ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate

3 participantes

Ir para baixo

Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate Empty Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate

Mensagem  rrigamonte Ter 07 Jul 2015, 12:51

Pessoal, adquiri um Skywatcher 130mm e eu sou novo no assunto, ele tem uma distancia focal 650mm e Razão Focal f/5, estou querendo comprar uma Barlow e tenho algumas, alias várias dúvidas.

Qual é a diferença da Televue 2x para televue 2.5x Powermate? qual a melhor para o meu telescópio? pois meu amigo estará vindo do EUA, pensei em pedir para ele.

Qual Barlow vocês me indicariam, pois não tenho nenhuma?

Poderia me indicar alguma marca/modelo/x?, que custe no máximo U$ 100.

Obrigado,
rrigamonte
rrigamonte
Curioso
Curioso

Ir para o topo Ir para baixo

Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate Empty Re: Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate

Mensagem  Bruno Ter 07 Jul 2015, 22:10

Olá rrigamonte, seja bem vindo ao AF. Como basicamente as barlows são projetadas para serem utilizadas junto com oculares de distâncias focais mais longas, no geral o objetivo do projeto óptico delas é o de aumentar a ampliação durante a visualização lunar e planetária. Ela é útil também para preencher o campo de visão durante a observação de um aglomerado ou mesmo uma nebulosa.
Reduzir  as aberrações em aparelhos de F muito curto como F4 por exemplo (Barlow Televue 2x), e a forma compacta que promete imagens livres de aberrações e ampliações com o mínimo de distorções (Powermate), possuem o mesmo objetivo de ampliar, e a que conseguir com um mínimo de aberração e distorções será evidentemente a melhor. Sugiro uma pesquisa direto na fonte:
http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?from=en&to=pt&a=http%3A%2F%2Fwww.televue.com%2Fengine%2FTV3b_page.asp%3Fid%3D10%233210

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate Empty Re: Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate

Mensagem  deco27x Ter 07 Jul 2015, 23:09

Ambas são de muito boa qualidade. A powermate porém é um design mais complexo que visa evitar algumas deficiências inerentes às barlows comuns e que podem gerar problemas como vinhetas, apagões, introdução de aberração esférica e outros.

A powermate 2,5x creio ser uma escolha mais sólida. Será um acessório para a vida toda. A barlow 2x da Televue é muito boa também, mas ainda assim é uma barlow comum e pode apresentar problemas com algumas oculares. A powermate, virtualmente não terá problemas com ocular alguma.

Com a maioria das oculares, provavelmente não haverá diferença significativa entre as duas (exceto o aumento que é um pouco diferente), mas algumas oculares são problemáticas com barlows comuns (como plossl 30mm, plossl 40mm, algumas wideangle, algumas planetárias e etc), e nestes casos a powermate terá a vantagem.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Ter 07 Jul 2015, 23:41

A Powermate parece ser mesmo a melhor opção, e apesar da ampliação mais elevada de 2.5x, isso não deve atrapalhar muito especificamente no caso do refletor de 130mm por que a distância focal dele é de 650mm (F5), portanto com oculares de distâncias focais medianas + barlow ampliações interessantes de até cerca 200x poderão ser obtidas. Por exemplo, a ocular de 10mm + Powermate 2.5x = 195x, uma cifra bastante útil para um 130mm usar na observação de detalhes na superfície lunar e nos discos dos planetas.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  rrigamonte Ter 21 Jul 2015, 12:20

Galera muito obrigado pela dica foi muito útil, darei preferencia para powermate 2.5x, como eu só tinha as oculares vinda com o telescópio acabei investindo em novas oculares e a powermate deixarei para os próximos meses, o tele chegou na semana passada e tenho algumas dúvidas e vou procurar no fórum e caso não ache, eu pedirei ajuda de vocês!!!

Obrigado,
rrigamonte
rrigamonte
Curioso
Curioso

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo