ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofotos de Jupiter.

+8
Lucas87
ajc
M.couto
Durva
Conrado Serodio
orlando
Astroavani
Bruno
12 participantes

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Lucas87 Seg 21 Jan 2013, 17:51

ACHEI uma foto quase do mesmo momento e nela não há nada de anormal:
http://www.flickr.com/photos/28453100@N04/8392808422/in/pool-astronomy/

Agora o que vocês acham? Reparem que a foto foi tirada apenas 1 minuto antes da do Conrado.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty ERUPÇÃO EM IO?

Mensagem  Tellescópio Seg 21 Jan 2013, 18:02

Acredito que este efeito causado na foto seja algo relacionada ao empilhamento da imagem, pois se observarmos as bordas do disco de Júpiter, estarão meio desfocadas. Este problema já ocorreu comigo e foi só questão de alguns ajustes no software de empilhamento.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 21 Jan 2013, 18:11

Não sou nem de longe um expert em astrofotografias, mas porque apenas a lua e a sua sombra apresentaram esse (d)efeito?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Seg 21 Jan 2013, 22:16

Oi Lucas!

Realmente o link que você indicou mostra uma foto bem nítida da Lua e sua sombra, não aparecendo qualquer evidência de alongamento na sombra e do penacho que aparecem na do Conrado.
É praticamente quase certo tratar-se de algum erro de empilhamento.
Sugiro ao Conrado quando puder me enviar o filme bruto e se não puder, procurar fazer o processamento variando o método para ver.
Em um empilhe e processe só com o Registax.
Noutro centralize os frames no Castrator e empilhe com o Registax sem passar pelo AS!2.
Noutro use o AS!2 e o Registax
E por último use os 3, Castrator, AS!2 e Registax.
Assim você tira a limpo se o efeito vai se manisfestar em todos
Abraços!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Ter 22 Jan 2013, 22:24

Ontem tentando ver novamente a ocultação de Júpiter sem sucesso devido as nuvens lembrei de revisar as tomadas feitas na noite de Natal e descobri este filme ainda inédito.
Nele consegui destacar melhor as faixas de Júpiter bem como o momento exato em que Io estava saindo de trânsito. Pena que os filmes que eu faço com a minha velha Fuji não abrem nem no AS!2, nem no Registax sem antes passar pelo Castrator, só que neste programa o tamanho da imagem que antes era 1024 X 720 fica reduzido
para 640 X 560.
GSO 12" + Fuji + ortho KK 25 mm + barlow 2X
Método Afocal om empilhamento de 45 frames
Processamento: Castrator, AS!2, Registax 6, Photofiltre

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 V_10b

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Bela foto.

Mensagem  Bruno Ter 22 Jan 2013, 22:51

Dispensa comentários Avani, astrofoto com um bom contraste, boa nitidez e uma bela coloração nas faixas de jupiter. Revela-se nessa foto toda a grandiosidade e imponência desse gigante gasoso aproximando-se da lua.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Jupiter em 24/janeiro/2013

Mensagem  Pires Sáb 26 Jan 2013, 00:56

Olá a todos
vou inserir duas fotos de jupiter sendo uma com filtro pro IR 742 astronomik e uma colorida que aparece Callisto , Io e Ganymede .
espero que gostem.
foi tirado com um 254mm f-5 ao entardecer com algumas nuvens apesar que não é desculpa pela foto não ter saido boa mas valeu o registro.Usei uma DBK21Af04.as com duas barlows televue 2x e celestron 2x. usando registax 4 e posteriormente meu velho photofiltre que uso faz muito tempo.
[]
Pires
Astrofotos de Jupiter. - Página 8 20130124_192412

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 24jan2013b_20130124_193512

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Sáb 26 Jan 2013, 01:46

Olá amigo Darío!
Belo Registro, mas gostei mais daquele último que você me enviou a semana passada, embora a imagem estivesse mais pequena dava para perceber muitos detalhes.
Era em P/B feito também com o filtro IR 742
Porque você não posta por aqui também para deleite dos colegas?
Abração!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty re: ao Avani

Mensagem  Pires Sáb 26 Jan 2013, 02:48

Oi Avani
Acho que você deve estar enganado (ou eu louquinho da silva rs) porque não tenho nenhuma foto de 2013 sem ser essas que postei.
Logicamente as anteriores (final de 2012) eu consegui muitos detalhes devido ao tempo mais propicio e melhor. Essas fotos acima tirei praticamente de dia, com nuvens esparsas passando e com o céu meio claro.Logicamente não sairam boas e meio sem contraste devido o que citei acima mas..... deu vontade ... rssss.Como sempre cito: tirar astrofotos não é só mostrar as melhores e sim mostrar todas rs..
pode postar aqui a foto que você falou que te enviei dai a gente vê que data é.
sobre aquela foto de jupiter que tinha o satelite parecendo uma peteca depois de analisar bem cheguei a conclusão que deve ser muitos programas em conjunto que podem alterar as fotos ou alguns detalhes. Acredito eu que se usar somente o registax em classic a 80% ( default) seria uma boa para tirar a duvida
abração
Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty re:Avani

Mensagem  Pires Sáb 26 Jan 2013, 03:22

Oi Avani
estou postando uma foto (acho que é essa que você citou) e uma a 75% do tamanho da colorida acima que postei, para você ver que o tamanho influi muito nos detalhes (dependendo do dia (seeing). É a mesma foto somente diminui a 75%.(veja como ja apareceu mais detalhes mesmo sendo a mesma foto)
fotos grandes somente com dia muito bom e estavel. Mas.. eu poderia ser menos ganancioso e ter usado menos aumento que sairia uma foto muito melhor e com muito mais detalhes. Fotos grandes com camera colorida é dificil..
abração
Pires

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Jupiter75


Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Jupiter%20astronomik

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Sáb 26 Jan 2013, 03:49

É esta mesmo que eu estava me referindo amigão!

Sei que fotos menores intensificam os detalhes mas as maiores também tem o seu valor para se analisar determinadas coisas, principalmente os erros, hehehe.
E a foto não está ruim não, para as condições que você citou......., de dia eu sei que não é mole. O calor do fim do dia causa inúmeras correntes térmicas que degradam a imagem. O fundo do céu realmente tira contraste e a gente tem que apelar para o processamento, aí já viu né
Andei fazendo uns Saturnos assim que postei por aqui mesmo, não sei se você viu.
Participe mais que o pessoal é bastante amigável.
Abração!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Preto e Branco.

Mensagem  Bruno Sáb 26 Jan 2013, 07:00

Pires escreveu:eu poderia ter usado menos aumento que sairia uma foto muito melhor e com muito mais detalhes. Fotos grandes com camera colorida é dificil.
Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Jupiter%20astronomik
Olá Pires,
eu sempre tive predileção pelas fotografias da lua e dos planetas feitas em preto e branco, daquelas que remontam à época dos desenhos para representarem as imagens observadas visualmente, bem antes das chapas fotográficas serem usadas pelos astrônomos. Nessa sua astrofoto jupiter exibe um panorama com apenas um tipo de contraste que é entre o claro e o escuro. Um filme colorido carrega outros tipos de comprimentos de ondas e aberrações inerentes a cada um deles, e isso torna necessário o uso de um processamento bem mais refinado para "trazerem" cada cor representada o mais natural possível. Não há como negar a beleza multicolorida das nuvens de jupiter nas fotos coloridas, entretanto por causa da diminuição da necessidade de contrastes por ter suprimido o número de colorações, no filme em preto e branco vemos as configurações dos acidentes nas camadas de nuvens fortemente contrastadas no disco do planeta e também em relação ao céu de fundo, facilitando inclusive a contagem das cotas de intensidades.
Quanto à questão da utilização de menos aumentos para melhorar a qualidade das imagens é fato, os pormenores, os detalhes mais finos sempre estarão mais evidenciados em grandes aberturas utilizando o aumento normal do instrumento (visualmente falando seria de 1x a abertura em milímetros: 100mm=100x, 200mm=200x...).
Por gentileza Pires, continue enviando se possível também mais material seu em preto e branco aqui para o AF, sejam recentes ou antigos caso existam. Não quero ser off topic mas aproveitando o "gancho" sobre fotos em preto e branco, eu estou precisando muito de fotos recentes de saturno em preto e branco pois já fazem quase seis anos que eu espero para observar visualmente a divisão de Encke no anel A desse planeta, e nessa oposição os anéis já começaram a ficar numa posição mais favorável quanto à visualização dessa fina divisão. Creio que uma astrofoto realizada desse planeta em preto e branco pode revelar essa fina e não raro difusa divisão de Encke com um contraste melhor evidenciado, e próxima à borda externa do anel A.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty fotos preto e branco

Mensagem  Pires Sáb 26 Jan 2013, 15:16

Oi Bruno
Também concordo contigo sobre a beleza da foto PB mas infelizmente na ânsia de ter uma ccd colorida, a gente esquece que a monocromatica também da para tirar fotos coloridas usando filtros etc e dai a foto teria "outra" resolução
A minha DBK21AF04.as ela é debayer e eu estou conseguindo PB (meia boca) usando o filtro 742 astronomik pro IR (que não é a mesma coisa que usar uma monocromatica).
na proxima, eu compro uma monocromatica rsss.
vou procurar algumas antigas que tirei com a DMK (monocromatica) do Fábio qdo ele vinha aqui no observatório, e dai posto no AF.
abraço
Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Sáb 26 Jan 2013, 15:18

Astroavani escreveu:É esta mesmo que eu estava me referindo amigão!

Sei que fotos menores intensificam os detalhes mas as maiores também tem o seu valor para se analisar determinadas coisas, principalmente os erros, hehehe.
E a foto não está ruim não, para as condições que você citou......., de dia eu sei que não é mole. O calor do fim do dia causa inúmeras correntes térmicas que degradam a imagem. O fundo do céu realmente tira contraste e a gente tem que apelar para o processamento, aí já viu né
Andei fazendo uns Saturnos assim que postei por aqui mesmo, não sei se você viu.
Participe mais que o pessoal é bastante amigável.
Abração!
Avani.

Oi Avani
sim, vou participar na medida do possivel (quando tirar fotos)
abração

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Dom 27 Jan 2013, 00:38

Bruno escreveu: Creio que uma astrofoto realizada desse planeta em preto e branco pode revelar essa fina e não raro difusa divisão de Encke com um contraste melhor evidenciado, e próxima à borda externa do anel A.

Bruno
Moderador



Oi Bruno
Não achei nenhuma de saturno em pb mas tem essa que estou anexando que da para ver alguma coisa.
abraço
Pires
Astrofotos de Jupiter. - Página 8 618.as21072012b_20120721_185612

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Divisão de Encke em astrofoto.

Mensagem  Bruno Dom 27 Jan 2013, 04:58

Pires escreveu:tem essa que estou anexando que da par ver alguma coisa.
Astrofotos de Jupiter. - Página 8 618.as21072012b_20120721_185612
Obrigado Pires, não vou mais atrapalhar esse tópico de astrofotos de jupiter pedindo fotos de saturno, para isso já tem um tópico para as astrofotos dele, mas para finalizar, nessa sua belíssima astrofoto podemos ver sem muito esforço a divisão de Encke no anel A, embora ela ainda esteja meio difusa por causa da pouca inclinação dos anéis, entretanto é evidente a sua visualização no interior do anel A e nas proximidades da sua borda externa, mais precisamente nas "alças" dele. Foi muito bom saber que após uma longa espera de quase seis anos, está chegando a hora de grande desafio para os observadores de saturno que é obter êxito na observação visual dessa difícil divisão no seu anel A, além de ser um excelente ocasião para se avaliar o "poder de fogo" de um instrumento.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Jupiter, Ganymede e Io em 17 Jan 2013

Mensagem  Conrado Serodio Sáb 02 Fev 2013, 19:04

Olá amigos, depois de algum tempo ausente (por absoluta falta de tempo.... No ) um registro mais recente do gigante gasoso, que pouco a pouco vai ficando mais dificil de fotografar, em vista da baixa altitude do planeta X horário.
Na noite de 17 Jan foi possivel registrar uma posição interessante, com destaque para a GMV e a tubulência sequente à ela, a lua Ganymede em transito e Io e sua sombra projetada sobre a atmosfera joviana. Setup de captura, o meu "habitual" : tele refletor 10", TV Powermate 5X e camera DBK31AU com filtro Luminance. 1500 frames @ 15 fps.
Abraços !
Astrofotos de Jupiter. - Página 8 8439490636_b5c9824cf2_m
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Lucas87 Sáb 02 Fev 2013, 21:21

Conrado, a sua foto de Júpiter (e de Saturno também) não está abrindo Wink
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Novo upload

Mensagem  Conrado Serodio Ter 05 Fev 2013, 20:19

Olá amigos, vamos ver se agora vai.... o Flickr está me aprontando.... Smile
Astrofotos de Jupiter. - Página 8 8449244898_5c60b7312b_m
abraços
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Durva Ter 05 Fev 2013, 20:27

Minha experiência na observação visual é minima, em astrofotografia é nula, por isso a unica palavra que encontro pra esta astrofoto é: Sensacional!

Abraço Conrado e parabéns pelo seu trabalho.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Ter 05 Fev 2013, 21:00

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 8449244898_5c60b7312b_m
Agora sim Conrado, está ótimo. Nessa sua astrofoto tem um fenômeno que gosto muito de observar que é aquele turbilhão dentro da SEB durante a passagem da GMV pelo disco de jupiter, e a visualização da passagem de alguma de suas luas diante do globo do planeta também me agrada muito. Belo registro, valeu!

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Ter 05 Fev 2013, 21:42

Grato, Durva e Bruno !
De fato esse turbilhão depois da GMV é a minha diferença, até prejudiquei um pouco os outros detalhes no processamento para obter mais nesta área Wink
Mas não entendi porque a foto com o link do Flickr ficou tão pequena nesta postagem, ela tem 640 x 640 .....alguma dica , Bruno ?
Abraços !
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Ter 05 Fev 2013, 22:08

Por favor, dá uma olhada nessa página em um tópico aqui nesse link e veja se te ajuda: https://astronomia.forumeiros.com/t44-sugestao-para-inclusao-de-fotos

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Astroavani Ter 05 Fev 2013, 23:21

Oi amigo!

As cores estão boas e a definição também, porém achei a imagem muito pequena e não gostei daquele anel circundando a borda esquerda do planeta, não dá para eliminá-lo no processamento?
Abraço!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 419
Data de inscrição : 03/08/2012
Idade : 63
Localização : Canoas, RS

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conrado Serodio Qui 07 Fev 2013, 13:07

Oi Avani, quase todas as capturas desta noite apresentaram no processamento este "halo" contornando o planeta, talvez alinhamento deficiente.
Quanto ao tamanho, também não consegui descobrir a razão de estarem tão pequenas aqui, já havia postado antes com as mesmas dimensões (640 x 640 ) e apareceu no tamanho normal quando postadas aqui no AF.
Tenho que descobrir aonde está o meu "erro" Shocked
Abração !
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 8 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos