ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saturno obs. visual oposição 2013.

2 participantes

Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Bruno Ter 12 Fev 2013, 08:08

12/02/2013
Observação de Saturno
Alvo: divisão de Encke
Hora: 05:30 UT07:30
Cond. Atmosf: céu limpo e sem ventos.
Seeing 8 na escala Pickering
Refrator 100mm F/15 - 200x/260x

Resolví abrir a minha temporada de caça à divisão de Encke no anel-A através da observação visual de saturno, e essa foi a primeira vez em que eu obtive imagens satisfatórias nessa oposição de 2013, e só não classifiquei o seeing como 9 porque ainda teremos muitas noites pela frente. Hoje esse planeta encontrava-se muito próximo ao zênite (+- 80º) e com o seu diâmetro aparente ainda bem menor (17") do que em relação à oposição passada, mas mesmo assim foram muitos os detalhes que puderam ser observados. O globo do planeta apresentava a faixa equatorial norte dessa vez mais larga e entremeada de riscos mais claros no seu interior. A zona polar norte era visível separada pela zona temperada norte. Uma pequena parte da extremidade sul do pólo sul aparecia abaixo da borda sul dos anéis. A coloração do planeta era predominantemente alaranjada-marfim, com a faixa equatorial norte apresentando um tom castanho. Os anéis estão mais inclinados do que na oposição passada, entretanto eles apenas começaram o processo de abertura total e a minha perseguição à divisão de Encke atravé de uma observação visual talvez terá de esperar ele se aproximar mais um pouco, ou então eu terei de "amargar" ainda uma espera de mais uma ou duas oposições, entretanto com 260x eu pude perceber que bem na curva das alças do anel-A a sua coloração fica um pouco difusa, bem nas proximidades da borda interna desse anel. Visualizei também perfeitamente a diferença de coloração entre o anel A (mais escuro) e o anel B (mais claro) e que escurece gradativamente em direção à extremidade interna onde depois vem o anel interior C, por sinal muito bem discernido diante do disco do planeta. A borda externa do anel-A "demarcava" o hemisfério sul de saturno que está quase todo encoberto pelos anéis. A divisão de Cassini estava muito nítida e com a coloração muito escura, muito bela e bem mais comprida dessa vez pois dava para acompanhá-la separando os anéis até sumir por detrás do planeta no limbo sudeste, e do outro lado seguir até se perder dentro da sombra do globo sobre os anéis no limbo sudoeste. A sombra do globo do planeta no setor sudoeste dos anéis apresentava-se negra, e mostrava nítidamente o contorno curvilíneo do limbo desenhado na sombra projetada neles. Mesmo com 260x eu pude observar sem dificuldades cinco pontos brilhantes próximos a saturno, com um deles em uma enlongação bastante acentuada e que sem dúvida era a lua Titã, principalmente por ser a maior e pelo seu formato arredondado. Outras duas luas ladeavam o planeta e juntamente mais dois pontinhos luminosos de magnitude bastante elevada (12ª a 12.5ª) e que sem dúvida eram apenas estrelas de fundo pois as outras luas possuem uma magnitude mais elevada.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Observação Saturno/Vixen 70mm F/10.

Mensagem  Bruno Qua 13 Fev 2013, 08:08

13/02/2013
Observação de Saturno
Alvo: divisão de Cassini
Hora: 05:30 UT07:30
Cond. Atmosf: boas
Seeing 8 na escala Pickering
Refrator Vixen 70mm F/10 - 70x/175x (barlow 2x+oc.8mm)


Com saturno quase no zênite fiz a minha primeira observação visual satisfatória dele com o setentinha da Vixen. No início não foi muito fácil apontar esse refrator para um alvo que estava bem próximo do zênite sem ter problemas em esbarrar com o tubo e o focalizador nas pernas do tripé. Outra dica é sempre antes de uma sessão de observação com o Vixen, deixar uma "folga" no nº de voltas dos botões de movimento fino vertical e horizontal (soltar as travas do movimento vertical e horizontal, e voltar de novo umas 40 voltas cada botão). Com 70x saturno estava uma bela miniatura bastante brilhante, e Titã fazia-se visível sem dificuldades. Percebí o anel separado do globo, e um escurecimento começando próximo do equador até ao pólo norte (faixa Eq. norte). Elevei os aumentos com uma ocular de 8mm + barlow 2x (175x) e saturno mostrou-se surpreendente no campo do setentinha com os seus detalhes mais evidentes visíveis. Eu acreditava que seria necessário uma abertura maior dos anéis para visualizar a divisão de Cassini com um instrumento de 70mm mas eu estava enganado, ela estava visível nas alças dos anéis ainda que um pouco difusa por causa pouca deles e do aumento elevado de 175x, mas ainda assim ela podia ser vista além das alças, sem dúvida um grande feito para o setentinha. Hoje eu conseguí visualizar a divisão de Cassini numa boa porção dos anéis (além das alças), a faixa equatorial norte como uma faixa larga separada pela zona polar por uma coloração puxada para o castanho e se contrapondo com o laranja-creme do planeta. Além disso eu podia ver a sombra do globo nos anéis sem dificuldades. Pude visualizar também uma lua a sudeste e outra a noroeste além de titã. Com a combinação ocular de 8mm + Barlow 2x (175x) eu realmente obtive imagens de saturno surpreendentes para um 70mm, e que mostravam os seus detalhes mais evidentes de maneira convincente, entretanto acredito ser melhor do que a combinação com a barlow utilizar apenas uma boa ocular Plossl de 4mm, e se o observador puder usar uma ortoscópica de 4mm será ainda melhor.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Observação de Saturno com o filtro Semi-Apo Baader

Mensagem  Bruno Ter 02 Abr 2013, 22:18

01-02/04/2013
Hora: 22:30 UT01:30
Observação de saturno:
Instrumento: refrator acromático Vixen 70mm F/10.
Acessórios: oculares Plossl 10mm (70x), Vixen NPL 8mm (87.5x), Huygen 4mm (175x) e Barlow GSO 2x - 1.5x.
Filtro: Semi-Apo Baader 1.25".
Cond. atmosféricas: Tempo firme/26º/vento-E /veloc. 4km/h/UR78%/(hPa)1012.
Seeing estimado em 8 / escala Pickering.


O teste do filtro Semi-Apo com o setentinha teve como objetivo tentar amenizar ao máximo o problema da aberração cromática num instrumento com o F 10. Esse filtro produziu um efeito surpreendente ao reduzir completamente o espectro secundário, proporcionando uma imagem perfeita com aumentos de até 1.5x o diâmetro da objetiva. Com 87.5x e 92x saturno apresentou-se com a coloração alaranjada perfeitamente balanceada. Via-se com nitidez uma faixa de coloração mais forte na região equatorial do planeta, e o contorno do disco e do anel mostravam-se "afiados" tendo o céu de fundo completamente negro, quase que como aveludado. Fiquei extremamente surpreso ao conseguir visualizar nas alças do anel a divisão de cassini como um fino risco curvo acompanhando a curvatura do anel, e isso com apenas 87.5x de aumentos. A cor laranja do planeta me pareceu bem "mais viva" do que sem o filtro. Percebí também que os anéis também apresentaram uma coloração um pouco mais clara do que o globo do planeta.
Apenas percebí 3 pontos desfavoráveis:
1- ao colocar o filtro duas luas de magnitudes elevadas ficaram obscurecidas.
2- o filtro parece não se dar bem com a Barlow.
3- o preço dele pois esse fitro é um investimento alto e que pode chegar a custar mais do que o setentinha (até 400,00).

De qualquer forma, ao utilizar esse filtro a intenção foi a de centrar as observações no globo e nos anéis e não nas luas. Sei que eu preciso realizar mais testes entretanto a eliminação da CA foi imediata, e esse filtro pode ser a salvação para os instrumentos com a razão focal mediana.
Conclusão: IMHO, o filtro Semi-Apo Baader está aprovado para os instrumentos de F mediano e que possuem um brilho excessivo com um baixo contraste nas imagens visuais planetárias.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Saturno no MAK90 EQ1 SkyWatcher.

Mensagem  Bruno Ter 16 Abr 2013, 07:44

16/04/2013
Hora: 04:15 UT07:15
Observação de saturno:
Instrumento: MAKSUTOV-CASSEIGRAN 90MM - d/f 1250mm - F/14 (SkyWatcher)
Acessórios: oculares Plossl 10mm (125x), Vixen NPL 8mm (156x), WA 6mm (208x) e Plossl 10mm+ Barlow GSO 2x (250x).
Cond. atmosféricas: Tempo firme/24º/vento-E /veloc. 06km/h/UR63%/(hPa)1015.
Seeing estimado em 7 / escala Pickering.


Foi a primeira vez em que eu obtenho um seeing bom para a observação e pude testar o meu Maksutov 90mm F/14. Depois de alinhar o eixo polar e a latitude local no equatorial pude visualizar saturno. Inicialmente com 125x o planeta se mostrou uma bela miniatura com a coloração alaranjada bem brilhante e balanceada, além de apresentar uma faixa equatorial no hemisfério sul, a divisão de cassini e 4 luas com Titã mostrando um contorno que apesar de bastante pequenino ele era esférico. Resolvi elevar o MAK90 para 156x e as observações anteriores puderam ser repetidas com imagens um pouco maiores e com o mesmos detalhes. Elevei para 208x com a ocular WA de 6mm e aí então saturno começou a revelar o seus segredos. Pude constatar mais uma lua de magnitude elevada, a faixa equatorial tornou-se mais nítida e a divisão de cassini apresentou-se mais escurecida, podendo ser visualizada tanto atrás das alças entre os anéis A e B quanto na sua parte dianteira com uma coloração cinza escuro. O anel interior C (anel de Crepe) mostrava-se bem discernido diante do planeta. A coloração da faixa equatorial no hemisfério sul desse mundo apresentava uma coloração bem próxima do castanho, muito bem contrastada contra o globo alaranjado, e a sombra dos anéis projetava-se sobre a porção oeste dos anéis com uma coloração negra, da mesma cor do céu de fundo bastante contrastado. A zona polar mostrava-se também escurecida. Resolví aproveitar o ótimo desempenho do instrumento e elevei ainda mais o aumentos extrapolando o limite teórico com 250x. Obtive as mesmas imagens anteriores com o mesmo grau de resolução mas com uma ligeira perda de luminosidade mas que não afetou a visualização dos detalhes vistos anteriormente. Ainda tenho de me acostumar com essa classe de telescópio catadióptrico que revelou-se potente, com imagens bem contratadas e com Zero de aberração cromática, foi uma imagem limpa e sem a menor distorção. A distância focal longa (1250mm) e a razão focal 14 desse Maksutov-Casseigran de 90mm sem dúvida contribuiram decisivamente para a ótima qualidade final das imagens. Vamos ver com um seeing mais favorável como vai se comportar o MAK90.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Durva Ter 16 Abr 2013, 08:07

Olá Bruno, muito bacana seu relato. Aguardava com ansiedade mais informações suas sobre esse instrumento. E já deu pra ver que ele não nega fogo mesmo heim?! Sei que são equipamentos totalmente distintos, mas você conseguiria fazer uma comparação entre seu Mak90 e o famoso F/15?!

Gostaria também, sem querer explorar, de saber do comportamento dele com a Lua.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Bruno Ter 16 Abr 2013, 08:39

Durva escreveu:1-E já deu pra ver que ele não nega fogo mesmo heim?!
2-Sei que são equipamentos totalmente distintos, mas você conseguiria fazer uma comparação entre seu Mak90 e o famoso F/15?!
3-Gostaria também, sem querer explorar, saber do comportamento dele com a Lua.
Olá Durva.
1-não negou mesmo, fiquei muito surpreso e confesso que essa classe de telescópios catadióptricos por não apresentarem aberração cromática dispensam de imediato a preocupação com os filtros corretivos. A imagem nele é limpa e com os contornos nítidos, sem o menor sinal de violeta ou qualquer espectro secundário e com o céu de fundo "negro como carvão".
2-De todos os instrumento que já passaram nas minhas mãos, embora ainda não seja a mesma coisa esse MAK90 foi o que mais se aproximou do 100mm F/15, mesmo com a obstrução do menisco, e era isso o que eu procurava pois esse Maksutov é a última palavra em portabilidade o que já não pode ser dito do F/15. Resumindo, no meu caso em particular ele mostrou-se uma alternativa satisfatória na ausência do 100mm.
3-Na observação lunar as imagens apresentaram-se fortemente contrastadas, principalmente nos "mares" com zero de aberração tanto no limbo como no terminador, mas prefiro esperar mais uns dias para realizar mais testes quando ela estiver com uma maior porção iluminada.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Durva Ter 16 Abr 2013, 09:39

Vou aguardar mais informações, pois tenho muito interesse em ter um bom equipamento para a observação dos pormenores planetários. Se ele for leve e pequeno melhor ainda!

Obrigado.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Bruno Ter 16 Abr 2013, 10:12

Sem dúvida, ele é bastante compacto (o tubo mede 25cm), leve, potente e com o ajuste de foco muito suave mesmo. Tanto o MAK90 quanto a sua montagem EQ1 podem ser facilmente transportados dentro de uma mochila nas costas para qualquer lugar. Instalado nessa montagem EQ1 reforçada ele fica firme contra trepidações principalmente na troca de oculares durante a observação. Além disso pode ser facilmente instalado um motor-drive na sua montagem o que vai proporcionar muita comodidade na hora de se realizar as observações e as astrofotografias.
Para quem buscava portabilidade, potência, imagens contrastadas e sem aberração eu fiquei muito satifeito.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty "Festão" indefinido no equador de Saturno.

Mensagem  Bruno Sex 19 Abr 2013, 12:04

19/04/2013
Hora: 02:15 UT05:15
Observação de saturno:
Instrumento: MAKSUTOV-CASSEIGRAN 90MM - d/f 1250mm - F/14 (SkyWatcher)
Acessórios: oculares Plossl 10mm (125x), Vixen NPL 8mm (156x), WA 6mm (208x) e Kellner 6.3mm (198x).
Filtros: #11 Amarelo-verde, #82A-azul e #15-amarelo/escuro.
Cond. atmosféricas: Tempo firme/22º/vento-ENE /veloc.11km/h/UR47%/(hPa)1011.
Seeing estimado em 7 / escala Pickering.


De novo apesar da presença um pouco mais cedo das fortes correntes de ar na Troposfera, retomei os testes com o MAK90 F/14 e mais uma vez ele não decepcionou. Saturno mostrou-se de novo muito nítido, e pude visualizar sem dificuldade a divisão de cassini, a faixa equatorial com a coloração castanha, uma diferença de coloração entre o anel A e B, o anel interior C visível diante do globo do planeta, e a sombra do globo na porção oeste dos anéis.
O que realmente me despertou a curiosidade foi um suposto "festão" indefinido que partia da borda sul da faixa equatorial um pouco a oeste do meridiano central, descendo em direção ao equador do planeta. Esse "festão" era muito diferente dos "penachos equatoriais" que vez ou outra observava em jupiter com o refrator 100mm F/15. Utilizei os filtros #11-amarelo/verde e o 82A-azul porém foi com o #15-amarelo/escuro que eu tirei a minha dúvida, e realmente era um raro "festão" que apesar de ser estreito e irregular ou "sinuoso", foi registrado como eu disse anteriormente a oeste do MC e ao sul da faixa equatorial. O melhor registro obtido no Maksutov 90mm F/14 foi com a ocular Kellner 6.3mm (198x) associada com o filtro #15-amarelo/escuro. Como saturno tem um período com rotação de cerca de 10h e 20min, vou tentar encontrar de novo aquele "festão" indefinido às 22:55h de hoje.


Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Durva Sex 19 Abr 2013, 12:13

Muito bom Bruno. Conseguir observar esses detalhes tão sutis da atmosfera de Saturno, mostra que realmente esse Mak90 tem potencial! Podendo ser esse o companheiro ideal para quem se interessa pela observação planetária e não tem condições nem espaço para ter um refrator F/15 como o seu e o do Edinaldo.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Bruno Sex 19 Abr 2013, 12:18

Sem dúvida, o fato de o Maksutov-Casseigran 90mm F/14 ter mostrado esse detalhe foi prova de que para a observação planetária ele funciona bem. Não podemos também descartar a ajuda da atmosfera transparente, ou seja, acredito que dei bastante sorte de estar observando saturno no dia e na hora certa.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Filtro #15-Amarelo verde para realçar os "festões" em Saturno.

Mensagem  Bruno Sex 19 Abr 2013, 17:27

Antes que eu me esqueça Durva, sem sombra de dúvida que a ajuda do filtro #15-Amarelo/escuro para realçar esse detalhe sutil foi fundamental. Esses "festões" (Festoons) são nuvens azuladas que se deslocam numa estreita faixa próxima ao equador, e espalham-se pelas latitudes equatoriais como nuvens cirros.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Durva Sex 19 Abr 2013, 22:57

Olá Bruno, estou com Saturno na ocular, mas infelizmente não conseguirei observar o "festão" previsto por você. O seeing muito ruim me permite no maximo 140x e o vento está fazendo o planeta pular pra todos os lados. Tomara que você tenha melhor sorte por aí!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Bruno Sex 19 Abr 2013, 23:31

Durva escreveu: o vento está fazendo o planeta pular pra todos os lados.
Aí uma ampla área de alta pressão atua entre o RS e SC deixando a troposfera agitada por fortes rajadas de ar, e aqui o famigerado jato subtropical está fazendo saturno a olho nu cintilar como uma estrela. Espero que algum colega com mais sorte esteja de olho nas latitudes de saturno próximas ao equador do planeta, e se alguém puder fotografar agora (23:00hs) seria o ideal.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Fenômenos em Saturno.

Mensagem  Bruno Seg 22 Abr 2013, 19:34

Ao que indicam as observações sistemáticas todas as vezes em que saturno se aproxima da oposição a sua atmosfera parece entrar em convulsão. Para tentar confirmar essa hipótese cientistas mediram o fluxo de energia solar sobre a sua atmosfera, e os resultados mostraram que essas turbulências surgem em épocas de intensa e prolongada incidência dos efeitos solares sobre as regiões estudadas. Acredita-se que o aquecimento provoca a expansão dos gases na alta atmosfera de Saturno tornando-os mais rarefeitos, fazendo assim com que os gases situados mais abaixo na atmosfera sejam "sugados" para as camadas mais altas, e nessas ocasiões e sem aviso prévio esses tipos de distúrbios ganham proporções gigantescas brilhando com forte intensidade.
Durante a hitória da observação de saturno grandes manchas brancas ficaram bastante evidentes (podiam ser observadas com um refrator de 70mm), e cresceram com rapidez tendo junto delas outras manchas menores. As primeiras fotografias revelaram um corpo esbranquiçado e elíptico com cerca de 19.000 km de diâmetro na direção leste-oeste e 26.000 km na direção norte-sul. Em menos de vinte e quatro horas essas dimensões ultrapassaram os 30.000 km com diversas turbulências menores, e em outra ocasião uma dessas manchas apareceu dividida em dois núcleos bem distintos alcançando 95.000 km de extensão, mas logo depois ela começou a encolher. As turbulências em saturno são bem diferentes de manchas que aparecem em jupiter, e não são permanentes como a Grande Mancha Vermelha por exemplo. Saturno e jupiter apresentam diferenças marcantes, e acredita-se que jupiter seja composto de substâncias idênticas àquelas existentes na nebulosa que deu origem ao sol, enquanto saturno parece ter sofrido profundas mudanças porque o gás hélio em sua atmosfera parece estar se precipitando lentamente para o fundo ao liberar energia gravitacional sob a forma de calor. E foi verificado que a proporção de hélio existente na atmosfera de saturno diminuiu com o tempo. É bom ficar de olho também nesse outro gigante gasoso.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Observação de Saturno com o MAK90.

Mensagem  Bruno Sáb 27 Abr 2013, 11:01

27/04/2013
Hora: 03:15 UT06:15
Observação de Saturno:
Instrumento: Telescópio MAKSUTOV-CASSEIGRAN EQ-1 D:90MM - d/f 1250mm - F/14 (SkyWatcher)
Acessórios: ocular Plossl 25mm (50x), ocular série 500 6.5mm (192x).
Cond. atmosféricas: céu limpo/18º/vento-ENE /veloc.04km/h/UR30%/(hPa)1002.
Seeing estimado em 9 / escala Pickering.


Aproveitei que saturno estava declinando a oeste no "frescor" da madrugada e com uma atmosfera límpida retomei os testes com o MAK90. Estava tendo problemas com o sereno na lente frontal com o acúmulo de umidade e então instalei um protetor de orvalho (dew cap) e tudo foi solucionado, não houve embaçamento em momento algum. Saturno estava belíssimo no campo do Maksutov, a divisão de cassini estava perfeitamente nítida, e eu conseguia observá-la entrando na parte frontal do anel A e depois curvando até desaparecer atrás do globo do planeta, muito bonito mesmo de se ver, eu diria mesmo que estava incrível! Podia ver a diferença de coloração entre o anel A e B, além do anel interior C bem discernido diante do disco do planeta que por sua vez apresentava variações na sua coloração em latitudes diferentes. Embora houvesse a presença do forte brilho espargido pela lua cheia em alguns aerossóis na atmosfera, as bordas do planeta no limbo e nos anéis contrastados contra o céu de fundo se mostraram finamente recortadas. Estava "impossível" tirar o olho da ocular de tão nítida e atraente que estava a imagem, ela não tinha o menor traço de aberração cromática nem qualquer espectro secundário, a CA era zero mesmo. A faixa equatorial estava bem evidenciada assim como diferenças de colorações na zona polar. De novo percebi mais um leve escurecimento nas latitudes equatoriais porém dessa vez ele estava se aproximando do limbo oeste, sendo então eu pude acompanhar apenas por pouco tempo. Essa mancha sutil está me deixando bastante intrigado já que realmente podem ser "festões" (festoons) ou nuvens tipo cirros. Pude visualizar também sem problemas 4 das suas luas. Foi uma noite perfeita e o seeing e as imagens estavam excepcionais com saturno ampliado em 192x no campo do Maksutov.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Bruno Dom 28 Abr 2013, 22:45

28/04/2013
Hora: 22:15 UT01:15
Observação de Saturno:
Instrumento: Telescópio MAKSUTOV-CASSEIGRAN EQ-1 D:90MM - d/f 1250mm - F/14 (SkyWatcher)
Acessórios: ocular Plossl 25mm (50x), ocular série 500 6.5mm (192x) e ocular Vixen NPL 8mm + Barlow 1.5x (234x).
Cond. atmosféricas: céu limpo/16º/vento-E /veloc.04km/h/UR30%/(hPa)1001.
Seeing estimado em 9 / escala Pickering.


O céu aqui mais ao norte de Minas está impressionante há 4 dias. Na observação visual saturno está extraordinário com 192x no campo do Maksutov 90mm. Cheguei a colocar 234x (ocular 8mm + Barlow rosqueada na ocular 1.5x) sem perder qualidade nas imagens, sem dúvida contando também com uma boa ajuda de um seeing excepcional e da ausência total de aberração cromática no instrumento. Esse MAK90 está me surpreendendo de verdade e olha que ele é um telescópio complexo e "genioso". Com 234x de aumentos e uma imagem firme do planeta passando pelo zênite, além da divisão de cassini observada por toda a extensão do anéis eu pude registrar visualmente a faixa castanha no equador, a diferença de coloração entre o anel A e B, as diferenças de colorações no globo e a região polar que hoje em saturno estava um pouco mais escurecida do que o habitual. Pude ver também 4 ou 5 luas (acredito que pelo menos uma delas era estrela de fundo) sendo que 3 delas estavam mais próximas do planeta e formavam um triângulo com ele quase no centro.


Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Bruno Sáb 18 maio 2013, 21:27

18/05/2013
Hora: 21:15 / UT 00:15
Observação de Saturno:
Instrumento: Telescópio MAKSUTOV-CASSEIGRAN EQ-1 D:90MM - d/f 1250mm - F/14 (SkyWatcher)
Acessórios: ocular Plossl 25mm (50x), ocular série 500 6.5mm (192x), ocular Vixen NPL 8mm + Barlow 1.5x (234x) e WA 6mm 66º (208x).
Cond. atmosféricas: céu limpo/18º/vento-NEE /veloc.14km/h/UR35%/(hPa)1051.
Seeing estimado em 8 / escala Pickering.


Visualmente saturno está nítido com 192x e 208x no campo do Maksutov 90mm. Mesmo com 234x (ocular 8mm + Barlow rosqueada na ocular 1.5x) a perda de contraste não foi significativa e sem dúvida por causa da ausência de aberração cromática no instrumento. Com 208x a divisão de cassini estava nítida assim como uma diferença de coloração entre o anel A e B pôde ser constatada. Pude ainda observar duas ou três luas a oeste e Titã a leste. Interessante também é verificar que o pólo sul de saturno será ocultado pelos anéis na próxima oposição, e que vão se inclinando cada vez mais até à fase de abertura total, quando então estaremos vendo diretamente um dos pólos de saturno e toda divisão de cassini visível ao redor dele.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Saturno obs. visual oposição 2013. Empty Re: Saturno obs. visual oposição 2013.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos