Ocular Wideangle 6mm com Ocular Series 500 - Plössl 4mm, aumento maior?
3 participantes
Página 1 de 1
Ocular Wideangle 6mm com Ocular Series 500 - Plössl 4mm, aumento maior?
pessoal boa noite! como vão?
sou novo aqui no forum e este sera meu primeiro TOPICO,
tenho um virtuoso 114mm, e adquiri a Ocular Series 500 - Plössl 4mm, ontem fiz um teste, uni a parte de metal ( barril) que tem uma lente, da ocular Wideangle 6mm que vem junto com o telescópio no armazém do telescópio, com a ocular Series 500 - Plössl 4mm que vende no TELLESCÓPIO.com.br e tive claramente uma maior ampliação, superior a 125X que obtive usando apenas a ocular de 4mm original, alguém sabe de quanto eh este aumento? em MP com AGM achamos interessante vocês participarem, talvez o bruno ou alguém saiba nos explicar.
abraço a todos.
sou novo aqui no forum e este sera meu primeiro TOPICO,
tenho um virtuoso 114mm, e adquiri a Ocular Series 500 - Plössl 4mm, ontem fiz um teste, uni a parte de metal ( barril) que tem uma lente, da ocular Wideangle 6mm que vem junto com o telescópio no armazém do telescópio, com a ocular Series 500 - Plössl 4mm que vende no TELLESCÓPIO.com.br e tive claramente uma maior ampliação, superior a 125X que obtive usando apenas a ocular de 4mm original, alguém sabe de quanto eh este aumento? em MP com AGM achamos interessante vocês participarem, talvez o bruno ou alguém saiba nos explicar.
abraço a todos.
skywatcher114felipestella- Curioso
Re: Ocular Wideangle 6mm com Ocular Series 500 - Plössl 4mm, aumento maior?
Se eu entendi direito e se você reparar bem, verá que o barril ou barrilete da ocular de 4mm é vazado e o da WA 6mm possui uma lente secundária dentro dele. Essa lente é do tipo conversor com fator multiplicador, sendo os fatores 1,4x e 2x os mais comuns.
Por isso a sua ocular de 4mm ampliou mais.
Por isso a sua ocular de 4mm ampliou mais.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
ok bruno, muito obrigado pela resposta!!
então podemos dizer que esta lente secundaria da wide 6mm funciona, guardada as diferenças, como uma lente barlow?
posso dizer que o aumento foi de 175 X (utilizando como 1,4x) ?
então podemos dizer que esta lente secundaria da wide 6mm funciona, guardada as diferenças, como uma lente barlow?
posso dizer que o aumento foi de 175 X (utilizando como 1,4x) ?
Não sei ao certo qual o fator correspondente desse elemento na WA, provavelmente sim mas existem outros fatores de ampliação como 1.7x também, mas o mais comum são os de 1.4x e 2x.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
este procedimento pode ser feito em todas as oculares que tenho: 10mm, 25mm, 15mm, 4mm. e todas demonstram maior aumento....trabalhoso sempre ter que trocar o barrilete mas muito legal o resultado.
experimentem com a lua e Filtro Polarizador Variável (dica de parceiro aqui do fórum)
resultado excepcional!! grande aumento com qualidade (skywacther 114+super plossl 4mm + barrilete wa 6mm).
abraços
resultado excepcional!! grande aumento com qualidade (skywacther 114+super plossl 4mm + barrilete wa 6mm).
abraços
combinando oculares
skywatcher114felipestella escreveu: alguém sabe de quanto eh este aumento?
abraço a todos.
Olá Felipe, coincidência ou não, eu estava estudando esse assunto nas últimas semanas e acabei por publicar sobre essa combinação de lentes, veja:
http://www.vaztolentino.com.br/conteudo/807-Comparando-e-combinando-oculares-na-observacao-planetaria
Abração,
ajc obrigado pela magnifica explicação,
na pratica pude comprovar esses experimentos invertendo a configuração das lentes, muito legal o resultado. com duas oculares ou usando o barrilete da WA 6mm eh possível ter vários aumentos, da trabalho, mas muito legal e interessante.
parabens pelo site e pelo projeto, muito bonito o seu trabalho.
parabens.
na pratica pude comprovar esses experimentos invertendo a configuração das lentes, muito legal o resultado. com duas oculares ou usando o barrilete da WA 6mm eh possível ter vários aumentos, da trabalho, mas muito legal e interessante.
parabens pelo site e pelo projeto, muito bonito o seu trabalho.
parabens.