Saturno 2015
+9
Marcos Poncio
Melk Izadek
Bruno
Dry
deireadh
Pires
PauloM
Anderson Góes
Astroavani
13 participantes
ASTROFÓRUM :: Astrofotografia :: Astrofotos Sistema Solar :: Planetas :: Saturno
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Saturno 2015
O Olho do Furacão!
Diversos processamentos de uma mesma captura.
Divisão de Cassini bem definida com um anel C se evidenciando muito levemente. Faixas do planetas também foram bem destacadas mas o que realmente me chamou atenção foi o hexágono polar. Posso estar enganado mas creio que pela primeira vez consegui captar o olho negro do furacão polar.
1340frames empilhados no AS!2
Processamento no Registax 6, Photofiltre, Irfan e Fitswork
http://www.astrobin.com/full/161733/0/
Diversos processamentos de uma mesma captura.
Divisão de Cassini bem definida com um anel C se evidenciando muito levemente. Faixas do planetas também foram bem destacadas mas o que realmente me chamou atenção foi o hexágono polar. Posso estar enganado mas creio que pela primeira vez consegui captar o olho negro do furacão polar.
1340frames empilhados no AS!2
Processamento no Registax 6, Photofiltre, Irfan e Fitswork
http://www.astrobin.com/full/161733/0/
Re: Saturno 2015
Cara... que lindo!!! Essas imagens são de encher os olhos!!! Parabéns Dá para ver o furacão polar claramente.
Abraço.
Abraço.
Que fotos lindas!
Realmente os detalhes são grandes. Um anel C, o Hexágono, bem visível por sinal e as faixas.
Parabéns!!
Realmente os detalhes são grandes. Um anel C, o Hexágono, bem visível por sinal e as faixas.
Parabéns!!
PauloM- Astronomo Amador
saturno 2015
Ola a todos
Na rabeira do Avani, aqui vai uma fotinha com o 203mm f-7,5. Nada de OHHHHHH mas da para quebrar o galho.
Vamos esperar parar as chuvas dai acredito eu que saturno será um pouco mais bonzinho do que jupiter ( esse ano!!)
abrs a todos.
Pires
Na rabeira do Avani, aqui vai uma fotinha com o 203mm f-7,5. Nada de OHHHHHH mas da para quebrar o galho.
Vamos esperar parar as chuvas dai acredito eu que saturno será um pouco mais bonzinho do que jupiter ( esse ano!!)
abrs a todos.
Pires
Pires- Astronomo Amador
Então na rabeira da rabeira do Darío Pires segue uma colorida pois sei muito bem que ele não gosta de fotos em P/B, hehehe.
Showww!! Preciso começar a desbravar a astrofotografia...
deireadh- Astronomo Amador
[quote="Astroavani"]Então na rabeira da rabeira do Darío Pires segue uma colorida pois sei muito bem que ele não gosta de fotos em P/B, hehehe.
Oi Avani rsss. lógico que a foto colorida é muito mais bonita de se ver.. mas em resolução e dados, sei que a P&B mostra algo mais principalmente usando o recurso de filtros etc.. bela foto (a colorida!!!). Eu infelizmente não consigo instalar o firecapture no micro. ao fazer o download pede senha, donate etc...e não faz,e não explica como solicitar.... o que tenho aqui não aceita (aquele que você me mandou pois já deve ter no seu reg do Windows e dai a coisa complica) então tenho que me contentar com 1000 frames no máximo e saturno aceita muito mais.. Mas enquanto não resolvo esse problemão, fica assim mesmo.... abraços
Darío
Oi Avani rsss. lógico que a foto colorida é muito mais bonita de se ver.. mas em resolução e dados, sei que a P&B mostra algo mais principalmente usando o recurso de filtros etc.. bela foto (a colorida!!!). Eu infelizmente não consigo instalar o firecapture no micro. ao fazer o download pede senha, donate etc...e não faz,e não explica como solicitar.... o que tenho aqui não aceita (aquele que você me mandou pois já deve ter no seu reg do Windows e dai a coisa complica) então tenho que me contentar com 1000 frames no máximo e saturno aceita muito mais.. Mas enquanto não resolvo esse problemão, fica assim mesmo.... abraços
Darío
Pires- Astronomo Amador
Belas fotos, parabéns ! Vou esperar quando Saturno estiver nascendo mais cedo um pouco e tentar fotografar também.
Sem desfazer das outras astrofotos e pegando uma carona nesta do mestre Pires, já dá para ver um esboço da divisão de Encke nas "alças" do anel A. Está próximo o momento da observação visual dessa estreita divisão. Não é tarefa fácil visto que são necessárias aberturas superiores com uma razão focal bem longa (aberturas mínimas: refrator e catadióptrico 100mm - 127mm F 15, e refletores newtonianos de 180mm - 200mm F entre 9 e 11 com ampliação mínima de 250x). Para a observação visual da divisão de Encke no anel A, além de resolução precisamos de um forte contraste. Entretanto os aparelhos de aberturas moderadas poderão ter sucesso se aplicarem a astrofotografia nas suas observações. Tentar registrar visualmente ou mesmo fotograficamente a divisão de Encke, é um bom desafio tanto para o instrumento quanto para a acuidade visual ou a capacidade da câmera do observador.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Estou esperando Saturno nascer mais cedo um pouco para começar minhas observações/fotos. Espero também que o tempo dê uma melhorada pois ultimamente só chuva...
Finalmente um Saturno razoável!
Conforme o planeta vai subindo e se aproximando da conjunção as imagens certamente irão melhorando.
Espero este ano conseguir superar as imagenss obtidas em 2013 que foram as minhas melhores até hoje.
http://www.astrobin.com/full/165262/0/
Conforme o planeta vai subindo e se aproximando da conjunção as imagens certamente irão melhorando.
Espero este ano conseguir superar as imagenss obtidas em 2013 que foram as minhas melhores até hoje.
http://www.astrobin.com/full/165262/0/
Captando o olho do furacão hexagonal no Polo Norte de Saturno
A cerca de duas semanas atrás obtive uma foto em que o olho do furacão polar se manifestou de forma muito sutil.
Isto me deixou na incerteza se realmente se tratava dele pois creio ser este um detalhe inédito em fotos feitas por fotógrafos brasileiros.
Agora esta foto obtida com uma melhor resolução não deixa dúvidas que realmente consegui captá-lo, ele se delineia de forma perfeita no centro do Hexágono e qualquer um poderá percebê-lo facilmente bastando apenas olhar!
Desde sua descoberta, nos anos 1980, a tempestade hexagonal do polo norte de Saturno tem provocado curiosidade e especulações, até por parte dos cientistas.
A sonda Cassini ao fazer uma passagem próxima pode registrá-la em fotos e vídeo.
A partir desses dados, os cientistas sabem agora que o olho do furacão tem cerca de 2.000 km de diâmetro, 20 vezes maior que o tamanho médio do olho de um furacão terrestre. As nuvens finas e brilhantes na borda do furacão estão viajando a 150 metros por segundo dentro de uma estrutura maior, conhecida como o hexágono.
A primeira imagem deste furacão e desta estrutura hexagonal foi feita pela sonda Voyager, quando passou pelo planeta na década de 1980. E a estrutura se manteve por mais de vinte anos, até a chegada da sonda Cassini.
Quando a nova nave chegou ao planeta, em 2004, o polo norte de Saturno estava escuro, pois era inverno naquele hemisfério. Ainda assim, a sonda captou imagens e dados com o espectrômetro de infravermelho.
O mapeamento de infravermelho revelou um enorme vórtex, mas uma imagem com luz visível só foi possível com a passagem do equinócio de Saturno, em agosto de 2009. E, para ver o polo, foi preciso modificar o ângulo da órbita da Cassini em torno de Saturno, uma manobra que depende da passagem pela lua Titã e requer planejamento cuidadoso, com anos de antecedência, para garantir que a espaçonave terá combustível para atingir outras órbitas planejadas e fazer outros encontros espaciais.
Nas imagens anexas a minha, feitas pela sonda Cassini, as fotos que mostram o furacão na cor vermelha são imagens de cores falsas (tratadas para representar certos comprimentos de onda com cor diferente da natural, para destacar aspectos que os cientistas querem estudar).
Fonte: Hype Science
Adaptação: Avani Soares
http://www.astrobin.com/full/165757/0/
A cerca de duas semanas atrás obtive uma foto em que o olho do furacão polar se manifestou de forma muito sutil.
Isto me deixou na incerteza se realmente se tratava dele pois creio ser este um detalhe inédito em fotos feitas por fotógrafos brasileiros.
Agora esta foto obtida com uma melhor resolução não deixa dúvidas que realmente consegui captá-lo, ele se delineia de forma perfeita no centro do Hexágono e qualquer um poderá percebê-lo facilmente bastando apenas olhar!
Desde sua descoberta, nos anos 1980, a tempestade hexagonal do polo norte de Saturno tem provocado curiosidade e especulações, até por parte dos cientistas.
A sonda Cassini ao fazer uma passagem próxima pode registrá-la em fotos e vídeo.
A partir desses dados, os cientistas sabem agora que o olho do furacão tem cerca de 2.000 km de diâmetro, 20 vezes maior que o tamanho médio do olho de um furacão terrestre. As nuvens finas e brilhantes na borda do furacão estão viajando a 150 metros por segundo dentro de uma estrutura maior, conhecida como o hexágono.
A primeira imagem deste furacão e desta estrutura hexagonal foi feita pela sonda Voyager, quando passou pelo planeta na década de 1980. E a estrutura se manteve por mais de vinte anos, até a chegada da sonda Cassini.
Quando a nova nave chegou ao planeta, em 2004, o polo norte de Saturno estava escuro, pois era inverno naquele hemisfério. Ainda assim, a sonda captou imagens e dados com o espectrômetro de infravermelho.
O mapeamento de infravermelho revelou um enorme vórtex, mas uma imagem com luz visível só foi possível com a passagem do equinócio de Saturno, em agosto de 2009. E, para ver o polo, foi preciso modificar o ângulo da órbita da Cassini em torno de Saturno, uma manobra que depende da passagem pela lua Titã e requer planejamento cuidadoso, com anos de antecedência, para garantir que a espaçonave terá combustível para atingir outras órbitas planejadas e fazer outros encontros espaciais.
Nas imagens anexas a minha, feitas pela sonda Cassini, as fotos que mostram o furacão na cor vermelha são imagens de cores falsas (tratadas para representar certos comprimentos de onda com cor diferente da natural, para destacar aspectos que os cientistas querem estudar).
Fonte: Hype Science
Adaptação: Avani Soares
http://www.astrobin.com/full/165757/0/
To olhando saturno agora ceu ta limpim acho que neim vo durmi hoje.
Melk Izadek- Aspirante
Que sorte a sua hein ! Aqui não para de chover a mais de 2 semanasMelk Izadek escreveu:To olhando saturno agora ceu ta limpim acho que neim vo durmi hoje.
Olá a todos
Foto de saturno em 25/03/2015.
Nada de especial mas com essas chuvas até que da para usar o telescópio de vez em quando.
espero que gostem
obs: a cor sai um pouco diferente devido a duas lâmpadas de sódio dos postes que rodeiam meu observatório ( infelizmente.)
[]
Pires
Foto de saturno em 25/03/2015.
Nada de especial mas com essas chuvas até que da para usar o telescópio de vez em quando.
espero que gostem
obs: a cor sai um pouco diferente devido a duas lâmpadas de sódio dos postes que rodeiam meu observatório ( infelizmente.)
[]
Pires
Pires- Astronomo Amador
E mais uma vez o olho do furacão se manifesta!
http://www.astrobin.com/full/167468/0/
http://www.astrobin.com/full/167468/0/
Beleza Avani, principalmente essa do close no olho em P&B, lembra aquelas feitas com os grandes refletores de Monte Wilson e Monte Palomar.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Acordei as 2hrs da Madruga e Estava Limpo o Céu!
Corri arrumar o equipamento e fui pra Fora pra ver Saturno.
Massssss
Acontece que ele estava bem no Centro do Céu e Tive que colocar meu Refrator a 90º.
Queeeee dificuldadeeeeeeeee
Acabei não vendo nada e ainda ganhei uma dor nas Costas
APKaPOKAAPOKAPOKPOKA
Massssss
Acontece que ele estava bem no Centro do Céu e Tive que colocar meu Refrator a 90º.
APKaPOKAAPOKAPOKPOKA
Marcos Poncio- Astronomo Amador
Rsrsrsrs. O zênite é o melhor local para observação, em termos de turbulência, Marcos. Mas imagino que deve ser meio complicado esta posição para um refrator. O jeito é pegar Saturno um pouco mais baixo no céu.Marcos Poncio escreveu:Acordei as 2hrs da Madruga e Estava Limpo o Céu!
Massssss
APKaPOKAAPOKAPOKPOKA
Essa diferença do zênite é bem notável ou é tênue?
PauloM- Astronomo Amador
Página 1 de 2 • 1, 2
ASTROFÓRUM :: Astrofotografia :: Astrofotos Sistema Solar :: Planetas :: Saturno
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos