unidas dando a impressão da NEB estar bem grossa embora a NTB apresente uma coloração mais clara do que a NEB. Interessante como as imagens visuais são de certa forma diferentes das fotográficas. Nessa astrofoto a mancha oval-BA aparece como uma pequena mancha com a mesma coloração da GMV e a sudeste dessa última. A faixa temperada sul (STB) aparece como um escurecimento na borda norte da zona polar sul (SPZ). Na foto anterior essas duas faixas estão separadas por uma outra mais escura. Dá para ver também a fina faixa que vem separando a zona equatorial (EZ) ao meio. A divisão ou turbilhão que é precedido pela GMV também está nítida aqui na SEB. As colorações são bem diferentes das que eu vejo visualmente com o meu refrator de 100mm F/15, com as faixas predominantemente de coloração cinza-grafite para mim porém com a SEB apresentando um tom também castanho como nessa sua astrofoto. A faixa temperada norte do norte aparece aqui como um escurecimento na borda sul da zona polar norte (NPZ). As três manchas escuras que eu observei na borda sul da NEB apresentam-se aqui bastante escurecidas também e mais alongadas. Fico feliz em ver belas imagens apesar de jupiter estar a cerca de 780 milhões km ainda. Não tenho dúvidas de que nessa oposição, apesar do diâmetro aparente de jupiter estar cerca de 1" de arco menor, as faixas e demais detalhes estão muito contrastados.
Obrigado pela contribuição. Vamos esperar mais fotos suas (AVACON) e as astrofotos do adrianourataki, do Admin e de quem mais se habilitar, pois dessa forma poderemos colher o máximo de registros possíveis e acompanhar as evoluções dos acidentes nas faixas desse gigante gasoso.
Valeu!

BRUNO
MODERADOR.


Última edição por Bruno em Sáb 18 Ago 2012, 18:32, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Sáb 18 Ago 2012, 17:49

Grato, Bruno !
Muito interessante a sua análise da foto :-)
Vamos esperar mais uns 40-50 dias quanto teremos o gigante gasoso numa posição e horário bem favoráveis para captar com mais qualidade os multiplos detalhes da atmosfera dele. Enquanto isso, vamos registrando o melhor que pudermos...
Abraços !
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Sáb 18 Ago 2012, 17:50

Durva escreveu:Belas imagens Conrado, parabéns!

Grato, Durva !
Abraços
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sáb 18 Ago 2012, 18:23

Conrado Serodio escreveu:Vamos esperar mais uns 40-50 dias quanto teremos o gigante gasoso numa posição e horário bem favoráveis para captar com mais qualidade os multiplos detalhes da atmosfera dele.

Sem dúvida Conrado, jupiter nessa oposição, além de estar com o diâmetro aparente reduzido em 1" de arco ele está muito mais baixo sobre o horizonte nordeste do que na oposição passada. Estou na região norte de Minas Gerais, e em dezembro jupiter estará por aqui a uns 50º de altura no máximo, o que é muito pouco para se obterem "janelas" favoráveis, mas como você disse "vamos registrando o melhor que pudermos". Aproveitando que você está aí, queria dizer que eu ainda tenho presenciado um fato curioso que se repete quando as condições atmosféricas estão favoráveis na atmosfera amena da madrugada, pelo menos na observação visual mas que pode ter efeitos na astrofotografia, e você vai se recordar de quando nós dois numa madrugada durante a oposição passada, observamos isso ao mesmo tempo, em locais diferentes e nos comunicando em tempo real através de mensagens, que foi a observação de jupiter nos instantes finais de sua visibilidade na alvorada, como quando num último suspiro o Rei dos planetas dá o seu adeus com um seeing extraordinário antes de se dissolver no azul do céu.
Valeu Conrado!

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  orlando Sáb 18 Ago 2012, 20:35

bela imagem de jupiter conrado,muito bom!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Dom 19 Ago 2012, 00:06

Ficou interessante o registro amigão.

Nota-se que a baixa altitude ainda está prejudicando bastante a captação devido a falta de nitidez que a foto demonstra.
Achei as cores um pouco diferente, mas não desagradáveis.
Se puder me envia o filme para ver o que posso conseguir!
Abração!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Dom 19 Ago 2012, 16:25

Olá Avani, eu tenho observado a faixa temperada norte quase tão grossa quanto a faixa equatorial norte, e tendo a zona tropical norte separando as duas faixas, mas nesses registros fotográficos eu as vejo unidas. Se possível ao processar as fotos por favor me confirme se a separação entre a temperada norte e a equatorial norte está evidente após o processamento, ok?
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Seg 20 Ago 2012, 14:06

Bruno, de fato , quase ao amanhecer, Jupiter se revela de forma bem interessante. Meio paradoxal, mas (pelo menos nessa noite) melhor a observação às 5:45 (LT) do que às 5:00 e não foi efeito da aclimatação do tele, pois ele já estava "lá" desde as 3:50 rsrs.

A quase "fusão" em um cinturão único da NEB e NTB também foi percebida em astrofotos amadoras feitas na Inglaterra (lista de discussão do Yahoo que eu assino). O efeito é notável e fica bem evidenciado comparando as nossas (Avani, eu e outros) do ano passado, por volta de outubro e as atuais.

Avani, eu já postei no "nosso" Dropbox um filme bem similar a este, embora menor (ainda estou com restrições de tamanho de arquivo). Vamos ver o que você consegue. Eu tentei não exagerar muito nos wavelets para não aumentar o ruido (já forte no filme) Shocked .

Abraços !
Conrado
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 20 Ago 2012, 14:35

Beleza Conrado?
De fato, hoje às 5:45 assim como ontem e nos dias passados eu obtive imagens visuais de jupiter impressionantes de tão contrastadas que estavam as faixas e manchas, principalmente naquele "último suspiro" de jupiter no fim da alvorada.
Quanto à divisão entre e NEB e a NTB fico satisfeito com a sua confirmação, pois observadores com instrumentos com pouca abertura e consequentemente pouca resolução irão ver a NEB com quase o dobro de largura, mas na verdade são as duas juntas, principalmente pelo fato de a NTB se apresentar mais larga atualmente do que na oposição passada.
Fico aqui no aguardo de mais informações e astrofotos do gigante gasoso.
Um grande abraço e obrigado pela confirmação.

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qua 22 Ago 2012, 09:50

Não tenho dúvidas de que existe uma "quase fusão" entre a NEB e a NTB, e não uma fusão completa entre elas, pois vejo na observação visual distintamente a NTZ (zona tropical norte) entre ambas, indiscutívelmente. Mesmo com 105x de aumentos a zona tropical norte está perfeitamente visível separando as duas faixas.


Última edição por Bruno em Dom 26 Ago 2012, 16:40, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Qui 23 Ago 2012, 13:40

Novo registro de Jupiter e Io em 23 Ago 2012, para tentar mais detalhes da "junção" da NEB e NTB. A posição baixa do astro ainda não favorece muito... confused
Astrofotos de Jupiter. Jup_UV_Edge_23_08_2012_053159_g3_b3_ap48_R6_PF_red_T
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qui 23 Ago 2012, 14:56

Olá Conrado, agradeço de novo a sua colaboração com mais astrofotos de jupiter. Realmente esse fenômeno entre a faixa equatorial norte e a faixa temperada norte que está mais larga nessa oposição ainda será tema de discussões por muito tempo. E quanto a jupiter estar baixo no horizonte N-NE, com certeza, é pedir muito para nós que estamos aqui no hemisfério sul obter-mos astrofotos ou mesmo observações visuais com 100% de aproveitamento todas as noites. Nós aqui abaixo do equador nessa oposição estamos um pouco desfavorecidos com isso, e teremos de nos contentar com jupiter alcançando no máximo uns 50º. A diferença de coloração entre a NEB e a NTB está nítida nessa fotografia, e eu acho interessante a diferença entre a imagem visual e a fotográfica, pois vejo nítidamente a zona tropical norte entre as duas com uma coloração marfim-opaco e na sua foto vejo os limites das bordas escurecidos em ambas as faixas. Vamos continuar monitorando. Valeu!
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Qui 23 Ago 2012, 16:19

Conrado Serodio escreveu:Novo registro de Jupiter e Io em 23 Ago 2012, para tentar mais detalhes da "junção" da NEB e NTB.
Astrofotos de Jupiter. Jup_UV_Edge_23_08_2012_053159_g3_b3_ap48_R6_PF_red_T

Com o norte para cima e a GMV quase saindo no limbo oeste, nessa foto é interessante vermos aqui a borda norte da faixa temperada norte NTB com uma coloração acinzentada, e a borda sul terminando no risco escuro entre a borda sul da NEB e a norte da NTB. Ao norte dessa borda há um decréscimo na coloração onde passa a se apresentar mais clara. É aí que eu vejo visualmente a zona tropical norte. Não vejo uma fusão total, mas a zona está lá visível todos os dias, visível até com 100x de aumentos num refrator de 100mm F/15. É um fenômeno muito intrigante.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 10 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos