ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barlow e Diagonal

3 participantes

Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Barlow e Diagonal

Mensagem  bardst Sáb 26 Jan 2013, 14:30

Eae galera, ambas chegaram hoje no sabadão!

Mas como eu monto? A diagonal eu sei, mas e a barlow?

bardst
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 114
Data de inscrição : 15/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty diagonal+barlow+ocular.

Mensagem  Bruno Sáb 26 Jan 2013, 14:49

Depois de instalada a diagonal você encaixa a barlow nela, e aí então você coloca a ocular encaixada dentro da barlow. Para encontrar o foco da imagem gire normalmente o focalizador.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  bardst Qui 31 Jan 2013, 02:46

Bruno escreveu:
Depois de instalada a diagonal você encaixa a barlow nela, e aí então você coloca a ocular encaixada dentro da barlow. Para encontrar o foco da imagem gire normalmente o focalizador.

Bruno
Moderador

Venho triste dizer que, apesar de todo esforço e tentativas, não consigo focalizar a imagem com a barlow... vou até o máximo do telescópio e ainda sim, não dá foco...
tentei com o barlow afastado do espelho da diagonal, encostado... Nada...

Não sei mais o que fazer...
:(
Não consegui ver anéis ou luas em saturno #chateado...

bardst
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 114
Data de inscrição : 15/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Teste da barlow + ocular com maior dist. focal com e sem a diagonal.

Mensagem  Bruno Qui 31 Jan 2013, 06:15

Para fazer o teste, coloque sua lente de barlow no focalizador, e encaixe a sua ocular de maior distancia focal, e veja se tem alguma melhora na imagem. Depois você coloca também ela na diagonal e aí ficaria então essa sequência: o telescópio + a diagonal + a barlow + a ocular de menor distância focal.
Coloca-se a diagonal dentro focalizador, a barlow dentro da diagonal e por fim a ocular de maior distância focal dentro da diagonal.
Tente observar com a diagonal primeiro sem a barlow. Depois de encontrado o foco retire somente a ocular, mantendo a diagonal e o foco do jeito que estavam, e a seguir coloque a barlow dentro da diagonal e a ocular dentro da barlow fazendo depois um novo ajuste no focalizador para encontrar o novo foco.
Acho que vai dar certo se atentar para o uso de uma ocular com a distância focal maior, testando primeiro a diagonal sem a barlow.

Bruno
Moderador

Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  bardst Qui 31 Jan 2013, 12:12

Bruno escreveu:
Para fazer o teste, coloque sua lente de barlow no focalizador, e encaixe a sua ocular de maior distancia focal, e veja se tem alguma melhora na imagem. Depois você coloca também ela na diagonal e aí ficaria então essa sequência: o telescópio + a diagonal + a barlow + a ocular de menor distância focal.
Coloca-se a diagonal dentro focalizador, a barlow dentro da diagonal e por fim a ocular de maior distância focal dentro da diagonal.
Tente observar com a diagonal primeiro sem a barlow. Depois de encontrado o foco retire somente a ocular, mantendo a diagonal e o foco do jeito que estavam, e a seguir coloque a barlow dentro da diagonal e a ocular dentro da barlow fazendo depois um novo ajuste no focalizador para encontrar o novo foco.
Acho que vai dar certo se atentar para o uso de uma ocular com a distância focal maior, testando primeiro a diagonal sem a barlow.

Bruno
Moderador



Já fiz isso, testei sem a barlow, e é normal, consigo achar o foco, tanto com 20mm quanto com 10mm, apesar de saturno ser um ponto amarelo na minha visão, porém, ao colocar a barlow, não consigo achar foco, tanto com 20mm quanto com 10mm, será problema de fabricação ou será culpa do vixen? E também não consigo achar foco nem para observações terrestres, tipo, prédios a longa distância, coisa que sem a barlow consigo facilmente...

bardst
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 114
Data de inscrição : 15/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Encontrar a posição correta para a colocação da diagonal, barlow e ocular no Vixen.

Mensagem  Bruno Qui 31 Jan 2013, 12:52

O comprimento do tubo do focalizador do Vixen é mais curto do que deveria ser, então se você colocar primeiro a barlow no focalizador vai haver a necessidade de que o tubo seja um pouco mais comprido, e você nunca irá conseguir um foco com a diagonal nesse focalizador por causa do problema de fabricação dele, mas nada impede que possa haver uma variação de um instrumento para o outro no processo de fabricação.
Faça de novo esses testes:
a)Tente de novo nessa sequência: encaixe a diagonal no focalizador, a barlow dentro da diagonal, a ocular dentro da barlow e tente observar.
b) Encaixe a barlow no focalizador, a diagonal na barlow e a ocular na diagonal e tente de novo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  Durva Qui 31 Jan 2013, 13:42

Olá pessoal, no meu Vixen, com a diagonal Orion se eu encaixar a diagonal até o final no tubo do focalizador também não consigo foco em determinados aumentos. Para resolver esse problema coloco a diagonal no tubo, mas deixo 0,5cm pra fora e aí aperto o parafuso que segura a diagonal. Pra mim funcionou.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  bardst Qui 31 Jan 2013, 14:00

Bruno escreveu:
O comprimento do tubo do focalizador do Vixen é mais curto do que deveria ser, então se você colocar primeiro a barlow no focalizador vai haver a necessidade de que o tubo seja um pouco mais comprido, e você nunca irá conseguir um foco com a diagonal nesse focalizador por causa do problema de fabricação dele, mas nada impede que possa haver uma variação de um instrumento para o outro no processo de fabricação.
Faça de novo esses testes:
a)Tente de novo nessa sequência: encaixe a diagonal no focalizador, a barlow dentro da diagonal, a ocular dentro da barlow e tente observar.
b) Encaixe a barlow no focalizador, a diagonal na barlow e a ocular na diagonal e tente de novo.

Bruno
Moderador

O a não funciona tentei isso até agora xD vou tentar a B


Tentei a B e a B funciona o/
Consegui pegar foco e até ver um ursinho puff na janela de um prédio bem longe, vou mostrar a foto de como ficou, e pergunto se tem algum problema em relação ao peso do conjunto na ponta
Barlow e Diagonal 20130131141901

Não sei pke fico de ponta cabeca...

bardst
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 114
Data de inscrição : 15/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  Bruno Qui 31 Jan 2013, 14:19

bardst escreveu:
1-Tentei a B e a B funciona
Consegui pegar foco e até ver um ursinho puff na janela de um prédio bem longe,
2-vou mostrar a foto de como ficou,
3-e pergunto se tem algum problema em relação ao peso do conjunto na ponta
Barlow e Diagonal 20130131141901
4-Não sei pke fico de ponta cabeca...
1-Beleza, tá resolvido e agora o foco não será mais problema, o "ursinho" é a prova!
2-Está ok.
3-Não, tranquilo, é só manter os parafusos de fixação bem justos quando você travar o conjunto.
4-Isso é o de menos.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  bardst Qui 31 Jan 2013, 14:27

Bruno escreveu:
bardst escreveu:
1-Tentei a B e a B funciona
Consegui pegar foco e até ver um ursinho puff na janela de um prédio bem longe,
2-vou mostrar a foto de como ficou,
3-e pergunto se tem algum problema em relação ao peso do conjunto na ponta
Barlow e Diagonal 20130131141901
4-Não sei pke fico de ponta cabeca...
1-Beleza, tá resolvido e agora o foco não será mais problema, o "ursinho" é a prova!
2-Está ok.
3-Não, tranquilo, é só manter os parafusos de fixação bem justos quando você travar o conjunto.
4-Isso é o de menos.

Bruno
Moderador

\o/
1- ursinho puff miraculoso! haha
2- \o/
3- hum entendi, então eskema nesse brinquedo eh sempre usar barlow->diagonal->ocular?
4- HOIHOIAHIOAIOA malditos sites trolls que invertem imagens

bardst
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 114
Data de inscrição : 15/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Barlows diferentes no Vixen.

Mensagem  Bruno Qui 31 Jan 2013, 17:31

bardst escreveu:3- hum entendi, então eskema nesse brinquedo eh sempre usar barlow->diagonal->ocular?
Sim, isso mesmo, o seu esquema é esse mas porque a sua barlow tem o corpo mais comprido do que as outras (deve ser uma Série 500). Se ela tivesse o corpo mais curto, você deveria fazer como foi dito na opção de letra (a), inclusive é por isso que o Durva ao usar a barlow GSO dele, por ela ter o corpo mais curto ele precisa "voltar" a diagonal um pouco antes de prendê-la no tubo do focalizador.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  bardst Sex 01 Fev 2013, 18:18

Entendi, com certeza é isso que você falou mesmo bruno.
Agora, tenho outra tristeza a compartilhar...
Vou mostrar 2 vídeos que fiz:
1- 140x - barlow+10mm
2- 140x - barlow+10mm +3x zoom da câmera.

Filmagem que fiz de saturno.

1-
2-


O que eu quero falar:
1- Porque ta tão pequeno :(?
2- Porque não vejo detalhes nem lua?
3- Porque está tão ruim a imagem (Não é culpa da câmera e nem do foco, é exatamente assim que vejo sem a câmera (só que não tremendo) e o foco ta no melhor possível)
4- Saturno to triste com você :(

bardst
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 114
Data de inscrição : 15/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Mudança de procedimento nas filmagens.

Mensagem  Bruno Sex 01 Fev 2013, 18:52

bardst escreveu:Filmagem que fiz de saturno.
O que eu quero falar:
1- Porque ta tão pequeno :(?
2- Porque não vejo detalhes nem na lua?
3- Porque está tão ruim a imagem (Não é culpa da câmera e nem do foco, é exatamente assim que vejo sem a câmera (só que não tremendo) e o foco ta no melhor possível)
4- Saturno to triste com você :(
1-Além de saturno estar ainda longe, 140x para a observação dele ainda é uma cifra pequena antes da oposição.
2-Você quer dizer que não vê detalhes observando visualmente ou nas filmagens?
3-No momento pare de utilizar a barlow para fazer astrofografias, porque a abertura do Vixen não é como a de um refletor de 300mm, e a imagem final ficará meio que difusa principalmente nas bordas. A barlow no seu caso se sai melhor visualmente, e melhor ainda da seguinte forma: desenrosque ela do corpo e rosqueie ela na extremidade aberta da ocular e você terá um sistema com a barlow ampliando 1,5 x, um coeficiente bem mais dentro da realidade de um setentinha.
Experimente filmar sem a barlow e com ampliações menores (70x com a ocular de 10mm), e depois de filmado veja as imagens individualmente, e as que estiverem bem definidas e estáveis então através de um software de tratamento de imagens construa uma imagem final satisfatória, onde poderão haver ampliações com a granulidade do filme reduzida. Precisa também conseguir um jeito de manter a câmera fixa no seu telescópio, pois "na mão" ficará difícil escolher uma só imagem sem ter muita prática, principalmente como estava sendo feito ao utilizar uma barlow com ampliações elevadas numa abertura de 70mm.
Vê aí e me fala, ok?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  bardst Sex 01 Fev 2013, 20:32

Bruno escreveu:
bardst escreveu:Filmagem que fiz de saturno.
O que eu quero falar:
1- Porque ta tão pequeno :(?
2- Porque não vejo detalhes nem na lua?
3- Porque está tão ruim a imagem (Não é culpa da câmera e nem do foco, é exatamente assim que vejo sem a câmera (só que não tremendo) e o foco ta no melhor possível)
4- Saturno to triste com você :(
1-Além de saturno estar ainda longe, 140x para a observação dele ainda é uma cifra pequena antes da oposição.
2-Você quer dizer que não vê detalhes observando visualmente ou nas filmagens?
3-No momento pare de utilizar a barlow para fazer astrofografias, porque a abertura do Vixen não é como a de um refletor de 300mm, e a imagem final ficará meio que difusa principalmente nas bordas. A barlow no seu caso se sai melhor visualmente, e melhor ainda da seguinte forma: desenrosque ela do corpo e rosqueie ela na extremidade aberta da ocular e você terá um sistema com a barlow ampliando 1,5 x, um coeficiente bem mais dentro da realidade de um setentinha.
Experimente filmar sem a barlow e com ampliações menores (70x com a ocular de 10mm), e depois de filmado veja as imagens individualmente, e as que estiverem bem definidas e estáveis então através de um software de tratamento de imagens construa uma imagem final satisfatória, onde poderão haver ampliações com a granulidade do filme reduzida. Precisa também conseguir um jeito de manter a câmera fixa no seu telescópio, pois "na mão" ficará difícil escolher uma só imagem sem ter muita prática, principalmente como estava sendo feito ao utilizar uma barlow com ampliações elevadas numa abertura de 70mm.
Vê aí e me fala, ok?

Bruno
Moderador

1- 140x é pouco para ver saturno?
2- visualmente
3- não era intenção fazer, eu fiz apenas para mostrar o que estava vendo aqui no forum, para ver se alguém me ajudava, não tenho nem câmera ou apoio pra astrofotografia


A filmagem está 100% igual a visão que eu estou tendo, sem a câmera, não vejo saturno, vejo um ponto brilhante e isso que me magoa :(

bardst
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 114
Data de inscrição : 15/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  Durva Sex 01 Fev 2013, 20:46

Olá bardst, fique tranquilo, quando adquiri o meu setentinha no ano passado, Saturno já estava bem afastado de nós, e peguei ele já muito baixo no horizonte. Além de que, a diagonal era a original. Mas eu pude observar os anéis e a divisão Cassini tranquilamente. Só que era pequeno mesmo, pois meu aumento maximo era 70x, pois não tinha nenhuma outra ocular.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  Durva Sex 01 Fev 2013, 21:11

Outra coisa, Saturno é um planeta que aguenta aumentos maiores. Nessa oposição espero poder experimentar até 175x nele. Mas acredito que o melhor resultado no Vixen 70mm será algo em torno de 140x. Isso por que as condições atmosféricas não tem contribuido muito por aqui.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  bardst Sex 01 Fev 2013, 22:00

Hum entendi durva xD

Saturno está a 9.71 AU né?

bardst
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 114
Data de inscrição : 15/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barlow e Diagonal Empty Re: Barlow e Diagonal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos