ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação de saturno.

+2
Admin
Bruno
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Sex 13 Jan 2012, 23:35

A minha última observação de saturno me surpreendeu.
Passei todo o ano passado apenas com a lembrança da visão dos seus anéis de perfil e de umas 4 ou 5 luas, porém agora apesar de tendo apenas a sua maior lua titã visível, sem dúvida é por causa da sua ainda enorme distância e rumando novamente para uma outra oposição com a terra no segundo semestre de 2012. Ele apareceu no campo do meu F/15 como um globo bastante contrastado em suas colorações entre os seus principais detalhes e com o achatamento polar bem delineado. O globo desse outro gigante gasoso me pareceu um disco achatado nos pólos e com uma coloração alaranjada com creme porém esmaecida e misturada a outros tons mais escuros, a 45º de altura por volta das 05:00hs (TU 08:00) sobre o horizonte leste. A significativa inclinação dos anéis tornou gratificante a observação dele, e a divisão de cassini apresentou-se como uma fenda negra nas alças dos anéis. A coloração do anel A não mostrou diferença com a do anel B devido à pouca inclinação ainda, porém o anel B fazia-se bem discernido diante do globo do planeta.
A sombra dos anéis sobre o globo de saturno em sua porção sudeste estava nítida e de cor negra. Uma bela faixa equatorial bem mais grossa do que as de jupiter fazia-se presente e com uma coloração marron-castanha. As regiões polares apresentaram os seus habituais escurecimentos.
Prometendo um pouco mais de inclinação nos seus anéis durante o período de oposição e com essa bela oportunidade de já ter visto a famosa divisão de cassini separando o anel em dois, e até mesmo o anel interior C diante do globo do planeta creio que teremos a chance de poder determinar a nossa eficiência como observador e a capacidade e acuidade visual durante sesões de observações visuais, com imagens obtidas o mais próximas da realidade possível e satisfatórias com as objetivas que possuímos de 2.5 a 4 polegadas de diâmetro (entre 60mm e 100mm).
Nessa observação de saturno que fiz na minha de 4 polegadas eu utilizei aumentos entre 157x, 175x, 196x e 242x. Embora saturno suporte aumentos elevados por causa da sua coloração alaranjada, a melhor que eu obtive foi usando uma ocular OMNI Celestron de 9mm, com 175x e uma imagem embora distante estava perfeita, fantástica mesmo.
Quando o clima der uma colaborada, vale a pena dar uma espiada nesse mundo antes do amanhecer lá pelas 04:00hs em diante, pois ele está muito bonito mesmo.


Última edição por Bruno em Sex 15 Jun 2012, 18:56, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Seg 23 Jan 2012, 19:57

Não conseguindo obter sucesso em marte, aproveitei e dei uma boa olhada em saturno e fiquei surpreso com o seu diâmetro aparente em relação à última oposição quando ele estava com os seus anéis de perfil.
Ele se apresentou agora belíssimo no campo da luneta com uma ocular de 9mm e 175x de aumentos. A divisão de cassini era nítidamente visível nas alças dos anéis e até mesmo quase tocando a extremidade exterior do anel A no setor que passava diante do disco do planeta. O anel interior C (anel de Crepe) apresentava uma coloração castanha-escura e estava bem discernido diante do globo de saturno e a sombra dele nos anéis apresentava-se negra e bem definida. Uma faixa equatorial ao sul do equador do planeta e de coloração castanha apresentava uma boa largura já que em proporção, seria igual ou um pouco mais grossa do que a faixa equatorial sul em jupiter (SEB).
Não houve perda da resolução de forma significativa com 242x de aumentos, e todos os detalhes anteriores ainda se mantinham nítidos mesmo ampliados.
Com 157x e 175x pude constatar 5 supostas luas nas proximidades de saturno incluindo titã, porém alguma delas poderia ser uma estrela de fundo, na próxima observação eu verifico.
Esse ano está propício para uma bela oposição de saturno, pois os seus anéis já se inclinaram e o seu diâmetro aparente pressupõe uma maior aproximação nessa oposição em 2012.
Por volta das 05:00hs ele já se encontra a 45º a leste. Vale a pena conferir!
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Admin Seg 23 Jan 2012, 22:19

Olá Bruno.
Nas observações de Saturno tente também anotar no post o horário da observação.
Segundo o simulador dos satélites de Saturno, todos estavam ao seu redor. Enceladus, Rhea e Dione estavam em conjunção. Thetys aparetemente próximo do disco de Saturno e Titan em oposição ao satélite Dione.
O horário da simulação 04:04 UT para o dia 23/01/2012 no site www.skyandtelescope.com

Abraços.


Última edição por Admin em Ter 24 Jan 2012, 11:07, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Ter 24 Jan 2012, 10:30

Ok, obrigado parceiro.
Eu não coloquei notas descritivas pois fiz apenas um breve relato, mas pelo horário citado por você então confere, 5 luas estavam ao redor de saturno. Foi uma beleza de observação e na próxima eu coloca as notas.
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Ter 24 Jan 2012, 17:14

Dei uma conferida e realmente foram cinco as luas observadas gravitando ao redor de saturno através da minha luneta de 103mm e 1575mm de distância focal. Foi uma bela visão e muito interessante pois de forma diferente das quatro maiores luas de jupiter que possuem órbitas geralmente passando na linha de visada próximas ao equador ou dos pólos, as luas de saturno estavam espalhadas ao redor dele a distâncias e inclinações diferentes. Apenas titã apresentava uma aparência esferoidal enquanto as outras se mostravam como estrelas de magnitudes elevadas ou como pequeninos pontos luminosos.
Com uma ocular de 9mm e 175x as imagens estavam fantásticas no campo da luneta. A divisão de cassini entre os anéis A e B estava nítida e como uma fenda negra assim como a sombra do globo nos anéis, e o anel C embora com apenas uma pequena porção visível por causa da pouca inclinação ainda dos anéis estava perfeitamente visível diante do globo de saturno. Não posso deixar de mencionar a faixa equatorial de cor castanha e bem larga abaixo da linha do equador.
Pela qualidade das imagens que eu obtive com saturno ainda longe, tenho plena confiança de que conseguirei observar com o meu velho Jaegers a divisão de Encke no anel A quando ele estiver na sua fase de maior abertura.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Sáb 04 Fev 2012, 16:37

04/02/2012
Observação de Saturno.

Instrumento: Luneta Jaegers 4.1/8" F/15
Ocular: OMNI 9mm (175x), Zeiss 6.5mm (242x)
Atmosfera: ótima transparência
Horário: início 04:30hs (TU 07:30)-término 06:00h (TU 09:00)

A observação de saturno tem sido muito gratificante com esse planeta próximo ao zênite às 05:00hs (TU 08:00) apresentando uma porção generosa do seu sistema de anéis que se encontram no mesmo plano do equador do planeta e no atual ponto de sua órbita a face sul deles se mostra inclinada para a terra. Fiquei demoradamente observando as beiradas (alças) dos anéis tentando notar alguma diferença de coloração entre o anel A e B mas eles precisam se inclinarem mais um pouco e assim mostrar uma seção maior deles.
A divisão de cassini estava nítida e apresentava-se como uma falha ou fenda negra entre os anéis só não se tornando muito visível diante do globo por ser essa a parte mais estreita visível dos anéis. O anel interior C mostrava-se de coloração castanho escura diante do globo de saturno que também exibia a grossa faixa equatorial sul de cor castanha, bem como a sombra do planeta de cor negra projetada sobre os anéis. Fiquei demoradamente examinando o globo à procura de alguma mancha branca mas nada foi constatado. Apesar das manchas em saturno serem raras uma bastante proeminente foi observada na zona equatorial em 1933 pelo amador W.T.Hay, e ela era suficientemente nítida para ser observada através de um refrator de 75mm. Ela não durou muito tempo e logo se dissipou, tornando-se a famosa mancha branca de Hay em saturno. Uma outra mancha começou a se desenvolver em 1962 mas não se tornou suficientemente proeminente e logo desapareceu. Existem mais registros e por isso é melhor sempre ficar de olho.
Outro desafio é tentar observar a divisão de Encke no anel A mas para isso ainda deverão se passar mais uma o duas oposições de modo que eles se mostrem mais inclinados e "abertos" para a terra.
Cinco luas encontravam-se dispersas ao redor de saturno em todas as direções. O seu diâmetro aparente e achatado nos pólos aumentou rápidamente desde a última observação que eu realizei e daqui a algumas semanas esse outro gigante gasoso promete enriquecer ainda mais as nossas sessões de observações. A estabilidade das imagens com 242x me deixaram muito satisfeito, e não é de surpreender pois saturno por causa da sua coloração alaranjada suporta fortes aumentos, portanto é uma boa oportunidade para testar-mos a capacidade dos nossos instrumentos.
Boas observações.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Admin Seg 06 Fev 2012, 08:34

Diferentemente de Marte, Saturno foi melhor observado com as oculares de 17mm e 13mm, menor que isso era peleja para focar e conseguir uma boa definição. Com a de 17mm dava gosto de ver. Pude ver cinco satélites. Dione estava aparentemente próximo e fiquei em dúvida se realmente tinha visto, como tinha muita luz parasita a observação deste não era tão fácil, mas depois conferindo no simulador realmente era um satélite. Os outros eu vi claramente.
Setup:
CPC 1100 + NexImage + Registax V4
06/02/2012 (dd/mm/aa)
Hora - 4:31h (Brasília)
Latitude 5 Sul, Longitude 39 Oeste
Observação de saturno. Saturno-fdfd-30-a-R4
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Seg 06 Fev 2012, 11:01

Olá parceiro,
boa foto a sua, e realmente saturno está dando um show de madrugada. Na foto dá para ver a divisão de cassini nas alças do anel, a faixa equatorial e a sombra do globo nos anéis além do achatamento polar bastante evidente nesse mundo. Pelo visto essa oposição de saturno em 2012 vai recompensar e muito em relação ao ano passado em que ele estava muito sem graça com os anéis de perfil.
Valeu!
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Luas ou satelites?

Mensagem  ajc Dom 26 Fev 2012, 18:12

Astrocolegas,
...para os norte-americanos, tudo é lua. Mas fico a pensar...lua seria a nossa Lua, o resto são satélites, não? Aproveitando o embalo, nesta ultima madrugada calma, quente e limpa, pude identificar um outro satélite (além de Reia, Tétis, Dione e Titan) que até então eu ainda não tinha percebido: o Iapeto, que por possuir uma órbita mais externa que Titan, passa despercebido. Ele é maior que Tétis e Dione e mais afastado, facilitando sua identificação.
Com relação à divisão e Cassini, só a vejo acima de 160x, alguém mais já conseguiu vê-la com menos do que isso?
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Observação de saturno

Mensagem  Bruno Seg 12 Mar 2012, 13:22

No último fim de semana tive a oportunidade de fazer ótimas observações de saturno com o meu refrator Jaegers de 103mm F/15, e descobrí uma coisa interessante: tal qual como em jupiter o uso do filtro 82-A azul mostrou-se muito eficiente dando uma clareada no globo e nos anéis, mascarando a coloração alaranjada que adquirindo uma aparência de coloração meio "creme-esbranquiçado-azulado" com 242x de aumentos e uma ocular Schöeter de 6.5mm mostrou nítidamente a faixa equatorial estriada por clareamentos sutis em toda a sua extensão destacada da zona polar e uma finíssima porção do anel C detectada diante do disco do planeta. Evidencia-se a superioridade de saturno com aumentos elevados por causa do seu espectro alaranjado. A divisão de cassini estava nítida nas alças dos anéis e tocando a extremidade interna do anel A. Cinco ou seis luas gravitavam ao seu redor sendo três de magnitudes elevadas e muito próximas do planeta, e uma estava quase sendo ocultada pelos anéis. Saturno nesse inverno será a "bola da vez"!
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Qui 22 Mar 2012, 16:44

As observações do planeta Saturno estão se tornando agora cada vez mais interessantes já que ele caminha para mais uma oposição e com a posição dos anéis mais favoráveis do que da última vez pois estavam de perfil.
Gostaria de lembrar aos colegas que embora seja bem raro, Saturno também mostra o aparecimento de um fenômeno na zona temperada norte conhecido como "Great White Spot" ou a Grande Mancha Branca, aparentemente com aspecto difuso e circular, registrado pela primeira vez em 1933 pelo amador W.T. Hay, e que tornou a aparecer em 1962 e em 4 de outubro de 1990 foi fotografada outra em forma de erupção pelo observador Don Parker.
Seria interessante ficar-mos de olho e sendo possível registrar-mos alguma mancha branca na região citada.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Quais aneis?

Mensagem  ajc Dom 08 Abr 2012, 21:02

Além dos aneis A e B quais outros que podem ser observados em telescópios terrestres?
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Dom 08 Abr 2012, 21:57

Olá colega,
eu consigo observar com o meu refrator de 4" F/15 e com 250x de aumentos o anel interior C logo após o anel B. Eu o observo bem discernido diante do globo do planeta e esse anel C apresenta uma coloração castanha.
Espero também conseguir observar a divisão de Encke no anel A porém terei de esperar a fase de maior abertura dos anéis. Saturno tem dado um verdadeiro show nesse ano e uma de suas faixas equatoriais está bem visível além de várias luas (entre 5 e 6).
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Edinaldo Dom 15 Abr 2012, 21:44

Bruno escreveu:
Olá colega,
eu consigo observar com o meu refrator de 4" F/15 e com 250x de aumentos o anel interior C logo após o anel B. Eu o observo bem discernido diante do globo do planeta e esse anel C apresenta uma coloração castanha.
Espero também conseguir observar a divisão de Encke no anel A porém terei de esperar a fase de maior abertura dos anéis. Saturno tem dado um verdadeiro show nesse ano e uma de suas faixas equatoriais está bem visível além de várias luas (entre 5 e 6).

Pois é Bruno, para observação de saturno, tenho observado que a abertura do telescópio quando maior melhor, consegui ver o planeta, os aneis, numa boa imagem , mas não deu para ver a divisão dos anéis. Mas uma vez, o seu F15, dá um show de imagens, parabéns.

Att. Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Dom 15 Abr 2012, 21:58

Fica tranquilo Edinaldo que na próxima passagem de saturno perto da terra os seus anéis já estarão mais inclinados e a divisão de Cassini poderá ser observada sem maiores dificuldades do que agora nessa oposição. Atualmente, se você utilizar a ocular de 6mm (133x) creio mesmo que existe sim a possibilidade de você ver a divisão de Cassini, porém apenas nas beiradas ou nas alças dos anéis, como um pequeno risco escuro e curvo. Espere ele se elevar até uns 70º acima do horizonte leste e faça um teste. Eu já observei a divisão de cassini com um refrator Tasco de 80mm e talvez como te falei em outro tópico, a falta de uma pintura de preto fosco na face interna do protetor de orvalho pode estar gerando reflexos e atrapalhando um pouco no contraste na imagem observada.
Tenta de novo, paciência e um grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Edinaldo Sex 20 Abr 2012, 19:17

Bruno escreveu:
Fica tranquilo Edinaldo que na próxima passagem de saturno perto da terra os seus anéis já estarão mais inclinados e a divisão de Cassini poderá ser observada sem maiores dificuldades do que agora nessa oposição. Atualmente, se você utilizar a ocular de 6mm (133x) creio mesmo que existe sim a possibilidade de você ver a divisão de Cassini, porém apenas nas beiradas ou nas alças dos anéis, como um pequeno risco escuro e curvo. Espere ele se elevar até uns 70º acima do horizonte leste e faça um teste. Eu já observei a divisão de cassini com um refrator Tasco de 80mm e talvez como te falei em outro tópico, a falta de uma pintura de preto fosco na face interna do protetor de orvalho pode estar gerando reflexos e atrapalhando um pouco no contraste na imagem observada.
Tenta de novo, paciência e um grande abraço.

Boa noite a todos

Pois é Bruno, mas uma vez você acertou em cheio, realmente fiquei na dúvida se escurecia ou não o quebra luz e terminei esquecendo de observar este detalhe, mas já coloquei papel carmurça, melhorou bastante o contraste, já que aqui onde observo,
tem muita luz parasita. Hoje observei a partir das 5:30, primeiro vênus que vi que continua em fase, depois dei uma olhada em júpiter bem baixo no horizonte, mas deu para ver o planeta e 3 luas em um dos lados, muito bonito, e finalmente dei uma olhada nos anéis de saturno para fechar a observação. As condições atmosféricas não estava 100%, mas deu para observar bem. Bruno, vou mandar um link de um vídeo do sucesso que saturno está fazendo aqui em João Pessoa com o telescópio na Estação Ciências, assista o vídeo e depois comenta. Tirei 15 dias de licença, estou melhor, só volto a trabalhar dia 02 de maio.
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Sex 20 Abr 2012, 21:32

Olá Edinaldo, fico feliz que você esteja melhor, persevere na prática da astronomia que ela é a mãe da paciência, excelente antídoto contra a ansiedade. E que bom que o seu refrator melhorou a qualidade do contraste nas imagens, pois pequenos detalhes que às vezes passam despercebidos podem serem fundamentais para um bom desempenho do instrumento durante as observações. E olha que conseguir uma boa observação de jupiter baixo como ele está no horizonte oeste atualmente não é tarefa fácil, e o seu refrator de 80mm F/11 se saiu muito bem, inclusive em vênus e sem dúvida com saturno também. Aproveite então esses dias de folga para além de descansar bastante, continuar fazendo boas observações. Na semana que vem teremos nova lunação com mais um belo crescente lunar, recheado de crateras e inúmeros detalhes.
E fico aqui no aguardo do link e pode contar com a gente para divulgar a astronomia que é feita aí na Paraíba.
Um grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Edinaldo Sáb 21 Abr 2012, 11:50

Bruno escreveu:
Olá Edinaldo, fico feliz que você esteja melhor, persevere na prática da astronomia que ela é a mãe da paciência, excelente antídoto contra a ansiedade. E que bom que o seu refrator melhorou a qualidade do contraste nas imagens, pois pequenos detalhes que às vezes passam despercebidos podem serem fundamentais para um bom desempenho do instrumento durante as observações. E olha que conseguir uma boa observação de jupiter baixo como ele está no horizonte oeste atualmente não é tarefa fácil, e o seu refrator de 80mm F/11 se saiu muito bem, inclusive em vênus e sem dúvida com saturno também. Aproveite então esses dias de folga para além de descansar bastante, continuar fazendo boas observações. Na semana que vem teremos nova lunação com mais um belo crescente lunar, recheado de crateras e inúmeros detalhes.
E fico aqui no aguardo do link e pode contar com a gente para divulgar a astronomia que é feita aí na Paraíba.
Um grande abraço.

Bom dia a todos.

Pois é Bruno, graças a seu olho clínico, você sempre me ajuda para um bom aproveitamento do refrator. Por isso sempre que puder vou estar te enviando fotos novas dele. Ontem fiz uma geral na montagem equatorial, pois não conseguia utilizar os botões de slow. Agora fica bem mais fácil para acompanhar os planetas manualmente, está faltando apenas a colocação da buscadora, que vai agilizar na localização com mais rapidez. Bruno , estou pensando em fazer um adaptador para obter pequenos vídeos, já que minha montagem não é motorizada, fiquei pensando que talvez desse certo, o que você acha ?, minha filha tem uma digital cybershort de 16 mepixel da sony que talvez dê para salvar bons vídeos. Sim o link te mandei pelo seu email stendek.

Abraço a todos

Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Sáb 21 Abr 2012, 12:01

Ôpa Edinaldo, são pequenos detalhes que mudam todo o contexto de uma sessão de observações. É essencial manter as engrenagens da montagem equatorial sempre bem lubrificadas. Mantenha sempre por perto um spray de desingripante, um WD40 é ótimo (lave as mãos após o uso para não engordurar as lentes). Assim o controle manual "corre" suave e você poderá acompanhar durante um bom tempo qualquer planeta com um mínimo de trepidações, ou sem nenhuma se tudo estiver muito bem lubrificado e com o tripé firmemente instalado. Essa idéia do uso de recursos digitais para os registros das suas observações poderá te proporcionar bons resultados, e eu não me esqueço daquela sua bela foto lunar utilizando o sistema afocal com o seu 80mm F/11. Talvez no começo você "apanhe" um pouco, mas as possibilidades de sucesso são muito grandes e gratificantes, tanto acompanhando um planeta por exemplo com os controles manuais mantendo o alvo no centro do campo, ou fazer registros durante alguns segundos sem usar os controles em observações de passagens do astro pelo campo. Ficaremos esperando então os resultados desse seu ingresso na astrofotografia. É um campo muito recompensador.
Boa sorte parceiro, e valeu pelo vídeo, farei um comentário aqui no Fórum em breve.


Última edição por Bruno em Sáb 21 Abr 2012, 23:57, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Sáb 21 Abr 2012, 12:50

21/04/2012
Observação de saturno:
hora/início 22:30hs (UT 01:30)-término 00:30 (UT 03:30).
condições atmosféricas: UR 20%-sem nuvens-visibilidade total-seeing estimado em 8 ou 9.
refrator Jaegers 103mm d/f 1575mm (F/15).
ocular de 7.5mm (210x), 6.3mm (250x) e 5mm (315x).
filtros: #11 amarelo-verde GSO e #82a-azul.
-Saturno apresentou-se hoje como nos dias anteriores, com os anéis e a divisão de cassini bem visíveis, com a sombra deles finamente projetada diante do disco no hemisfério sul do planeta, o anel interior C, uma faixa equatorial de coloração castanha no hemisfério norte e a zona polar norte com um escurecimento. Conseguí divisar 5 luas, sendo que uma delas pode ter sido uma estrela de fundo. Pela primeira vez notei a minúscula forma esférica da lua titã, e com uma coloração levemente azul-esverdeada, uma belíssima miniatura. É impressionante como saturno se mostra imponente e completamente impassível. Diferente de jupiter que também é outro gigante gasoso, enquanto nesse eu consigo observar várias manchas ovais brancas e escuras, em saturno a sua atmosfera se mostra impertubável, indiferente às nossas esperanças de registrar algum fenômeno embora eles existam esporádicamente. Pelo menos ele suporta fortes aumentos, e mesmo com 250x os seus contornos do globo e dos anéis se mostraram afiados, com uma resolução excelente e um contraste perfeito, sem nenhuma CA e com o disco do planeta apresentando uma coloração alaranjado-marfim. Mas instrumentos que puderem utilizar pelo menos 200x de aumentos não irão decepcionar pois com 210x obtive imagens afiadíssimas com o céu de fundo se apresentando negro como carvão.
O negócio é continuar a acompanhar a "dança" das luas ao seu redor dia a dia, e na esperança de registrar alguma mancha próxima ao seu equador ou nos pólos.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Qua 25 Abr 2012, 10:43

Observação de saturno
25/04/12
Hora: UT 03:00hs
Refrator Jaegers 103mm F/15
Aumentos: ocular WA expanse 6mm 66º (262x)
Condições atmosféricas: UR 20%, seeing estimado entre 8 e 9.
As observações visuais do planeta saturno para mim adquiriram um patamar em que me dou por satisfeito. Dei sorte em pegar saturno nas regiões próximas ao zênite, e com boa estabilidade atmosférica as imagens atingiram um nível de resolução e contraste perfeitos dando a real impressão de se estar a observar um outro mundo, com os seus anéis situados em perspectica sobre ele. A faixa fina e escura que representava o anel interior C estava visível diante do disco do planeta, e a divisão de cassini era vista tocando a borda exterior do anel A. O anel A apresentava-se mais escuro do que o anel B. Novamente 6 luas puderam serem observadas juntamento com o planeta, estando duas delas muito próximas a sudoeste de saturno. Uma delas se encontrava bem longe a sudoeste e mesmo o campo da ocular possuindo 66º ela ainda ficava fora quando eu centrava saturno na ocular. Apenas 5 luas estavam mais próximas, e duas delas andam muito próximas dos anéis e possívelmente poderão serem ocultas pelos anéis do planeta. Será uma observação muito interessante e valiosa oportunidade para os astrofotógrafos. É bom ficar de olho, porém é preciso bastante atenção pois elas são de brilho muito fraco, com magnitudes muito elevadas, e que exigem aumentos elevados mas que ao cintilarem serão notadas muito próximas do planeta e de seus anéis.
Essa WA de 6mm e 66º foi um "upgrade" que aposentou a maioria das minhas oculares.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Bruno Sex 15 Jun 2012, 18:44

14/06/2012
Observação de saturno

Hora: UT 00:00h
19º42'03"S/43º57'18"O
Refrator Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular Grubb 15mm (105x) e WA Expanse 6mm 66º (262x)
Condições atmosféricas: UR 20% sem nuvens e sem ventos.
Seeing estimado em 8

-Com uma coloração semelhante a uma mistura de "creme-alaranjado-âmbar" saturno ainda continua com o seu diâmetro aparente praticamente o mesmo de quando estava em oposição. A inclinação dos anéis continua progredindo, e a divisão de cassini ainda está bem visível com apenas 105x de aumentos no campo do F/15, e bem nítida além de curiosamente dessa vez ela ter parecido acompanhar e encostar na linha que delimita a extremidade interior da borda exterior do anel A quando utilizei 262x de aumentos. O globo do planeta lançava sombras na porção oeste dos anéis e esses lançavam uma sombra no hemisfério sul do planeta vista logo atrás ao fundo do contorno externo do anel A. O anel B continua com uma coloração mais escura e o anel C continua visível ainda que um pouco fino diante do globo do planeta, e em alguns momentos de condições excepcionais de estabilidade atmosférica pude visualizar o anel C na parte interna das alças dos anéis com uma coloração cinzento-marron. A faixa equatorial e a zona polar mostravam-se imperturbáveis, e nessa oposição não pude visualizar ainda nenhuma mancha branca ou de qualquer outra cor. O show à parte ficou para 4 de suas luas que faziam uma linha semelhante a uma meia parábola subindo ao norte, com elas alinhadas e em ordem de brilho crescente. Mais a nordeste e um pouco fora da linha vía-se outra lua ou uma estrela de fundo. À oeste e perto do pólo sul tive a nítida impressão de divisar dois pontos luminosos com magnitudes elevadas, algo entre 11ª ou 12ª e que pareciam luas muito próximas, além de uma outra a sudoeste. Como eu observava utilizando uma diagonal a imagem estava invertida e as luas apareceram alinhadas como uma meia parábola, parecendo uma "cascata" de pontinhos luminosos à medida em que se afastavam do planeta rumando para o norte. Apesar de saturno prender o olhar por causa da beleza única do seu proeminente sistema de anéis, somos recompensados também na observação da disposição das suas luas ao seu redor e principalmente as de magnitudes mais elevadas, e que apresentam brilhos furtivos contra um céu de fundo negro como carvão.

COMPLEMENTO:
Observação de 15/06/2012
-Com um seeing estimado entre 8 e 9 na escala Pickering obtive imagens importantes de saturno com aumentos elevados. É nessa hora que vejo a diferença que existe na aplicação de aumentos que podem variar de um planeta para outro e a importância de um F o mais longo possível para boas observações planetárias com objetivas de dubletos acromáticos. Enquanto em jupiter não ultrapasso as 210x de aumentos para não perder contraste (e nem precisa mais aumentos por causa do seu grande diâmetro aparente), em saturno devido à sua coloração alaranjada eu conseguí imagens extremamente nítidas e estáveis usando no velho Jaegers uma ocular de 5mm (315x) e o planeta realmente ficou imponente no campo do F/15 sem o menor sinal de aberração cromática (CA). Observei todos os detalhes citados anteriormente além de cinco luas, sendo duas muito próximas, e a variabilidade de japeto se fez denunciada na variação da coloração de algumas luas indo do verde-azulado em Titã a branco-azuladas como as estrelas de fundo nas demais, sendo que uma lua estava próxima do pólo norte de saturno e outra se encontrava perto do limbo nordeste do planeta, com magnitudes beirando a 12ª. Muito interessante foi também que a faixa equatorial no hemisfério norte em alguns pontos apareceu entremeada de pequenas estrias de uma tonalidade castanho claro.
É evidente a superioridade de aumentos que podemos utilizar em saturno quando as condições atmosféricas permitem.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty SATURNO 2013

Mensagem  ajc Qui 03 Jan 2013, 21:59

Só para lembrar aos Astroforistas que Saturno, o legítimo Senhor dos Aneis, está de volta, lá pelas 05 da manhã, no horário de verão, bem alto no céu, com seus satélites e aneis, já bem inclinados. Aproveitem essa jóia astronômica!!!
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Saturno 2013.

Mensagem  Bruno Qui 03 Jan 2013, 22:05

Sim, ele está "nascendo" por volta das 02:30 da madrugada e por volta das 05:00hs ele já está a uns 40º acima do horizonte leste.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Observação Saturno

Mensagem  Samuel Manske Qua 28 Ago 2013, 18:53

Boa noite galera!

Recentemente comprei um Skywatcher 90mm, só que desde o dia que recebi o telescópio o céu estava nublado.

Ontem porém consegui a minha primeira observação e foi de Saturno. Usei uma ocular 6mm.

É incrível. Consegui visualizar o planeta e seus anéis!


Samuel Manske
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Observação de saturno. Empty Re: Observação de saturno.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos