ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vantagens das azimutais em observação visual

+9
alemão do espaço
Griszewski
Marco Botelho
AGM
ALEXANDRE YUHASZ
gustavomazza
euller
Bruno
ajc
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  ajc Dom 27 Nov 2011, 14:58

Estando em um país tropical e trocando idéias com os patricios do além mar, em Portugal, adotei como ideal a montagem do tipo azimutal. Estando em Belo Horizonte, quase a 20 graus sul, eu disse quase porque são 19 graus e 55 minutos e a maioria das montagens EQ existem para latitudes acima de 20 graus, fico na AZ3 e AZ4 para observação visual. E esta proximidade com o equador dificulta muito a localização do polo sul em comparação com os países europeus que estão em latitudes acima de 40 graus e possuem a estrela polar bem visível e bem alta no céu. E para quem está em Brasília, Cuiabá e toda a região nordeste, achar o polo sul é algo desanimador. A AZ3 é bem leve, toda em alumínio e desmontável. Mas só admite telescópios pequenos, até 102mm, de foco até 720mm por causa de desequilibrios de uma montagem excêntrica. Não admite alturas de objetos acima de 75 graus do horizonte. A AZ4 já suporta 120mm até 900mm de foco e vai até o zenite mas seus pés de aço a tornam mais pesada e não tão portátil. Para quem está na região sul em uma latitude mais longe do equador um montagem EQ pode até ser mais interessante. Mas não me adaptei a elas e passei a indicar as azimutais que possuem um apontamento bem mais intuitivo e são mais leves por dispensarem contra-peso.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Bruno Dom 27 Nov 2011, 15:03

E outra,
apesar de eu já estar pronto para instalar a minha luneta numa coluna (pier) com equatorial, digo que com uma azimutal robusta pode-se apontar rápidamente para qualquer astro num instante. É por isso que utilizo muito uma coluna altazimutal que tenho aqui no meu refrator pois aponto ele como um fuzil para qualquer ponto do espaço em segundos.


Última edição por Bruno em Sáb 21 Jan 2012, 10:31, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Montagem movel ou fixa

Mensagem  ajc Dom 27 Nov 2011, 15:16

Para quem instala uma base fixa, de concreto, uma montagem EQ, já devidamente alinhada como pólo, pode ser bem interessante. No meu caso, a cada observação, tiro o telescópio da gaveta do armário e monto tudo: montagem, buscadoras, filtros e oculares, então a leveza, portabilidade e facilidade de manejo são decisivas. No caso específico do nosso amigo Bruno que prioriza a observação lunar e planetária e que, portanto, utiliza aumentos grandes (acima de 100X), a montagem EQ facilita as coisas por se fazer usar apenas um eixo (RA).
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Bruno Dom 27 Nov 2011, 15:43

Exato colega ajc,
embora eu não vejo a hora de ver a minha luneta Jaegers acoplada logo num equatorial sobre uma coluna metálica com 1,70m de altura por causa do grande comprimento dela, e devidamente instalada com o eixo polar apontado para o sul. Sem dúvida uma equatorial é de um manejo muito mais exato e confortável quando instalada dessa forma. Agora preciso também deixar essa luneta instalada em um lugar fixo, e enquanto eu não tenho condições financeiras para construir um pequeno observatório, fico com uma montagem equatorial dentro do meu laboratório como suporte para a luneta não ficar no chão e uma outra azimutal no jardim. Em condições especiais a equatorial entrará em ação, mas o meu sonho mesmo é ver o meu 4" F/15 instalado sob de uma pequena cúpula de apenas uns 2m a 2,50m de diâmetro. Está ficando muito "puxado" para mim carregar todo dia em que eu for observar a luneta, a caixa de acessórios, dois bancos e uma montagem de coluna que pesa uns 35kg.


Última edição por Bruno em Sáb 21 Jan 2012, 10:32, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty peso pesado

Mensagem  ajc Ter 29 Nov 2011, 01:16

Bruno escreveu: Está ficando muito "puxado" para mim carregar todo dia em que eu for observar a luneta, a caixa de acessórios, dois bancos e uma montagem de coluna que pesa uns 35kg.

Esse negócio de peso e tamanho...uma curiosidade...os grandes telescópios de hoje estão em montagens azimutais por causa de tamanho, peso e custo, tanto no Chile quanto no Hawaí.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  euller Qua 04 Jan 2012, 20:32

Bruno escreveu:E outra,
apesar de eu já estar pronto para instalar a minha luneta numa coluna (pier) com equatorial, digo que com uma azimutal robusta pode-se apontar rápidamente para qualquer astro num instante. É por isso que utilizo muito uma coluna altazimutal que tenho aqui no meu refrator pois aponto ele como um fuzil para qualquer ponto do espaço em segundos.

Olá João.

Tenho duas Azimutais, ambas com refletores, uma com um 150F8,4 e outra com um 140F8, e um refrator 90x900 em equatorial germânica, a mobilidade das azimutais é imbatível, quando vou para um star-part elas são companheiras inseparáveis, por sua mobilidade simples de manipular em que qualquer criança aprende rapidamente e usa com muita facilidade, as minhas montagens azimutais são de torre+tripé, ao modedo do GAC-CEAMIG que fazemos com o Marcelo.

euller
Curioso
Curioso

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/11/2011
Idade : 49
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty dobson

Mensagem  ajc Sáb 07 Jan 2012, 02:01

Pois é Euller,
...a montagem dobsoniana foi a salvação dos refletores!!! E é um tipo de montagem azimutal, de fácil manuseio e apontamento direto. No vídeo distribuído no ENAST, intitulado DE OLHO NO CÉU, (eye in the sky), é dito, "uma montagem azimutal é mais leve e ocupa menos espaço que uma equatorial e, por isso, mais barata" soou como música aos meus ouvidos pois sei disso já há muito tempo.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty no google

Mensagem  ajc Qua 14 Nov 2012, 15:16

Eu já escrevi tanta coisa sobre a tal montagem AZ3 que ao fazer uma busca no google com MONTAGEM AZ3, nas imagens, aparece a minha foto. Daqui a pouco vou virar AJC AZ3. Aparece também um outro defensor das azimutais, R. Tolentino, com seus teles em AZ3 e AZ4 que suportam fácil até 250x. Viva as montagens AZ!
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Bruno Qua 14 Nov 2012, 16:02

Olá "AJZ", mesmo diante das montagens equatoriais as altazimutais ou azimutais com certeza são extremamente úteis, principalmente uma AZ3 que vem a calhar tanto no preço quanto no quesito portabilidade.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  gustavomazza Qua 14 Nov 2012, 21:59

Pelo que li recentemente o retorno ao uso de montagens azimutais em observatorios grandes foi mais devido a quebra de uma bareira psicologica por parte de alguns administradores de observatorios do que técnica. No final os custos acabaram definindo a opção.

No braço amador da astronomia existe uma barreira psicologica parecida e as vezes as pessoas esquecem que estamos discutindo apenas equipamentos e transformando a coisa em um luta do bem contra o mal.

Moro no paralelo 29ºS então o poblema da inclinação e encontrar o sul são mais controlados, comprei uma EQ3-2 para testar as águas, fiz para ela um tripé de madeira que ficou muito bom e montei um refrator 80mm f11 que não exisge muito da montagem. No entanto, utilizo esse stup bem menos que as alternativas alt-az que tenho a disposição (um dobsoniano 200mm f/6 e um binoculo 15x85 em tripe fotografico)

Uma das razões é que o tripe de madeira, e equatorial acabam tendo quase o mesmo peso do refletor, demoram mais para fazer o setup e depois de feito limitam a quantidade de alvos em uma observação, no final consigo montar o refletor e binoculo em menos tempo, observar mais coisas e até 80 aumentos a necessidade de acompanhamento não é tão crucial.

Sob uma perspectiva recreativa da astronomia as opçoes mais simples de montagem facilitam o setup, proporcionam mais prazer para quem aprecia orientação no céu e são mais faceis de desmontar.

Contrapondo essa questão de bem contra o mal, não me arrependo de ter testado a equatorial e da construção de um tripe para ela, se aprende bastante sobre o movimento do céu com o uso de uma equatorial, também tem seus méritos, se alguem tiver a possibilidade de ter as duas coisas em casa sugiro que tenha. No entanto não investiria em uma equatorial High-end, permaneceria com montagens mais simples e baixo aumento para a maioria das coisas.

gustavomazza
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Bruno Qua 14 Nov 2012, 22:04

gustavomazza escreveu:1-No final os custos acabaram definindo a opção.
2-Sob uma perspectiva recreativa da astronomia as opções mais simples de montagem facilitam o setup, proporcionam mais prazer para quem aprecia orientação no céu e são mais fáceis de desmontar.
3-se alguém tiver a possibilidade de ter as duas (EQ e AZ) coisas em casa sugiro que tenha.
1-Concordo plenamente.
2-Também concordo.
3-Concordo de novo.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty no equador

Mensagem  ajc Qui 15 Nov 2012, 10:16

gustavomazza escreveu:...se alguem tiver a possibilidade de ter as duas coisas (Eq e AZ) em casa sugiro que tenha.

Eu não indicaria uma EQ a um morador de Fortaleza, Belém, Manaus, Natal ou qualquer outro nas proximidades do equador. Nem por experiência. E metade da área do Brasil está a menos de 20 graus do equador.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  gustavomazza Qui 15 Nov 2012, 14:09

ajc escreveu:
Eu não indicaria uma EQ a um morador de Fortaleza, Belém, Manaus, Natal ou qualquer outro nas proximidades do equador. Nem por experiência. E metade da área do Brasil está a menos de 20 graus do equador.

Você já citou essa limitação no inicio do topico, e não contestamos ela de forma alguma.

gustavomazza
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Acompanhamento em AZ

Mensagem  ajc Qui 17 Out 2013, 21:32

Pessoal,
...respondendo a pergunta de como usar acompanhamentos em montagens tipo AZ:

https://www.youtube.com/watch?v=lyr1BJkCDUQ&feature=youtu.be

Parece ser bem mais simples que os sistemas de GO TO que conhecemos: mais rápido, menos burocrático e dispensa até buscadora.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty DUVIDA SOBRE ESSE MUNDO DE MONTAGENS

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Sex 17 Jan 2014, 12:04

Gente, estou maluco com tanta informação, Acabei de adquirir um SKY 90mm AZ3, pesquisando há 02 meses, estudando na net, apostilas sobre o mundo da observação astronomia e astrofotografia, agora, alguém poderia me explicar o que é AZ1, AZ2, AZnnnnn, EQ1, EQ2, EQ3....EQ n números, Já sei que EQ EQUATORIAL, é o eixo fixo alinhado com o polo sul celeste, agora o que são esses números?!!!

Grato,
ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Bruno Sex 17 Jan 2014, 12:17

Olá, respondendo de maneira simples não há motivo para se preocupar, é que tanto as montagens Azimutais (AZ) quanto as equatoriais (EQ), são fabricadas desde os modelos mais simples até os mais resistentes e sofisticados, indicados por um número em ordem crescente ou seja, a EQ mais simples é a EQ de nº1, e assim ela vai ficando cada vez mais robusta à medida em que aumenta a numeração ou seja, EQ2, EQ3 até EQ8 por exemplo. E com as Azimutais acontece a mesma coisa só que com uma numeração mais reduzida.
Embora seja um pouco raro de se ver alguém usando, existe também a montagem AZ-EQ que é uma montagem computadorizada de duplo propósito, e que funciona tanto no modo azimutal (AZ) quanto no modo equatorial (EQ), como por exemplo a AZ-EQ6.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Parabens pelo 90mm

Mensagem  ajc Sáb 18 Jan 2014, 09:21

ALEXANDRE YUHASZ escreveu:Gente, estou maluco com tanta informação, Acabei de adquirir um SKY 90mm AZ3, pesquisando há 02 meses, estudando na net, apostilas sobre o mundo da observação astronomia e astrofotografia, agora, alguém poderia me explicar o que é AZ1, AZ2, AZnnnnn, EQ1, EQ2, EQ3....EQ n números, Já sei que EQ EQUATORIAL, é o eixo fixo alinhado com o polo sul celeste, agora o que são esses números?!!!

Grato,

Parabens pelo seu 90mm. Aponte para Júpiter e relate aqui suas observações. Está com um ótimo equipamento em mãos. A montagem AZ3 que veio em seu 90mm é mais firme e robusta do que a AZ2 que tem aquela haste lateral que não possibilita firmeza acima de 50x de aumento. Para telescópis mais pesados do que o seu existe a AZ4 que é mais pesada (em aço) e mais alta, para tubos mais longos.
Nas montagens do tipo EQ o raciocínio é o mesmo. Uma EQ3 suporta telescópios mais pesados do uma EQ2. Quanto mais robusta for uma montagem mais firmeza ela proporciona em grandes aumentos (acima de 150x) mas perde em portabilidade.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Fantasma Sublimado!!!

Mensagem  AGM Sex 30 maio 2014, 12:21

Andei lendo as páginas desse tópico sobre as vantagens de uma montagem AZ em relação à EQ, vou adquirir um novo telescópio e eu estava disposto a partir para um tripé EQ. Bom, sei como funciona uma montagem equatorial, no manejo e também o balanceamento da mesma, mas visto que tem peso extra e também dispõe de maior área para seu manejo, pelo menos em casa numa janela e mesmo pela praticidade, é como o Bruno comentou, uma AZ é um tiro de fuzil, eu digo sempre aos meus amigos interessados em astronomia que é como um canhão anti-aéreo, você localiza a olho nu e simplesmente aponta, instantâneamente, coisa que para uma equatorial tem um certo malabarismo, boa sim, para acompanhar a trajetória (órbita) de um planeta, mas também podemos usar nossos instrumentos para observação e fotos terrestres numa AZ, montagem essa muito prática.

Somos abençoados pela montagem Alta Azimutal. Parabéns John Dobson!!!
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Bruno Sex 30 maio 2014, 12:50

AGM escreveu:uma AZ é um tiro de fuzil, eu digo sempre aos meus amigos interessados em astronomia que é como um canhão anti-aéreo, você localiza a olho nu e simplesmente aponta
Exato, enquanto eu gasto alguns segundos para apontar para um astro com o meu telescópio montado no modo equatorial, se eu passar ele para azimutal o procedimento de acertar a pontaria será quase instantâneo. O único problema com as AZ é na hora de apontar para um astro no zênite pois pode tornar-se uma tarefa quase impossível, problema esse que não encontramos nas equatoriais montadas em coluna (pier), entretanto nas outras equatoriais montadas sobre tripés um tubo de comprimento mediano já esbarra nas pernas dele.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Marco Botelho Sex 30 maio 2014, 16:12

ajc escreveu:Não admite alturas de objetos acima de 75 graus do horizonte.

Concordo.

Possuo um telescópio com montagem AZ3 e tentar observar objetos próximo ao zênite ou como mencionado, acima dos 75º graus, é uma tarefa desconfortante, mesmo utilizando uma diagonal de 90º.

A buscadora torna-se inutilizável.

Até mais.

Marco Botelho

Marco Botelho
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty até o ZÊNITE

Mensagem  AGM Sex 30 maio 2014, 18:29

Para os que possuem montagem AZ num tripé e com um telescópio Refrator, entendo que deve ser difícil mesmo obsevar acima de 75° como descreveu nosso amigo Marco, mas no meu caso por exemplo, um Newtoniano de 500mm com base AZ motorizada que uso em cima de um banquinho, miro ele para cima e pronto, pois o tubo é curto, não há pernas de tripé para bater e mesmo que tivesse, ainda assim teria êxito pelo pequeno comprimento dele. o focalizador de um Refrator é no extremo do telescópio enquanto que num Newtoniano como o que tenho é na lateral.
Desenvolvi uma mesinha totalmente de encaixe, vou colocar aqui o gabarito dela caso alguém pretenda fazer, para colocar sobre ela essas bases dobsonianas motorizadas ou não, pois o 114mm AZ que tenho, carrego sobre meu braço como se fosse um bebê!

[img]Vantagens das azimutais em observação visual 2100f4m[/img]

AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Bruno Sáb 31 maio 2014, 11:13

Bem lembrado AGM, a montagem vai funcionar semelhante à montagem em "garfo" por causa do tubo de pequenas dimensões se movendo livremente por dentro dela.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty no Zenite

Mensagem  ajc Sex 11 Jul 2014, 12:46

Zenite e as montagens
Apontamentos no Zenite são sempre complicados. Até mesmo quando se usa um refletor com um focalizador na lateral, a coisa se complica no apontamento. A dica para quem se aventura acima de 75 graus é usar uma montagem AZ4 com buscadora 90 graus ou caneta lazer. Porém ao buscarmos objetos tenues a coisa ainda se complica muito pois não sabemos ao certo para onde estamos apontando o telescópio. E fica ainda mais dramático em céus urbanos, poluídos, onde as referencias ficam muito apagadas. Observar a Lua no Zenite é mais simples mas identificar o M25 ou M17 em sagitarius, no Zenite, á algo quase impossível.
Atualmente temos Saturno passando pelo Zenite. A minha opção é observá-lo antes de atingir 75 graus e depois de passar pelos 75 graus. Para os objetos de céu profundo que passam pelo Zenite eu deixo duas opções: aguardar que eles abaixem de 75 graus ou deitar em uma espreguiçadeira e observá-los com binóculo.
Observar ao telescópio, por exemplo, o M80, em Scorpius, no zenite, ninguem merece, o apontamento é muito penoso e gasta-se muito tempo onde poderíamos estar observando outros objetos. E a diferença de qualidade de 85 graus para 75 graus é pequena e não justifica isso.
Quanto mais penosa a observação, mais nos afastamos dela. O conforto na prática da astronomia ajuda na frequencia com que observamos.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Griszewski Sáb 12 Jul 2014, 19:56

Sugiro sempre observar saturno quando ele estiver "nascendo" no leste, pois ao chegar no zenite, é horrível a sua visualização, ainda mais que possuo um refrator, realmente é muito desconfortável as observações no zenite, principalmente M7 e constelação de escorpião.
Griszewski
Griszewski
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 65
Data de inscrição : 10/07/2013
Idade : 29
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  alemão do espaço Sáb 12 Jul 2014, 22:09

Isso é verdade!
Aqui em casa eu tento driblar esse problema fazendo uso do "jeitinho".
Quando o objeto que eu vou observar está muito alto eu vou na cozinha,
pego 3 cadeiras, ponho cada um dos pés do tripé sobre uma cadeira e está
feita a gambiarra. Dá pra deixar o telescópio à uma altura mais confortável.
Eu diria que as gambiarras fazem parte da astronomia amadora. Elas estão
"incluídas no pacote" e mais cedo ou mais tarde todos nós faremos uso delas!
alemão do espaço
alemão do espaço
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2014
Idade : 42
Localização : Gravataí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Vantagens das azimutais em observação visual Empty Re: Vantagens das azimutais em observação visual

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos