ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saturno 2013

+12
M. Alex
Admin
Luiz Brandt
Conrado Serodio
Pires
starman
orlando
Lucas87
M.couto
Durva
Bruno
Astroavani
16 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Saturno 2013 - Página 5 Empty Re: Saturno 2013

Mensagem  Astroavani Ter 30 Abr 2013, 19:06

Ué meu amigo Conrado!

Porque você não postou também aquela primeira que você, que apesar de ser a primeira me pareceu melhor.
Creio que nesta o seeing realmente estava ruim.
Abraço!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://astroavani.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  Conrado Serodio Qua 01 maio 2013, 00:23

Uma foto de poucos minutos atrás, com o seeing um pouco melhor ( ou menos ruim ? Suspect ), transparencia bastante prejudicada, mas os resultados um pouco melhores do que a anterior.
Média de 2.000 frames por canal.
Saturno 2013 - Página 5 643bb4ef-5936-4afb-828b-b8c09cf0db06_resized
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

http://www.conradoserodio.multiply.com

Saturno 2013 - Página 5 Empty saturno 2013

Mensagem  Pires Qua 01 maio 2013, 02:41

Ola a todos
Avani e Conrado:
vocês estão fazendo milagres .Não sei o grau de poluição (luminosa e ambiental) em suas cidades mas aqui em Araraquara SP a coisa anda ruim demais. (são 6 usinas arando e colhendo cana) e mais lâmpadas de sódio espalhadas em uma cidade de 200.000 hab..
sem condições de praticar astrofotografia. Não se consegue visualizar escorpião inteiro!!!!. Uma vergonha! março geralmente era o céu mais bonito que tínhamos aqui.. agora da tristeza de olhar para cima...
comecei com um 406mm, passei para 304mm, baixei para 254mm e agora estou no 203mm para conseguir algumas fotos medíocres.. (logo estarei com uma lunetinha de 80mm.. rsss, alias já tenho uma aphcromatica!!!!!)
desculpem o desabafo mas é triste ter um observatório, vários equipamentos , ccds e não ter condições de usa-los.
parabéns pelas belíssimas fotos.
vou postar uma aqui que nem tem termos de comparação com as de vocês mas pelo menos vale o registro.. (reparem a cor esverdeada que a ccd capta com a luz de sódio)
abs
D.PiresSaturno 2013 - Página 5 30abril2013b

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qua 01 maio 2013, 13:39

Pires escreveu:1-Avani e Conrado: vocês estão fazendo milagres .
2-sem condições de praticar astrofotografia comecei com um 406mm, passei para 304mm, baixei para 254mm e agora estou no 203mm (logo estarei com uma lunetinha de 80mm!!!!!)
3-para conseguir algumas fotos medíocres.
4-(reparem a cor esverdeada que a ccd capta com a luz de sódio)
Olá Pires,
1-Sem sombra de dúvida, eu participo de vários fóruns de astronomia no exterior e não tenho visto registros como os deles aqui. As fotos falam por si sobre a astrofotografia planetária, e de maneira bastante diferenciada, pois o trabalho dos dois na associação da QHY com refinadas técnicas de processamentos, estão elevando essa nobre arte a níveis que parecem não ter limites.
2-Isso realmente é muito ruim, à vezes é necessário diminuir o diâmetro da abertura do instrumento para diminuir também alguns dos efeitos prejudiciais na atmosfera.
3-Se essa sua astrofoto abaixo é medíocre eu desisto de arriscar a entrar nesse ramo! Saturno 2013 - Página 5 18fev2013.avi04_20130218_041316

4-No que diz respeito à coloração esverdeada naquela foto eu também notei esse efeito ao utilizar um filtro verde na observação de planetas gasosos (jupiter e saturno), e que realmente interfere na qualidade da imagen.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Pires Qua 01 maio 2013, 14:13

Oi Bruno
Bem, tenho que me conformar com instrumentos pequenos porque um instrumento com abertura maior"enxerga" muito mais e enxerga principalmente aquela camada de poluição ambiental e em conjunto com a luz de sódio distribuída pela cidade inteira, forma uma reflexão e deixando o céu cinza. A poluição das usinas é uma camada de poeira fina que fica entre 200 a 300mts de altura que só voando é que se vê o crime e o ar que respiramos!
Falo que as fotos são medíocres devido a quantidade de instrumentos que tenho a disposição, ccds, oculares etc , e infelizmente não consigo nem visualizar as constelações!! dai fica dificílimo praticar astrofotografia mas não vou desistir. tiro assim mesmo porque nem todos podem morar em uma pequena cidade sem poluição..
Sei que tem no exterior muitas fotos melhores que a do Avani e Conrado Mas é devido ao local onde são tiradas. Eu não gosto de usar muitos programas pois gosto da foto como ela sai mas não estou conseguindo nem 50% do que conseguia a 4 ou 5 anos atrás (mesmo com as famigeradas queimadas!)
abs
Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Astroavani Qui 02 maio 2013, 00:09

Amigos Darío e Bruno!

É muito difícil saber como é o local em que cada um mora sem nunca ter ido lá para experimentar, isto faz com que a gente não tenha a mínima noção das reais condições de seeing e poluição de cada local em particular.
Só posso falar sobre mim e também tenho os meus problemas.
Moro dentro de uma cidade com 5 milhões de habitantes na periferia. Tem muita luz de sódio!
Estou a 100m dos trilhos do trem metropolitano (que faz a montagem vibrar quando passam) e a 120m da BR 116 que é sempre um engarrafamento e uma poluição enorme do escapamento dos automóveis.
Então deve dar para perceber que não é nenhuma maravilha, mesmo assim o que eu faço é tentar reduzir ao máximo estes fatores fazendo fotos de preferência lá pelas 3hs da matina quando os trens ja pararam e a poluição dos carros de dissipa em grande parte.
Quanto a poluição luminosa não tenho como escapar, só procuro não ter luz incidente direta sobre o local de observação.
Meu norte também é imprestável pois para lá fica a Refinaria de Petróleo e o céu além de pouído é amarelo.
Então como podem ver nem tudo é fácil para o meu lado e tenho certeza que o Conrado sofre muito também com a proximidade do Rio Tietê.
Apesar do observatório pronto estou pensando seriamente em me mudar para um sítio aí sim dava para brigar mais em péde igualdade com a turma lá de fora.
Abração!
Avani.

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Qui 02 maio 2013, 00:36

Astroavani escreveu:o que eu faço é tentar reduzir ao máximo estes fatores fazendo fotos de preferência lá pelas 3hs da matina quando a poluição dissipa em grande parte.
Olá Avani,
eu também venho me valendo desse recurso quando obtenho as melhores imagens visuais, pois mesmo que saturno esteja declinando a oeste, o ar da madrugada está mais puro nessa hora e o lado oeste do horizonte nesse momento tem um céu de fundo mais escuro, pois o sol vem do outro lado a leste. Essa é uma ótima técnica em que não raro se encontram surpreendentes seeings.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Pires Qui 02 maio 2013, 01:49

Avani escreveu:
Re: Saturno 2013
Mensagem Astroavani Hoje à(s) 00:09
.Amigos Darío e Bruno!

É muito difícil saber como é o local em que cada um mora sem nunca ter ido lá para experimentar, isto faz com que a gente não tenha a mínima noção das reais condições de seeing e poluição de cada local em particular.
Oi Avani
Uma coisa você pode ter certeza: Se o céu ai tem a mesma poluição daqui, certamente você não usaria um 300mm.Mas o que adianta eu reclamar? NADA!
Só sei de uma coisa: se não consigo visualizar a constelação de escorpião é sinal que a coisa está brava por aqui. rssss, (agora optica eu tenho modéstia à parte..)
OBS: Nada do que escrevi é para justificar a minha foto! em relação as suas ou de quem quer que seja!. Acho que no meu site tem muitas fotos na época que Araraquara era "visível o céu!!" que da para ter uma noção exata como a coisa piorou por aqui..
abs a todos..
D.Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Astroavani Qui 02 maio 2013, 02:46

Quanto a conseguir usar o 300mm você está com toda a razão!
Apesar de todos os contras que eu citei consigo usá-lo perfeitamente para observação planetária, isto demonstra que o céu aqui tem que ser realmente melhor que o céu de muita gente pelo Brasil a afora.
Lembro bem que quando o Conrado esteve aqui ficou maravilhado com a visão que teve de Júpiter, eu falei para ele que aquela noite especialmente estava ruim mas ele não acreditou, hehehe.
Isto é mais uma prova.
Para concluir basta citar que enviei alguns filmes meus para outros colegas e todos foram unâmines em afirmar que o seeing visível no filme ficava na faixa de 6-7/10 e eu pensando que era em torno de 4/10.
Então pelo menos por enquanto graças a Deus a coisa ainda não está tão ruim por aqui e tenho que tratar de aproveitar o máximo pois a gente nunca sabe como será o futuro.
As outras coisas eu já aprendi a driblar como o Bruno também comentou; fazer filmes bem tarde depois que os trens param e a poluição de dissipa. Só não tenho como escapar do céu baixo ao norte onde fica a Petrobrás.
Abração velho amigo!

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Astroavani Qui 02 maio 2013, 02:48

A tempestade relatada pela Cassini, segundo estive pesquisando, situa-se exatamente no Pólo Norte de Saturno, http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=36183
Então a pequena mancha ou nódulo visível nesta foto deve tratar-se de outra coisa ou simplesmente ser um defeito de fotografia. Quem sabe algum colega com maior conhecimento de causa possa nos esclarecer sobre este assunto!
Saturno 2013 - Página 5 6968b558-9da5-499e-825f-b8741eec7937

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Saturno 2013 - Página 5 Empty SATURNO 2013 - Mancha Negra

Mensagem  Tellescópio Qui 02 maio 2013, 09:20

Olá amigo Avani,

Realmente a mancha que você conseguiu captar na imagem de Saturno não se trata da tempestade registrada pela Cassini, mas ficará feliz em saber que está mancha está sendo observada por muito astrônomos amadores desde Dezembro de 2010, quando ela surgiu.
Esta mancha apresenta um tamanho de cerca 4000x5500km, medição feita a partir da Cassini em Janeiro de 2011.

No link a seguir você encontrará a matéria completa, bem como um registro de 18 de março de 2013: http://planetaryweather.blogspot.com.au/

abrçs
Tellescópio
Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.tellescopio.com.br

Saturno 2013 - Página 5 Empty Confrmação com um registro do Avani.

Mensagem  Bruno Qui 02 maio 2013, 10:04

Excelente postagem essa da mancha escura em saturno Tellescópio, mais um alerta além do privilégio de ter aqui no AF essa informação corroborada com um registro do colega Avani. Em dois dias diferentes eu também observei visualmente com o Maksutov 90mm e 234x uma mancha bastante tênue, só que em outra parte do globo e semelhante a nuvens do tipo cirros, mais precisamente na região equatorial.
Valeu.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Pires Qui 02 maio 2013, 14:11

Astroavani escreveu:Quanto a conseguir usar o 300mm você está com toda a razão!
Apesar de todos os contras que eu citei consigo usá-lo perfeitamente para observação planetária, isto demonstra que o céu aqui tem que ser realmente melhor que o céu de muita gente pelo Brasil a afora.
Lembro bem que quando o Conrado esteve aqui ficou maravilhado com a visão que teve de Júpiter, eu falei para ele que aquela noite especialmente estava ruim mas ele não acreditou, hehehe.
Isto é mais uma prova.
Para concluir basta citar que enviei alguns filmes meus para outros colegas e todos foram unâmines em afirmar que o seeing visível no filme ficava na faixa de 6-7/10 e eu pensando que era em torno de 4/10.
Então pelo menos por enquanto graças a Deus a coisa ainda não está tão ruim por aqui e tenho que tratar de aproveitar o máximo pois a gente nunca sabe como será o futuro.
As outras coisas eu já aprendi a driblar como o Bruno também comentou; fazer filmes bem tarde depois que os trens param e a poluição de dissipa. Só não tenho como escapar do céu baixo ao norte onde fica a Petrobrás.
Abração velho amigo!

Oi amigo Avani
Faço votos que o céu por ai fique sempre "razoável" porque céu bom somente na australia, caribe, e em regiões como no chile etc...e é onde os gurus da astrofografia estão! rsss
sobre a madrugada seria ótima ideia se as usinas de açúcar e a sucocitrico trabalhassem no horário comercial. (trabalham 24 por dia!!!) Mas está bom! consigo alguma coisa razoavel e é isso que importa..
abração
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Pires Qui 02 maio 2013, 20:34

Ola a todos
Novo processamento usando 1,5x. Parece que consegui melhorar um pouco a imagem mesmo com todos os problemas de PL e PA.
essa foi as primeiras fotos com um 203mm f-7,5 que fiz. O paraboloide ainda está com prateamento por processo químico (gosto muito da imagem com prateamento)mas futuramente pretendo aluminizar.
abs
Darío Pires
Saturno 2013 - Página 5 30abril201304

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  M.couto Sáb 04 maio 2013, 11:05

Parabéns Pires, eu também prefiro as imagens dos refletores espelhados com a prata.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Saturno 2013 - Página 5 Empty Saturno em LRGB

Mensagem  Conrado Serodio Sex 10 maio 2013, 17:29

Olá amigos,
Com persistência e ouvindo as orientações dos amigos, as fotos com a QHY5L mono estão pouco a pouco melhorando...o que não melhora por aqui é o seeing, sempre desfavorável Suspect Mas na madrugada de ontem, embora com a transparencia comprometida pela nebulosidade e alta umidade que me fez ter que usar o secador de cabelos a cada nova tomada, os resultados melhoraram um pouco em relação às primeiras (na minha opinião Wink . Para análise dos amigos.
Saturno 2013 - Página 5 89c49490-6652-4fb4-9de2-e7e0693fdefe
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Bruno Sex 10 maio 2013, 21:52

Conrado Serodio escreveu: Para análise dos amigos.
Olá Conrado, você andava meio sumido mas é muito bom tê-lo de volta.
Gostei particularmente dessa coloração geral meio azul-esverdeada, idêntica à que consigo obter visualmente com o meu refrator de 100mm F/15 + filtro série 500 #82A-azul.
Quanto ao detalhes no disco as cores estão bastante suavizadas, gostei muito mesmo. Um detalhe que me chamou a atenção foi uma fina linha parecendo um anel exterior à borda externa do anel A. Me pareceu alguma sobreposição de imagens, estou correto?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Conrado Serodio Sex 10 maio 2013, 22:04

Oi Bruno !
Ainda estou naquela fase de "aprendizado" na captação e processamento em LRGB, mas devagarinho a gente vai acertando um pouco mais...Essa linha a que você se refere creio que é "problema" no processamento do canal L. que forcei um pouco mais para obter detalhes, mas teve um efeito colateral negativo. Em mono, realmente é mais complexo porque a percepção dos olhos em "P & B" torna mais dificl avaliar se o processameto está OK ou está "over" Suspect Com a prática espero melhorar Wink
Abraço !
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Lucas87 Sex 10 maio 2013, 22:07

Ontem, durante uma observação do NEOA-JBS (grupo de astronomia) no IFSC Florianópolis finalmente consegui ver a divisão de Cassini! Claro que foi com um CPC 800, mas valeu a pena hehe. Ontem o seeing estava muito bom e, usando 222x de ampliação, dava pra ver nitidamente a divisão. Não só a divisão como umas faixas também, mas a imagem estava muito nítida!

Fiz um videozinho com a câmera na mão só pra registrar mesmo e consegui essa imagem:
Saturno 2013 - Página 5 Saturnocpc800
(a imagem está amarelada porque a ocular estava com um filtro amarelo 12)

Ah, e esse tópico está com belas imagens, parabéns ao pessoal!
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Bruno Sex 10 maio 2013, 22:26

1-
Conrado Serodio escreveu:Com a prática espero melhorar Wink
2-
Lucas87 escreveu:Fiz um videozinho com a câmera na mão só pra registrar mesmo e consegui essa imagem:
Saturno 2013 - Página 5 Saturnocpc800
(a imagem está amarelada porque a ocular estava com um filtro amarelo 12)
1-Longe de querer te julgar hein parceiro, pois nesta nobre arte chamada astrofotografia eu ainda nem aprendi a engatinhar! Eu disse aquilo pois me aconteceu algo semelhante em algumas imagens visuais por causa de um par de lupas desalinhadas dentro de uma ocular que foi desmontada. Mas imagino o quanto é difícil o seu trabalho e concordo que a percepção dos olhos em P/B torna mais difícil avaliar se o processamento está ok ou se está "over".

2-Lucas, vou te falar com toda a sinceridade: há pouco menos de meia hora eu estava procurando no you tube algum vídeo de saturno feito através de um setentinha pois já faz tempo que não vejo uma sua por aqui, e eu até me deparei com uns vídeos seus e vc coloca aqui essa astrofoto de saturno, foi muita coincidência! Ficou bem interessante com o filtro 12-amarelo, inclusive eu utilizo esse filtro para realçar a divisão de cassini assim como ficou bem evidenciada na sua foto, inclusive a faixa equatorial no hemisfério norte do planeta.
Bom trabalho, o AF agradece aos dois.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagem  Pires Sáb 11 maio 2013, 20:02

Conrado Serodio escreveu:Olá amigos,
os resultados melhoraram um pouco em relação às primeiras (na minha opinião Wink . Para análise dos amigos.

Ola Conrado
Eu particularmente achei a foto muito boa!. Logicamente acho que as fotos com lrgb com ccd monos são superiores (em beleza) mas tem o problema de escorrimento devido ao tempo de filmagem. As cores estão ótimas e logicamente com o tempo você vai dar muito trabalho para muitos astrofotografos gurus que andam por ai . rssss
abs
Darío Pires

Pires
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Astroavani Qua 15 maio 2013, 21:01

Reprocessamento de um dos meus melhores filmes!
Apesar de alguns defeitos evidentes entre eles uma borda clara contornando o planeta, este processamento foi feito visando destacar o hexágono polar, o Anel C e também algumas subdivisões dos anéis A e B. Devido a isto o disco planetário ficou um pouco superexposto perdendo definição nas faixas equatoriais.
Saturno 2013 - Página 5 8b201df9-cb82-4b60-b38f-ec8541fde83c

Astroavani
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  M.couto Qui 16 maio 2013, 13:50

Saturno 2013 - Página 5 8b201df9-cb82-4b60-b38f-ec8541fde83c

Oi pessoal,

eu coloquei as duas fotos juntas para mostrar como a sombra do globo de Saturno nos anéis ficou mais evidente numa delas indicando a variação do ângulo de incidência da luz Solar no planeta.

Show de bola!!
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conrado Serodio Seg 20 maio 2013, 21:51

Olá,
Mais uma captura de Saturno em LRGB, com menor tempo de captação em cada canal para evitar (em parte) o "escorrimento" pela rotação do planeta. O próximo passo é aprender a fazer a derrotação (Winjupos) Rolling Eyes
Saturno 2013 - Página 5 2f59379a-2fa9-4bce-9ac7-54080c422d1b_resized
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Conrado Serodio Seg 27 maio 2013, 20:04

Olá,
Primeiros testes com a TV PowerMate 4 X, camera QHY5L mono. Embora a transparência estive melhor do que o usual, noite com alguma turbulência (queda rápida de temperatura de 22 para 11 graus em menos de 2 horas...). Para melhorar a definição das bordas, tive que reduzir um pouco a luminosidade na captura.
Saturno 2013 - Página 5 610cef96-ca41-4474-8def-4f8d7e477dca_resized
Conrado Serodio
Conrado Serodio
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte