Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate
3 participantes
Página 1 de 1
Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate
Pessoal, adquiri um Skywatcher 130mm e eu sou novo no assunto, ele tem uma distancia focal 650mm e Razão Focal f/5, estou querendo comprar uma Barlow e tenho algumas, alias várias dúvidas.
Qual é a diferença da Televue 2x para televue 2.5x Powermate? qual a melhor para o meu telescópio? pois meu amigo estará vindo do EUA, pensei em pedir para ele.
Qual Barlow vocês me indicariam, pois não tenho nenhuma?
Poderia me indicar alguma marca/modelo/x?, que custe no máximo U$ 100.
Obrigado,
Qual é a diferença da Televue 2x para televue 2.5x Powermate? qual a melhor para o meu telescópio? pois meu amigo estará vindo do EUA, pensei em pedir para ele.
Qual Barlow vocês me indicariam, pois não tenho nenhuma?
Poderia me indicar alguma marca/modelo/x?, que custe no máximo U$ 100.
Obrigado,
rrigamonte- Curioso
Re: Televue Barlow 2x ou Barlow 2.5x powermate
Olá rrigamonte, seja bem vindo ao AF. Como basicamente as barlows são projetadas para serem utilizadas junto com oculares de distâncias focais mais longas, no geral o objetivo do projeto óptico delas é o de aumentar a ampliação durante a visualização lunar e planetária. Ela é útil também para preencher o campo de visão durante a observação de um aglomerado ou mesmo uma nebulosa.
Reduzir as aberrações em aparelhos de F muito curto como F4 por exemplo (Barlow Televue 2x), e a forma compacta que promete imagens livres de aberrações e ampliações com o mínimo de distorções (Powermate), possuem o mesmo objetivo de ampliar, e a que conseguir com um mínimo de aberração e distorções será evidentemente a melhor. Sugiro uma pesquisa direto na fonte:
http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?from=en&to=pt&a=http%3A%2F%2Fwww.televue.com%2Fengine%2FTV3b_page.asp%3Fid%3D10%233210
Reduzir as aberrações em aparelhos de F muito curto como F4 por exemplo (Barlow Televue 2x), e a forma compacta que promete imagens livres de aberrações e ampliações com o mínimo de distorções (Powermate), possuem o mesmo objetivo de ampliar, e a que conseguir com um mínimo de aberração e distorções será evidentemente a melhor. Sugiro uma pesquisa direto na fonte:
http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?from=en&to=pt&a=http%3A%2F%2Fwww.televue.com%2Fengine%2FTV3b_page.asp%3Fid%3D10%233210
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Ambas são de muito boa qualidade. A powermate porém é um design mais complexo que visa evitar algumas deficiências inerentes às barlows comuns e que podem gerar problemas como vinhetas, apagões, introdução de aberração esférica e outros.
A powermate 2,5x creio ser uma escolha mais sólida. Será um acessório para a vida toda. A barlow 2x da Televue é muito boa também, mas ainda assim é uma barlow comum e pode apresentar problemas com algumas oculares. A powermate, virtualmente não terá problemas com ocular alguma.
Com a maioria das oculares, provavelmente não haverá diferença significativa entre as duas (exceto o aumento que é um pouco diferente), mas algumas oculares são problemáticas com barlows comuns (como plossl 30mm, plossl 40mm, algumas wideangle, algumas planetárias e etc), e nestes casos a powermate terá a vantagem.
A powermate 2,5x creio ser uma escolha mais sólida. Será um acessório para a vida toda. A barlow 2x da Televue é muito boa também, mas ainda assim é uma barlow comum e pode apresentar problemas com algumas oculares. A powermate, virtualmente não terá problemas com ocular alguma.
Com a maioria das oculares, provavelmente não haverá diferença significativa entre as duas (exceto o aumento que é um pouco diferente), mas algumas oculares são problemáticas com barlows comuns (como plossl 30mm, plossl 40mm, algumas wideangle, algumas planetárias e etc), e nestes casos a powermate terá a vantagem.
deco27x- Astronomo Amador
A Powermate parece ser mesmo a melhor opção, e apesar da ampliação mais elevada de 2.5x, isso não deve atrapalhar muito especificamente no caso do refletor de 130mm por que a distância focal dele é de 650mm (F5), portanto com oculares de distâncias focais medianas + barlow ampliações interessantes de até cerca 200x poderão ser obtidas. Por exemplo, a ocular de 10mm + Powermate 2.5x = 195x, uma cifra bastante útil para um 130mm usar na observação de detalhes na superfície lunar e nos discos dos planetas.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Galera muito obrigado pela dica foi muito útil, darei preferencia para powermate 2.5x, como eu só tinha as oculares vinda com o telescópio acabei investindo em novas oculares e a powermate deixarei para os próximos meses, o tele chegou na semana passada e tenho algumas dúvidas e vou procurar no fórum e caso não ache, eu pedirei ajuda de vocês!!!
Obrigado,
Obrigado,
rrigamonte- Curioso