ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observações de Júpiter na Oposição de 2011

+4
Marcio
Admin
Edinaldo
Bruno
8 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Qui 24 Nov 2011, 23:31

25/11/2011
Observação de Jupiter.
São 23:30 hs (TU/UT 02:30) e serei breve pois preciso continuar a observar o trânsito da GMV mais espetacular que já ví em toda a minha vida. Tenho aqui no campo do Jaegers a GMV nítida e bem delineada pelo material da SEB denunciando o seu movimento ciclônico, dois pequenos turbilhões na SEB a leste e oeste dela, uma mancha oval branca a leste, outra mancha oval branca idêntica mais a leste e uma outra ainda, menor e mais ovalada perto da extremidade interior sul da SEB próxima ao meridiano central.
Honestamente eu nunca ví isso, foram duas ovais brancas onde deveria estar apenas a oval BA e ainda observo mais uma terceira oval menor se formando e ainda provocando uma pequena divisão na SEB na sua extremidade sul e a sudeste das outras duas. Junte-se a isso a observação nítida de todas as faixas mais evidentes, a saber as temperadas norte, sul, norte do norte, sul do sul e a faixa polar sul além de todas as zonas.
Na NEB mais cedo eu "peguei" uma oval castanho escuro isolada logo depois do meridiano central e a meio caminho do limbo oeste, sendo que durante o trânsito observei outra oval castanho escuro perto do meridiano central e mais uma de coloração um pouco mais clara e com um diâmetro mais estreito ou alongado próxima do limbo leste. Essas duas ovais escuras estavam separadas por uma longa baía que formava uma barriga para dentro na borda norte da NEB, e uma outra protuberância no sentido oposto invadindo a zona equatorial.
A minha caixa de oculares e filtros está toda revirada pois eu testei todas as oculares e filtros que possuo, e os filtros mais radicais como o #82B-light blue, o 80A-azul, o #21 laranja além de um polarizador GSO não deixaram dúvidas, denunciaram com extrema nitidez a GMV com dois pequenos turbilhões dividindo a SEB a leste e a oeste, duas manchas ovais brancas idênticas no lugar da oval BA e ainda uma terceira menor a sudeste na dentro da SEB.
Ok, não posso mais ficar escrevendo agora, tenho de voltar para observar e depois farei mais comentários.


Última edição por Bruno em Sex 25 Nov 2011, 15:21, editado 6 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty com ou sem nuvens

Mensagem  ajc Qui 24 Nov 2011, 23:34

Prezados,
...nesta semana as coisas foram; ou céu espetacular ou nublado com chuva. Não teve meio termo. Agora, pouco mais da meia noite, o céu está limpinho e a sessão observacional começa agora sem hora pra acabar. Vamos ver o que Jupiter mostrará nesta madrugada. Bruno, seus relatos são muito perfeitos, quase fotográficos. Já pensou em fotografar Jupiter?
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sex 25 Nov 2011, 01:21

Terminei agora à pouco a sessão de observação de jupiter, e eram 01:40hs (TU/UT 04:40) do dia 25/11/2011. Jupiter já declina a uns 40º a oeste e a imagem começou a "ferver" nas bordas e tive de parar.
Hoje foi um festival de manchas ovais, a GMV, a oval BA, uma oval branca gêmea a leste e outra mancha oval menor que se formou a sudeste, na extremidade sul interior da SEB, deixando atrás de sí também uma pequena fenda na faixa a leste, além de três ovais castanho escuro na borda norte da NEB.
Ver a GMV e as três ovais brancas superou todas as observações de jupiter que já fiz até hoje. Cheguei a encher as mãos em concha com água fria e lavar os meus olhos pois estava realmente duvidando do que eu via, ou seja, a GMV seguida a leste por três ovais brancas.
Utilizei mais de uma dúzia de filtros e os aumentos foram entre 105x e 242x com nitidez total. As faixas temperadas estavam bem nítidas, as irregularidades e estreitamentos na borda norte da NEB estavam bem visíveis, os turbilhões na SEB e próximos à GMV e das ovais brancas também se faziam notar, a faixa polar sul colada no pólo sul, além de um trânsito de uma lua a sudoeste do pólo sul do planeta. Hoje para algum desavisado tínhamos pelo menos mais duas estrelas de fundo intrometidas, dando a impressão de vermos 6 luas próximas a jupiter. Foi um espetáculo a transparência atmosférica nessa noite e madrugada. Agora, muito importante mesmo foi a razão principal da minha postagem, precisamos ver isso que relatei pois essas três manchas ovais brancas a leste da GMV na SEB não estavam nem de longe previstas. Repito que precisamos acompanhar os próximos trânsitos da GMV e tentar ver se constatamos de novo essas manchas fazendo observações conjuntas. Teremos outro trânsito da GMV pelo meridiano central pouco depois das 19:00hs (25/11/2011).

-E respondendo à sua pergunta ajc, gostaria imensamente de poder fotografar jupiter sim, e apesar de na semana que vem eu ir buscar uma montagem equatorial de coluna fabricada pelo prof. B. Riedel especialmente para aguentar esse meu refrator de 4" F/15, infelizmente ela não terá um motor de acompanhamento e não tenho uma máquina fotográfica com suporte.
Mas vou me virando então como posso e a única técnica de registros visuais que utilizo e sempre utilizei para mostrar panoramas de outros mundos que observo é através de desenhos (astrodesenhos) à moda antiga mesmo, em gabaritos préviamente preparados, mas gostaria muito mesmo de poder fotografar a lua e os planetas. E as imagens lunares e planetárias que obtenho com essa minha luneta utilizando uma ocular de 9mm e um aumento de 175x ficam soberbas, só vendo para crer!
É isso, um abraço e vamos ficar de olho nessas 3 ovais brancas, pois uma delas era a oval BA mas e as outras duas?


Última edição por Bruno em Sex 25 Nov 2011, 15:11, editado 2 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty a camera

Mensagem  ajc Sex 25 Nov 2011, 01:48

Olá astrocolegas,
...peguei Jupiter fritando nas bordas e aí ficou dificil algo mais. Daqui a pouco tem Marte. A noite está quente, 22 graus, e me chamou atenção a diferença de alinhamento de Calisto com os outros satelites. Com relação à camera e a montagem, a sugestão seria utilizar uma camera simples e filmar o planeta por 10 segundos. Com o registrax pode-se empilhar 200 imagens e formar uma imagem única.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sex 25 Nov 2011, 11:32

Boa dica ajc, porém como não disponho de máquina digital e nem suporte vou tentar montar uma máquina reflex simples e tentar tirar fotos à moda antiga de jupiter.

** AGORA ASTROCOLEGAS, ATENÇÃO **: Os fenômenos que observei em jupiter na SEB na noite de ontem e na madrugada de hoje não são corriqueiros, foi muito além do normal, ver a GMV com três manchas ovais brancas alinhadas a leste é um fenômeno raríssimo.
Convoco a todos a ficarem de olho nos próximos trânsitos da GMV, inclusive hoje (25/11/2011) teremos outro um pouco depois das 19:00hs (TU/UT 22:00). Por favor, quem tiver condições de fotografar poderá ser uma chance única de se ver um verdadeiro desfile de ovais brancas na SEB.
Vamos apurar isso e boa sorte a todos os que tentarem ou conseguirem observar e fotografar hoje.
Fico no aguardo de novos relatos.

Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Edinaldo Sáb 26 Nov 2011, 13:05

Bom dia a todos.

Ôpa Bruno.

Me desculpe a demora para postar alguma coisa Bruno, é que estava resolvendo a questão do refrator de 80 mm, resolvi montar, andei pesquisando na net e pegando a opinião do pessoal do cosmoforum também e já comecei a montagem. Gostaria de saber se tem algum tópico aqui com a montagem passo-a-passo de um refrator, e como poderei mostrar também as fotos.

Att. Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Edinaldo Sáb 26 Nov 2011, 14:07

Ah Bruno,

Encontrei o local onde posso postar sobre a montagem do refrator. Espero a visita de todos lá no tópico de montagem de um telescópio refrator.

Céu limpo a todos

Att. Edinaldo
Edinaldo
Edinaldo
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 207
Data de inscrição : 31/10/2011
Idade : 61
Localização : João Pessoa - Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sáb 26 Nov 2011, 14:10

Beleza Edinaldo,
agora então esse refrator de 80mm f/11 vai sair!
E quanto ao seu tópico, irei acompanhar "passo a passo" mesmo, pois pretendo adquirir um refrator de 80mm
ou quem sabe montar também para levar em viagens.
Quanto às dúvidas que surgirem vá nos perguntando que vamos te orientando dentro da nossa capacidade, principalmente na colocação dos baflles que eu acho um ponto crucial na construção de um refrator, depois do perfeito alinhamento do eixo ótico, desde o centro da objetiva até ao centro da ocular que deve ser perfeito.
Ficaremos no aguardo para ajudar nas dúvidas e "se aveche" na montagem!
Um abraço.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 19:02, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Admin Sáb 26 Nov 2011, 18:08

Olá.
Estou postando aqui um link para o cosmoforum, onde tem belíssimas fotos de Júpiter.
Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 File

http://cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?p=124153#p124153

Abraços.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sáb 26 Nov 2011, 18:20

No dia 25/11/2011 durante um trânsito da GMV comuniquei em tempo real o súbito aparecimento de três manchas brancas a leste da GMV, fato raro pois nesse local deveríamos encontrar como de praxe apenas a oval BA. Além disso ainda tem o registro de três manchas ovais escuras na borda norte da NEB que também relatei.
Abaixo segue a confirmação da minha observação através de um registro fotográfico feito pelo observador Garbelini no mesmo dia (25/11) em que eu constatei as 3 manchas brancas a leste da GMV e as 3 ovais escuras na NEB.
Isso reforça ainda mais a necessidade de um patrulhamento sistemático para sermos brindados com observações raríssimas.
É só fazer o download do anexo da fotografia Jupiter 2011-11-25 às 01:41 UT, por Antonio Garbelini Jr. utilizando um refletor de 305mm.

http://cosmobrain.com.br/cosmoforum/download/file.php?id=2914


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 19:02, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Admin Sáb 26 Nov 2011, 23:49

Bruno escreveu:No dia 25/11/2011 durante um trânsito da GMV comuniquei em tempo real o súbito aparecimento de três manchas brancas a leste da GMV, fato raro pois nesse local deveríamos encontrar como de praxe apenas a oval BA. Além disso ainda tem o registro de três manchas ovais escuras na borda norte da NEB que também relatei.
Abaixo segue a confirmação da minha observação através de um registro fotográfico feito pelo observador Garbelini no mesmo dia (25/11) em que eu constatei as 3 manchas brancas a leste da GMV e as 3 ovais escuras na NEB.
Isso reforça ainda mais a necessidade de um patrulhamento sistemático para sermos brindados com observações raríssimas.
É só fazer o download do anexo da fotografia Jupiter 2011-11-25 às 01:41 UT, por Antonio Garbelini Jr. utilizando um refletor de 305mm.

http://cosmobrain.com.br/cosmoforum/download/file.php?id=2914

Caro Bruno, a foto já está no meu post anterior e é a mesma foto da qual você faz menção.

Abraços!
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Dom 27 Nov 2011, 06:27

Olá parceiro,
a foto de jupiter que o colega Marcio me enviou por email é a datada em (2011-25-11): http://cosmobrain.com.br/cosmoforum/download/file.php?id=2914

Ela foi tirada pelo Garbelini e não se encontra no Multiply nas fotos dele de jupiter em novembro de 2011. Nessa seleção do Garbelini apenas a foto tirada no dia (2011-11-11) é a que se parece um pouco.
Att. Bruno.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Ter 29 Nov 2011, 23:16

29/11/2011
Observação de jupiter.
Fiz essa postagem resumida apenas para deixar registrada aqui a minha observação do trânsito da GMV por volta das 22:30 (TU/UT 01:30), apresentando uma fenda na SEB a noroeste da GMV dentro da extremidade interna norte dessa faixa, a oval BA a oeste dela e se misturando com um turbilhão esbranquiçado que dividia a Seb ao meio em direção ao limbo oeste, além de a GMV penetrar na zona tropical sul hoje com um pouco mais de proeminência, sempre delimitada pelo material da SEB sendo lançado para formar o contorno dela no sentido anti-horário. Observei também duas manchas ovais castanho escuras na bastante irregular borda norte da NEB, a faixa temperada sul bem mais grossa e terminando pouco depois do meridiano central a oeste, as faixas temperadas norte e a norte do norte além das zonas polares e novamente uma linha acinzentada que dividia ao meio a zona equatorial de um limbo ao outro.
Foram utilizados na luneta de 4.1/8" e F/15 aumentos de 105x, 157x, 175x (as melhores imagens), 196x e 242x sendo que com este último aumento os contrastes foram um pouco melhorados com o uso do filtro #82A-azul. De novo com esse aumento elevado eu tive a nítida impressão de as manchas ovais escuras estarem destacadas mais acima da NEB.
Quanto à transparência atmosférica o céu de fundo estava negro, embora a observação tenha sido efetuada entre longas brechas nas nuvens que se dissiparam após uma chuva ininterrupta de 3 dias. Verifiquei uma lua a leste e três a oeste.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 19:03, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Marcio Seg 19 Dez 2011, 09:45

Data: 16/12/2011
Hora início: 22:00 UT (20h00)
Hora fim: 23:30 UT (21h30)
Local: 20°32"20'S, 47°24"03'O Franca/SP
Equipamento: Refrator 90 mm F11.1 EQ com diagonal dielétrica 1.25 WO.
Ploss 15mm(66x), Orto KK 7mm (142x), Filtro azul #82a.

Ficamos por um bom período aqui em Franca sem céu para observações devido ao tempo fechado, e como depois da tempestade vem a bonança, nesta sexta-feira o céu estava muito transparente e estimei o seeing em 8. Comecei minha observação com o céu ainda claro e com o uso de um binóculo, para só depois montar o telescópio. A imagem realmente estava muito boa com 142 aumentos e o filtro #82a, a GMV estava bem nítida seguida de alguns eventos na SEB que se assemelhavam a ovais brancas, apenas uma para mim estava bem definida a nordeste da GMV, a SEB estava totalmente irregular. Pude observar duas ovais castanhas a norte da NEB, uma próxima ao limbo oeste e outra próxima ao limbo leste. Além das duas faixas equatoriais pude ver a temperada sul, a temperada norte e a norte do norte. Três luas estavam a oeste juntamente com uma estrela de fundo entre elas e uma lua a leste. Júpiter ainda continua com 45.5” de arco e em um horário muito cômodo de observá-lo no alto do céu...
Abraço,

Márcio.

Marcio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Seg 19 Dez 2011, 20:45

Ôpa Márcio, que inveja (sadia)!!!!!
Rapaz, estou sem céu aqui a quase três semanas, na minha região está tudo alagado!
Quanto à sua observação, foi muito boa mesmo, principalmente pelos eventos registrados na SEB e sem dúvida a oval a nordeste da GMV era a oval BA. Você está sabendo explorar os limites do seu refrator com ótimas oculares, um filtro adequado e aumentos sóbrios obtendo assim ótimas imagens. Na minha última observação de jupiter já comecei a perceber um comportamento incomum na SEB, e assim que a chuva der um tempo por aqui vou dar uma conferida no nosso amigo gigante gasoso, e aí então faço mais um relatório.
Continue firme aí parceiro!
Um grande abraço.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 19:04, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Marcio Ter 20 Dez 2011, 16:10

Oi Bruno, valeu! A noite realmente estava propícia... Teremos amanhã trânsito da GMV a partir desta madrugada, está previsto no dia 21/12 às 0h42 e depois a noite às 20h33, vamos torcer para fazer bom tempo e podermos ver com detalhes estes eventos na SEB.
Abraço e boas observações.

Márcio.

Marcio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Ter 20 Dez 2011, 20:36

20/12/2011
Observação de jupiter:
Condições atmosféricas boas depois de mais de uns 10 dias de chuvas ininterruptas.
Duas luas se encontram a leste junto com uma estrela de fundo a nordeste e mais duas luas a oeste.
São 21:17hs (TU 00:17) e hoje vou direto ao assunto pois estou fazendo a postagem enquanto observo. Antes de fazer o relato gostaria de deixar registrado aqui um fenômeno que pela segunda vez observo em jupiter e que me deixa desconcertado. Às 20:30hs (TU 23:30) eu podia ver em jupiter as duas faixas equatoriais, as duas zonas polares, a faixa temperada norte, a norte do norte e a polar norte, e no hemisfério sul observava a faixa temperada sul e a sombra de uma lua deslizando sobre a extremidade norte da zona polar sul, enquanto ela se aproximava pelo leste entre a SEB e a temperada sul. De repente comecei a registrar uma faixa se "esticando" do limbo leste em direção ao meridiano central. São agora 21:21hs (TU 00:21) e estou vendo a lua realizar o trânsito exatamente em cima dessa faixa que está "esticando" entre a que eu supunha ser a temperada sul e a SEB.
Colegas, sinceramente estou confuso pois se a faixa que eu observava antes era a temperada sul qual é então essa que eu vejo agora se formando no hemisfério sul na zona tropical sul? Estava então observando a temperada sul do sul e vejo agora a temperada sul se "esticando" em direção ao meridiano central de jupiter? Essa faixa que está se manifestando tem uma lua passando direto por cima dela, enquanto a sombra dessa lua se encontra a sudoeste, dentro da zona polar sul.
Estou utilizando aumentos de 105x, 157x, 175x e 240x, e todos apresentando ótimas imagens. Não estou utilizando filtros e a lua em trânsito se apresenta com uma coloração parecida com a de uma pérola diante do disco de jupiter. Um espetáculo digno de ser observado juntamente com essa misteriosa faixa que está se adiantando em direção ao meridiano central.
Espero que alguém tenha notado esse fenômeno e me ajude a entender o que está a se passar na atmosfera joviana.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 19:04, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Ter 20 Dez 2011, 21:20

Continuação: 20/12/2011-observação de jupiter
Complementando a observação da postagem anterior são agora 22:08hs (TU 01:08) e estou encerrando as observações. Acabei de confirmar que a faixa que apareceu no limbo leste na zona tropical sul já passou pelo meridiano central e ruma para o limbo oeste de jupiter. Realmente ela "esticou" por todo o disco do planeta e logo tocará o limbo oeste. Para mim ainda é um mistério. Será que observei a formação de uma faixa temperada? Será que ela apresentava uma falha e com a rotação de jupiter deu a impressão de se "esticar"? Sinceramente eu não sei!
Também acabei de registrar a entrada de uma oval escura na NEB, porém não poderei esperar a entrada da GMV pois infelizmente a minha coluna vertebral hoje não está me permitindo ficar sentado por muito tempo. Espero que algum colega também tenha registrado a manifestação incomum dessa misteriosa faixa na zona tropical sul, e se quando a GMV entrar, depois dela a SEB vai apresentar algum comportamento incomum. Também voltei a observar uma linha escura dividindo a zona equatorial ao meio.
Fico no aguardo.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 19:05, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Marcio Qua 21 Dez 2011, 10:48

Bruno escreveu:Será que observei a formação de uma faixa temperada? Será que ela apresentava uma falha e com a rotação de jupiter deu a impressão de se "esticar"? Sinceramente eu não sei!
Ôpa Bruno, bela observação e com bastante detalhes... Eu aposto mais na sua segunda hipótese, acredito que a faixa tenha uma falha e com a rotação de Júpiter ela dê a impressão de esticar, isso explica também o porquê ela fica sumida dependendo da posição do planeta. Vou torcer para fazer tempo bom hoje, teremos a GMV passando bem cedo, às 20h33.
Abraço,
Márcio.

Marcio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Qua 21 Dez 2011, 11:21

Ok Marcio, também aposto nessa hipótese da falha. Então ontem observei a faixa temperada sul e a sul do sul. Hoje ficarei de olho na temperada sul e no trânsito da GMV se o tempo continuar firme.
Um grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  adrianourataki Sáb 24 Dez 2011, 10:07

Opa beleza rapaziada??
Ontem dia 23/12/2011 extamente as 22:53 pm iniciei a observação de Júpiter, visibilidade boa na atmosfera
observei um fato muito curioso, logo quando alinhei o tele com Júpiter percebi duas luas do lado leste e duas do lado oeste , a simetria das luas em relação do globo estava quase perfeita, havia também uma estrela de fundo próxima a Europa, que confirmei mais tarde com o stellarium, magnitude de 8.05.
Percebi um objeto passando rápido logo ao sul do globo indo em direção contrária ao sentido de rotação da terra, uma luminosidade baixa, comparei sua luminosidade com a da estrela próxima da Europa, consegui segui-lo por um tempo mesmo com a dobs, depois voltei a Júpiter. Que coisa será que eu vi?? Alguma asteroide talvez? a velocidade se parecia quando se observa um satélite a olho nu.
Júpiter apresenta as faixa equatoriais bem visíveis, com uma mancha de cor escura quase negra na faixa equatorial norte e uma fenda na faixa equatorial sul, do lado oeste do limbo havia uma nebulosidade se assim se pode dizer , mas eu não consegui identificar, por alguns momentos eu cheguei a pensar que poderia ser a GMV.
a maioria das observações foram com 180x cheguei até utilizar 280X mas a qualidade da imagem perdia muito o contraste das faixas.
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sáb 24 Dez 2011, 17:49

Salve salve Japa.
Olha, provavelmente você pode ter visto um satélite pois apesar do horário, a quantidade de objetos que circulam a terra nos permite vê-los mesmo em horário adiantado por estarem a uma grande altitude, mas estou apenas supondo pois precisaria de mais dados tais como a cor dele, se a velocidade e a luminosidade eram constantes e mais algum dado. Nos meses anteriores à essa chuvarada, em meados de setembro e outubro observei várias vezes objetos cruzando o campo do meu refrator enquanto observava jupiter, mas é bom ficar de olho, pode ser outro corpo viajando pelo espaço.
Quanto à essa nebulosidade observada no limbo oeste de jupiter, sem dúvida era a GMV com o seu tradicional turbilhão que divide a faixa eq. sul ao meio, e no momento sempre que ela realiza um trânsito vem acompanhada à leste por uma mancha oval escura na faixa equatorial norte.
No mais, vamos continuar aproveitando todas as brechas que as nuvens deixarem, e no começo do ano sempre temos um período de estio com a atmosfera bem lavada, e então poderemos continuar seguindo o rei dos planetas sua jornada se afastando da terra.
Um abraço.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 19:05, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Admin Ter 27 Dez 2011, 00:48

Olá amigos,

Hoje dei uma rápida observada no planeta. Pude notar a GMV completando seu trânsito.
As condições não estavam boas, muitas nuvens, mas o pouco que vi foi fantástico.
Queria mesmo era inaugurar a webcam, mas ainda não sei usar o registax:
Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Satelites-jup-15frmes-jupiter

Abraços!
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Admin Sáb 31 Dez 2011, 12:20

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Photo-18

Um pequeno avanço.

Abraços!
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Bruno Sáb 31 Dez 2011, 12:58

Ôpa,
bela foto parceiro. Muito boa a quantidade de tonalidades e variedades de cores, com tons e semi-tons. Belo trabalho.
Você poderia nos fornecer mais detalhes sobre o seu telescópio?
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observações de Júpiter na Oposição de 2011 - Página 4 Empty Re: Observações de Júpiter na Oposição de 2011

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos