ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O planeta vênus e o que podemos ver.

+5
ajc
Admin
adrianourataki
Xevious
Bruno
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Dom 13 Nov 2011, 11:51

Vênus:

Distância média do Sol: 107 milhões de km
Rotação em torno do próprio eixo: 243 dias terrestres
Diâmetro equatorial: 12.320km
Temperatura máxima na superfície: 350º centígrados

-Na luminosidade difusa do amanhecer ou do anoitecer, podemos vê-lo quando ainda se encontra próximo do Sol. No céu escuro também se torna visível.
Devemos procurá-lo onde a luz do horizonte indica o nascer ou o anoitecer. Por isso recebeu os nomes de Estrela D'alva ou Vésper, a estrela matutina.
Devido à sua intensa luminosidade sempre se mostra visível mesmo sem o auxílio de instrumentos, até mesmo durante o dia. Mesmo com pequenas lunetas de 30mm a 40mm de abertura poderemos acompanhar as suas fases. Com refratores de 50mm a 60mm a observação das fases serão melhor definidas.
Com instrumentos de maior porte como refratores de 70mm a 90mm e refletores com 114mm, utilizando pelo menos de 100x a 160x de aumento poderemos observar as diferenças nas pontas do "crescente" em vênus, com uma delas apresentado uma forma mais pronunciada enquanto a outra apresenta-se mais obtusa. Com a ajuda de filtros (#34-amarelo) algumas manchas poderão serem registradas na camada superficial de nuvens que cobrem o planeta. Com refletores entre 150mm e 180mm e aumentos entre 150x e 200x mais manchas serão registradas com mais frequência em sua camada de nuvens.
Com refratores de 100mm de abertura ou refletores de 200mm e utilizando aumentos de até 250x poderemos observar variações nessa pontas, tanto no seu brilho quanto na sua extensão, além de um maior números de manchas sombrias no globo do planeta, além da misteriosoa luz cinzenta. Por exemplo, quando olhamos para a nossa Lua crescente à noite, podemos perceber muitas vezes o lado escuro fracamente iluminado pela luz refletida da terra (a luz cinérea) em sua superfície. No caso de Vênus, ele não possui uma lua, e quando este planeta se encontra em fase crescente também apresenta um efeito semelhante chamado de luz cinzenta!
A sua atmosfera é extremamente densa, contendo grandes quantidades de ácido sulfúrico, nitrogênio e gás carbônico, quase sem oxigênio e vapor dágua. A densidade atmosférica lá é tão alta que se um hipotético observador na superfície de Vênus olhasse para a frente veria os raios luminosos sendo refratados darem uma volta completa no planeta, fazendo com que o observador assustado ao olhar para frente veria a imagem destorcida da parte de trás de sua própria cabeça.
A pressão atmosférica e a temperatura em Vênus são tão altas que se um astronauta ao pousar lá saisse para explorar a sua superfície, seria esmagado e carbonizado imediatamente.
Bem, ver a cabeça de trás destorcida, ser esmagado e carbonizado não são perpesctivas lá muito atraentes, mas sob vários aspectos ele é um planeta muito interessante de se observar.
Vênus esconde bem os seus segredos.


Última edição por Bruno em Sáb 21 Mar 2015, 08:34, editado 12 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Xevious Dom 13 Nov 2011, 17:41

Venus, apesar de ser conhecido como astro do amor, esta mais para planeta infernal.
Um planeta que chove acido sulfúrico, e apesar de não receber a luz do Sol na superfície (devido as espessas núvens) nunca é noite, devido a quantidade de raios, que se parecem com luzes de estroboscópio numa discoteca.

Xevious
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 272
Data de inscrição : 31/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Dom 13 Nov 2011, 18:04

Pois é Xevious,
a sonda russa Venera foi a primeira a mandar imagens da superfície do planeta Vênus, além de fazer um mapeamento dela por radar. Quando conseguiram pousar uma lá ela durou apenas alguns minutos antes de acabar dissolvida debaixo de uma pressão atmosférica 90 vezes maior do que a da Terra, e a uma temperatura que ultrapassava os 350º centígrados, além de ser banhada com o ácido sulfúrico que se encontra disseminado na atmosfera venusiana! Acho que nem o Dr. Spock aguentaria!! Shocked


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:38, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty observação de Vênus

Mensagem  adrianourataki Qua 21 Dez 2011, 21:16

Bom vamos ao primeiro coments aqui no fórum...
Essa semana eu estava no sitio, quando olhei o entardecer e vi Vênus muito brilhante ainda que a claridade do sol ainda era grande.
comecei com 108x de magnificação, e quando consegui o foco conseguia distinguir a silhueta esférica do corpo do planeta, porém com muito brilho, e uns contraste de cor meio amarelado e ou meio cinza...fui aumentando a magnificação e a luminosidade persistia, sem nenhuma perca de detalhes nem nada.
Agora a pergunta que fiquei, gostaria de saber como os colegas que observam Vênus vêem esses detalhes. Será que sem filtros consegue-se distinguir manchas na superfície ?

abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Sex 23 Dez 2011, 23:26

E aí Japa, seja bem vindo também!
Olha, eu sei de colegas que já conseguiram observar escurecimentos na camada de nuvens em vênus sem precisar usar filtros, e outros que se valeram de filtros polarizadores e até filtros coloridos (amarelo) com aberturas variadas.
De forma que este contraste meio amarelado e meio cinza que você observou faz sentido sim, porém sugiro que para você ter uma visão de vênus com mais nitidez, experimente observá-lo durante o dia antes do entardecer pois as imagens saem mais nítidas, pelo fato do planeta apresentar menos luminosidade. É só marcar a posição dele e no dia seguinte tentar encontrá-lo mais cedo e mais a leste.
Vou tentar ver se consigo também e se conseguir algum resultado positivo eu comento aqui no fórum.
Vênus é um planeta bem misterioso e ele esconde bem os seus segredos.
Um grande abraço.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:38, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  adrianourataki Sáb 24 Dez 2011, 09:29


Rapais eu to tentando observar alguma coisa, em Vênus a alguns dias desde a conjunção com Mercúrio, mas a luminosidade está muito grande e não consigo observar muitos detalhes, até desconfio que meu tele apresenta um pouco de aberração cromática, pois do lado de cima das imagens aparece um pouco de halos vermelhados e do lado oposto parecem meio azulados, ou pode ser as oculares que tenho né, já encomendei duas ortoscópicas kokusai , lembra que eu tinha te falado?
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Admin Sáb 24 Dez 2011, 18:10

adrianourataki escreveu:
Rapais eu to tentando observar alguma coisa, em Vênus a alguns dias desde a conjunção com Mercúrio, mas a luminosidade está muito grande e não consigo observar muitos detalhes, até desconfio que meu tele apresenta um pouco de aberração cromática, pois do lado de cima das imagens aparece um pouco de halos vermelhados e do lado oposto parecem meio azulados, ou pode ser as oculares que tenho né, já encomendei duas ortoscópicas kokusai , lembra que eu tinha te falado?
abraços


Olá seja bem-vindo!

Que instrumento você está usando, qual a abertura?
Uma dica para diminuir a luminosidade: Pegue uma cartolina preta e ponha na frente da objetiva de maneira que fique fixa, faça um pequeno furo no centro da cartolina. Isto diminuirá o brilho do planeta.

Abraços.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  adrianourataki Sáb 14 Jan 2012, 00:23

Opa desculpa pela demora.
Estou usando um refletor newtoniano de 180mm, por enquanto possuo oculares ploss de 10mm, 6mm, e 4mm.
será que só com a mascara resolveria o problema??
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Admin Sáb 14 Jan 2012, 11:34

Com o GSO 305mm eu resolvo com a tampa do tubo que tem uma pequena abertura e serve como diafragma, diminuindo assim o brilho intenso e me permitindo ver as fases.


Abraços
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  adrianourataki Sáb 14 Jan 2012, 21:07

Ah...será que o furo teria que ser no centro ou fora do espelho secundário seria melhor??
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Admin Sáb 14 Jan 2012, 23:25

adrianourataki escreveu:Ah...será que o furo teria que ser no centro ou fora do espelho secundário seria melhor??

Eu uso fora do espelho secundário e penso ser melhor.
Quando eu mencionei a cartolina, presumi que seu tele fosse um refrator, pois quando usava um, o furo eu fazia no centro. No caso do refletor que eu uso, na tampa do tubo já veio com o furo.
Vamos ver se alguém mais dá alguma sugestão.
abraço.
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 239
Data de inscrição : 29/10/2011

https://astronomia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  adrianourataki Dom 15 Jan 2012, 10:11

Imaginei que teria que ser fora da área do secundário, +ou- quantos % é a obstrução do seu refletor??
li em outro fórum que era um erro colocar um redutor de luminosidade, que isso era fácil de contornar simplesmente aumentando a magnificação, mas mesmo com a ocular de 4mm eu não consegui observar detalhe nenhum, e o gozado é que vi um pouco de halos azul em um lado do globo e no outro uns halos vermelhos, será que estou sofrendo um pouco de aberração??
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Dom 15 Jan 2012, 21:12

Olá, vou dar o ar da graça nesse assunto:
Fui duramente contestado em um fórum e cheguei mesmo depois a admitir que a diafragmação que fiz no meu espelho só atrapalhou, mas hoje vejo que eu estava enganado e eles também em um certo sentido. Eu tinha um espelho de 200mm F/6 e ao invés de utilizar o tradicional furo na tampa fora do rumo do secundário, eu deixei a boca do tubo livre (com abertura total) e fiz um anel de cartolina preta com uma polegada de espessura e com 200mm de diâmetro, o mesmo diâmetro do espelho. Depois eu coloquei esse anel sobre o espelho primário na célula e apesar de não diminuir a sombra do secundário nele e ainda diminuir a superfície refletora, a razão focal do espelho aumentou e agora entendo porque ví belos contraste em jupiter mesmo com apenas uam faixa equatorial visível durante a sua oposição em 2010 com aumentos de até 300x tranquilamente. Perdi luminosidade porém sem querer aumentei os contrastes nas imagens coligidas pelo espelho primário diafragmando ele dessa forma (usando um anel de cartolina preta em cima da superfície refletora do espelho primário).
Fica aí a minha dica.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:39, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  adrianourataki Seg 16 Jan 2012, 21:09

O Bruno não entendi direito...você fez um anel de 200mm de cartolina preta e com 1" de expessura , até ai tudo certo, mas por onde passou a luz?
Ou o furo é que continha 1" de diametro?
vou tentar fabricar uma mascara dessas para min.
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Seg 16 Jan 2012, 21:31

Foi assim Japa:
eu cortei um disco de cartolina preta com 200mm de diâmetro, do mesmo tamanho do espelho primário.
Depois eu abrí um furo com 175mm de diâmetro no interior desse disco de cartolina preta de 200mm, sobrando depois da operação apenas um anel de cartolina com 25mm de espessura e com os mesmos 200mm de diâmetro. Isso reduziu uma polegada no diâmetro do espelho quando o anel foi colocado em cima dele na célula. O anel de diafragma não ficou na boca do tubo mas em cima do espelho que ficou com uma superfície refletora 25mm reduzida, que é exatamente a largura do anel, o que restou após eu retirar (cortar) fazendo uma abertura no disco de cartolina com 175mm.
Isso aumentou o F e o contraste nas imagens embora com uma superfície refletora diminuída, e com um sensível escurecimento nas imagens pela diminuição de luz coligida pelo primário com o anel de cartolina sobre o espelho. O seu F pulou então de 6 para uns 10 a 12, o que é muito bom para refletores melhorarem os contrastes nas suas imagens ao observarem planetas. Embora com uma imagem menos luminosa o contraste melhorou mesmo, e acredito que vale a pena tentar e você não vai gastar mais do que um pedaço de cartolina preta, uma régua, um compasso para demarcar o furo de 175mm dentro do disco de 200mm da mesma cartolina e uma tesoura. Depois prega ele com fita isolante que já é preta fixando-a nas bordas do vidro do espelho, nunca na área espelhada. Ou coloque a cartolina entre o espelho e as garras que o seguram na célula.
Tenta aí e qualquer dúvida eu explico de novo ok?
Sayonara.


Última edição por Bruno em Sex 20 Jan 2012, 18:39, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  adrianourataki Ter 17 Jan 2012, 21:21

ah... entendi...mas no caso de aumentar o F/D do espelho euu também não aumentaria a magnificação??
vou tenta fazer dos dois jeitos, mas esse tempo não colabora, so chuva...
abraços
adrianourataki
adrianourataki
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Ter 17 Jan 2012, 21:38

Olá,
vou te dar um exemplo Japa: agora para a observação da oposição de marte vou me valer desse artifício (o uso de um diafragma) para passar o meu refrator de 4" F/15 para 4" F/20 diafragmando a abertura dele diminuindo-a de 100mm para 75mm. Com isso a distância focal ficará a mesma pois as características da curvatura da lente serão diminuídas nas bordas da lente porém essa curvatura inerente à lente continuará com as características de uma objetiva com 100mm no centro dela, na área sem estar diafragmada. Ao passar o meu refrator para F/20 eu vou perder luminosidade pois a objetiva terá a sua abertura livre diminuída de 100mm para 75mm, porém por manter a mesma distância focal aumentará somente a razão focal (F), o que é fundamental para discernir melhor as diferenças de tonalidades entre as diferentes estruturas observadas em uma superfície planetária.
Concluindo, você continuará tendo a mesma magnificação pois a distância focal continua a mesma, porém terá mais contrastes nas imagens planetárias que é diretamente proporcional a sua maior razão focal.
Quanto maior o F mais contrastes você terá.
O meu objetivo é principalmente observar superfícies planetárias não com mais luminosidade pois isso até atrapalha (só ajuda na observação de céu profundo), mas obter imagens com mais contrastes sem me preocupar muito com o uso de filtros.
Qualquer dúvida estamos aí.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Venus de dia

Mensagem  ajc Dom 08 Abr 2012, 21:00

Nestes dias, depois da elongação máxima, Vênus está bem visível por volta das 15hs, de dia, aproveitem!
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  orlando Sáb 05 maio 2012, 17:38

agora pouco pude observar Vênus com binoculos e percebi que ele esta quase 50% iluminado,parecido com a lua.
alguem confirma? só posso observar suas fases ainda com a luz do dia,a noite ele brilha muito e impossibilita meu pequeno equipamento de ver detalhes,só vejo uma estrela bem brilhante a noite.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Sáb 05 maio 2012, 23:48

É isso aí parceiro, a sua observação de vênus confere com a sua atual aparência visto aqui da terra, ou seja, em fase semelhante a um crescente lunar.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  orlando Seg 28 maio 2012, 17:51

aproveitem para observar venus enquanto se pode.
as 17:30 ele tá numa condiçao ideal para se observar ele como uma luazinha crescente utilizando um binoculos ou telescopio.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Seg 28 maio 2012, 23:57

Sem dúvida Orlando, a sua fase de crescente é notável e vale a pena observar. Com uma simples lunetinha de 30mm ou um binóculo que aumente umas 10x a 15x serão o suficiente já que nessa fase o seu diâmetro aparente aumenta ao máximo.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty O planeta vênus e o que podemos ver

Mensagem  Jr. Martini Sáb 12 Jan 2013, 02:06

Algumas vezes registrei vagas manchas em Vênus usando um filtro amarelo ou verde , mas são sempre pouco notadas
Quanto a luz cinzenta já notei ela várias vezes num antigo refrator de 80 mm e mesmo no SCT de 254 mm usando filtro 80 A azul , tenho certeza de sua realidade . Enviei algumas observações da luz cinzenta ao Claudio Brasil da REA , mas já faz algum tempo que não observo Vênus , tenho algumas imagens do planeta nos meus arquivos que são de alguns meses atrás .
Legal essa idéia do diagfragma ao redor do espelho ! Vou tentar algo também , apesar do meu ser já F/10 , ainda pode melhorar acho .

Abs
Jr.Martini
Jr. Martini
Jr. Martini
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Sáb 12 Jan 2013, 06:14

Jr. Martini escreveu:
1-Algumas vezes registrei vagas manchas em Vênus usando um filtro amarelo ou verde , mas são sempre pouco notadas
2-Quanto a luz cinzenta já notei ela várias vezes num antigo refrator de 80 mm e mesmo no SCT de 254 mm usando filtro 80 A azul, tenho certeza de sua realidade.
3-tenho algumas imagens do planeta nos meus arquivos que são de alguns meses atrás.
4-Legal essa idéia do diagfragma ao redor do espelho ! Vou tentar algo também , apesar do meu ser já F/10 , ainda pode melhorar acho.
Olá Jr. Martini,
1-Apesar de parecer que pouco se pode fazer com a camada de nuvens que cobre esse planeta, não raro manchas cinzentas são observadas sobre o disco de vênus, e embora essas manchas vagas não nos tem oferecido nenhuma informação importante sobre o planeta elas devem ser registradas, e de preferência relacionadas com as cotas de intensidade de brilhos, como por exemplo:
- 0 (zero) para as áreas brancas nas latitudes polares.
- 1/2 para as levemente sombreadas nas regiões de latitude média entre 20º e 50º.
- 1 1/2 para as manchas escuras próximas dos pólos.
- 2 para as manchas escuras no equador do planeta.
- 2 1/2 para as manchas escuras com latitudes inferiores a 20º ao redor do pólo sul.
Deve-se ficar atento também às manchas brilhantes que costumam aparecer perto das extremidades do crescente, conhecidas como "calotas das pontas do crescente".
2-A luz cinzenta permanece um mistério e as observações cuidadosas são de grande valor, pois mesmo que seja o efeito de alguma ilusão de ótica isso realmente acontece.
3-Por favor, seria muito importante se essas suas astrofotos de vênus pudessem ser postadas aqui.
4-Sugiro que você não faça isso. O seu 254mm já possui um F/D 10 que para refletores é ótimo para a observação visual planetária e lunar, e muito útil também para a astrofotografia.

Fico então no aguardo se possível dos seus regitros de vênus, e de mais novidades sobre esse planeta misterioso que sabe guardar bem os seus segrêdos.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  M.couto Sáb 12 Jan 2013, 11:50

Oi Bruno, confirmo o que vc disse sobre as pontas do crescente aparecerem bastante luminosas, já visualizei isso com um Tasco de 60mm.
abs
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta vênus e o que podemos ver. Empty Re: O planeta vênus e o que podemos ver.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos