ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dando os primeiros passos na observação do céu.

+11
Simon31
Jhoy
ajc
M.couto
Lucas87
Edinaldo
adrianourataki
orlando
Spectro7
Bruno
Durva
15 participantes

Página 17 de 23 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Comentários.

Mensagem  Bruno Qua 23 Jan 2013, 17:54

1-
Lucas87 escreveu:
Consegui usar mais ou menos 175x (com a ocular NPL 6mm + a lente da barlow 3x direto na ocular) e a imagem ficava perfeita! Separei facilmente a sobra dupla do pico duplo dentro da cratera Gassendi. A região de Copérnico também estava muito bonita! O polo Sul nem se fala, cheio de pequenas crateras!
2-
Edinaldo escreveu:
Bruno estou gostando de ver seus relatos com grandes aumentos da nossa lua, isso é bom, como você diz , a lua é um grande teste para qualquer tipo de aparelho de astronomia.
Não vejo a hora de testar o refrator de 100 mm e df = 1630 mm de seu Zé, para fazer estes testes que você vem fazendo com sucesso.
Ôpa Bruno, lembra-se que tenho uma ocular WA de 6mm desta?
Quando estiver com o telescópio de seu Zé, farei este teste, sendo que não utilizarei a barlow 2x, mas mesmo assim terei um aumento de 271x.
dependendo das condições atmosféricas acho que conseguirei uma imagem legal.
3-
Durva escreveu:
Quer dizer que teremos outro 100mm representando o AF?!

1-Muito bom saber que o seu Celestron 70mm F/10 realizou um bom trabalho, infelizmente eu não utilizei junto o meu setentinha, mas hoje as condições atmosféricas estão bem parecidas com as de ontem, e se repetir vou tentar "estourar" o limite do meu 70mm.

2-Sem dúvida que a lua é o melhor campo de provas, a melhor "escola" para se aprender a observar, testar aumentos e a parte ótica do instrumento, para a prática e o aprimoramento do desenho astronômico e finalmente a astrofotografia de alta resolução. Eu também não vejo a hora de ver aqui outro relato feito com a observação de um refrator com as mesmas características do meu, embora a objetiva do seu tenha revestimento e a minha não tem pois ela é muito antiga, e isso pressupõe que você poderá obter imagens ainda mais contrastadas do que as minhas! E quanto à WA de 6mm cuidado, ela é excepcional para observar qualquer planeta porém infelizmente para a observação lunar ela provoca fortes "fantasmas", e isso atrapalha muito a observação. Particularmente eu não a utilizo na observação da lua por causa dos excessivos reflexos internos que se fazem visíveis no campo dessa ocular. Com as condições atmosféricas boas aí na Paraíba, não tenho a menor dúvida de que aprendendo primeiro a observar com um 100mm F/15 por causa da razão focal longa, você entenderá porque eu digo que esse refrator funciona como um apocromático, pois não há aberração cromática que resista a uma grande distância entre a objetiva e a ocular, e que por isso o contraste fica soberbo, você vai se surpreender quando ver que com ele não será preciso usar mais do que 150x de aumentos em jupiter. Entretanto não subestime o seu 4" F/15 pois se as condições atmosféricas estiverem estáveis, pode usar sem o menor receio 271x em todos os objetos do sistema solar e separar estrelas duplas difíceis como Antares e até mesmo Sírius. Não raro eu observo jupiter com 260x e as imagens são impressionantes. Excepcionalmente ontem (e hoje de madrugada), foram utilizados 500x de aumentos sem o menor traço de violeta ou de qualquer aberração cromática no limbo lunar, mas eu repito: foi uma noite singular. Quanto a ser imprescindível a qualidade atmosférica para a obtenção de imagens excepcionais, E. M. Antoniadi, o principal observador do planeta Marte (o maior foi Percival Lowell), em um de seus relatórios durante a oposição de 1909, enquanto observava com o refrator gigante de Meudon na França em um observatório reconhecido por estar instalado em um local com uma visibilidade magnífica, ao trabalhar nesse refrator com 830mm de abertura e quase 20 metros de distância focal, escreveu que " desfrutou de poucas noites com perfeita visibilidade, e que teria sido uma noite em cada cinquenta".

3-Pois é Durva, apesar de eu também ter como meta explorar ao máximo o meu Vixen, fico muito feliz em poder "duelar" com um outro refrator de 100mm F/15 aqui no AF!

Bruno
Moderador


Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Observação da lua/Valle Schröter.

Mensagem  Bruno Qua 23 Jan 2013, 22:25

Refrator Vixen 70mm F/10
Alvo: região nordeste da lua e Oceanus Procellarum
Aumentos: 87.5x, 105x, 140x, 175x
Cond. atmosféricas: névoa sêca e cirros estratificados a O, NO, N, NE, E
Seeing estimado em 7 na escala Pickering.


Infelizmente o seeing de hoje está longe do que foi ontem, e as imagens acima de 140x na lua com o Vixen 70mm F/10 começam a ficarem "lisas", então o jeito será utilizar mais os aumentos entre 70x e 105x. A minha atenção está focalizada na região nordeste da lua, na prolongação oriental do Oceanus Procellarum, na parte sudeste de uma região conhecida como Aristarchus Plateau, ou mais especificamente a cratera Aristarchus e o vale que parte dela fazendo uma curva de volta para o sul, o Valle Schröter, uma destacada fenda que na realidade é um tubo de lava abatida e que pode ser visualizada e reconhecida no link a seguir: http://cdcc.sc.usp.br/cda/imagens/1998/lua-1998/lua03.gif
Essa cratera não raro é palco de várias ocorrências de TLP, o fenômeno lunar transitório ou de curta duração, tais como aparições rápidas de luzes ou fortes luminescências, mudança nas suas cores originais com também mudanças na sua aparência, podendo até ser desde atividades vulcânicas como gases que escapam das rochas ou outras manifestações de desconhecidos processos geológicos. A oeste dela temos a cratera Herodotus, e que hoje está apresentando o seu piso interno completamente liso, sem nenhuma marca ou ondulação. Esse Valle Schröter se parece com uma cobra de cabeça proeminente, e ela "sai" pela cratera Herodotus rumando para o norte fazendo uma curva para o oeste e voltando em direção ao sul. A "Cabeça da Cobra" está localizada entre Aristarcus e Herodotus numa região bem mais alta do que a área circundante. Com 140x posso visualizar perfeitamente essa área e o seu interior. É Interessante notar que ao norte e ao sul dessa área que contém essas duas crateras e esse vale, posso visualizar uma pequena cratera de cada lado com ambas partindo de uma longa crista de enrugamento no piso do Mare Imbrium, com uma que está ao sul e descendo para o sul e a outra que está ao norte e que possui outra crista de enrugamento só que "esticando" em direção ao norte. Descontando poucas variações na morfologia dessas cristas, com 175x eu posso ver que elas partem igualmente de duas pequanas crateras idênticas (me parecem ser Macdonald e Prinz) e que estão localizadas diametralmente opostas, e como eu disse anteriormente estão uma ao sul e outra ao norte da área de Aristarchus. Com 175x de aumentos dá para ver a incrível semelhança entre elas e que estão igualmente separadas no Mare Imbrium.

Bruno
Moderador.


Última edição por Bruno em Qua 23 Jan 2013, 23:20, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Edinaldo Qua 23 Jan 2013, 22:47

Durva escreveu:Olá Edinaldo, esta estrela que o Bruno se refere em seu relato é uma estrela da constelação de Touro que foi ocultada pela Lua, por isso aparecia proximo ao terminadouro. E quanto a diagonal, é uma Órion que adquiri em substituição a diagonal original do meu setentinha, que tem um defeito de fabricação.

Quer dizer que teremos outro 100mm representando o AF?! Parabéns pela aquisição.

Abraço.

Boa noite a todos,

Pois é Durva, entendi sobre a estrela, obrigado pela explicação. Sim, e para quem não está sabendo ainda, o
refrator do Bruno agora vai ter um novo companheiro com 100 mm de abertura e a distância focal de 1630 mm brevemente, estou negociando e está praticamente fechado. Este telescópio é de um senhor que tem 83 anos de idade, astrônomo amador desde a década de 60 e que construiu este refrator. Para quem quiser ver o refrator e seu Zé Roldão, vai o link do vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=uKTNuOhwWeA

O Bruno já viu o vídeo e aprovou o refrator.

Edinaldo

Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Refrator 4" F/15 do Edinaldo.

Mensagem  Bruno Qua 23 Jan 2013, 22:53

Olá Edinaldo, para melhorar as coisas para você te informo que esse refrator tem na realidade uma objetiva com 105mm de diâmetro e uma abertura livre de 100mm, e é F/15.5, o que faz dele quase um F/16 e que significa uma boa combinação para se ter um melhor contraste por causa do revestimento na objetiva, e pela cor parece ser o mesmo utilizado pela Unitron/Polarex e pela Meade na década de 1970 e 80, em suma, uma bela objeiva.

Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Qui 24 Jan 2013, 00:01, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qua 23 Jan 2013, 22:59

Olá Edinaldo, não é todo dia que aparece um F/15 pra vender, quem tem não vende. Não é Bruno?! rs...

Grande aquisição, literalmente. Mais uma vez parabéns!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Filtro Densidade Neutra 25%.

Mensagem  Bruno Qua 23 Jan 2013, 23:04

Sem dúvida Durva, essa objetiva é uma raridade.

Retomando a observação lunar de hoje, são 23:55 UT01:55 e inesperadamente eu conseguí imagens incríveis da lua agora depois que adcionei o filtro Densidade Neutra 25%. O céu de fundo no terminador estava com muita claridade que esta sendo espargida pelas bordas da lua, entretanto o uso desse filtro deixou o céu de fundo e as sombras dos acidentes lunares completamente negros, fantástico, salvou a minha noite de observações lunares. Cobra Head está com um contraste excepcional. Eu não havia pensado em utilizá-lo, entretanto o seu resultado foi uma melhora instantânea no contraste das imagens lunares, com os aumentos entre 87.5x até 175x apresentando uma ótima nitidez apesar da névoa sêca na atmosfera que estava comprometendo a qualidade das imagens. Me parece que esse filtro além de ser por mim largamente utilizado na observação de jupiter com o Vixen, agora tornou-se um item obrigatório na observação lunar pois deu um verdadeiro "upgrade" imediato nos contrastes, além da tênue coloração violeta no limbo desaparecer por completo com o uso desse filtro. Com 35x e 70x de aumentos as imagens com o Densidade Neutra 25% ficaram espetaculares com a luminosidade da lua atenuada de forma extremamente equilibrada no campo do Vixen.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Qui 24 Jan 2013, 01:50

Ontem à noite (dia 23) estava no trabalho aqui no agreste pernambucano e aproveitei o céu limpído e quase sem vento, só uma suave brisa (um milagre!) para montar o setentinha e aproveitar todo o potencial da nova diagonal num céu bem escuro. Já tinha feito uma observação com ela, mas na PL do centro de Caruaru aqui em casa. Queria ver o que a diagonal seria capaz de fazer num céu sem poluição e a oportunidade apareceu! Meu principal objetivo da noite: Saturno! Desliguei o disjuntor principal das luzes da estação e o céu se revelou com toda sua majestosidade, perfeito!

Às 00:40 aqui em PE, o planeta Saturno despontava no horizonte, à leste. Primeiramente utilizei a ocular de 20mm e Saturno já se mostrava bem definido como um ponto laranja. Conseguia ver nitidamente seus anéis, mas ainda muito pequenos devido ao pouco aumento. Troquei pela ocular de 10mm e com ela deu para ver melhor os anéis e o espaço entre eles e o planeta. Tentei aumentar para 105x, mas a imagem já se mostrou como um borrão. Ainda tentei identificar a lua Titã, mas não obtive êxito. Não sei se ela estava ocultada. Foi a segunda vez que observei Saturno. A primeira vez foi com a diagonal original do Vixen no dia da aproximação com o planeta Vênus. Desta vez consegui ver melhor a definição dos anéis, coisa que não consegui com muita definição com a diagonal original. Observação perfeita, apesar de estar com um olho na ocular e o outro no trabalho!


Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 24 Jan 2013, 07:26

Simon31 escreveu:Ontem à noite (dia 23) estava no trabalho aqui no agreste pernambucano e aproveitei o céu limpído e quase sem vento, só uma suave brisa (um milagre!) para montar o setentinha e aproveitar todo o potencial da nova diagonal num céu bem escuro. Já tinha feito uma observação com ela, mas na PL do centro de Caruaru aqui em casa. Queria ver o que a diagonal seria capaz de fazer num céu sem poluição e a oportunidade apareceu! Meu principal objetivo da noite: Saturno! Desliguei o disjuntor principal das luzes da estação e o céu se revelou com toda sua majestosidade, perfeito!

Às 00:40 aqui em PE, o planeta Saturno despontava no horizonte, à leste. Primeiramente utilizei a ocular de 20mm e Saturno já se mostrava bem definido como um ponto laranja. Conseguia ver nitidamente seus anéis, mas ainda muito pequenos devido ao pouco aumento. Troquei pela ocular de 10mm e com ela deu para ver melhor os anéis e o espaço entre eles e o planeta. Tentei aumentar para 105x, mas a imagem já se mostrou como um borrão. Ainda tentei identificar a lua Titã, mas não obtive êxito. Não sei se ela estava ocultada. Foi a segunda vez que observei Saturno. A primeira vez foi com a diagonal original do Vixen no dia da aproximação com o planeta Vênus. Desta vez consegui ver melhor a definição dos anéis, coisa que não consegui com muita definição com a diagonal original. Observação perfeita, apesar de estar com um olho na ocular e o outro no trabalho!



"Simon31 - Tentei aumentar para 105x, mas a imagem já se mostrou como um borrão."

Olá Simon31, muito bom seu relato, Saturno é um planeta que aceita até 175x de aumento no setentinha. Provavelmente essa nova diagonal que você comprou é como a minha, não posso coloca-la até o final no tubo do focalizador. Quando fiz isso, não conseguia dar foco, pois o curso do focalizador do Vixen 70mm é curto. Quando for observar novamente experimente introduzir a diagonal até a metade. Com isso você ganhará quase uma volta a mais no botão do focalizador, alcançando o foco ideal para 105x ou mais de aumento.

Quando puder faça esse teste e poste aqui pra gente o resultado, ok?!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty baixa altura

Mensagem  ajc Qui 24 Jan 2013, 12:24

Simon31 escreveu:
Às 00:40 aqui em PE, o planeta Saturno despontava no horizonte, à leste. Primeiramente utilizei a ocular de 20mm e Saturno já se mostrava bem definido como um ponto laranja. Conseguia ver nitidamente seus anéis, mas ainda muito pequenos devido ao pouco aumento. Troquei pela ocular de 10mm e com ela deu para ver melhor os anéis e o espaço entre eles e o planeta. Tentei aumentar para 105x, mas a imagem já se mostrou como um borrão.

Olá Simon, nessa hora, pouco depois da meia noite, Saturno ainda está muito baixo. Espere até atingir uma altura de pelo menos 45 graus para abusar dos aumentos.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Qui 24 Jan 2013, 14:07

Durva, eu no momento estava utilizando a diagonal mais afastada mesmo, quase travada na ponta do barril. Acho que o problema foi como o ajc falou: Saturno estava muito próximo ao horizonte e também quando eu observei com esse aumento, estava surgindo uma névoa. Provavelmente pode ter sido por isso.
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Jhoy Qui 24 Jan 2013, 16:24

Bom eu estou satisfeito com meu 70tinha.
So que até então está de fabrica ( oculares 20mm e 10mm )
Gostaria de melhorar aproveitando o maximo desse instrumento.
Podem me indicar Acessorios?
E onde comprar pois até então.
Estava pensando em comprar Ocular de 6mm e barlow 2x e queria saber onde comprar a diagonal.
Quero saber também sobre o focalizador do vixen ele apos focado ele apresenta uma folga queria saber se posso apertar isso as vezes incomoda nas observaçoes.
Minha última dúvida os DSOs são muito diferentes vistas com os aumentos padrões obtidas com o nosso "pequeno telescopio" futuramente estarei investindo no GSO 203mm dobsoniano pois meus desejos desde criança é as nebulosas as cores, por enquanto gostaria do investimento com o vixen tanto em acessorios quanto em experiência.
Jhoy
Jhoy
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 32
Localização : Macéio/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Dúvidas!!!

Mensagem  Simon31 Qui 24 Jan 2013, 16:26

Depois de muitas refletidas e análises de qual seria meu próximo telescópio, cheguei a conclusão de que preciso adequar um telescópio potente para céu profundo e a praticidade de transporte do mesmo dentro de um Classic 2008. Então estou em dúvida quanto a esses 3 telescópios:

*GSO dobsoniano 203mm F/D 6 Clássico;

*Sky-Watcher dob FLEX 254mm F/D 5;

*Sky-Watcher dob FLEX 305mm F/D 5.


Gostaria de uma opinião dos senhores. Entre esses três, qual deles seria o melhor para visualização de galáxias e nebulosas e que também mostrasse mais praticidade no transporte e tbm na montagem, pois estarei sozinho. Nessas minhas condições, vcs se colocando no meu lugar, qual seria o tele escolhido por vcs?

ajc deu uma boa sugestão daquele refrator de 102mm F/D 5 AZ3. Pensei até nele, mas só que a loja só divide no VISA e o cartão que eu tenho bastante limite é o Hipercard e eles não aceitam! Então já foi descartado.
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Edinaldo Qui 24 Jan 2013, 16:34

Durva escreveu:Olá Edinaldo, não é todo dia que aparece um F/15 pra vender, quem tem não vende. Não é Bruno?! rs...

Grande aquisição, literalmente. Mais uma vez parabéns!

Abraço.

Pois é Durva, já faz um ano que estou de olho neste refrator, e agora chegou a oportunidade. Com certeza vou aprender mais com a ajuda dos amigos do fórum. Obrigado.

Abraços

Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Jhoy Qui 24 Jan 2013, 16:36

Sim depois que meu binoculos chigling quebrou e não comprei o 20x50 pois não tinha uma experiência com o céu.
Agora estou pensando em adquirir um 7x50 com bak4 que esta pra chegar no armazem está com bom preço 199,00.
Quero saber se vai ser boa compra ou vocês tem outras dicas pra mim?

E diferentemente do Simon meu interesse num telescopio maior é permanecer no terraço da minha casa pelo qual só seria retirado para eventuais manutenções.
Jhoy
Jhoy
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 32
Localização : Macéio/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Edinaldo Qui 24 Jan 2013, 16:39

Bruno escreveu:
Olá Edinaldo, para melhorar as coisas para você te informo que esse refrator tem na realidade uma objetiva com 105mm de diâmetro e uma abertura livre de 100mm, e é F/15.5, o que faz dele quase um F/16 e que significa uma boa combinação para se ter um melhor contraste por causa do revestimento na objetiva, e pela cor parece ser o mesmo utilizado pela Unitron/Polarex e pela Meade na década de 1970 e 80, em suma, uma bela objeiva.

Bruno
Moderador

Pois é Bruno, ficou muito satisfeito em saber que poderei contribuir e aprender mais ainda com este novo refrator aqui no fórum.

Abraços

Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Qui 24 Jan 2013, 16:40

Jhoy escreveu:Bom eu estou satisfeito com meu 70tinha.
So que até então está de fabrica ( oculares 20mm e 10mm )
Gostaria de melhorar aproveitando o maximo desse instrumento.
Podem me indicar Acessorios?
E onde comprar pois até então.
Estava pensando em comprar Ocular de 6mm e barlow 2x e queria saber onde comprar a diagonal.
Quero saber também sobre o focalizador do vixen ele apos focado ele apresenta uma folga queria saber se posso apertar isso as vezes incomoda nas observaçoes.
Minha última dúvida os DSOs são muito diferentes vistas com os aumentos padrões obtidas com o nosso "pequeno telescopio" futuramente estarei investindo no GSO 203mm dobsoniano pois meus desejos desde criança é as nebulosas as cores, por enquanto gostaria do investimento com o vixen tanto em acessorios quanto em experiência.

Para o setentinha indico a WA de 6mm e a barlow GSO 2x. Com as outras oculares já vai te dar uma gama de aumentos. Comprei ainda a Kokusai de 5mm, mas elas saíram do mercado a pouco tempo. Na observação da Lua com a 5mm e a barlow 1,5x (210x) consigo ainda boas imagens com o setentinha. A diagonal eu comprei por e-mail diretamente com o Leandro do Armazém do Telescópio por indicação do Durva. Mas no site da Tellescópio (tellescopio.com.br) estão disponíveis diagonais da Séries 500 e segundo relatos elas tbm são muito boas.

O focalizador realmente tem uma folga, mas acho que ninguém conseguiu tirá-la. Não me atrapalha tanto, mas acho que se quiser uma melhora vc vai ter que comprar outro focalizador e um adaptador que encaixe nesse tubo.

Já quanto aos DSO's, quanto maior a abertura do tele, maior e melhor a visualização deles. Também estou na dúvida quanto a compra desse GSO 8" e até pedi a opinião do pessoal aqui pra me decidir.

Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Dob. GSO 305mm.

Mensagem  Bruno Qui 24 Jan 2013, 16:41

Olá Simon31, sem dúvida de que esse de 305mm F/5 para a observação do céu profundo será imbatível, entretanto ele é indicado para ficar instalado em um local fixo pois para ficar transportando eu não recomendo um modelo Flex, você poderá ter muita dor de cabeça em sempre ter de ficar perdendo um tempo enorme para ficar colimando esse telescópio todas as vezes que tiver de desmonát-lo e montar de novo. Dê preferência para os refletores como um dobsoniano clássico também de 12 polegadas porém com o tubo fechado, veja um bom exemplo no vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=12d3dkt9LEQ

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Jhoy Qui 24 Jan 2013, 16:47

Certamente um 12" é imbativél Bruno, pena que meu bolso seja pequeno para esse telescopio.
Aproveitando...
As cores das nebulas ficam como com um GSO 203mm?
Jhoy
Jhoy
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 32
Localização : Macéio/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Simon31 Qui 24 Jan 2013, 16:50

Bruno escreveu:
Olá Simon31, sem dúvida de que esse de 305mm F/5 para a observação do céu profundo será imbatível, entretanto ele é indicado para ficar instalado em um local fixo pois para ficar transportando eu não recomendo um modelo Flex, você poderá ter muita dor de cabeça em sempre ter de ficar perdendo um tempo enorme para ficar colimando esse telescópio todas as vezes que tiver de desmonát-lo e montar de novo. Dê preferência para os refletores como um dobsoniano clássico também de 12 polegadas porém com o tubo fechado, veja um bom exemplo no vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=12d3dkt9LEQ

Bruno
Moderador

Eu já descartei o dob 12" com tubo fechado Bruno justamente pq o tubo dele não cabe no meu carro. O OTA dele tem 1,5m e o banco traseiro do carro só tem um espaço de 1,3m. Leandro me disse que o tubo do dob 10" dá bem apertado. Então até poderia ser o GSO 10" com tubo fechado, mas também fico em dúvida por causa do seu peso.

Pelo jeito eu acho que vou comprar mesmo o GSO 8"... queria o 10" ou 12", mas por todas essas condições acho q vai ter q ser ele mesmo.
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Montagem Equatorial

Mensagem  Simon31 Qui 24 Jan 2013, 16:58

Eu poderia até escolher um refletor com 250mm em uma montagem equatorial, só que não me agrado muito com este tipo de montagem. Acho complicada em ter que fazer todo o alinhamento e equilibrar os seus eixos. Prefiro uma dobsoniana ou azimutal pela facilidade de manuseio.
Simon31
Simon31
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 42
Localização : Barra de Guabiraba PE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty GSO 8" x GSO 10".

Mensagem  Bruno Qui 24 Jan 2013, 17:00

Simon31 escreveu:Pelo jeito eu acho que vou comprar mesmo o GSO 8"... queria o 10" ou 12", mas por todas essas condições acho q vai ter q ser ele mesmo.
Olha, eu já tive um 200mm F/6 durante 12 anos e a diferença dele para um de 254mm se faz notar entretanto no que diz respeito à largura do tubo, quanto ao peso não vai mudar muita coisa pois a montagem dobsoniana é leve e facilmente desmontável, e quanto à montagem deve pesar até menos de 1/3 do que uma montagem equatorial para um instrumento desse mesmo porte. De qualquer forma você vai estar bem servido também com um GSO 8", eu falo por experiência própria quando bem entendido o objeto de estudo for o céu profundo, tanto visualmente quanto através da astrofotografia que também pode ser planetária e lunar com ótimos resultados.

Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Qui 24 Jan 2013, 17:14, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Cor de nebulosas em refletores.

Mensagem  Bruno Qui 24 Jan 2013, 17:06

Jhoy escreveu:As cores das nebulas ficam como com um GSO 203mm?
A observação por exemplo da nebulosa M 42 através de um 200mm F/6 é muito bela, agora quanto às cores esqueça mesmo se for um instrumento de 305mm pois a diferença é que num de 12" você irá observar a nebulosa mais luminosa e com um pouco mais de nitidez, porém sempre com as mesma coloração (geralmente cinza claro) apresentanda pelos contrastes entre as áreas iluminadas e as menos iluminadas sendo portanto mais escuras. As cores não estão reservadas para a observação visual e sim para a astrofotografia.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Jhoy Qui 24 Jan 2013, 17:44

É como são fotografadas elas com as cores.
Jhoy
Jhoy
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 32
Localização : Macéio/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Cores nas astrofotos.

Mensagem  Bruno Qui 24 Jan 2013, 18:17

As imagens dos objetos que estão na imensidão do espaço profundo possuem uma coloração muito tênue, e para perceber-mos elas as suas imagens devem ficarem expostas durante um bom tempo para deixarem impressões nas câmeras fotográficas por exemplo, e melhor ainda são os dispositivos CCD que podem ampliar por exemplo em até 20.000 vezes ou mais um detalhe de coloração em numa galáxia distante. Entretanto com uma câmera apropriada e um bom sistema de processamento pode-se obter excelentes resultados. Você pode ficar horas a fio observando ininterruptamente M 42 por exemplo mas a luz que ficará imprimida na sua retina e no nervo ótico do seu olho será sempre a mesma.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty 203 mm

Mensagem  ajc Qui 24 Jan 2013, 18:36

Simon31 escreveu:
*GSO dobsoniano 203mm F/D 6 Clássico;

*Sky-Watcher dob FLEX 254mm F/D 5;

*Sky-Watcher dob FLEX 305mm F/D 5.

Gostaria de uma opinião dos senhores. Entre esses três, qual deles seria o melhor para visualização de galáxias e nebulosas e que também mostrasse mais praticidade no transporte e tbm na montagem, pois estarei sozinho. Nessas minhas condições, vcs se colocando no meu lugar, qual seria o tele escolhido por vcs?

Minha sugestão é o 203mm F/6 pela relação abertura e alguma portabilidade.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 17 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 17 de 23 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos