A gravidade seria derivada do BigBang?
3 participantes
Página 1 de 1
A gravidade seria derivada do BigBang?
Ontem, acabei tendo uma idéia sobre a gravidade, um conceito novo que seria relacionado com o BigBang.
No caso a singularidade teria uma estabilidade até certo ponto, não temos como saber se esta estabilidade teria durado frações de segundo ou um tempo maior doq a existência do universo. (isto considerando o universo como sendo ciclico)
Mas o caso é que em toda partícula gerada teria ficado 'uma memória' daquele momento de estabilidade.
E toda partícula tende a retornar ao mesmo estado..
Ou seja, é como uma inércia, ao movimento de expansão, causado pela explosão..
Assim como numa poça de agua, onde tu joga uma pedra, forma ondas, e com o tempo elas são anuladas, retornando a estabilidade, também o universo retornaria a estabilidade.. e estamos no meio termo entre uma estabilidade inicial e uma posterior..
Segundo os cálculos o universo esta em expansão, e aceleradamente, e.. nada poderia parar essa aceleração..
Mas segundo esta hipótese recém criada, a gravidade seria essa força, ela poderia "GANHAR" potencial a medida do afastamento.
Ou seja, a gravidade seria menor, antes, quando toda a matéria estava mais próxima, e a diferença entre a situação daquele momento e a estabilidade era menor.
Com um aumento dessa diferença, a gravidade cresceria, causando uma desaceleração da expansão e posterior encolhimento..
A gravidade seria uma reação colateral ao BigBang, mais precisamente ela é relacionada ao estado anterior, da estabilidade..
A gravidade seria uma herança da estabilidade da singularidade
No caso a singularidade teria uma estabilidade até certo ponto, não temos como saber se esta estabilidade teria durado frações de segundo ou um tempo maior doq a existência do universo. (isto considerando o universo como sendo ciclico)
Mas o caso é que em toda partícula gerada teria ficado 'uma memória' daquele momento de estabilidade.
E toda partícula tende a retornar ao mesmo estado..
Ou seja, é como uma inércia, ao movimento de expansão, causado pela explosão..
Assim como numa poça de agua, onde tu joga uma pedra, forma ondas, e com o tempo elas são anuladas, retornando a estabilidade, também o universo retornaria a estabilidade.. e estamos no meio termo entre uma estabilidade inicial e uma posterior..
Segundo os cálculos o universo esta em expansão, e aceleradamente, e.. nada poderia parar essa aceleração..
Mas segundo esta hipótese recém criada, a gravidade seria essa força, ela poderia "GANHAR" potencial a medida do afastamento.
Ou seja, a gravidade seria menor, antes, quando toda a matéria estava mais próxima, e a diferença entre a situação daquele momento e a estabilidade era menor.
Com um aumento dessa diferença, a gravidade cresceria, causando uma desaceleração da expansão e posterior encolhimento..
A gravidade seria uma reação colateral ao BigBang, mais precisamente ela é relacionada ao estado anterior, da estabilidade..
A gravidade seria uma herança da estabilidade da singularidade
Xevious- Astronomo Amador
Re: A gravidade seria derivada do BigBang?
Peço licença pois sou novato aqui mas tenho acompanhado os tópicos, e em relação ao assunto "gravidade" vejo aí um ponto delicado pelo fato de associar um efeito observado entre os corpos no espaço a uma teoria, no caso a do Big Bang, e que até o presente momento não está cem por cento comprovada. A variedade de modelos cosmológicos propostos também carecem de um percentual absoluto ou com cem por cento de certeza.
Se procuramos então não ver o problema como é oficialmente visto, incorremos na possibilidade de contrariar os "dogmas" da ciência oficial. O que fazer então? Em outro tópico lí sobre a possibilidade de a gravidade não ser uma força. De causa ela passou a efeito. Segundo a ciência oficial a gravidade ou a "força" de gravidade varia de acordo com a massa dos corpos.
Sendo assim e com a sua licença Xevious, eu gostaria de perguntar como pode uma força que sofre variações ser herança de uma estabilidade?
Spectro7
Se procuramos então não ver o problema como é oficialmente visto, incorremos na possibilidade de contrariar os "dogmas" da ciência oficial. O que fazer então? Em outro tópico lí sobre a possibilidade de a gravidade não ser uma força. De causa ela passou a efeito. Segundo a ciência oficial a gravidade ou a "força" de gravidade varia de acordo com a massa dos corpos.
Sendo assim e com a sua licença Xevious, eu gostaria de perguntar como pode uma força que sofre variações ser herança de uma estabilidade?
Spectro7
Spectro7- Astronomo Amador
Pela proporcionalidade a esta estabilidadeSpectro7 escreveu:Sendo assim e com a sua licença Xevious, eu gostaria de perguntar como pode uma força que sofre variações ser herança de uma estabilidade?
Parecido com uma mola, que quanto mais estendida mais tem uma força no sentido dela voltar a posição inicial.
Mas achei interessante sua colocação sobre como se pode explicar algo se baseando de algo que não esta plenamente provado.
Inicialmente que esta minha hipótese é de acordo com certa linha de pensamento, se considerar outras linhas, ou tem que encontrar outras soluções ou mesmo deixar sem.
Outra coisa é que nós acharmos que BigBang existe ou não não afeta a origem dele então podemos fazer teorias baseado na possibilidade de ele existir.
Eu acredito no universo cíclico.
Confesso que tento encontrar teorias que nos levem a conclusão que o universo é cíclico mesmo, hoje em dia a opinião preponderante é que ele não é cíclico mas sim ele tenderá ao desaparecimento, com a desintegração de todas suas partículas.
Xevious- Astronomo Amador
Obrigado pela resposta Xevious.
E dando sequência na linha de pensamento, eu também creio na desintegração de todas as partículas, porém só das que não concorrem para a estabilidade no universo.
Spectro7.
E dando sequência na linha de pensamento, eu também creio na desintegração de todas as partículas, porém só das que não concorrem para a estabilidade no universo.
Spectro7.
Olá.
Já que de forma velada eu fui citado confesso tenho observado para onde caminham as postagens nesse tópico, e vejo que o conceito de força gravitacional pode ser entendido sob outra ótica. Na questão de eu ter sugerido que a gravidade poderia não ser uma força ainda assim eu não uso nenhum modelo cosmológico atual, e o que mais se aproximaria seria o modelo estacionário, mas mesmo esse modelo ainda sucumbe ao ser confrontado com o Big Bang. Eu utilizo na minha concepção o conceito de imobilidade.
Eu pergunto: poderia me dizer Spectro7 o que ou qual fator não concorre para a estabilidade no universo?
Já que de forma velada eu fui citado confesso tenho observado para onde caminham as postagens nesse tópico, e vejo que o conceito de força gravitacional pode ser entendido sob outra ótica. Na questão de eu ter sugerido que a gravidade poderia não ser uma força ainda assim eu não uso nenhum modelo cosmológico atual, e o que mais se aproximaria seria o modelo estacionário, mas mesmo esse modelo ainda sucumbe ao ser confrontado com o Big Bang. Eu utilizo na minha concepção o conceito de imobilidade.
Eu pergunto: poderia me dizer Spectro7 o que ou qual fator não concorre para a estabilidade no universo?
Bruno- Moderador
Oi Bruno
antes de eu responder poderia me dizer na sua concepção qual a diferença entre o modelo estacionário e o seu conceito ou modelo de imobilidade?
Spectro7.
antes de eu responder poderia me dizer na sua concepção qual a diferença entre o modelo estacionário e o seu conceito ou modelo de imobilidade?
Spectro7.
Vou tentar ser breve. Com a descoberta de Arno Penzias e Robert Wilson sobre a radiação cósmica de fundo a teoria do estado estacionário recebeu o golpe final. Em 1967 o teórico do estado estacionário Dennis Sciama admitiu que fora vencido pelos partidários do Big Bang. Segundo Sciama, a teoria do estado estacionário tinha uma elegância e uma beleza que, por algum motivo inexplicável, o Arquiteto do universo parecia ter dispensado. Ele acreditava então que o universo, de fato, era uma obra mal acabada e que devíamos fazer o melhor possível dele. Chegou-se à conclusão de que tudo o que existe no universo visível foi criado a partir de partículas primordiais em um processo dividido em dois estágios: inicialmente os elementos mais leves teriam sido cozidos no BIG BANG. Num segundo momento os mais pesados foram forjados no interior das estrelas.
Vemos aí um processo de evolução e de transição.
Já o modelo inspirado na imobilidade sustenta que se o universo é o conjunto de todas as regiões possíveis, não há então lugar algum para o qual ele precise se mover já que está em todas as regiões e em todos os lugares ao mesmo tempo.
Vemos aí um processo de evolução e de transição.
Já o modelo inspirado na imobilidade sustenta que se o universo é o conjunto de todas as regiões possíveis, não há então lugar algum para o qual ele precise se mover já que está em todas as regiões e em todos os lugares ao mesmo tempo.
Última edição por Bruno em Qua 11 Jul 2012, 12:10, editado 1 vez(es)
Bruno- Moderador
Oi Bruno
obrigado pela explicação mas eu fiquei pensando pois se então o universo não precisa se mover por já estar em todos os lugares ao mesmo tempo, o que significa então os movimentos relativos entre os corpos?
Spectro7.
obrigado pela explicação mas eu fiquei pensando pois se então o universo não precisa se mover por já estar em todos os lugares ao mesmo tempo, o que significa então os movimentos relativos entre os corpos?
Spectro7.
Muito boa a sua pergunta colega, porém eu gostaria de te ouvir dando uma opinião sobre isso: e se eu afirmasse que não são os corpos que se aproximam mas o espaço entre eles é que encurta?
Bruno- Moderador
Oi Bruno
tambem gostaria de perguntar se esse encurtamento do espaço não seria também relativo entre os corpos.
Spectro7.
tambem gostaria de perguntar se esse encurtamento do espaço não seria também relativo entre os corpos.
Spectro7.
Sem querer fugir à sua pergunta duas postagens atrás, eu questiono se a nível quântico, no submundo quântico, para além das "flutuações quânticas" pode se dizer que esta ou aquela partícula se afasta ou se aproxima, pois ao determinar-mos esta ou aquela posição para uma determinada partícula, essa mesma partícula ao ter a sua posição determinada pode já não existir mais. Lembra da sua afirmação sobre "a desintegração daquilo que não contribui para a estabilidade no universo"?
Bruno- Moderador
Com sua licença Bruno deixa eu digerir isso!
Spectro7.
Spectro7.