ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seria uma boa opção para o PSC ?

3 participantes

Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Roberto_Moura Sáb 23 Jan 2016, 11:48

Venho tentando, desde que adquiri o aparelho, a encontrar com "exatidão" o tal PSC.
Claro que, em alguns momentos, "parece" que consegui, obtendo fotos de 30 ou 40 segundos... Porém, acima disso, ocorre o "arrasto".

Na minha cidade, por mais estranho que pareça, as melhores fotos (com exposição de 30 e, algumas vezes, até de 40 segundos, consegui com a montagem apontada simplesmente para o Sul e obedecendo a inclinação da cidade, mas sei que estou errando em centímetros, pois o arrasto ocorre acima dos 30 segundos.

O que eu ainda não tentei foi isso:
Fazer uma exposição de mais de umas 2 horas com câmera fixa apontada pro Sul.

Esta imagem foi feita na Califórnia, mas acho que funcionaria aqui da mesma forma...

O "buraco" do meio, seria o PSC exato.
Será que daria certo?

Obrigado e abraço a todos!

Seria uma boa opção para o PSC ? Jsniiv
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  André Pira Sáb 23 Jan 2016, 12:26

Sim...o centro da rotação das estrelas seria o ponto pelo qual o telescópio teria que ser centralizado, no caso deles o PNC e no nosso o PSC. Esse método de encontrar o PSC seria por fotografia de longa exposição e "SE" fosse o escolhido, facilitaria muito a ajuda de uma buscadora laser para se fazer os ajustes com o centro.
Nosso amigo Rômulo já utilizou/demonstrou esse método (entre outros) em seu blog:
http://astronomiaemvix.blogspot.com.br/search/label/ALINHAMENTO%20POLAR
Está na primeira linha do menu inicial (opção alinhamento polar) mais ou menos no meio da página...
Eu particularmente acho um método bem bacana. Trabalhoso como todos os outros mas de quebra você ainda ganha uma bela foto no final. O único problema desse método é que você necessita ter a visão livre do Sul, o quê (por exemplo) não é o meu caso! Outra opções são até mais precisas (método drift) que também está descrito no blog, mas confesso que eu acho meio complicadinho - pelo menos pra mim.
Usei muito o de declínio magnético (bússola) e consegui exposições de mais de 5 minutos com a ajuda da guiagem - com certeza. Mas isso significa que o alinhamento por esse método não é tão ruim assim. Aliás, independente do método escolhido, um sistema de guiagem será sempre bem vindo para pequenas correções que a montagem necessite em seu acompanhamento do objeto escolhido para a sessão de fotos.
Ultimamente fiquei meio fã do sistema descrito pelo nosso amigo DRY: o de alinhar com uma estrela a 180° em azimute. É um sistema extremamente descomplicado e sujeito a menos erros que o da bússola, as pequenas correções que aparecerem são feitas/resolvidas pelo sistema de guiagem durante o acompanhamento.
Penso que todos os métodos servirão. Uns com um pouco mais de eficiência/precisão, outros com menos. Mas no meu caso como possuo um refrator de 120 mm, que não é uma grande abertura comparada a um refletor de 200 mm, acabo necessitando de uma guiagem de qualquer maneira pelos tempos de exposição serem obrigatoriamente maiores para o refrator. Sendo assim, hoje utilizo o método do azimute....
Abração!

André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Roberto_Moura Sáb 23 Jan 2016, 18:22

Bem legal, amigo...
Acho que não tenho saída, a não ser conseguir uma guiagem para longas exposições.

Na verdade, não tenho idéia do que é uma guiagem... Pelo que andei lendo, seria uma segunda câmera acoplada na montagem...

A minha montagem tem uma entrada (parece entrada de cabo de rede) e diz "guide", o que acho que seria uma guiagem...

Mas qual câmera seria melhor para isso? E ela vem com o tal cabo?

Grande abraço!
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Roberto_Moura Sáb 23 Jan 2016, 18:27

Muito bom o link... Vou lê-lo com muita atenção. Obrigado!
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Roberto_Moura Sáb 23 Jan 2016, 18:30

Tentarei o método do 180º em Azimute...
Parece ser bom... Tentei esse de 180º, mas fiz quase à 45/50º.
Ainda bem que o Stellarium mostra qual estrela está no Azimute e à qual hora.

Obrigado!!! Very Happy
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  André Pira Sáb 23 Jan 2016, 18:53

Em relação às câmeras de guiagem, sei muito pouco sobre os modelos oferecidos no mercado, programas utilizados por cada uma delas e principalmente a diferença de eficiência entre uma e outra. Trabalho com esse sistema que não utiliza o computador para operá-la:
http://www.skywatcher.com/product.php?cat=28&id=172
https://www.youtube.com/watch?v=uavNrOeRbps
Sei que outros sistemas utilizam o computador acoplado para operação dos programas que a câmera necessita. Como não me dou muito bem com essa parte, preferi essa do link e vídeo acima. Não é uma maravilha trabalhar com os parâmetros de programação dela: tempo de exposição, ruído, foco....Aliás não sei "se" algum sistema de guiagem é muito amigável na operação.
Por exemplo, basta passar uma nuvem em frente ao sensor da câmera que ela perde o objeto ou referência (no caso a estrela) travada no sensor. Aí é começar tudo de novo!!! Mas pelo que li em algumas postagens, parece que é um problema (contra tempo) que acontece em todos os sistemas. O DRY estava vendendo a dele por esses dias.
Acerte melhor o alinhamento com o sistema da estrela em azimute pelo Stellarium e talvez pela abertura e "F" bem curto do seu equipamento, nem necessite de maiores tempos de exposição.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Roberto_Moura Sáb 23 Jan 2016, 19:14

Beleza, amigo... Farei isso assim que o tempo limpar...

Grande abraço!
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  André Pira Sáb 23 Jan 2016, 19:28

Só complementando...esse sistema não necessita de computador acoplado, mas em compensação a câmera necessita estar acoplada em um guidescope (praticamente outro tele) para que funcione de acordo. O ADT até fez uns anéis de conexão para buscadoras 8x50, mas nunca consegui um resultado legal utilizando essa adaptação.
Por fim, tive que investir no guide:
http://www.astrobin.com/194642/
Espere até o Dry e o nosso amigo Álvaro Miranda aparecerem no tópico. Ambos tem esse sistema de guiagem também, além do tele de 200 mm parecido com o seu. Sem dizer a prática e o conhecimento muito mais aprofundado que o meu em astronomia/astrofotografia.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Dry Dom 24 Jan 2016, 17:37

André Pira escreveu:
...Ultimamente fiquei meio fã do sistema descrito pelo nosso amigo DRY: o de alinhar com uma estrela a 180° em azimute. É um sistema extremamente descomplicado e sujeito a menos erros que o da bússola, as pequenas correções que aparecerem são feitas/resolvidas pelo sistema de guiagem durante o acompanhamento...

Sim André, o método de alinhamento com o PSC utilizando uma estrela a 180º é realmente preciso e prático. O problema é a escala de altitude que não é precisa. Assim, o alinhamento em azimute vai ser bom, mas será preciso uma correção na altitude. Quem tem uma montagem GoTo, é possível verificar o desvio do PSC e fazer um ajuste fino.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Dry Dom 24 Jan 2016, 17:43

Chequei a usar o sistema autônomo Synguider, mas ficou um pouco ruim de usar aqui no observatório devido a posição que o visor ficava. Assim, resolvi vender. Como já tinha a câmera ASI 120MC, passei a usá-la como guia através do programa PHD2. O problema de perder a estrela é inerente a todos os sistemas quando tem algumas nuvens ou grande turbulência, não tem jeito.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Dry Dom 24 Jan 2016, 17:46

O programa de guiagem é gratuito e pode ser baixado aqui: http://openphdguiding.org/
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Roberto_Moura Seg 25 Jan 2016, 23:09

Valeu, André... Na minha montagem tem, sim, uma entrada "Auto Guider".
Verificarei isso...
E tentarei o 180º do Dry... Very Happy
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Roberto_Moura Seg 25 Jan 2016, 23:11

Obrigado, Dry, pelas informações...
Como já havia dito ao amigo André, adquiri um Orion StarShoot AutoGuider e vou tentar acoplá-lo à buscadora com o adaptador, que também já comprei (e já vi que talvez não dê certo... kkkk)
Vou esperar chegar e tentar essas dicas.
Depois, posto os resultados.

Obrigado!
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Dry Ter 26 Jan 2016, 16:15

Dependendo do comprimento da sua buscadora, dá certo sim. O ideal é ter um guide adicional e não usar apenas a buscadora do tele pois ela faz falta para centralizar os objetos.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Seria uma boa opção para o PSC ? Empty Re: Seria uma boa opção para o PSC ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos