ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Astrofotos de Jupiter.

+8
Lucas87
ajc
M.couto
Durva
Conrado Serodio
orlando
Astroavani
Bruno
12 participantes

Página 9 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Durva Qui 21 Fev 2013, 20:44

Olá Darío, seu site é muito bacana, tava dando uma olhada nele. A qualidade da sua optica fica comprovada nas suas astrofotos, principalmente nas de estrelas duplas. São sensacionais.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Qui 21 Fev 2013, 20:56

Tellescópio escreveu:ok sem problemas!
Mas sinceramente gostei muito do resultado obtido com a câmera. Depois seria interessante você fazer um paralelo com as duas imagens do mesmo objeto com câmeras diferentes. Será bom, para visualizarmos a sensibilidade, qualidade de ambas. A QHY já tem falado que o modelo 5L-II está sendo superior a um modelo específico da DBK.


Ola
De fato noto uma melhor definição da QHY na projeção no monitor do PC.
Mas assim que o tempo melhorar pretendo fazer duas imagens com tempo mais perto possivel uma da outra para que a gente tenha uma ideia sobre "quem é quem" mas ja adianto: a QHY aceita muito mais desaforo do que a DBK e o soft EZ Planetary achei otimo!... (muito intuitivo e pratico) Espero que não seja off topic.. o que escrevi. Mas o assunto em astrofotografia é muito vasto e apaixonante e fica dificil ficar restrito apenas no jupiter 2013.
abs
D.Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty RE:

Mensagem  Tellescópio Qui 21 Fev 2013, 21:07

Darío,
Estou muito curioso para acompanhar os futuros resultados que obtiver. Certamente astrofotografia é assunto apaixonante e realmente é difícil ficar em apenas um objeto, por isso fica a dica: aproveita quando o céu limpar por ai e registre o máximo que puder de tudo, até mesmo DSO sua QHY é capaz de ragistrar.
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 205
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Goiânia/GO

http://www.tellescopio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Liçõies aprendidas ....

Mensagem  Conrado Serodio Seg 25 Fev 2013, 14:13

Olá ,
Lições aprendidas : nunca descarte um video por achar que ele não contém dados de qualidade, sem fazer uma analise mais aprofundada e pelo menos tentar um processamento... Very Happy

O vídeo (captado em 17 Jan 2013, juntamente com outros 8 videos) e que gerou a foto abaixo estava na lista para ser deletado, para não ocupar espaço inutilmente no HD.Razões ? Porque de uma análise apenas visual, poucos frames tinham qualidade aceitável - a noite era de seeing muito ruim.

PORÉM, depois de passar (por desencargo) o video no AS!2 e selecionar apenas 30% dos melhores (de 2.200 frames totais), e com um processamento cuidadoso e diferente do que usualmente aplico, a foto resultante apresentou qualidade bastante razoável e acima das demais da mesma noite, que tinham apresentado "melhor qualidade de frames". Suspect

O que ocorreu ? No meio dos mais de 2000 frames ruins, haviam bons frames captados nos raros momentos de estabilidade, eles estavam "escondidos" Laughing lá. É o que os gringos chama de "lucky frames"....

Fica a dica.
Abraços

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 8506675823_be02c410f4
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 04/08/2012
Idade : 69
Localização : Santana de Parnaiba SP

http://www.conradoserodio.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Sex 15 Mar 2013, 14:36

Conrado Serodio escreveu:Olá ,
Lições aprendidas : nunca descarte um video por achar que ele não contém dados de qualidade, sem fazer uma analise mais aprofundada e pelo menos tentar um processamento... Very Happy

O vídeo (captado em 17 Jan 2013, juntamente com outros 8 videos) e que gerou a foto abaixo estava na lista para ser deletado, para não ocupar espaço inutilmente no HD.Razões ? Porque de uma análise apenas visual, poucos frames tinham qualidade aceitável - a noite era de seeing muito ruim.

PORÉM, depois de passar (por desencargo) o video no AS!2 e selecionar apenas 30% dos melhores (de 2.200 frames totais), e com um processamento cuidadoso e diferente do que usualmente aplico, a foto resultante apresentou qualidade bastante razoável e acima das demais da mesma noite, que tinham apresentado "melhor qualidade de frames". Suspect

O que ocorreu ? No meio dos mais de 2000 frames ruins, haviam bons frames captados nos raros momentos de estabilidade, eles estavam "escondidos" Laughing lá. É o que os gringos chama de "lucky frames"....

Fica a dica.
Abraços

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 8506675823_be02c410f4

Bela foto Conrado
parabéns. de fato as vezes a gente deixa de processar com calma bons vídeos !
abaixo um que eu tinha esquecido de processar..
abs
Darío PiresAstrofotos de Jupiter. - Página 9 140_20130220_191252B

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Durva Sex 15 Mar 2013, 14:43

Olá, belo registro. O AF já estava sentindo falta dessas belas imagens.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Sex 15 Mar 2013, 21:49

Conrado Serodio escreveu:O que ocorreu ? No meio dos mais de 2000 frames ruins, haviam bons frames captados nos raros momentos de estabilidade, eles estavam "escondidos" Laughing lá. É o que os gringos chama de "lucky frames"....
É isso mesmo Conrado, e isso acontece muito na observação visual planetária quando persistimos durante os períodos entre as rajadas de ar na troposfera, e que de tempos em tempos dão uma trégua nos permitindo então obter em um curto espaço de tempo boas imagens.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Ter 30 Abr 2013, 00:23

Pires escreveu:Oi Avani
estou postando uma foto (acho que é essa que você citou) e uma a 75% do tamanho da colorida acima que postei, para você ver que o tamanho influi muito nos detalhes (dependendo do dia (seeing). É a mesma foto somente diminui a 75%.(veja como ja apareceu mais detalhes mesmo sendo a mesma foto)
fotos grandes somente com dia muito bom e estavel. Mas.. eu poderia ser menos ganancioso e ter usado menos aumento que sairia uma foto muito melhor e com muito mais detalhes. Fotos grandes com camera colorida é dificil..
abração
Pires

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Jupiter75


Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Jupiter%20astronomik
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty fotos de jupiter

Mensagem  Pires Dom 05 maio 2013, 02:38

Ola a todos
Mais uma foto que reprocessei com um método diferente.
Ainda falta muito mas parece que melhorou.
abs
D.PiresAstrofotos de Jupiter. - Página 9 As2jupiter

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Dom 05 maio 2013, 07:17

Pires escreveu:
Mais uma foto que reprocessei com um método diferente.
Olá Pires, mais uma bela astrofoto sua. Como eu gostei muito das cores nos cinturões, se possível queria saber também qual foi esse método de reprocessamento diferente?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Seg 06 maio 2013, 01:29

Bruno escreveu:
Pires escreveu:
Mais uma foto que reprocessei com um método diferente.
Olá Pires, mais uma bela astrofoto sua. Como eu gostei muito das cores nos cinturões, se possível queria saber também qual foi esse método de reprocessamento diferente?

Bruno
Moderador

Oi Bruno
Obrigado! O processo é que estou tentando usar outro programa (para finalizar a imagem) para ajustar contraste brilho, levels, etc.. O Photofiltre eu sempre usei e gosto muito mas parece que peca um pouco nas cores mas como é free não vem com todos os recursos dai fica difícil de analisar corretamente, então optei por um PS3 portátil que parece que atua mais correto nas cores e afeta muito menos a imagem mas preciso testar melhor , dai posto tudo aqui.
Vou reprocessar outras fotos diferentes que tenho assim vou melhorando-as e aprendendo a usar o PS3.. Mas como sempre digo, foto é como impressão digital, isto é: não tem duas iguais.
abraço
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 06 maio 2013, 06:30

Pires escreveu: Mas como sempre digo, foto é como impressão digital, isto é: não tem duas iguais.

Falou tudo Pires!

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty jupiter em 5 de abril 2014

Mensagem  Pires Dom 06 Abr 2014, 13:48

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 05042014jupOla
mais uma foto  de jupiter   em P&B que consegui   em 5 abril 2014 ao entardecer (em P&B  a pedido do amigo Bruno).
abs
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Dom 06 Abr 2014, 14:39

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 05042014bjup
Outra com diferença de menos de 2 minutos da que postei anterior.
abs

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Dom 06 Abr 2014, 21:13

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 05042014colorjup

Ola
Mais uma  mas  do jeito que eu gosto, isto é:  colorida rsss.
abs

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Dom 06 Abr 2014, 21:37

Pires escreveu:Astrofotos de Jupiter. - Página 9 05042014jupOla
mais uma foto  de jupiter   em P&B que consegui   em 5 abril 2014 ao entardecer (em P&B  a pedido do amigo Bruno).
Obrigado Pires, a primeira coisa que fiz foi comparar com os desenhos num livro antigo ("As terras do ceo") do astrônomo Flammarion. Você está fazendo milagres com a sua QHY porque jupiter depois de ter passado pelo meridiano ao declinar a oeste, fica mais suscetível  às turbulências atmosféricas. Ou então o céu está sendo benevolente com você, rsrs.
Grande abraço.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Pires Seg 07 Abr 2014, 00:21

Bruno escreveu:
Pires escreveu:Astrofotos de Jupiter. - Página 9 05042014jupOla
mais uma foto  de jupiter   em P&B que consegui   em 5 abril 2014 ao entardecer (em P&B  a pedido do amigo Bruno).
Obrigado Pires, a primeira coisa que fiz foi comparar com os desenhos num livro antigo ("As terras do ceo") do astrônomo Flammarion. Você está fazendo milagres com a sua QHY porque jupiter depois de ter passado pelo meridiano ao declinar a oeste, fica mais suscetível  às turbulências atmosféricas. Ou então o céu está sendo benevolente com você, rsrs.
Grande abraço.
Bruno
Moderador

Oi Bruno
não ha o que agradecer. De  fato  março e abril por aqui ajuda um pouco pois as   industrias de suco param e deixam  o  céu  menos poluido . Mas   o  importante é  a  gente ter o  instrumento correto e adequado  pelo  céu  que tem. Fiz  um 203mm  f-7,5  justamente pensando  em  turbulencia,  PL e  poluição ambiental que tem muito por aqui e   para isso  tive que diminuir a abertura,  usar um vidro de 37mm de expessura, pirex  antigo  e fazer uma optica boa. dai a coisa fica mais facil. A QHY  é muito boa, leve e enxerga bem  mas  ela vem com muitos pixels  defeituosos  e isso  da trabalho pois temos  que   escolher o canto  no quadro onte   não tem e isso dificulta porque  se   eu  aumentar muito    o  objeto fica grande e dai  pode   danificar a  filmagem. Jupiter  ao  entardecer  fica muito  bom  em detalhes pois como ele  é muito luminoso, a  propria  luz do dia  ajuda  mostrar os detalhes.  Não sei  ja  observou jupiter la pelas 17,30hs  ou por  ai, se  observou  sabe  o que estou dizendo, se não, não perca essa oportunidade que   ficará surpreso.  Nada de milagres, é  usar o bom senso, não querer aumentar muito e procurar a  hora certa. apenas isso. Saturno está mais dificil  de  conseguir uma boa foto. mas vamos tentando e  enquanto isso  os  254mm  ficam no  estaleiro rsss..
abração
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 192
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Bruno Seg 07 Abr 2014, 00:49

Pires escreveu:1-Jupiter  ao  entardecer  fica muito  bom  em detalhes pois como ele  é muito luminoso, a  propria  luz do dia  ajuda  mostrar os detalhes.  Não sei  ja  observou jupiter la pelas 17,30hs  ou por  ai, se  observou  sabe  o que estou dizendo, se não, não perca essa oportunidade que   ficará surpreso.  
2-Nada de milagres, é  usar o bom senso, não querer aumentar muito e procurar a  hora certa. apenas isso...
Olá Pires.
1-Concordo com vc, e eu e o Conrado na oposição de 2012 estávamos conectados por aqui e observando jupiter ao mesmo tempo logo que o dia amanheceu, e chegamos à mesma conclusão, tenho aqui o diálogo registrado num tópico. Nós até usamos quase que as mesmas palavras quando dissemos que como num último suspiro, antes da imagem de jupiter se dissolver no azul do céu que amanhecia o contraste ficava excelente.

2-Não me canso de repetir isso aqui, bom senso na hora dos aumentos. Em jupiter por exemplo eu raramente utilizo mais do que 150x de aumentos no meu refrator 100mm F15. Esse planeta já tem um diâmetro aparente grande, não precisa exagerar sob o risco de imagens sem nitidez e pobres em contraste.

Ficamos no aguardo de mais registros seus.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Astrofotos de Jupiter. - Página 9 Empty Re: Astrofotos de Jupiter.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos