ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Ir em baixo

spica Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  ZelvisCch Ter 01 Mar 2016, 09:39

Saudações.
Alguém poderia me dizer se é recomendável a aquisição de uma ocular de 2,5mm para ser usado em um refrator de D=90mm DF=910mm uma vez que teoricamente eu terei 364x aumento?

Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm Ocular-tmb-planetary-type-ii-2-5mm-1-25-127692120-500x416
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

spica Re: Ocular TMB Planetary Type II 2.5mm

Mensagem  thiagomandrade Ter 01 Mar 2016, 10:35

Eu acredito que não seja o ideal, uma vez que o aumento teórico máximo do seu telescópio é 180X.
O melhor seria você comprar uma ocular de 5mm, ficando no limite teórico do telescópio (182X), evitando perder muito o foco. Pessoalmente indicaria uma Wideangle de 5mm, você aproveitará muito mais da ocular.

Como não possuo um telescópio de dimensões similares acho que alguém que já tenha feito a experiência possa ter uma opinião mais realista.
thiagomandrade
thiagomandrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  ZelvisCch Ter 01 Mar 2016, 10:58

Eu tenho uma TBM 6mm e já fiz observações de Júiter usando uma Barlow 3x, ou seja, extrapolei muito o limite teorico. E fiquei satisfeito, porém, não plenamente, por isso gostaria de saber se sem a barlow, apenas usando a ocular, eu terei resultados melhores.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  AGM Ter 01 Mar 2016, 12:29

ZelvisCch escreveu:Alguém poderia me dizer se é recomendável a aquisição de uma ocular de 2,5mm para ser usado em um refrator de D=90mm DF=910mm uma vez que teoricamente eu terei 364x aumento?

É uma ampliação de 360x no 90mm/900, tal cifra de aumento é melhor em um telescópio de pelo menos 200mm, sendo ainda mais viável em um de 250mm ou 300mm. Ampliações com imagens bem equilibradas correspondem ao diâmetro do telescópio, por exemplo:
A melhor ampliação que obterá com um 90mm é com um aumento de 90x, ampliar 2x ou 2.5x o diâmetro da objetiva, terá variações de acordo com a distância focal, da qualidade das lentes e ou espelhos além das oculares utilizadas.

90mm sendo F/10, tem melhor contraste do que um 90mm F/5, ambos tem o mesmo poder de ampliação porém, no F/5, para ver com o mesmo contraste teria de ampliar a metade do F/10 observando a mesma imagem, pois o brilho seria mais excessivo perdendo assim a definição dos detalhes. Há telescópios refratores a F/7, relatados por que os usou, que tem uma resolução afiada além de suportar grandes ampliações, porém são esses os "apocromáticos" e custam caro, muito caro.

Para um 90mm ampliações de até 225x é o céu para esse telescópio, caso a atmosfera esteja em condições mais do que favoráveis. Com o Virtuoso 114mm, para melhores observações que fiz em Júpiter, utilizei uma TMB 7mm ampliando 71x. Com uma barlow 3x mas usando apenas a lente no modo de 2.5x ampliando 178x e foi o máximo que já consegui até o momento e salvo por determinada noite!!! Pois nestas duas noites decorrentes, a atmosfera encontrava-se com ventos baixos, céu limpo e cristalino e baixa PL, pois choveu durante o dia, o calor dissipou e a noite a temperatura mais amena permitiu tal observação.

Para quem acha que observar um planeta como Júpiter, com apenas 50x é pouco, lembre-se do que você consegue ver a olho nu!!! Apenas uma pequena bolinha brilhante e nem percebe suas luas. Um planeta gasoso como esse, para ampliações mais elevadas, é preciso de uma objetiva maior, com mais resolução e de uma noite com condições propícias.

Teoricamente meu 114mm suporta 228x, sim, essa cifra seria muito útil para alguns objetos do sistema solar se, ele fosse um F/9 no mínimo. Então, prefiro usar 114mm x 1.5x devido ao foco tão curto que nem mesmo chega a F/5. Imagens com até 150x com esse telescópio são o limite, e para planetas como Júpiter, só consegui ver a Grande Mancha Vermelha usando um filtro Dark Sky E-1.

Não fosse a atmosfera, poderia usar uma ocular de 1mm!!! mas a barreira das correntes de ar quente e fria, aerossóis, poluição luminosa e industrial nos afetam incessantemente e estamos limitados a certos valores para as observações.

Minha opinião, se o seu telescópio suporta 225x, que é o valor teórico máximo, invista em uma ocular que amplie no máximo o dobro da objetiva, ou seja, 180x e ainda assim, eu compraria uma que ampliasse 1.5x a objetiva com ampliação de 135x. Lhe digo isso fundamentado em que, serão "raras" as noites durante um ano inteiro que poderá utilizar 225x de ampliação com tal ocular. Sendo assim, o uso dela será quase que nulo e o proveito da mesma assim como o investimento irão pelo ralo. Quando tiver um telescópio com uma objetiva MAIOR, então, invista em oculares para maiores ampliações.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Bruno Qua 02 Mar 2016, 08:21

AGM escreveu:Quando tiver um telescópio com uma objetiva MAIOR, então, invista em oculares para maiores ampliações.
Apenas lembrando aqui que embora a ampliação máxima e mínima estejam diretamente relacionadas com a abertura, na escolha de oculares para ampliações mais elevadas como geralmente elas são de distâncias focais mais curtas (6mm para baixo), não esquecer também de levar em conta a distância focal do instrumento. Quanto mais longa ela for menos se farão necessárias oculares de distâncias focais muito curtas, para evitar que elas forneçam aumentos que ultrapassem o limite resolutivo da objetiva ou espelho do telescópio.
Por exemplo, um refrator de 70mm e outro com 90mm sendo ambos com a mesma distância focal (900mm por exemplo), se usarem uma mesma ocular de 4 mm terão 225x de aumentos, porém a abertura de 90mm suporta 225x enquanto que a de 70mm terá o seu limite resolutivo de 175x extrapolado.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  André Pira Qua 02 Mar 2016, 11:12

Sem contar que a pupila de saída ficaria demasiadamente pequena. Pelos cálculos (senão estiverem errados) seria de 0,25 mm.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Mensagem  André Pira Qua 02 Mar 2016, 11:20

Muito pequena. Sendo que o mínimo aconselhável "acho" que seria em torno de 0,5 mm.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Mensagem  deco27x Qua 02 Mar 2016, 14:18

O uso de aumentos muito elevados (entre 2x e 3x a abertura) depende de uma ótica muito boa e seeing muito bom.

Normalmente não se recomenda usar ampliações acima de 3x a abertura. Geralmente não compensa em nenhum instrumento.

Além disso, o uso de ampliações muito altas é questão de gosto também. Não é todo mundo que consegue tirar proveito de ampliações acima de 3x a abertura.

Conheço pessoas que acham proveitoso o uso de ampliações desta ordem, mas para isso é necessário treinar bastante a visão para saber tirar proveito de ampliações muito fortes, além é claro de depender de uma ótica e seeing muito bons.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: