ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Newtoniano de Foco Curto + DSLR

+2
Dry
serveira
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Newtoniano de Foco Curto + DSLR - Página 2 Empty Re: Newtoniano de Foco Curto + DSLR

Mensagem  Dry Seg 27 Jun 2016, 11:48

Bem amigos, gostaria de fazer mais alguns esclarecimentos sobre o deslocamento do espelho principal:
O processo é totalmente reversível e não existe a necessidade de desmontar nada;
Esse procedimento é apenas para quem não consegue foco em DSLR com telescópio refletor;
Quem for fazer, deve estar familiarizado com a colimação de espelhos.
Na foto abaixo é possível ver dois parafusos: O parafuso maior (cromado) é o que desloca a célula do espelho e o menor (preto) serve para apoiar a célula e mantê-la em posição. Existem três duplas de parafusos ao redor da célula. Para deslocar o espelho deve-se atuar nos 3 parafusos da célula (cromados), no sentido anti horário, apenas poucos milímetros, tomando-se o cuidado para que eles não saiam da célula. No meu caso eu substituí os parafusos de apoio (pretos) pois os originais eram muito curtos. Os parafusos cromados são originais do telescópio. Depois deste primeiro ajuste verifique se sua câmera atingiu foco e caso necessário vá movimentando o espelho até atingir o ponto de foco. O focalizador deve ficar o mais baixo possível, assim não será necessário deslocar demasiadamente o espelho.
Depois de ajustado, deve-se fazer a colimação normalmente.
Na foto, o espelho já está ajustado, e é possível notar que o deslocamento foi mínimo, em torno de 3mm apenas. Não é nada exagerado ou algo que possa danificar o equipamento como alguns podem ter pensado.
Ressaltando que eu fiz este procedimento apenas para poder conseguir foco com minha DSLR e é apenas uma solução que encontrei para este problema.
Fica a dica, mas cada um deve decidir sobre sua aplicação ou não.

Newtoniano de Foco Curto + DSLR - Página 2 2mb7g5

Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos