Barlow 3x vs Ocular Normal
2 participantes
Página 1 de 1
Barlow 3x vs Ocular Normal
Ola Pessoal.
Quero aqui expor uma duvida.
Tenho um Tele 60mm, e tenho as seguintes Oculares:
20mm - 6mm - Balow3x
Passei minhas especificações uma vez e o Bruno me falou que pelo tamanho do meu Tele, a Barlow iria funcionar com a Ocular de 20mm.
Ai esses dias Observando a Lua, junto com a Barlow e a 20mm, Estava parecendo uma TV em UltraHD de tão lindo.
Massss.
Fui observar Júpiter, e com a Barlow e 20mm, Mesmo cuidando do Zoom, testando bastante Júpiter ficou Avermelhado e Borrado.
Mas ja com minha 6mm sem nada.
Eu consigo ver ele perfeitamente.
O que pode estar acontecendo?
Pois oque eu sei a Barlow era pra ajudar a ver coisas mais Distantes.
Mas ela funcionou na Lua ( Perto ) mas em Júpiter ( Longe ) não.
Agradeço se alguém entendeu a minha dúvida.
20mm - 6mm - Balow3x
Passei minhas especificações uma vez e o Bruno me falou que pelo tamanho do meu Tele, a Barlow iria funcionar com a Ocular de 20mm.
Ai esses dias Observando a Lua, junto com a Barlow e a 20mm, Estava parecendo uma TV em UltraHD de tão lindo.
Massss.
Fui observar Júpiter, e com a Barlow e 20mm, Mesmo cuidando do Zoom, testando bastante Júpiter ficou Avermelhado e Borrado.
O que pode estar acontecendo?
Pois oque eu sei a Barlow era pra ajudar a ver coisas mais Distantes.
Marcos Poncio- Astronomo Amador
Re: Barlow 3x vs Ocular Normal
Está parecendo que com o uso da barlow 3X faltou curso no focalizador para dar foco. Vc reparou que o seu focalizador ficou todo para fora ? Por isso quando vc usou apenas a ocular de 6mm a imagem ficou focada. O aumento com a ocular de 20mm + barlow 3X é bem próximo do aumento proporcionando pela ocular de 6mm.Marcos Poncio escreveu:Ola Pessoal.
20mm - 6mm - Balow3x
Passei minhas especificações uma vez e o Bruno me falou que pelo tamanho do meu Tele, a Balow iria funcionar com a Ocular de 20mm.
Ai esses dias Observando a Lua, junto com a Balow e a 20mm, Estava parecendo uma TV em UltraHD de tão lindo.
Massss.
Fui observar Júpiter, e com a Balow e 20mm, Mesmo cuidando do Zoom, testando bastante Júpiter ficou Avermelhado e Borrado.
Oque pode estar acontecendo?
Pois oque eu sei a Balow era pra ajudar a ver coisas mais Distantes.
Então em Teoria ela alem de ser mais difícil de focar, ela não vai me proporcionar algo melhor?
É o seguinte Marcos. A Barlow duplica ou, no seu caso triplica o aumento proporcionado por qualquer ocular. Supondo que seu tele tem uma distância focal de 700mm, sua ocular de 20mm + barlow 3x daria um aumento de 105x. Já sua ocular de 6mm sem barlow alcança 116 x. Como vc vê o aumento é bem próximo sendo que a imagem deveria ser bem parecida nos dois casos. O problema é que além de aumentar, a barlow também joga o foco "para fora", exigindo um longo curso do focalizador. Pelo que vc descreveu acredito que seja isso o que está acontecendo, sendo que este problema pode ser contornado com um extensor igual a este vendido no Armazém: http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/acessorios/extensor-gso-1-25-35mm-detail. Atente que este extensor é do padrão 1,25" e vc deve verificar se seu tele aceita esta medida. Outra solução seria vc comprar uma barlow 2x que acredito ser melhor apropriada ao seu tele.Marcos Poncio escreveu:Então em Teoria ela alem de ser mais difícil de focar, ela não vai me proporcionar algo melhor?
Entendi.
Obrigado cara
Obrigado cara