Ocular 6mm TMB Planetary Type II
Página 1 de 1
Ocular 6mm TMB Planetary Type II
Boa tarde pessoal....pergunto aos amigos o que acham da Ocular 6mm TMB Planetary Type II, a venda na Loja Tellescopio?; minha duvida é sobre a qualidade da ocular, que me parece boa, e se a mesma teria bom desempenho para observação em meu Celestron refletor 130mm F/5; pelo que vi no site da loja essa ocular se adapta melhor em equipamentos com distancia focal mais elevada, acima de F/8, mas, como quero fazer um upgrade no equip., fico em duvida se vale o investimento ou se devo procurar outro modelo nessa abertura de 6mm....grato pela atenção...
segue o link do produto....https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-tmb-planetary-type-II-6mm-1-25polegadas
segue o link do produto....https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-tmb-planetary-type-II-6mm-1-25polegadas
prnvieira- Aspirante
Re: Ocular 6mm TMB Planetary Type II
Eu já tinha visto essa ocular e fiquei bem interessando, mas, acabo de investir no que tenho (Refrator de 70mm/900mm) e pretendo esperar um pouco mais.
ZelvisCch- Astronomo Amador
Se o colega tiver paciência e alguma familiaridade com o inglês (o google tradutor quebra galho para quem não é muito bom com o inglês), aqui vai um belíssimo artigo, comparando diversas oculares planetárias de 6mm, inclusive a TMB Planetary 6mm:
http://www.cloudynights.com/page/articles/cat/user-reviews/eyepieces/eyepieces-3mm-13mm/6mm-lunarplanetary-eyepiece-comparison-r1865
Recomendo fortemente a leitura.
http://www.cloudynights.com/page/articles/cat/user-reviews/eyepieces/eyepieces-3mm-13mm/6mm-lunarplanetary-eyepiece-comparison-r1865
Recomendo fortemente a leitura.
deco27x- Astronomo Amador
Obrigado pelo link, leitura bastante interessante, a cada dia aprendemos um pouco mais, fiquei mais interessado ainda pela ocular TMB devido aos elogios que ela recebeu....valeu Deco...Céus limpos...
prnvieira- Aspirante
O meu telscópio é um refrator de 70mm/900mm, essa ocular por acaso extrapola o limite do meu telescópio?
Pois com ele eu teria 150x de aumento. Vi em alguns sites que o máximo de ampliação é de 2,3x o diâmetro da abertura, o que no meu caso seria 161x, mas, já vi muito mais sobre o máximo ser 2x o diâmetro, que no meu é 140x.
Pois com ele eu teria 150x de aumento. Vi em alguns sites que o máximo de ampliação é de 2,3x o diâmetro da abertura, o que no meu caso seria 161x, mas, já vi muito mais sobre o máximo ser 2x o diâmetro, que no meu é 140x.
ZelvisCch escreveu:
1 - O meu telscópio é um refrator de 70mm/900mm, essa ocular por acaso extrapola o limite do meu telescópio?
#
2 - Pois com ele eu teria 150x de aumento. Vi em alguns sites que o máximo de ampliação é de 2,3x o diâmetro da abertura, o que no meu caso seria 161x, mas, já vi muito mais sobre o máximo ser 2x o diâmetro, que no meu é 140x.
1 - O limite máximo "teórico" de um telescópio está entre 2.4x a 2.5x e Isso irá variar de instrumento para instrumento. Um telescópio F/10 (70mm | 700mm) tem menor poder de ampliação do que um F/12.8 (70mm | 900mm). O de 900mm de distância focal (d/f), por ter um foco mais longo, proverá ampliações com melhor contraste nas imagens devido ao F mais longo em comparação ao de 700mm de d/f quando essas cifras ultrapassarem o seu diâmetro (D=70 > 70x).
O aumento máximo do seu telescópio é de 140x, duas vezes o seu diâmetro, as melhores imagens serão obtidas com 70x, que é a ampliação coeficiente da abertura, mas um F curto ou longo, irá determinar o poder das ampliações.
2 - O aumento máximo "teórico" do seu telescópio é de 175x, então, essa ocular lhe proverá belas imagens, estando abaixo desse limite máximo teórico. Ela terá melhor desempenho no 70mm | 900mm do que em um com 70mm | 700mm. Num F/10 por exemplo, com 175x de ampliação, uma perda de contraste e detalhes nas imagens será mais evidente, devido a um F mais curto, que acarreta maior brilho nas imagens.
"Todas as observações e instrumentos que temos, terão melhor desempenho se a atmosfera estiver estável, essa sim, é o fator determinante."
AGM- Membro Expert
Muito grato Colega, me sinto muito motivado a comprá-la.
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: