ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dando os primeiros passos na observação do céu.

+11
Simon31
Jhoy
ajc
M.couto
Lucas87
Edinaldo
adrianourataki
orlando
Spectro7
Bruno
Durva
15 participantes

Página 8 de 23 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 15 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sex 28 Set 2012, 12:32

Lucas87 escreveu:
1)Falando nisso, o que eu queria mesmo são os filtros coloridos. O problema é achá-los no brasil! Só achei no astroshop e ainda por cima ta sempre em falta! (quando digo sempre, é sempre mesmo!)

2)Quanto a ocular, como o tele tem um ano de garantia por defeitos de fabricação, vou tentar convencer a astroshop a fazer alguma coisa. O difícil vai ser provar que a ocular de 4mm é de 6mm. Tava pensando em um vídeo, vou tentar. Alguma dica?
1)Pois é Lucas, tá dificil mesmo, a única coisa que eu sempre vejo lá na maioria das vezes é o "avise quando chegar" e quando chega eles não avisam!
2)Esse é um assunto complicado, caso eles concordem em fazer a troca eles vão querer a ocular que está com você para fazer comparações o que é justo, e estou torcendo para ser mesmo um problema de fabricação. Difícil vai ser entrar em contato por email com a Astroshop a não ser que seja por telefone: (21) 2487-1600. Não custa tentar.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Sex 28 Set 2012, 21:56

Bruno escreveu:
Lucas87 escreveu:
1)Falando nisso, o que eu queria mesmo são os filtros coloridos. O problema é achá-los no brasil! Só achei no astroshop e ainda por cima ta sempre em falta! (quando digo sempre, é sempre mesmo!)

2)Quanto a ocular, como o tele tem um ano de garantia por defeitos de fabricação, vou tentar convencer a astroshop a fazer alguma coisa. O difícil vai ser provar que a ocular de 4mm é de 6mm. Tava pensando em um vídeo, vou tentar. Alguma dica?
1)Pois é Lucas, tá dificil mesmo, a única coisa que eu sempre vejo lá na maioria das vezes é o "avise quando chegar" e quando chega eles não avisam!
2)Esse é um assunto complicado, caso eles concordem em fazer a troca eles vão querer a ocular que está com você para fazer comparações o que é justo, e estou torcendo para ser mesmo um problema de fabricação. Difícil vai ser entrar em contato por email com a Astroshop a não ser que seja por telefone: (21) 2487-1600. Não custa tentar.

Falando dos filtros e do email para o astroshop: Por email é difícil mesmo, já mandei uns 2 perguntando dos filtros e não recebi nada de resposta. Mesmo assim, vou tentar. Acabei de ver que o tele foi comprado dia 5 de outubro, vou correr pra escrever o email e ver no que da!
Abraços.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 29 Set 2012, 04:23

Boa sorte parceiro, e nos mantenha informados, ok?
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Sáb 29 Set 2012, 13:29

Só pra não desconfiarem de que eu to louco, fiz esse vídeo pra mostrar que as duas ampliam a mesma coisa: https://www.youtube.com/watch?v=2q_KehesWwQ&feature=youtu.be
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 29 Set 2012, 13:42

Lucas87 escreveu:Só pra não desconfiarem de que eu to louco
De louco todo astrônomo tem um pouco!
Bom trabalho Lucas, entretanto devo te advertir de uma coisa: parece existir uma diferença estrutural entre as duas oculares, ou seja, a da Celestron é uma modelo kellner e a Vixen é Plossl, a primeira tem 3 elementos e a outra tem 4 elementos e isso pode gerar uma diferença e pode não ser defeito de fabricação nem um "golpe" da Celestron. Embora eu já tenha tido em mãos instrumentos da Celestron made in USA mesmo, essas de hoje seguem o padrão Celestron porém são made in Taiwan. São dois fatores que pesam para uma diferença entre as distâncias focais embora isso não deveria acontecer por causa das observações e registros que exigem mais precisão. Creio que a única maneira de você resolver esse problema não seria queixar da ocular por causa de defeito de fabricação mas tentar uma troca por uma modelo Plossl mesmo que da mais barata. Caso contrário você terá de comprar uma nova ocular seguindo o modelo (Plossl) e o padrão de qualidade (coating) da Vixen.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 29 Set 2012, 14:08

Olhei aqui Lucas87 e caso você queira tentar fazer uma troca já que além de estar no prazo de garantia você tem o vídeo para comprovar o seu argumento, no momento tem disponível na Astroshop essa ocular da CINTRAX de 4mm e ela é modelo Plossl, portanto com uma distância focal mais confiável, confira: http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=PLOSSLC4
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Sáb 29 Set 2012, 14:36

Bruno escreveu:
Lucas87 escreveu:Só pra não desconfiarem de que eu to louco
De louco todo astrônomo tem um pouco!
Bom trabalho Lucas, entretanto devo te advertir de uma coisa: parece existir uma diferença estrutural entre as duas oculares, ou seja, a da Celestron é uma modelo kellner e a Vixen é Plossl, a primeira tem 3 elementos e a outra tem 4 elementos e isso pode gerar uma diferença e pode não ser defeito de fabricação nem um "golpe" da Celestron. Embora eu já tenha tido em mãos instrumentos da Celestron made in USA mesmo, essas de hoje seguem o padrão Celestron porém são made in Taiwan. São dois fatores que pesam para uma diferença entre as distâncias focais embora isso não deveria acontecer por causa das observações e registros que exigem mais precisão. Creio que a única maneira de você resolver esse problema não seria queixar da ocular por causa de defeito de fabricação mas tentar uma troca por uma modelo Plossl mesmo que da mais barata. Caso contrário você terá de comprar uma nova ocular seguindo o modelo (Plossl) e o padrão de qualidade (coating) da Vixen.

Olha, eu tava pensando em dizer que como essa 4mm não amplia o que uma 4mm deveria ampliar (já que acho que todas as 4mm iguais a esta funcionam como uma 6mm), pedir essa em troca: http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=PLOSSLC4 (é a mais barata deles, na real a única de 4mm disponível) Dai eu ia enviar o vídeo para eles.
Como só atendem de segunda a sexta, segunda eu ligo.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Sáb 29 Set 2012, 14:42

Bruno escreveu:
Olhei aqui Lucas87 e caso você queira tentar fazer uma troca já que além de estar no prazo de garantia você tem o vídeo para comprovar o seu argumento, no momento tem disponível na Astroshop essa ocular da CINTRAX de 4mm e ela é modelo Plossl, portanto com uma distância focal mais confiável, confira: http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=PLOSSLC4

Respondi antes de ler essa sua segunda resposta... pensamos na mesma coisa hehe.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 02 Out 2012, 08:06

Lucas87 escreveu:Falando nisso, o que eu queria mesmo são os filtros coloridos. O problema é achá-los no brasil! Só achei no astroshop e ainda por cima ta sempre em falta! (quando digo sempre, é sempre mesmo!)

Olá Lucas, descobri uma pessoa que traz os filtros coloridos da Série 500, sai R$ 20,00 cada + frete. Se te interessar te passo o contato. Ele falou que até dia 25 de outubro chega.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Ter 02 Out 2012, 10:29

Durva escreveu:
Lucas87 escreveu:Falando nisso, o que eu queria mesmo são os filtros coloridos. O problema é achá-los no brasil! Só achei no astroshop e ainda por cima ta sempre em falta! (quando digo sempre, é sempre mesmo!)

Olá Lucas, descobri uma pessoa que traz os filtros coloridos da Série 500, sai R$ 20,00 cada + frete. Se te interessar te passo o contato. Ele falou que até dia 25 de outubro chega.

Abraço.

Valeu, pode passar o contato então!
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 02 Out 2012, 11:42

Lucas87 escreveu:
Durva escreveu:
Lucas87 escreveu:Falando nisso, o que eu queria mesmo são os filtros coloridos. O problema é achá-los no brasil! Só achei no astroshop e ainda por cima ta sempre em falta! (quando digo sempre, é sempre mesmo!)

Olá Lucas, descobri uma pessoa que traz os filtros coloridos da Série 500, sai R$ 20,00 cada + frete. Se te interessar te passo o contato. Ele falou que até dia 25 de outubro chega.

Abraço.

Valeu, pode passar o contato então!

Estou aguardando ele passar um link dos filtros, assim que passar posto pra você ver, ok?! O e-mail dele é israelmjunior@hotmail.co.uk

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Qua 03 Out 2012, 20:19

Duas boas dicas para a observação de duplas atualmente são as estrelas Albireo ou a beta Cygni ou ainda beta de Cisne que está mais ao norte e a noroeste, consistindo num belo par visual com uma estrela amarela e outra menor azul esverdeada separadas a 34" de arco e com as cores bastante contrastadas.
A outra estrela é a Gama Delphinus ou Gama de Delfim, uma dupla separada a cerca de 10" de arco e embora com uma magnitude inferior apresentam-se com colorações semelhantes às anteriores. São um bom alvo para refratores de 70mm.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qua 03 Out 2012, 21:32

Assim que for possível vou tentar observa-las, boa dica Bruno.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Qui 04 Out 2012, 21:21

Mandei o email pra astroshop e eles responderam: disseram que vão se comunicar com a Celestron. Isso vai demorar pelo visto... Mesmo assim, ainda acho que se conseguir uma troca vai valer a pena já que tenho o tele é 364 dias hehe.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Qui 04 Out 2012, 21:40

De qualquer forma Lucas87, só de você receber um email de resposta já é uma vitória, então o negócio é aguardar uma posição deles, caso contrário entre em contato com a Celestron: http://www.celestron.com/ e o contato: http://www.celestron.com/portal/contacts/
A Astroshop nunca falhou comigo embora eu só tenha comprado lá e nunca ter efetuado alguma troca. Vamos torcer para dar certo pois uma outra ocular modelo Plossl terá mais precisão quanto à sua verdadeira distância focal.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Qui 04 Out 2012, 22:37

Durva escreveu:
Lucas87 escreveu:
Durva escreveu:
Lucas87 escreveu:Falando nisso, o que eu queria mesmo são os filtros coloridos. O problema é achá-los no brasil! Só achei no astroshop e ainda por cima ta sempre em falta! (quando digo sempre, é sempre mesmo!)

Olá Lucas, descobri uma pessoa que traz os filtros coloridos da Série 500, sai R$ 20,00 cada + frete. Se te interessar te passo o contato. Ele falou que até dia 25 de outubro chega.

Abraço.

Valeu, pode passar o contato então!

Estou aguardando ele passar um link dos filtros, assim que passar posto pra você ver, ok?! O e-mail dele é israelmjunior@hotmail.co.uk

Abraço.

Uma curiosidade, esse Israel do email não é esse mesmo Israel? Parece ser: http://tellescopio.com.br/sobre-nos

Achei essa loja de telescópios em outro forum, onde a dúvida era se ela é confiável. Imendando na minha dúvida, o que vocês acham, parece confiável? Só por curiosidade mesmo, pois de telescópio só conheco o armazem e a astroshop.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 04 Out 2012, 22:55

Olá Lucas, eu encontrei ele no ML e comprei uma série 500 4mm, com cartão de crédito. Depois comprei por e-mail um Filtro UHC, via depósito. E agora fiz a encomenda dos filtros coloridos. Até agora foi tudo muito correto e rápido. Pelo que entendi ele representa algumas lojas e importa os produtos que vende.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Dom 07 Out 2012, 23:26

Data: 07/10/12
Hora (UT): 22:00
Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m
Instrumento: Refrator Vixen 70 mm F/10 + Oculares Plossl 10mm + Filtro UHC Binóculo Nikula 20X50
Cond. Meteorológica: 76%UR – Algumas nuvens, vento 11km/h ESE, temp. aprox. 18ᵒC

Enfim, após quase um mês sem um céu estrelado, hoje minha espera foi recompensada. Assim que as primeiras estrelas começaram a aparecer, eu já estava lá fora com tudo preparado para testar meu novo filtro UHC. Minha intenção era a observação da Nebulosa do Anel em Lira, mas sua posição muito baixa no horizonte norte, não favoreceu minha empreitada. Acabei me contentando com a Nebulosa da Lagoa em Sagitário. Ao binóculo ela se mostra como uma nuvem comprida e leitosa e se apresenta acompanhada pela nebulosa Trífida no mesmo campo. Com o setentinha e 35 de aumento, foi possível resolver todas as estrelas em seu interior, mas muito pouco da nebulosidade pode ser apreciada. Foi então que entrei com o filtro UHC. Com esta configuração, pude notar a nebulosidade num tom esverdeado, muito mais evidente contrastando com um céu de fundo bem mais escuro do que sem o filtro. A curiosidade me fez apontar o setentinha para M7, para minha surpresa, a redução da PL em virtude do filtro UHC, mostrou o aglomerado contrastado com a Via-Láctea ao fundo.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 08 Out 2012, 00:25

Data: 08/10/12
Hora (UT): 02:30
Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m
Instrumento: Refrator Vixen 70 mm F/10 + Oculares Plossl 10mm + Filtro UHC Binóculo Nikula 20X50
Cond. Meteorológica: 83%UR – Sem nuvens, vento 6 km/h ENE, temp. aprox. 15ᵒC

Neste momento a bela constelação de Touro já se mostra no leste, com Aldebaran e seu brilho avermelhado anunciando a eminente chegada de Júpiter. As Plêiades também já se destacam no céu escuro de uma noite sem luar e mesmo a olho nu, este aglomerado é facilmente reconhecível. As 02:40(UT) Júpiter surge no horizonte e com o 20x50 é possível observar seu grande disco e pelo menos três de suas luas são visíveis. Mais a leste a grande constelação de Orion mostra-se quase que completamente, mas ainda terei que esperar um pouco mais para colocar quaisquer destes objetos no campo do setentinha.
Simplesmente frustrante, são 03:10(UT) e uma grande massa de nuvens entrou do leste a poucos momentos de eu poder observar Júpiter e a Nebulosa de Órion. Mais uma vez o clima ruim decreta o fim da seção de observação.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Seg 08 Out 2012, 06:10

Olá Durva, desnecessário é te dar os parabéns pela qualidade dos seus relatos. Quanto ao filtro UHC eles tem essa vantagem em relação ao Sky Glow e o Oxigen III, ou seja, mesmo proporcionando uma coloração esverdeada nos objetos dentro do campo o céu de fundo aparece mais contrastado em relação a esses objetos, e como você relatou muito bem acabamos por ter acesso a vistas ainda mais profundas do que observamos em destaque. Quando você observar M42 ficará admirado com a extensão dessa nebulosa com um belo quadrilátero de estrelas (o Trapézio) em seu interior.
Quanto a jupiter essa madrugada eu levantei as 04:00hs e até as 05:00hs eu obtive apenas uns míseros segundos de seeing excepcional. Utilizando 196x de aumentos no refrator 4" F/15 as imagens se me apresentaram com esse planeta riscado por 6 faixas nítidas e várias irregularidades nas bordas delas, inclusive notei alguma diferença na largura da faixa temperada norte NTB que se mostrou um pouco mais estreita principalmente perto dos limbos. As zonas polares NPZ e SPZ mostraram-se cinzentas, além de uma singular aparência "cremosa" do enorme globo achatado que mostrava as suas zonas entre as faixas com um belo tom branco-creme-marfim e as faixas com uma coloração cinza-grafite-castanho, tendo ainda as bordas interiores escurecidas por uma coloração acinzentada. Mas eu repito, isso foi observado durante apenas pouquíssimos segundos de seeing favorável entre uma rajada de ar e outra. Eram intermináveis minutos de turbulência contra uns 20 a 30 segundos de estabilidade. Vamos mesmo ter de esperar até chegar o mormaço das noites quentes de verão, onde mesmo jupiter estando baixo no horizonte NNW (entre 40º e 50º), estando livre das distorções provocadas pelas rajadas de ar na alta atmosfera acabaremos por conseguir imagens com um seeing que irá recompensar todo esse nosso esforço e paciência. A paciência tudo alcança.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 08 Out 2012, 08:58

Olá Bruno, fiquei muito satisfeito com a aquisição do UHC, mesmo sem ter tido a chance de observar M42.
O pior de tudo é que depois de ter desligado o computador, guardado o telescópio e o binóculo, fui tomar banho e quando voltei o céu estava limpo novamente. Aqui na minha região o clima está muito instável e muda muito rapidamente, mas já dá mostras de melhora e assim que tiver outra oportunidade relatarei o desempenho do filtro na bela M42.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qua 10 Out 2012, 01:47

Observação de Júpiter.

Data: 10/10/12
Hora (UT): 04:00 – 01:00(LT)
Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m
Instrumento: Refrator Vixen 70 mm F/10 – Oculares Plossl 10mm e 20mm + Barlow GSO 2x - Binóculo Nikula 20X50
Cond. Meteorológica: 68%UR – Leve neblina – Temp. 21ᵒC - Vento 11km/h NNE

Júpiter encontra-se neste momento a uns 26ᵒ de ascensão, com o binóculo, devido a leve neblina, não é possível observar suas luas. Através do setentinha e com apenas 70 de aumento, pois as condições não permitiram nada mais que isso, as quatro luas se destacam, duas próximas ao planeta, Ganimedes e Io e duas mais afastadas, Europa e Calisto. Do disco poucos detalhes estavam disponíveis, apenas a (SEB) e a (NTB), separadas pela (EZ) mais clara entre elas. A (NTZ) se apresenta com um tom mais escurecido, diferenciando-se da (NNTB). Mesmo sem muita qualidade a vontade de observar me fez continuar, pois fazia uns 20 dias que estava esperando uma nova oportunidade. Quando estava escrevendo este post, lembrei que na ultima vez, utilizei o telescópio diafragmando. Esse procedimento melhorou consideravelmente o contraste, mas perdeu em luminosidade.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Qua 10 Out 2012, 05:58

Durva escreveu:Observação de Júpiter.
Quando estava escrevendo este post, lembrei que na ultima vez, utilizei o telescópio diafragmando. Esse procedimento melhorou consideravelmente o contraste, mas perdeu em luminosidade.
Sem dúvida Durva, aumentar a razão focal de um instrumento através de um diafragma implica na perda de luminosidade. Esse recurso é valido para quem não dispõe de filtros adequados. Um instrumento naturalmente com uma razão focal mais longa e com a mesma abertura que um diafragmado terá uma superfície ótica ou uma abertura livre superior. Por exemplo, no caso da Vixen ela tem dois modelos de refratores de 70mm sendo um com o F/10 e outro com o F/12. Se um 70mm F/10 for diafragmado para ter uma razão focal 12 ele irá chegar lá, porém a abertura livre da objetiva dele ficará menor do que a de um 70mm F/12 de fábrica, e por causa da diminuição da área livre da objetiva por causa do diafragma o F/10 irá perder resolução (detalhes) imediatamente. Acredito que o uso de filtros coloridos adequados ou um filtro reforçador de contrastes farão melhor trabalho do que um diafragma. Quando os seus filtros chegarem eu sugiro experimentar utilizar um diafragma apenas nas observações da Lua e do Sol (com o filtro solar ou por projeção), pois eles são astros mais luminosos.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qua 10 Out 2012, 07:58

Estou aguardando a chegada dos filtros para o final deste Mês. E minha proxima aquisição será um reforçador de contraste.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Qua 10 Out 2012, 22:48

Nós sempre reclamamos quando o tempo está nublado, principalmente quando está chovendo. Mas há algum tempo eu percebi uma ótima combinação: chuva + frio = transparência incrível e céu sem poluição atmosférica! Geralmente isso acontece quando da uma chuvarada e depois entra o frio. Durante uns 2 dias, o céu fica muito transparente e, você olha do zenit ao horizonte e ele é negro. Nenhum ponto laranja da PL, apenas a escuridão. Já experimentei uns dois dias assim. Um exemplo pra mostrar como faz diferença é as Plêiades. Normalmente, em visão direta, conto umas 3 estrelas e me esforçando. Em dias como esse, 6 são vistas facilmente. Estrela de mag 2,9 perto do horizonte norte (bastante pl), bem visível. O céu fica simplesmente maravilhoso nestes dias. Alguém ai já experimentou algo assim?
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 8 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 23 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 15 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos