ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dando os primeiros passos na observação do céu.

+11
Simon31
Jhoy
ajc
M.couto
Lucas87
Edinaldo
adrianourataki
orlando
Spectro7
Bruno
Durva
15 participantes

Página 10 de 23 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 16 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qua 17 Out 2012, 08:20

Não tenho obtido muito sucesso, isso é fato. Mas não tira o prazer de estar observando um mundo tão distante, ainda mais na região do céu que ele se encontra. As Plêiades, Híades, a constelação de Orion com tantos objetos para observar. As constelações de Unicórnio e Cão Maior com seus aglomerados abertos. Vale a pena perder algumas horas de sono, mesmo que Júpiter não esteja colaborando.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Qua 17 Out 2012, 09:10

Fiquei pensando aqui Durva e acabei percebendo uma coisa interessante que tem ocorrido comigo sem eu me dar conta, que é o fato de por estarem as imagens telescópicas ruins eu ter de me resignar e passar algumas horas observando o céu a olho nu mesmo, e sem perceber retomei essa prática antiga que há muito havia negligenciado, e concordo que em particular a região na qual se encontra jupiter atualmente é uma das regiões mais belas e ricas em variedade de objetos na esfera celeste.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qua 17 Out 2012, 11:12

O 20x50 dá um panorama tão fantastico dessa região, que deixo o telescópio apontado pra Júpiter e fico só apreciando a paisagem ao redor.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qua 17 Out 2012, 21:59

A Lua voltou, já estava sentindo falta dela no céu. Sou fã da observação lunar.

Data: 17/10/12
Hora (UT): 22:30 – 19:30(LT)
Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m
Instrumento: Vista desarmada e Binóculo Nikula 20X50
Cond. Meteorológica: 40%UR – algumas nuvens vento 7km/h OSO - Temp. 21ᵒC.

Lua nova de dois dias, posicionada a aproximadamente 17ᵒ no ocaso, Apresenta-se como um fino crescente com suas cúspides bem afiadas, sua magnitude aparente é de -8.15 e tem apenas 8% de seu disco iluminado. Está a uma distância de 359433 km. A vista desarmada estimo o Earthshine em dois, pois nenhuma cratera luminosa, formação ou raios é visível, através do 20x50 o Earthshine é estimado em 3, já que essa região é claramente iluminada com as Marias visíveis. O disco da Lua se saliente no céu da noite. Como a Lua encontra-se já muito baixa no horizonte, optei por não utilizar o telescópio, já que a Lua e o fenômeno da Luz Cinérea é perfeitamente observado com binóculo. Na borda do terminadouro apenas parte do Mare Crisium, a cratera Langrenus (Cratera lunar de 132 Km de diâmetro, com muralhas, terraços, colinas e picos centrais no hemisfério visível (9ᵒS, 61ᵒE)), a cratera Petavius (Cratera com 177Km de diâmetro, no interior da qual existe uma montanha central com fendas) E a cratera Furnerius ( Circo lunar com 125Km de diâmetro)são observáveis com o 20x50.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  M.couto Sex 19 Out 2012, 22:22

Oi Durva, já estava sentindo falta de ler os seus instruivos e pormenorizados relatos.
Estou aguardando algum relato seu sobre Júpiter e alguma foto desse planeta e da Lua feitas pelo Lucas87 pois estou curioso para saber mais sobre o desempenho de um telescopio refrator com 70mm de abertura f 10,
já que em breve vou pegar um Vixen setentinha.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Sex 19 Out 2012, 23:26

Olá M.couto, o clima aqui no sul está muito ruim, muitas noites chuvosas ou nubladas. Foram poucas as oportunidades de observação de Júpiter, mas infelizmente nessas janelas a qualidade do seeing não me permitiu mais do que breves momentos de imagens satisfatórias, as quais relatei anteriormente. Agora que o horário de observação começa a ficar mais confortavel, e com a aquisição de filtros coloridos, espero um melhor contraste nas imagens e assim mais relatos sobre a tão interessante observação do rei dos planetas.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Sáb 20 Out 2012, 15:41

M.couto escreveu:Oi Durva, já estava sentindo falta de ler os seus instruivos e pormenorizados relatos.
Estou aguardando algum relato seu sobre Júpiter e alguma foto desse planeta e da Lua feitas pelo Lucas87 pois estou curioso para saber mais sobre o desempenho de um telescopio refrator com 70mm de abertura f 10,
já que em breve vou pegar um Vixen setentinha.
abs

Foto da Lua de ontem, editada no photofiltre:

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Luacrescente19do10

Eu tento fotos com a ocular de 6mm, mas muito ta sendo difícil de vir um resultado satisfatório.
Quanto Júpiter, vou tentar registros se o tempo colaborar.

Abraços.
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 20 Out 2012, 21:07

Não me canso de ficar surprêso com as astrofotos feitas através de um "setentinha". Tenho certeza de que mais surprêsas ainda estão por vir.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Dom 21 Out 2012, 03:04

Com o dia todo nublado, não iamginava que a noite seria de céu aberto. Já estava me preparando para ir dormir, quando resolvi dar aquela ultima conferida e as nuvens tinham ido embora.

Data: 21/10/12
Hora (UT): 04:50 – 02:50(LT)
Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m
Instrumento: Refrator Vixen 70 mm F/10 – Oculares Plossl 10mm e 20mm + Barlow GSO 2x - Binóculo Nikula 20X50
Cond. Meteorológica: 94%UR – poucas nuvens e pouco vento - Temp. 17ᵒC

Júpiter encontra-se localizado nesse momento a aproximadamente 38ᵒ NNE, sua magnitude é de -2.4 e está a uma distância de 4,3 UA. Com um seeing melhor do que as tentativas anteriores, mas ainda com imagens aquém do que espero, pude observar a (SEB) e a (NEB) se formando no disco com 140 de aumento. Isso demonstra uma melhora na qualidade do céu, pois nunca havia conseguido observar nada no planeta com esse aumento. Com apenas 70 vezes, já que ainda não adquiri uma ocular planetária de aumento intermediário, pude observar a bela formação das luas Galileanas, todas a leste, com Io, Ganimedes e Calisto formando um pequeno triangulo próximo ao planeta e Europa mais afastada. No disco se vê claramente a (SEB) e a (NEB) separadas pela (EZ), e notam-se divisões de claros e escuros na faixa entre a (NTB) e a (NPZ). Esperava poder pela primeira vez acompanhar o trânsito da GMV, mas infelizmente com tão pouco aumento e a instabilidade atmosférica isso não foi possível. Essa semana terei em mãos os filtros coloridos, espero que eles melhorem o contraste das imagens do “setentinha”.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Dom 21 Out 2012, 11:41

Durva escreveu: "Com um seeing melhor do que as tentativas anteriores, mas ainda com imagens aquém do que espero, pude observar a (SEB) e a (NEB) se formando no disco com 140 de aumento."
"Isso demonstra uma melhora na qualidade do céu, pois nunca havia conseguido observar nada no planeta com esse aumento."
"pude observar a bela formação das luas Galileanas, todas a leste, com Io, Ganimedes e Calisto formando um pequeno triangulo próximo ao planeta e Europa mais afastada. Essa semana terei em mãos os filtros coloridos, espero que eles melhorem o contraste das imagens do “setentinha”."
Olá Durva, por volta das 04:00hs com o meu 100mm F/15 e 196x de aumento consegui visualizar apenas 3 faixas em jupiter além das zonas polares, e ainda assim posso afirmar com absoluta certeza de que elas estão mais esmaecidas, quer seja por um fenômeno na atmosfera superior de jupiter ou por causa da baixa altura dele sobre o horizonte noroeste, o fato é que a visualização de detalhes nelas está reduzida acentuadamente. Entretanto ao utilizar menos aumentos e um filtro 82A-azul, com cerca de 150x é que as faixas (NTB, NEB e SEB) puderam serem melhor visualizadas. Conseguir entrever a fina faixa que divide a zona equatorial EZ. A suas 4 maiores luas e todas a leste se apresentaram numa curiosa "formação geométrica" ao redor do planeta. Jupiter não irá ficar mais alto do que está acima do horizonte nessa oposição, então teremos de tirar o máximo de proveito das noites favoráveis, com a conveniência de que o horário para a sua observação está ficando cada vez mais acessível.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Dom 21 Out 2012, 14:06

Bruno escreveu:
posso afirmar com absoluta certeza de que elas estão mais esmaecidas

Eu tinha percebido uma mudança no contraste das faixas, mas achava que era coisa da minha cabeça. Mas parece que, infelizmente, é verdade :/

To aguardando a chegada de filtros no site daquele vendedor que o Durva comprou. Ele disse que os filtros estarão disponíveis em novembro...
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Dom 21 Out 2012, 14:43

Como pedi antes, os meus estão chegando essa semana! Não vejo a hora de testar.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Dom 21 Out 2012, 14:56

Nessa questão do uso de filtros e da falta de contraste nas faixas, vocês que possuem o 70mm F/10 levarão grande vantagem por causa da razão focal mediana que tornará as imagens coligidas mais brilhantes, e o filtro 82A-azul proporcionará uma imagem com uma coloração suavemente azulada espargindo do globo proporcionando um bom pano de fundo para as faixas ficarem mais contrastadas. Só experimentando mesmo.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qua 24 Out 2012, 15:47

Ontem a noite tive um intervalo de algumas poucas horas entre as nuvens e pude testar a dica que recebi sobre como utilizar a barlow 2x com 1.5x. Só precisei desrosquear a lente da barlow e rosquea-la diretamente no barril da ocular de 10mm, com isso alcancei 105 de aumento. Na Lua a qualidade da imagem foi incrível, muito nítido mesmo e em Júpiter não foi diferente. Foi uma ótima dica essa, já que assim ganhei um leque muito maior de aumentos com as mesmas oculares.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Qua 24 Out 2012, 17:33

Fico feliz por você Durva, e agora com certeza teremos mais relatos de qualidade postados por vc.
Avante colega!
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qua 24 Out 2012, 21:07

Obrigado Bruno, até o final de semana, acredito que já terei os filtros coloridos para testar. Vai ser bem interessante.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 29 Out 2012, 13:41

Olá pessoal, acabei de receber os filtros coloridos, espero poder testar o 82A ainda hoje em Júpiter, se o clima colaborar...

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 30 Out 2012, 11:22

O clima colaborou e as nuvens se dissiparam. Pude então fazer uns testes com o filtro 82A azul. Na Lua, apesar de sua fase, foi possível perceber o ganho de contraste nos acidentes proximos as bordas do satelite. Antes eu conseguia um contraste maior, diafragmando o telescópio, mas perdia em luminosidade, o que para a Lua não era problema, mas em Júpiter fazia muita diferença. No rei dos planetas o filtro não mostrou tanta eficiência, já que ainda não tenho uma ocular planetária de boa qualidade e com a barlow as imagens ficam muito escuras, sem ela, meu aumento maximo é de 70 vezes, e consequentemente não é possível ver muitos detalhes além das faixas equatoriais. Assim que eu tiver uma oportunidade, quero testar o filtro violeta em Vênus.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Ter 30 Out 2012, 11:31

Mas, mesmo com 70x, não notasse um contraste melhor entre as faixas e o resto do planeta?
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 30 Out 2012, 14:26

Com certeza Lucas, a melhora é perceptivel, mas 70 vezes para Júpiter é metade do que ele aguenta. Acho que o ideal seria algo em torno de 116 a 140 vezes.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Ter 30 Out 2012, 22:26

Durva escreveu:Com certeza Lucas, a melhora é perceptivel, mas 70 vezes para Júpiter é metade do que ele aguenta. Acho que o ideal seria algo em torno de 116 a 140 vezes.
Olá Durva, a barlow modificada para 1.5x te fornecendo 105x mais o filtro 82A-azul com certeza te proporcionarão imagens satisfatórias de jupiter, eu não tenho dúvidas de que essa indefinição ainda é o resultado das turbulências nas camadas mais altas da nossa atmosfera. As imagens obtidas pelo Lucas87 mostram jupiter com vários detalhes, entretanto devemos estar advertidos de que as imagens visuais diferem "astronômicamente" das astrofotografias, mesmo no sistema afocal. Espere um pouco para fazer mais testes em jupiter quando as noites estiverem abafadas e sem vento, e quando ele estiver próximo do zênite por volta da meia-noite durante o fim da primavera e início do verão.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 06 Nov 2012, 20:34

Data: 06/11/12
Hora(UT): 22:10 – 20:10 (LT)
Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 32’05” / W 49ᵒ 12’23”) – 906m
Instrumento: Binóculo Nikula 20x50
Cond. Meteorológica: 88%UR - poucas nuvens – vento 8 km/h – Temp. 18ᵒC

Depois de um longo tempo de clima instável e noites e mais noites de céu encoberto, hoje tive uma janela de pouco menos de uma hora e fui premiado com a localização do ultimo planeta visível da Terra que faltava na minha lista. O primeiro foi Saturno, já no final de sua oposição, depois Marte, Vênus e Júpiter. Hoje foi a vez de Mercúrio, localizado a aproximadamente 11ᵒ oeste, a uns 6ᵒ abaixo de Antares, a Alpha de Escorpião. Sua magnitude é de 0,61 e está a uma distância de 0.7 UA. Através do binóculo apenas uma coloração amarelo avermelhado de seu minúsculo disco pode ser discernida. Pude acompanha-lo até seu ocaso, às 22:48UT. Segundo Jean Nicolini, este pequeno mundo vê-se submetido a temperaturas que variam de 200ᵒ a 400ᵒ durante o dia mercuriano (igual a 29 dias terrestres), enquanto que no hemisfério oposto ao Sol a temperatura tende a oferecer índices de -200ᵒC. O solo, o relevo de Mercúrio, desprovido de planícies, lembra o da Lua com falhas, gargantas e acima de tudo, enorme quantidade de crateras de todas as dimensões, recentes ou antigas, produzidas na sua maioria por meteoritos. Comparável a Lua, Mercúrio praticamente não possui também atmosfera.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Ter 06 Nov 2012, 20:41

São muito raros os relatos sobre uma observação de mercurio, muito bom Durva. Gostaria de ler também um relato de uma observação desse esquivo planeta com o seu setentinha + o filtro #47-violeta, não sei se vc tem esse filtro mas caso afirmativo seria muito interessante testar a eficácia dele quando esse planeta se encontra próximo ao horizonte.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 06 Nov 2012, 20:51

Infelizmente quando consegui localiza-lo, este já se encontrava muito baixo no horizonte oeste e fui impedido de observa-lo com o "setentinha" pela altura do muro e os cabos de força. Neutral
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Ter 06 Nov 2012, 20:56

Quando conseguir então veja qual a diferença entre observar mercurio com esse filtro e sem ele logo que ele se tornar visível. Seria interessante observar com aumentos variados, ou seja, para o setentinha com 105x, 140x e 175x. Fica aí uma sugestão e boa sorte.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 10 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 23 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 16 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos