ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DSLR e Virtuoso 114mm

2 participantes

Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Eojr Sáb 28 Nov 2015, 16:46

Olá amigos. Finalmente depois de muito tempo encoberto, consegui na quinta e sexta-feira testar o setup com o virtuoso+DSLR+Anel, T2 e barlow 2,5.

Bom, no primeiro dia não conectei no note, apenas me preocupei com o foco. Fiz vários testes e relamente a barlow 2,5 dá foco. Testei obviamente na lua, arrisquei tb com barlowa 2 e 3, enfim, a ideia era focar no foco (hehehe) e tive sucesso. Por sorte o céu estava limpo por alguns instantes e consegui também buscar foco em estrelas e constelações. Realmente simples, é praticamente mexer na ISO, exposição e buscar o foco através da barlow. Pelo menos acho que é isso, alguém tem mais alguma dica?

Ontem é que tive mais problemas. Preparei todo o setup com note, fazendo busca e acompanhamento pelo Stellarium via PC, primeiro com ocular e sem a DSLR acoplada. Infelizmente o dia estava mais encoberto e com baixa visibilidade. Mas mesmo sim deu pra fazer alguns testes.

A dificuldade (enorme) que encontrei foi com relação conseguir encontrar o objeto na tela da câmera. Quero dizer, quando estou com o ocular e faço a busca através do Stellarium, consigo observar o objeto tranquilamente, ou seja, ele está no campo de visão da lente. Na maioria das vezes não está centralizado. Deixo no acompanhamento, mas na maioria das vezes eu vejo o objeto no canto da ocular, ou não tanto no meio, enfim, mas observo normalmente.

O problema é quando acoplo a câmera. Quando é a Lua, tudo bem, mesmo ela não centralizada é fácil de achar, arrumar o foco com a barlow e aí centralizo manulamente (usando as setas da base). Mas, por exemplo ontem um outro objeto que estava bem brilhante e eu conseguia ver facilmente era a Betelgeuse. Fazia a busca pelo stellarium, via normalmente com a ocular mas quando acoplava a câmera não conseguia achar de jeito nenhum a estrela. Somente em uma tentativa coincidiu (digamos assim), o alinhamento pelo virtuoso e o objeto aparecer na tela da câmera. Nas demais vezes, nada!

Isso significa que, mesmo com a busca pelo stellarium + note, eu vou ter que, depois de acoplar a câmera, ainda tentar ajustar a base numa posição que apareça o objeto na tela da DSLR ou existe um jeito mais simples e certo de fazer isso? Enfim, como fazer para achar os objetos na tela da câmera quando ela está acoplada no virtuoso 114mm?

Outra pergunta fugindo um pouco: pra utilizar uma web cam a fim de filmar um objeto (planetas ou luz) e depois empilhar para transformar em foto, o Sharpcap é a melhor opção pra quem está no nívl zero?

Obrigado a todos!
Bom fds!
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Dry Sáb 28 Nov 2015, 17:53

Provavelmente vc está deslocando o tubo no momento que faz a troca da ocular pela câmera. Antes de acoplar a câmera, centralize perfeitamente o objeto na ocular e de preferência use uma ocular com o maior aumento e menor campo possível, pois se usar uma ocular de grande campo o objeto não ficará bem centralizado. A troca da ocular pela câmera deverá ser feita com muito cuidado e rapidamente, a fim de que o objeto não saia do campo de visão. Também aproveite para alinhar sua buscadora e use-a caso o objeto saia do campo.
O Sharpcap é um excelente programa de captura planetária e é o meu preferido. Mas ele só faz captura, e para empilhar eu uso o Registax.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Eojr Sáb 28 Nov 2015, 18:37

Oi Dry, td bem? Obrigado pela ajuda. Eu me vi na mesma situação de quando tento com uma câmera comum encontrar o objeto colocando a lente próxima a ocular, no foco direto. Tem vez que fica aquela caça ao objeto, até conseguir centraliza-lo na lente e aparecer na tela. Talvez o problema seja mesmo a centralização do objeto, pq ado eu uso o virtuoso eu deixo clicado para acompanhar, então, mesmo que eu tire o objeto de posição, o tubo volta automaticamente. O que eu reparo é que nem sempre o objeto está centralizado na ocular. Aí, creio que vou ter q programar para a velocidade mínima afim de mexer o tubo e achar o objeto. Obrigado!
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Dry Sáb 28 Nov 2015, 19:30

Beleza ! Com a câmera na ocular realmente o alinhamento é pior pois vai depender da altura da câmera em relação a ocular. Tem que ficar procurando o ponto certo mesmo.
Esse processo do tubo voltar automaticamente para o objeto quem faz é o Stellarium não é ?
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Eojr Sáb 28 Nov 2015, 22:54

Isso, é o Stellarium que faz. Mas tb dificilmente o Stellarium centraliza o objeto na ocular. A margem de erro é muito grande se eu tiver que ficar procurando o objeto mesmo depois do Stellarium encontra-lo.
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Dry Dom 29 Nov 2015, 09:33

Minha montagem também as vezes não acerta em cheio o objeto, mas ele sempre fica no campo de uma ocular de 21mm e então faço uma pequena correção da centralização usando as teclas do controle.
Então quer dizer que se vc tentar corrigir este erro o Stellarium volta o tubo para posição inicial ?
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Eojr Dom 29 Nov 2015, 11:52

Exato. Se eu deixo ele para seguir o objeto ele volta pra posição original. Pelo jeito vai ter que ser no manual mesmo, ou seja, buscando o objeto depois que o Stellarium fizer a busca.
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Dificuldades nas fotos e compnhamento

Mensagem  Eojr Sex 11 Dez 2015, 12:01

Olá amigos, tudo bem? Ontem o tempo abriu e fiz umas tentativas com a nebulosa de Orion e algumas estrelas.

http://ap.imagensbrasil.org/image/gTd0S

http://ap.imagensbrasil.org/image/gTj5e

As fotos saíram bastante tremidas. Nem mesmo constelações ou estreças eu consegui bom resultado. Betelgeuse e Aldebarã estavam bem ilumindas ontem, pelo que vi na tela da câmera estava focada, mas mesmo assim foram borrões ou tudo ficava como um rastro, como se não tivesse acompanhamento.

Por falar em acompanhamento, essas fotos tem que ser tiradas com acompanhamento ligado, correto? (seguir objeto no stellarium) Ou deve ser tiradas com o tele estático?

Bom, enfim, não houve sucesso, e peço por favor dicas, quais os passos pra tirar as fotos não só de nebulosas, mas constelações, enfim, com esse setup.

Obrigado!
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Dry Sex 11 Dez 2015, 12:22

Sim, o acompanhamento deve ficar ligado durante todo o tempo de captura. O foco é muito importante, e as vezes pelo monitor da câmera não é possível saber se está bem focado. Nas suas fotos vc deve melhorar o foco e em relação ao arrasto um melhor alinhamento polar. Vc pode minimizar o efeito do arrasto diminuindo o tempo de exposição e aumentando o ISO.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Eojr Sex 11 Dez 2015, 12:28

Dry escreveu:Sim, o acompanhamento deve ficar ligado durante todo o tempo de captura. O foco é muito importante, e as vezes pelo monitor da câmera  não é possível saber se está bem focado. Nas suas fotos vc deve melhorar o foco e em relação ao arrasto um melhor alinhamento polar. Vc pode minimizar o efeito do arrasto diminuindo o tempo de exposição e aumentando o ISO.

Valeu Dry.Quanto a alinhamento polar, vc diz aquele primeiro setuo que fazemos na montagem, procurando o norte geográfico? Grato
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Dry Sex 11 Dez 2015, 12:34

Pois é, eu vi um vídeo do Armazém ensinado a alinhar o Virtuoso e mandando apontar para o norte. Não fui a fundo sobre o assunto, mas como estamos no hemisfério sul, o alinhamento é feito com o polo sul celeste. Parece que este tipo de tele é um pouco diferente.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Eojr Sex 11 Dez 2015, 12:36

Dry escreveu:Pois é, eu vi um vídeo do Armazém ensinado a alinhar o Virtuoso e mandando apontar para o norte. Não fui a fundo sobre o assunto, mas como estamos no hemisfério sul, o alinhamento é feito com o polo sul celeste. Parece que este tipo de tele é um pouco diferente.

Exatamente, eu alinhei de acordo com o vídeo deles, e não dá pra ter certeza que alinhei 100% no Polo Norte Geográfico. Ficou confuso.

Essa imagem é de estrelas, e realmente me aprece problema de foco:

http://ap.imagensbrasil.org/image/gT45X

Vai ser muito trampo conseguir ajustar o foco nesse setup com a PL que tenho aqui, centro de cidade.
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Dry Sex 11 Dez 2015, 14:10

Com certeza o alinhamento fica deficiente assim.
Sim, está um pouco fora de foco, mas sua câmera tem a opção de controle remoto. Use um notebook para controlar remotamente a câmera e ajuste o foco pelo monitor dele. Vai ser bem mais fácil acertar o ponto.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Eojr Sex 11 Dez 2015, 14:14

Dry escreveu:Com certeza o alinhamento fica deficiente assim.
Sim, está um pouco fora de foco, mas sua câmera tem a opção de controle remoto. Use um notebook para controlar remotamente a câmera e ajuste o foco pelo monitor dele. Vai ser bem mais fácil acertar o ponto.

Posso fazer isso usando a DSLR direto na base, correto? Algum software especial pra isso?

O problema é que eu tô com a DSLR acoplada no OTA, aí pra focar é muito difícil
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Dry Sex 11 Dez 2015, 14:26

Não entendi o que vc quis dizer com diretamente na base.
O software, use o EOS Utility da própria Canon. Com ele vc irá visualizar no note o que a câmera estiver captando, e como o monitor é bem maior vai ser mais fácil acertar o foco.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Eojr Sex 11 Dez 2015, 14:39

Dry escreveu:Com certeza o alinhamento fica deficiente assim.
Sim, está um pouco fora de foco, mas sua câmera tem a opção de controle remoto. Use um notebook para controlar remotamente a câmera e ajuste o foco pelo monitor dele. Vai ser bem mais fácil acertar o ponto.

É que vc disse que teria q usar o note pra controlar a cÂmera. Dá pra fazer isso mesmo coma cÂmera acoplada no telescópio?

Pq eu achei que vc estava falando de fazer isso só com a câmera, sem estar acoplada no tele...
Eojr
Eojr
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 120
Data de inscrição : 17/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Dry Sex 11 Dez 2015, 14:43

Exatamente, com a câmera acoplada ao telescópio e ligada no note via cabo USB, dá para fazer sim.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

DSLR e Virtuoso 114mm Empty Re: DSLR e Virtuoso 114mm

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos