Dando os primeiros passos na observação do céu.

Página 5 de 23 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 14 ... 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  orlando em Dom 02 Set 2012, 17:21

ficou bom mesmo o resultado lucas!
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Dom 02 Set 2012, 20:36

Bom trabalho Lucas87, parabéns.
Esses refratores de 70mm definitivamente entraram para a categoria dos instrumentos de aberturas moderadas, antes reservada apenas para os instrumentos de 80mm a 90mm de abertura.
Se me permite e com todo o respeito vai aqui uma humilde sugestão: carregue menos na ampliação para aumentar a granulação nos detalhes mais finos da superfície lunar e dos seus acidentes, como por exemplo as bordas dos mares e nos interiores das crateras mais evidentes.

BRUNO
MODERADOR
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 em Dom 02 Set 2012, 21:08

Bruno escreveu:
Bom trabalho Lucas87, parabéns.
Esses refratores de 70mm definitivamente entraram para a categoria dos instrumentos de aberturas moderadas, antes reservada apenas para os instrumentos de 80mm a 90mm de abertura.
Se me permite e com todo o respeito vai aqui uma humilde sugestão: carregue menos na ampliação para aumentar a granulação nos detalhes mais finos da superfície lunar e dos seus acidentes, como por exemplo as bordas dos mares e nos interiores das crateras mais evidentes.

BRUNO
MODERADOR

Pois é, to tentando conseguir maiores ampliações só que não consigo focar com a câmera, dai da nisso :X Nas próximas vezes vou tentar usar a ocular de 20mm + zoom 3x da câmera e só...

E obrigado pessoal \o/
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva em Seg 03 Set 2012, 11:30

Show de bola seu trabalho Lucas87, parabéns!
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva em Qui 06 Set 2012, 11:20

Olá pessoal, depois de varios dias sem ver nenhuma estrela sequer, hoje o clima ajudou e pude colocar o setentinha em ação novamente, segue mais um relato:

Data: 06/09/12
Hora (UT): 07:00 – 04:00(LT)
Localização: São José dos Pinhais – (S 25° 34’12” / W 49° 10’48”) – 916m
Instrumento: Refrator Vixen 70 mm F/10 – OcularesPL20mm, PL10mm e Série 500 4mm / Binóculo Nikula (20x50)
Cond. Meteorológica: 63%UR – Algumas nuvens e pouco vento - 17°C.

Mais uma vez o objetivo era a observação do rei dos planetas, mas parece que Júpiter insiste em não se mostrar para mim. Comecei a observação com 70 de aumento e o belo disco brilhante surgiu no campo da ocular com suas quatro luas. Infelizmente por mais próximo do foco ideal que eu conseguisse chegar a imagem do planeta, com suas faixas e detalhes só se formava por breves momentos, passei para 140 de aumento na esperança de que a imagem tomasse forma, mas mesmo diafragmando o setentinha não obtive resultado. O que me restou foi mais uma vez exercitar a paciência e deixar Júpiter para uma próxima oportunidade. Passei então para a Lua minguante com lunação de 19,5 dias, que neste momento encontra-se mais alta e mais ao norte. Encontra-se aproximadamente com 70% de seu disco iluminado e sua magnitude aparente é de - 11,51. Com 70 de aumento pude observar o terminadouro que hoje se encontra passando próximo as crateras Aristóteles (cratera do tipo “planície murada” com 85 km de diâmetro) e Eudoxo (67 km de diâmetro) ao norte e cortando o Mare Serenitatis. Mais ao centro, corta as crateras Theóphilus (100 km de diâmetro), Cyrillus (93 km de diâmetro) e Catharina (circo lunar de 97 km de diâmetro e 3.130 metros de profundidade) e ao sul a cratera Manzinus que tem paredes altas, com encostas íngremes onde com 175 de aumento podemos observar algumas crateras menores, como Manzinus J (12km de diâmetro) na borda norte. Voltando para a região norte da Lua e com 140 de aumento, pude perceber que o terminadouro está exatamente sobre a Dorsa Smirnov dentro do Mare Serenitatis, sendo que partes dela estão iluminadas e partes sob a escuridão. Agora as 08:00UT a neblina começa a tomar força e decreta o fim das observações.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Qui 06 Set 2012, 12:02

Olá Durva, não desanime pois nas latitudes mais baixas do nosso território brasileiro jupiter está ainda baixo o suficiente para sofrer interferências significativas da atmosfera. Mais um pouco e com a chegada da primavera as correntes atmosféricas tendem a darem uma estabilizada, e as coisas irão melhorar, pode apostar. A falta de detalhes no disco de jupiter se deve às interferencias atmosféricas, nada a ver com o seu refrator Vixen. Quanto ao relato da Lua, mais uma vez cheio de informaçoes importantes e de detalhes, e cada vez mais os seus relatos adquirem personalidade. Continue firme que você será recompensado em breve, esse mau tempo nao é eterno. Wink
Paciência e perseverança ok?
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Durva em Qui 06 Set 2012, 12:06

Obrigado Bruno, e pode deixar, "sou brasileiro e não desisto nunca"!! rs...
Bom feriado a todos do Astro Forum.

Abraço.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Qui 06 Set 2012, 13:54

Igualmente e céus abertos por aí!
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 em Sex 07 Set 2012, 17:19

Estou com uma dúvida... To pensando em comprar com minha pequena mesada kkk, uma ocular de 6mm do armazem. O problema é que estou em dúvida entre a plosl da Vixen NPl ou uma Wideangle da SkyWatcher de 6mm. Li em sites americanos que essa Vixen é muito boa no contraste, nitidez e tal, mas também vi um vídeo com a wideangle que me chamou atenção. Enfim, qual dessas vocês recomendam, considerando que quero pra planetas e a Lua?
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Sex 07 Set 2012, 17:33

Lucas87 escreveu:Estou com uma dúvida... To pensando em comprar com minha pequena mesada kkk, uma ocular de 6mm do armazem. O problema é que estou em dúvida entre a plosl da Vixen NPl ou uma Wideangle da SkyWatcher de 6mm. Li em sites americanos que essa Vixen é muito boa no contraste, nitidez e tal, mas também vi um vídeo com a wideangle que me chamou atenção. Enfim, qual dessas vocês recomendam, considerando que quero pra planetas e a Lua?
Olá Lucas87, eu tenho uma WA de 6mm igual a que tem no Armazém, e por experiência posso te dizer o seguinte: A Vixen produz acessórios com ótima qualidade, um coating (revestimento) de muito bom e com um sistema ótico constituído de 4 elementos que fornecem imagens precisas em qualquer tipo de instrumento e para qualquer tipo de observação. Quanto a Wa eu devo te advertir uma coisa, que não e opinião minha, mas geral: para a observação de planetas ele é excepcional, eu utilizei essa ocular com sucesso na observação de marte e saturno, e quando o seeing esta favoravel jupiter se mostra grandioso, mas para a observação lunar, devido ao excesso de brilho a presença de "fantasmas" ou reflexos internos atrapalham sobremaneira a observação da lua. Portanto para a observação desse astro eu não recomendo, apesar do campo imenso dessa ocular. Mais do que uma opinião pessoal a minha resposta foi baseada na prática, ok?
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Lucas87 em Sex 07 Set 2012, 18:58

Bruno escreveu:
Lucas87 escreveu:Estou com uma dúvida... To pensando em comprar com minha pequena mesada kkk, uma ocular de 6mm do armazem. O problema é que estou em dúvida entre a plosl da Vixen NPl ou uma Wideangle da SkyWatcher de 6mm. Li em sites americanos que essa Vixen é muito boa no contraste, nitidez e tal, mas também vi um vídeo com a wideangle que me chamou atenção. Enfim, qual dessas vocês recomendam, considerando que quero pra planetas e a Lua?
Olá Lucas87, eu tenho uma WA de 6mm igual a que tem no Armazém, e por experiência posso te dizer o seguinte: A Vixen produz acessórios com ótima qualidade, um coating (revestimento) de muito bom e com um sistema ótico constituído de 4 elementos que fornecem imagens precisas em qualquer tipo de instrumento e para qualquer tipo de observação. Quanto a Wa eu devo te advertir uma coisa, que não e opinião minha, mas geral: para a observação de planetas ele é excepcional, eu utilizei essa ocular com sucesso na observação de marte e saturno, e quando o seeing esta favoravel jupiter se mostra grandioso, mas para a observação lunar, devido ao excesso de brilho a presença de "fantasmas" ou reflexos internos atrapalham sobremaneira a observação da lua. Portanto para a observação desse astro eu não recomendo, apesar do campo imenso dessa ocular. Mais do que uma opinião pessoal a minha resposta foi baseada na prática, ok?

To indo mais pra ficar com a Vixen mesmo. O problema é que o "buraco" por onde se olha nesta ocular (não sei o nome) é pequeno, mas acho que isso é o de menos.. Valeu Smile
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Sex 07 Set 2012, 20:12

Lucas87 escreveu:To indo mais pra ficar com a Vixen mesmo. O problema é que o "buraco" por onde se olha nesta ocular (não sei o nome) é pequeno, mas acho que isso é o de menos.
Esse "buraco" ou pupila de saída onde centramos o nosso olho para observar na WA é incomparávelmente maior (64º) contra 50º da Vixen, porém essa WA possui um sistema que funciona como uma barlow no seu interior e que não suporta brilho excessivo sem apresentar reflexos internos ou "fantasmas". O tamanho do campo numa observação planetária é espetacular, no meu refrator de 100mm F/15 eu colocava 262x de aumentos em saturno e além do seu tamanho aparente grande e nítido eu ainda observava geralmente sempre 5 luas desse planeta, tudo junto dentro do campo do refrator. Já na Lua, apesar do campo absurdamente grande os reflexos internos são insuportáveis, e só podem serem contornados se o telescópio tiver um bom motor de acompanhamento de modo a manter a Lua sempre no centro do campo do telescópio. Essa WA também é excepcional na observação e separação de estrelas duplas. Mas como a praticidade às vezes fala mais alto, eu diria que vale a pena ter sim uma WA de 6mm e 64º de campo, mas antes creio ser mais prático ter uma boa e versátil ocular como essa da Vixen (também uma marca conceituada) que te servirá para diversos fins, e sem ter as imagens "assombradas por fantasmas" indesejáveis quando da observação lunar.
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  M.couto em Sex 07 Set 2012, 21:59

Oi pessoal, boa noite.
Tive uma expêriencia com um refrator acromático da Vixen, ele tinha 80mm de abertura e f8.9, um refrator mediano com excelente ótica, e o mesmo posso dizer das oculares da mesma marca.
Conheço também as WA da Skywatcher, principalmente a de 6mm e com esse campo com mais de 60º, ele é realmente enorme. Na observaçao da Lua são grandes os incômodos causados por reflexões internas quando o telescópio não dispõe de um motor-drive.
Considero uma grande ocular e que a de distância focal curta é limitada para a observação lunar.
Apesar de perder mais de 14º de campo, com a Vixen a vantagem é imediata pois ela está isenta de reflexões internas e possui ótimo sistema de revestimento além de ser uma opção à toda prova.
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 em Seg 10 Set 2012, 23:09

Depois de pensar, pensar e descansar pensando mais um pouco, comprei a Vixen 6mm. Cheguei a conclusão que não adianta eu comprar uma wideangle para ver bem os planetas sem ver bem a Lua, até porque com o meu tele tenho um aproveitamento muito maior com a Lua do que com os planetas! Valeu Bruno e M.couto, suas opiniões foram muito úteis! Quando chegar a ocular pretendo tirar umas fotos da Lua e depois coloco elas aqui e relato a observação!
Abraços.
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno em Seg 10 Set 2012, 23:21

Olá Lucas87, foi pensando na observação lunar que eu fiz questão de lembrar esse problema dos reflexos internos que atrapalham muito as imagens nessa WA de 6mm. E é uma pena pois o campo dela é enorme, porém com a Vixen você não terá esse problema e tenho certeza de que ela te trará bons resultados. Gostaria apenas de lembrar que uma WA de distância focal mediana como por exemplo uma de 15mm não apresenta reflexos internos na observação lunar, pelo menos a que eu tenho aqui. Creio que como vc escolheu uma ocular de distância focal curta é porque você quer aumentos elevados, e nesse caso a pureza nas imagens da Vixen é que irão contar.
Boa sorte aí e fico no aguardo de mais fotos legais suas com o 70mm, ok?
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  M.couto em Qua 12 Set 2012, 11:06

Estou providenciando a compra de um telescopio refrator no armazém do telescopio, no caso é o Vixen de 70mm de abertura e 700mm de distancia focal. Espero fazer trabalhos de qualidade tais como o fazem o Durva e o Lucas87. Vou comprar junto com o Vixen uma barlow de 2x da Gso e mais uma ocular vixen NPL de 8mm, e assim terei os aumentos compatíveis com esse instrumento. Em breve espero postar os relatorios das minhas pesquisas também.
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva em Qua 12 Set 2012, 11:45

M.couto escreveu:Estou providenciando a compra de um telescopio refrator no armazém do telescopio, no caso é o Vixen de 70mm de abertura e 700mm de distancia focal. Espero fazer trabalhos de qualidade tais como o fazem o Durva e o Lucas87. Vou comprar junto com o Vixen uma barlow de 2x da Gso e mais uma ocular vixen NPL de 8mm, e assim terei os aumentos compatíveis com esse instrumento. Em breve espero postar os relatorios das minhas pesquisas também.

Olá M.couto, eu comprei o Vixen com uma ocular plossl 4mm que me dá 175 de aumento para a Lua. No telescópio vem duas oculares uma de 20mm (35 de aumento) e uma de 10mm (70 de aumento) essa ultima com a barlow 2x alcança 140 de aumento para os planetas. Garanto que com o Vixen 70mm e esses acessórios você terá muitas observações gratificantes.

Abraço.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 em Qua 12 Set 2012, 12:09

M.couto, será que, pelo menos para planetas, uma barlow 2x + ocular de 8mm não perderia no contraste?
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  M.couto em Qua 12 Set 2012, 16:11

Durva escreveu:Garanto que com o Vixen 70mm e esses acessórios você terá muitas observações gratificantes.
Oi Durva, obrigado, não tenho a menor dúvida quanto a isso.
Eu sei do que é capaz um refrator acromático Vixen de 80mm e o de 70mm não fica atrás. Apenas devo "surfar como a onda permitir" utilizando aumentos compatíveis com as características dele, que são a abertura e a rãzao focal F, juntamente com as condições atmosféricas que desempenham o papel decisivo.
Para fazer um pacote único eu preferí optar por esse Vixen 70mm F/10 do Armazém do Telescópio por indicação do Bruno, aproveitando as oculares que já acompanham o telescopio, uma ocular Vixen de 8mm e uma barlow de 2x da GSO. A sistema da montagem azimutal dele é ótima, não fica devendo nada a uma equatorial no acompanhamento manual.
Terei todos os aumentos ideais para esse telescopio (35x,70x,140x e 175x).
E o custo x benefício dele é muito interessante, e confesso que já estava de olho num Celestron Powerseeker de 70mm F/11. Sem querer desfazer das aberturas inferiores de 60mm, 50mm ou menos (eu possuo um refrator de 60mm), ao entrar na casa dos 70mm o aumento máximo teórico para essa abertura proporciona aumentos fortes tais como 175x, o que sinceramente não é pouco.
E não tenho dúvidas de que conseguirei visualizar a GMV como uma falha nítida na faixa equatorial sul em Jupiter, alem de uma maior nº de faixas e zonas, além de trânsitos e ocultações das suas quatro principais luas. Então espero em breve poder contribuir aqui nesse tópico.
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  M.couto em Qua 12 Set 2012, 16:27

Lucas87 escreveu:M.couto, será que, pelo menos para planetas, uma barlow 2x + ocular de 8mm não perderia no contraste?
Oi Lucas, veja bem, mesmo que de forma não natural com a barlow vc terá o dobro da distância focal e um elemento a mais entre a objetiva e a ocular. Isso diminui a luminosidade nas imagens porém com uma razão focal média no telescopio, com algo em torno de 10 ou 11 isso faz com que as mesmas imagens naturalmente tenham uma tendência a serem mais brilhantes do que num refrator com a mesma abertura e com o dobro de distância focal.
Aliado a isso uma ocular de 8mm possui uma pupila de saída maior e que facilita a visualização do astro observado.
Parece haver aí então um equilibrío interessante.
O que faz perder o contraste é o excesso de luminosidade, então se houver um equilíbrio e a ocular e a barlow forem de boa qualidade é perfeitamente possível obter boas imagens com esses dois acessórios associados.
O que vc acha?
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 em Qua 12 Set 2012, 22:54

M.couto escreveu:
Durva escreveu:Garanto que com o Vixen 70mm e esses acessórios você terá muitas observações gratificantes.
Oi Durva, obrigado, não tenho a menor dúvida quanto a isso.
Eu sei do que é capaz um refrator acromático Vixen de 80mm e o de 70mm não fica atrás. Apenas devo "surfar como a onda permitir" utilizando aumentos compatíveis com as características dele, que são a abertura e a rãzao focal F, juntamente com as condições atmosféricas que desempenham o papel decisivo.
Para fazer um pacote único eu preferí optar por esse Vixen 70mm F/10 do Armazém do Telescópio por indicação do Bruno, aproveitando as oculares que já acompanham o telescopio, uma ocular Vixen de 8mm e uma barlow de 2x da GSO. A sistema da montagem azimutal dele é ótima, não fica devendo nada a uma equatorial no acompanhamento manual.
Terei todos os aumentos ideais para esse telescopio (35x,70x,140x e 175x).
E o custo x benefício dele é muito interessante, e confesso que já estava de olho num Celestron Powerseeker de 70mm F/11. Sem querer desfazer das aberturas inferiores de 60mm, 50mm ou menos (eu possuo um refrator de 60mm), ao entrar na casa dos 70mm o aumento máximo teórico para essa abertura proporciona aumentos fortes tais como 175x, o que sinceramente não é pouco.
E não tenho dúvidas de que conseguirei visualizar a GMV como uma falha nítida na faixa equatorial sul em Jupiter, alem de uma maior nº de faixas e zonas, além de trânsitos e ocultações das suas quatro principais luas. Então espero em breve poder contribuir aqui nesse tópico.

Pois é, também acho que as 175x vão fazer um belo trabalho nessa oposição. Eu não consegui aproveitá-las ano passado pois tinha acabado de comprar o tele e eu era um altos iniciante. Não sabia das "manhas" ... Só fui observar bem mesmo quando logo depois do pôr do Sol Júpiter já estava no Zenit, ou seja, tarde demais. Agora acho que o maior desafio pra um tele 70mm é conseguir observar um eclipse de uma Lua em Júpiter. Nunca tentei... Outro desafio é ver detalhes em Marte que não sejam só as calotas polares, mas manchas também! Eu já vi com 175x e quando o Sol tinha acabado de nascer. aparentemente era Syrtis Major. Até hoje não consegui confirmar o que era, mas registrei essas fotos que me surpreenderam muuito:

As duas são praticamente da mesma hora e foram tiradas em fevereiro (são filmes processados no registax).

E quanto a barlow 2x + 8mm, vamos aguardar, mas acho que trarão bons resultados!
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  M.couto em Qui 13 Set 2012, 21:27

Olá Lucas, para um telescopio refrator de 70mm F/10 esse aumento de 175x é bastante interessante, haja visto que Marte, Saturno e a Lua suportam aumentos dessa ordem desde que a abertura seja compatível.
Acredito que vc poderá ver tanto os eclipses das luas em Jupiter quanto os trânsitos, visualizando estes através da sombra de alguma lua como um ponto escuro se deslocando sobre o globo do planeta.
Quanto a essa sua foto de Marte pode acreditar Lucas que ficou muito boa, principalmente por esse planeta estar na época da oposição com um diâmetro aparente bastante reduzido.
Observando essas suas fotos eu percebo que a calota polar está embaixo, portanto essas áreas escuras estavam situadas no hemisfério norte de Marte, mas deixo para o Bruno nos dizer quais são essas áreas escuras que aparecem na foto pois ele acompanhou essa oposição passada e registrou em seus relatórios todas as áreas escuras mais conhecidas.
Acredito também que uma boa barlow de 2x e uma boa ocular de 8mm podem fazer um bom trabalho num telescopio refrator de 70mm com o F/10, pois essa de 8mm possui um campo razoável, bem maior do que uma de 4mm mesmo sendo uma OMNI da CELESTRON que é da mesma marca do que o seu telescopio, embora seja também um acessório bastante recomendado se vc ainda não testou.
Espero ter te respondido satisfatóriamente.
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Lucas87 em Qui 13 Set 2012, 22:42

M.couto escreveu:Olá Lucas, para um telescopio refrator de 70mm F/10 esse aumento de 175x é bastante interessante, haja visto que Marte, Saturno e a Lua suportam aumentos dessa ordem desde que a abertura seja compatível.
Acredito que vc poderá ver tanto os eclipses das luas em Jupiter quanto os trânsitos, visualizando estes através da sombra de alguma lua como um ponto escuro se deslocando sobre o globo do planeta.
Quanto a essa sua foto de Marte pode acreditar Lucas que ficou muito boa, principalmente por esse planeta estar na época da oposição com um diâmetro aparente bastante reduzido.
Observando essas suas fotos eu percebo que a calota polar está embaixo, portanto essas áreas escuras estavam situadas no hemisfério norte de Marte, mas deixo para o Bruno nos dizer quais são essas áreas escuras que aparecem na foto pois ele acompanhou essa oposição passada e registrou em seus relatórios todas as áreas escuras mais conhecidas.
Acredito também que uma boa barlow de 2x e uma boa ocular de 8mm podem fazer um bom trabalho num telescopio refrator de 70mm com o F/10, pois essa de 8mm possui um campo razoável, bem maior do que uma de 4mm mesmo sendo uma OMNI da CELESTRON que é da mesma marca do que o seu telescopio, embora seja também um acessório bastante recomendado se vc ainda não testou.
Espero ter te respondido satisfatóriamente.

Vou ficar no aguardo do Bruno então.

Ah.. foto de Vênus de ontem as 11 horas da manhã em 175x. Vênus é bem brilhante e consigo observá-lo muito melhor de dia. Processamento de vídeo no registax.
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  M.couto em Qui 13 Set 2012, 23:20

Oi Lucas, boa foto essa de Vênus com 175x, e dá para ver bem a fase dele.
Realmente esse planeta é melhor visto quando observado durante o dia e da mesma forma Mercúrio.
Quanto a Marte vamos aguardar e ver o que o Bruno tem a dizer.
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Durva em Sex 14 Set 2012, 08:51

Ah.. foto de Vênus de ontem as 11 horas da manhã em 175x. Vênus é bem brilhante e consigo observá-lo muito melhor de dia. Processamento de vídeo no registax.

Olá Lucas87, sempre muito interessantes suas astrofotos, mais um bom trabalho do refrator de 70mm, parabéns.

Não vejo a hora de voltar às observações, o clima daqui está muito ruim há alguns dias, mas espero que de uma melhorada no final de semana.

Abraço.
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 23 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 14 ... 23  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: