ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual a olho nu

+2
Bruno
Rodolfo Figueira Amancio
6 participantes

Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Observação visual a olho nu

Mensagem  Rodolfo Figueira Amancio Dom 12 Jul 2015, 22:21

Boa noite galera!

Comecei a observar o céu a olho nu, e a identificar alguns objetos celestes. Primeiro foi a constelação de escorpião, logo vi o planeta Saturno, sagitário, libra e outros. Pode parecer pouco para alguns, mais para quem só conhecia no céu noturno as três Marias, o cruzeiro do Sul, e a lua é claro, foi bem interessante e praseroso.
Estou só esperando chegar o bino 10x50 e o setentinha da Skw que eu comprei, para começar a prática observacional com os instrumentos.

Um abraço a todos e fiquem com Deus.

Rodolfo Figueira Amancio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 155
Data de inscrição : 20/06/2015
Idade : 39
Localização : Engenheiro Paulo de Frontin rj

Ir para o topo Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Re: Observação visual a olho nu

Mensagem  Bruno Dom 12 Jul 2015, 23:08

É isso aí, uma das maiores alegrias da astronomia consiste em simplesmente dar uma olhada, e o céu noturno tem muito a oferecer. Nos mantenha informados sobre as suas observações a olho nu, e também depois que os equipamentos chegarem.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Re: Observação visual a olho nu

Mensagem  Rodolfo Figueira Amancio Seg 13 Jul 2015, 06:25

Valeu Bruno!

Sempre que puder vou relatar minhas experiências, ainda mais quando chegarem os instrumentos.

Rodolfo Figueira Amancio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 155
Data de inscrição : 20/06/2015
Idade : 39
Localização : Engenheiro Paulo de Frontin rj

Ir para o topo Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Re: Observação visual a olho nu

Mensagem  Marcos Poncio Seg 13 Jul 2015, 08:27

ME conte aqui quando ver Saturno pelo seu 70mm

Eu fiquei besta no dia

apoakapokapkapoakop
Marcos Poncio
Marcos Poncio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 363
Data de inscrição : 29/12/2014
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Re: Observação visual a olho nu

Mensagem  Roberto_Moura Ter 14 Jul 2015, 17:16

Rodolfo Figueira Amancio escreveu:Boa noite galera!

Comecei a observar o céu a olho nu, e a identificar alguns objetos celestes. Primeiro foi a constelação de escorpião, logo vi o planeta Saturno, sagitário, libra e outros. Pode parecer pouco para alguns, mais para quem só conhecia no céu noturno as três Marias, o cruzeiro do  Sul, e a lua é claro, foi bem interessante e praseroso.
Estou só esperando chegar o bino 10x50 e o setentinha da Skw que eu comprei, para começar a prática observacional com os instrumentos.

Um abraço a todos e fiquem com Deus.
Sem dúvida, Rodolfo, observar o céu é de perder o fôlego... Quando fotografei, pela primeira vez, Jupiter com 3 luas (só dava pra ver uma bolinha com 3 bolinhas menores) com minha câmera Canon, meus olhos marejaram... Quando eu fotografei Saturno (só uma bolinha com um anel em volta), eu chorei de verdade...
A emoção é indescritível...
Não vejo a hora de encontrar um bom telescópio para comprar.
Você vai ficar horas e horas olhando o espaço... E ficará triste ao ver o dia raiando... rsrs.
Boa sorte!
Roberto_Moura
Roberto_Moura
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 66
Localização : São Sebastião-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Re: Observação visual a olho nu

Mensagem  Daniel-Martin Dom 19 Jul 2015, 23:20

Minha primeira observação, foi a oito anos mais ou menos. Vi Saturno na constelação de Câncer. Na época, devido a falta de experiência, vi apenas uma bolinha passar rapidamente na ocular de 20mm. Todas as noites eu tentava e até que enfim, um dia consegui ver os anéizinhos! com uma ocular de 10mm, a muito custo. Pulei de felicidade e nunca mais esquecerei aquele dia.. .eu gritava e acho que toda a quadra me escutou. Eu e minhas duas filhas.

Usava, nunca esqueço, um planetário impresso em folha A4 que fiz, com plástico de sacola para não estragar com o sereno. Na época, usei um newtoniano, daqueles shingling,  sob um tripé de montagem equatorial de 76mm F12.  Devido a pouca prática e não saber usar o tripé equatorial, e nem imaginar o que era ascenção e declinação, a ocular de 4mm nem deu pra usar.. pois o bichão corria de mim feito doido e além do mais, o sereno pegava e ficava  tudo nublado.. ai acabava a festa.

Barbaridade, e aquelas regulagens do tripé me deixavam maluco. Sem falar que o excesso de ampliação fornecido pela tal de barlow, borrava tudo. Nem cogitar a possibilidade de passar dos 100x.

Por não saber e não ter como aprender sozinho como regular eu me frustei e isso acontece muito todos os dias com diversas pessoas... Acabei ficando em Saturno, Jupíter, Marte , lua e as duplas do Cruzeiro e Centauro e a persistência se foi. Nunca vi uma nebulosa.. Galáxia... nada. Mas estamos ai para começar novamente, aprender correto e primeiro lugar, aprender a conhecer o céu.

E observar... analisar e admirar. Já é um grande negócio... Para finalizar, antigamente quando eu era piá... no município de Porto Xavier RS, bem no interior na divisa com a Argentina, meu tio tinha um sítio distante mais de 40km da cidade. Lá não tinha luz elétrica... e não tem até hoje. Me lembro dos céus daqueles anos de 1982... replicado de estrelas e a Via Láctea como um leite fervilhando na panela. Lembro muito bem e não sabia conhecer nada... para ver como são as coisas. Se eu soubesse 10% do que sei hoje.. .garanto que eu nem ia querer um telescópio e ia infartar de tanta felicidade se tivesse um bino bom... deitado na lavoura de trigo, como eu fazia para olhar as estrelas.. ...

Boa semana a todos...
Daniel-Martin
Daniel-Martin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 52
Localização : Candelária RS

Ir para o topo Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Re: Observação visual a olho nu

Mensagem  Daniel-Martin Dom 19 Jul 2015, 23:52

Só reinterando.. não aprendi a editar o post ainda.

Eu vi Saturno a olho nú... e consegui identifica-lo, pois era muito brilhante, e ai só depois, usei o refletor.
Daniel-Martin
Daniel-Martin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 52
Localização : Candelária RS

Ir para o topo Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Re: Observação visual a olho nu

Mensagem  deco27x Seg 20 Jul 2015, 00:46

Realmente usar grandes ampliações um telescópio não motorizado pode ser um pouco frustrante....Mas dizer que não deve passar de 100x me parece um exagero. As oculares daquele seu telescópio deviam ser Huyguens, daí o campo aparente estreito (entre 20° e 25°, fica 0,2 a 0,25° de campo real, que de fato é uma medida, que para muitos, está próximo do máximo usável sem motorização) complica mesmo em ampliações "pequenas" como 100x.

Com 100x de aumento é que as coisas começam a ficar interessantes em observação planetária. Quando o colega tiver um telescópio, vai ver que usando oculares de com campo mais generoso (50° a 70°) dá pra usar até aumentos entre 200x e 300x ( a depender da abertura e do gosto do freguês) sem motorização.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Re: Observação visual a olho nu

Mensagem  Daniel-Martin Seg 20 Jul 2015, 10:07

Pois é...mas "oculares" de verdade. O que eu tinha a disposição eram meros brinquedos de vidro. Pelo tamanho da objetiva deveria ser tranquilo ate os 150x...e a partir disso começava a perder. Quem sabe as vezes consigamos renascer um newtoniano..apenas usando oculares boas, pois aquelas que vem junto...sem condições.
Daniel-Martin
Daniel-Martin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 52
Localização : Candelária RS

Ir para o topo Ir para baixo

Observação  visual a olho nu  Empty Re: Observação visual a olho nu

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos