ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Seg 06 Jun 2016, 08:17

Qual dessas é a melhor ocular? WideAngle é melhor que SuperPlossl e a Starguider ?

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Bruno Seg 06 Jun 2016, 10:22

Seja bem vindo JosimarCerqueira, você poderia nos especificar melhor como por exemplo colocando aqui os links com as oculares, afim de aprofundar melhor na questão.
O que poderia adiantar é que das 3 oculares a Super Plossl é a de menor precisão e qualidade, já a Wide Angle proporciona grande campo mas as de distâncias focais curtas podem apresentar reflexos internos (fantasmas), e as da StarGuider vem do mesmo fabricante que fornece para a Celestron e Sky Watcher entre outras .
Ficamos no aguardo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Seg 06 Jun 2016, 10:35

É que no meu telescópio vieram duas super plossl 25 e 10mm to afim de comprar uma wideangle 6mm.

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Bruno Seg 06 Jun 2016, 10:49

Qual é o modelo do seu telescópio?

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Seg 06 Jun 2016, 10:51

É um Toya Skylife Cygnus Distancia Focal 900mm, abertura de 114mm

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Bruno Seg 06 Jun 2016, 11:24

Certo, ele deve ser como o modelo abaixo:

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Telescopio-114mm-skylife-cygnus-4-az2-cd-rom-skylife-676211-MLB20503973803_112015-O

Ele é um refletor com 114mm de abertura e 900mm de distância focal ou um F 7.8, e usado corretamente servirá para observar os aspectos mais evidentes do céu noturno com algum detalhe. A montagem dele (o tripé) não deve ser muito robusto, e qualquer tremedeira pode arruinar uma observação, mas se você souber como manusear o aparelho com cuidado ele servirá para dar os passos iniciais no mundo da observação astronômica.
Com a ocular de 10mm vai proporcionar 90x de aumentos (observação da lua e dos planetas), e com a de 25mm será 36x que servirá para os alvos no céu profundo como alguns aglomerados de estrelas e nebulosidades entre eles. Junto com esse aparelho vem um acessório (barlow 3x), que se deve evitar com a ocular de 10mm, por que vai proporcionar uma ampliação de 270x, muito superior à da capacidade (abertura) do seu instrumento que teoricamente é de 285x (114 x 2.5=285).
Na prática o ideal seria ou você adquirir uma boa lente barlow 2x e usá-la com a ocular de 10mm proporcionando 180x de aumentos, ou melhor ainda uma boa ocular de 6mm que vai dar 150x ou uma ampliação mais dentro da realidade dele. Futuramente uma outra ocular de 30mm (30x) de melhor qualidade e com um campo maior, será bastante útil servindo na observação dos objetos no céu profundo.
De imediato aprenda a observar com o que você tem em mãos, e depois de adquirir mais experiência saberá melhor que passo dar na direção de uma melhora de qualidade do seu instrumento, e para a observação lunar e planetária se der compre ao menos uma boa barlow 2x. De preferência adquira uma barlow 2x Séries 500 ou uma GSO 2x, mas ambas estão esgotadas), ou então uma ocular planetária de 6mm (150x).

Barlow 2x nova:

https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/barlows/barlow-2x-series-500-acrom%C3%A1tica

Barlow 2x usada: https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/barlows/barlow-2x-series-500-acrom%C3%A1tica

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733486259-125-2x-barlow-lens-fully-multi-coated-para-telescope-eyepi-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768256956-barlow-125-2x-filtro-ircut-_JM

Ocular de 6mm: https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/planetaria

Wideangle 6mm: http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/ocular/wide6-detail

Qualquer dúvida basta retornar.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Seg 06 Jun 2016, 11:26

Comprei essa wideangle 6mm do armazem do telescópio!

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Bruno Seg 06 Jun 2016, 11:37

Ok, ela vai fornecer uma boa ampliação (150x) para a observação dos objetos do sistema solar (lua e planetas), além de possuir um campo de visão maior que vai facilitar a centrar o olho na ocular ao observar.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Seg 06 Jun 2016, 12:11

A Wideangle é ortostática?

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Jonas J Seg 06 Jun 2016, 13:59

Bruno escreveu:
O que poderia adiantar é que das 3 oculares a Super Plossl é a de menor precisão e qualidade

Bruno, isso que você cita da "super plossl" se aplica também a "Series 500 - Plössl"?
Ela é de menor qualidade entre as citadas mas tem um padrão de qualidade aceitável ou deixa a desejar?
Estou pensando em pegar uma 40mm, para completar meu jogo e utilizar em observações de maior campo de visão.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  deco27x Seg 06 Jun 2016, 14:44

Olá josimarCerqueira. As wideangle não são ortoscópicas. São oculares relativamente baratas e com campo amplo.

Oculares ortoscópicas são projetadas para não ter nenhuma distorção ao longo do campo. Existem oculares ortoscópicas relativamente baratas e se chamam Plossl.

A maioria das pessoas se refere a ortoscópicas como se apenas as oculares Abbe fossem ortoscópicas, quando na verdade existe toda uma família de oculares ortoscópicas, por exemplo:

Plossl, Abbe, Monocêntrica, Matsuyama são todos designs ortoscópicos (alta correção de campo e virtualmente nenhuma distorção geométrica).

É importante salientar que uma ocular Plossl bem feita é uma bela ocular. O problema é que a maioria, para poder sair mais barato, são muito mal feitas e por isso nem parecem ortoscópicas.

Aproveitando para responder a pergunta do colega Jonas J:

as Plossl series 500 são bons custo/benefício. Um pouco inferiores às Plossl skywatcher, Celestron, orion, vixen e GSO, porém custando a metade do preço e são perfeitamente usáveis na maioria das aplicações.

Eu tenho esta Plossl 40mm. Acho a correção de campo dela bem decente, mas com a parda de campo mal definida e posicionamento de olho complicado, mas ainda acho melhor que minha Series 500 12,5mm que tem a correção de campo fraca para uma plossl.

Todas essas Plossl series 500 tem a imagem boa no centro do campo, mas a correção do campo tende a ser um pouco inferior à das plossl das marcas citadas. as series 500 são na verdade uma mistura de diferentes variantes do design plossl e por isso o desempenho de cada comprimento focal é diferente do outro, tendo diferentes virtudes e defeitos.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Seg 06 Jun 2016, 14:47

Qual de 30mm você me recomenda ?

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  deco27x Seg 06 Jun 2016, 16:14

Se a idéia é ter o maior campo real possível para uma ocular padrão 1,25" então a Plossl series 500 40mm dá conta do recado. Seu telescópio é um f/7.8 então ela vai gerar uma saída de pupila bem agradável, pouco mais de 5mm.

Tenha em mente que não é possível ter algo melhor por um preço menor. Uma Plossl superior a essa 30mm series 500 custa no mínimo o dobro do preço, de R$200 pra cima. Se o preço não te assusta, eu recomendaria uma Plossl 32mm de uma das seguintes marcas: Meade, vixen, celestron, orion, skywatcher ou GSO. Qualquer uma destas é uma boa 32mm, mas eu daria preferência por uma Meade, vixen ou celestron, que são um pouquinho melhores que as outras, mas qualquer uma delas é boa.

A Plossl 30mm series 500 tem um único defeito. Campo muito estreito. Todas as outras tem campo entre 46° e 52° . A series 500 tem apenas 40°, mas a correção do campo dela é boa, também. A diferença entre elas é basicamente que para manter um campo bem corrigido a um preço baixo, optou-se por ter menos campo no caso da series 500. Nas outras, para ter mais campo sem sacrificar a correção, foi preciso gastar mais nas lentes e por isso a ocular é mais cara.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Seg 06 Jun 2016, 16:34

Como faço pra saber o campo de visão das minhas superplossl que acompanharam meu telescopio ?

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Bruno Seg 06 Jun 2016, 16:52

Me parece que em média essa ocular Super Plossl SkyWatcher de 25mm, tem um angulo de visão com cerca de 52 graus.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Seg 06 Jun 2016, 17:09

Obrigado por tudo me esclareceu muitas dúvidas, mas tenho mais uma, como lidar com poluição luminosa?

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Bruno Seg 06 Jun 2016, 17:32

Para a observação da lua e dos planetas basta encontrar um canto escuro, quanto aos objetos do céu profundo como os aglomerados de estrelas vai depender do grau de intensidade da poluição luminosa, e quanto à observação das nebulosas um filtro do tipo UHC ajudará a destacar a forma delas:

https://tellescopio.com.br/filtros/filtro-uhc

Bruno
Moderador

Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  deco27x Seg 06 Jun 2016, 17:56

Como o colega Bruno disse.

Em primeiro lugar, procure um lugar com o mínimo possível de incidência de luzes parasitas.

O uso de um filtro UHC é de grande utilidade na observação de nebulosas, mas tenha em mente que ele não faz milagres. Ele escurece as nebulosas, mas escurece muito mais o céu, por isso melhora o contraste. Ele tende a ser mais eficiente em umas nebulosas que em outras, mas eu acho que sempre vale a pena ter um desses, vão-se os telescópios, ficam os filtros e oculares.

Na observação de aglomerados de estrelas, o filtro UHC não ajuda. Neste caso é melhor apelar para um aumento um pouco mais forte, afim de escurecer o fundo do céu no campo da ocular, permitindo a visualização de mais estrelas que usando um aumento menor. A medida ideal vai com o gosto do freguês, e com o aglomerado também, mas no meu 114mm eu tinha melhores resultados com aumentos entre 50x e 60x, permitindo escurecer bastante o céu mas de maneira que o objeto ainda cabia no campo da ocular.

O maior problema é a observação de galáxias. Nenhuma das duas táticas citadas anteriormente funciona muito bem neste caso. A melhor opção normalmente é encontrar o aumento que forneça o melhor balanço entre brilho de superfície e aumento. Isso é muito pessoal e varia bastante com a PL do lugar e com o objeto em particular também.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Jonas J Ter 07 Jun 2016, 09:43

Acabei pegando uma 40mm Ploss Serie 500 no site Tellescopio.
Acredito que por ser uma ocular de baixa ampliação o problema de correção nas bordas seja minimizado. E por 90 reais, contra mais de 3X isso em uma wideangle do mesmo fabricante, acho que está bom demais, para ter como opção nas observações. Valeu pela ajuda deco.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Ter 07 Jun 2016, 09:47

Jonas depois me diga como essa 40mm fica, pq minha grana tá curta pra comprar uma 32mm de qualidade.

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Ter 07 Jun 2016, 10:35

Aproveitando também, onde no Brasil acha oculares assim ?

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Jonas J Ter 07 Jun 2016, 11:15

Vai demorar um pouco para chegar a minha porque paguei via boleto e pedi por PAC, e tempo está extremamente chuvoso há coisa de um mês aqui, mas assim que testar comento minhas impressões sobre a ocular aqui no fórum sim. O Deco é uma pessoa que possui exatamente esse acessório, pode solicitar mais detalhes com ele também.
Você encontra no site tellescopio
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Ter 07 Jun 2016, 11:22

Me refiro a oculares Celestron, Vixen, Meade e GSO.

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  deco27x Ter 07 Jun 2016, 11:53

Quanto à plossl series 500 40mm, eu não vejo problemas na correção do campo dela. É bem razoável. O que me incomoda é a parada de campo difusa e o posicionamento do olho que fica meio complicado devido ao descanso visual grande (natural numa plossl 40mm ) associado à ausência de algum recesso na altura da lente em relação ao corpo da ocular, como acontece na maioria das Plossl 40mm, a fim de tornar o posicionamento do olho mais confortável.

Por outro lado, a ausência deste recesso aumenta o descanso visual útil, tornando esta uma bela ocular para utilizar óculos. Eu acho esta ocular um ótimo custo / benefício.



As oculares celestron, Meade, vixen e GSO podiam ser encontradas com regularidade no armazém do telescópio, na astroshop e oculares.net (esta última faliu) antes da alta do dólar.

Agora podemos achar algumas de vez em quando no mercado de equipamentos astronômicos usados no Facebook e no mercado livre.

Na astroshop ainda tinham algumas Celestron e GSO até algum tempo, não sei se ainda tem.

Os produtos destas marcas são em média equivalentes. Embora eu ache que a maioria das oculares Meade e Vixen tendem a ser um pouco melhores, mas cada caso é um caso.

Não há nada de errado com os produtos series 500. Eles são ótimos custo /benefício. Bastante acessíveis e com qualidade perfeitamente aceitável para a maioria dos astrônomos amadores. No caso particular das Plossl series 500, em média ficam um pouco abaixo das plossl das outras marcas citadas, mas por um preço muito bom. No caso das ultrawide o preço está incrivelmente baixo, uma verdadeira barganha!

deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  JosimarCerqueira Qua 08 Jun 2016, 10:44

Bruno, bom dia

O que você me diz dessa:
http://www.astrobrasil.com/produto/ocular-super-plossl-pl-40mm-padrao-de-encaixe-de-125-polegadas/1779

Diz que é 52º o campo de visão!

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 04/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos