ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocular 6mm TMB Planetary Type II

Ir em baixo

spica Ocular 6mm TMB Planetary Type II

Mensagem  prnvieira Seg 31 Ago 2015, 16:03

Boa tarde pessoal....pergunto aos amigos o que acham da Ocular 6mm TMB Planetary Type II, a venda na Loja Tellescopio?; minha duvida é sobre a qualidade da ocular, que me parece boa, e se a mesma teria bom desempenho para observação em meu Celestron refletor 130mm F/5; pelo que vi no site da loja essa ocular se adapta melhor em equipamentos com distancia focal mais elevada, acima de F/8, mas, como quero fazer um upgrade no equip., fico em duvida se vale o investimento ou se devo procurar outro modelo nessa abertura de 6mm....grato pela atenção...

segue o link do produto....https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-tmb-planetary-type-II-6mm-1-25polegadas
prnvieira
prnvieira
Aspirante
Aspirante

spica Re: Ocular 6mm TMB Planetary Type II

Mensagem  ZelvisCch Seg 31 Ago 2015, 16:49

Eu já tinha visto essa ocular e fiquei bem interessando, mas, acabo de investir no que tenho (Refrator de 70mm/900mm) e pretendo esperar um pouco mais.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  deco27x Seg 31 Ago 2015, 22:20

Se o colega tiver paciência e alguma familiaridade com o inglês (o google tradutor quebra  galho para quem não é muito bom com o inglês), aqui vai um belíssimo artigo, comparando diversas oculares planetárias de 6mm, inclusive a TMB Planetary 6mm:

http://www.cloudynights.com/page/articles/cat/user-reviews/eyepieces/eyepieces-3mm-13mm/6mm-lunarplanetary-eyepiece-comparison-r1865

Recomendo fortemente a leitura.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  prnvieira Ter 01 Set 2015, 00:30

Obrigado pelo link, leitura bastante interessante, a cada dia aprendemos um pouco mais, fiquei mais interessado ainda pela ocular TMB devido aos elogios que ela recebeu....valeu Deco...Céus limpos...
prnvieira
prnvieira
Aspirante
Aspirante

Mensagem  ZelvisCch Qui 10 Set 2015, 07:31

O meu telscópio é um refrator de 70mm/900mm, essa ocular por acaso extrapola o limite do meu telescópio?
Pois com ele eu teria 150x de aumento. Vi em alguns sites que o máximo de ampliação é de 2,3x o diâmetro da abertura, o que no meu caso seria 161x, mas, já vi muito mais sobre o máximo ser 2x o diâmetro, que no meu é 140x.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  AGM Qui 10 Set 2015, 08:47

ZelvisCch escreveu:
1 - O meu telscópio é um refrator de 70mm/900mm, essa ocular por acaso extrapola o limite do meu telescópio?
#
2 - Pois com ele eu teria 150x de aumento. Vi em alguns sites que o máximo de ampliação é de 2,3x o diâmetro da abertura, o que no meu caso seria 161x, mas, já vi muito mais sobre o máximo ser 2x o diâmetro, que no meu é 140x.

1 - O limite máximo "teórico" de um telescópio está entre 2.4x a 2.5x e Isso irá variar de instrumento para instrumento. Um telescópio F/10 (70mm | 700mm) tem menor poder de ampliação do que um F/12.8 (70mm | 900mm). O de 900mm de distância focal (d/f), por ter um foco mais longo, proverá ampliações com melhor contraste nas imagens devido ao F mais longo em comparação ao de 700mm de d/f quando essas cifras ultrapassarem o seu diâmetro (D=70 > 70x).
O aumento máximo do seu telescópio é de 140x, duas vezes o seu diâmetro, as melhores imagens serão obtidas com 70x, que é a ampliação coeficiente da abertura, mas um F curto ou longo, irá determinar o poder das ampliações.

2 - O aumento máximo "teórico" do seu telescópio é de 175x, então, essa ocular lhe proverá belas imagens, estando abaixo desse limite máximo teórico. Ela terá melhor desempenho no 70mm | 900mm do que em um com 70mm | 700mm. Num F/10 por exemplo, com 175x de ampliação, uma perda de contraste e detalhes nas imagens será mais evidente, devido a um F mais curto, que acarreta maior brilho nas imagens.

"Todas as observações e instrumentos que temos, terão melhor desempenho se a atmosfera estiver estável, essa sim, é o fator determinante."
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  ZelvisCch Qui 10 Set 2015, 14:43

Muito grato Colega, me sinto muito motivado a comprá-la.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: