ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O planeta Netuno e o que podemos ver.

+3
AlvaroMiranda
deco27x
Bruno
7 participantes

Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Dom 13 Nov 2011, 16:27

Netuno:

Distância média do Sol: 4.505 milhões de km
Rotação em torno do Sol: 164 anos e 9 meses
Rotação em torno do próprio eixo: 15hs e 45min
Diâmetro equatorial: 44. 320 km
Temperatura máxima de superfície: -230º centígrados

-Para localizá-lo é melhor consultar as tabelas das efemérides do mês e primeiramente com a ajuda de um bom binóculo poder detectar o seu disco de aspecto planetário azulado em meio às estrelas na região da eclíptica, para depois apontar com segurança o telescópio para ele.
Devido à sua imensa distância Netuno brilha como um astro de 8ª magnitude, o que nos torna impossível observá-lo a olho nu. Para observações algo melhor definidas, exige-se que a abertura do instrumento permita aumentos entre 100x a 200x de aumentos pelo menos, além de uma sólida montagem, para que ele possa e ainda com reservas apresentar um aspecto planetário.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  deco27x Seg 14 Set 2015, 12:07

Olá pessoal. Eu estava observando Netuno outro dia, com meu dob 8" F/6. Com 185x de aumento o disco planetário já era perfeitamente visível como uma bela e minúscula bolinha azulada, mas eu quis forçar um pouco mais o aumento, para ver como uma bolinha um pouco maior, mesmo que isto não fosse resultar em uma resolução melhor.

Com 370x de aumento, vi uma estrela beeeem fraquinha, no limite da visibilidade. Visível apenas com visão periférica, não sendo possível ver com visão direta. Estimei o brilho do objeto em Mag. 13.0 ou um pouco maior e a distância ao planeta em algo entre 30" e 15" segundos de arco (como qualquer estimativa visual, passível de imprecisão relativamente grande, mas ainda assim, útil para determinar que objeto é possível estarmos observando mediante comparação com uma boa carta estelar ou programa de simulação do céu). Comparando com o stellarium, vi que não havia nada naquela região num raio de 11' minutos de arco, exceto Tritão, que se encontrava a 15" segundos de arco de Netuno anteontem.

Expandi o catálogo do meu stellarium até mag. 13,5 para ter certeza de que não era uma estrela fora do catálogo atual. Após expandir o catálogo, vi que haviam algumas estrelas de mag 13,0 a 13,2 a uma distância de 6', mas nada tão perto do planeta.

Então duas perguntas vieram à minha mente:

É possível observar Tritão com um telescópio de 8" de abertura?

Eu observei Tritão?

Em princípio, usando a fórmula : M = 7.1 + 5( log D )

onde D é o diâmetro da objetiva em centímetros

O resultado para um telescópio com objetiva de 20cm é Mag. lim. = 13,6

Segundo o stellarium a magnitude aparente de Tritão é 14,01 então não deveria ser possível....,

Porém o cálculo da magnitude limite parece variar um pouco de acordo com a fonte. Usando esta calculadora de magnitude limite:

http://astro.if.ufrgs.br/rad/rad/magnitudelimite.html

Encontro um valor de Mag. 14,4 para o meu equipamento nas condições de observação daquela noite.

Em outra fonte, tenho outro resultado:

http://www.inape.org.br/astronomia-astrofisica/be-a-ba-telescopio

Aqui o cálculo utilizado é: 7.5 + 5 x log D

Neste caso a magnitude limite para meu telescópio seria Mag. 14,0

Isto aumentou minha dúvida e minha curiosidade. A depender da fonte, posso concluir que é possível ou impossível observar Tritão com meu telescópio.

Deste modo Tritão virou meu "gato de Schrödinger", o estado deste objeto permanece indeterminada entre "possível " ou "impossível" para mim...


Algum colega já ouviu falar em observações de Tritão com um 200mm?
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  AlvaroMiranda Seg 14 Set 2015, 13:38

deco27x escreveu:Olá pessoal.

Algum colega já ouviu falar em observações de Tritão com um 200mm?

Sim, veja o artigo nesse link abaixo.

http://www.astronomynow.com/news/n1308/28neptune/#.Vfb28n3Qrtw

Abs
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  deco27x Seg 14 Set 2015, 16:24

Muito obrigado pela referência colega AlvaroMiranda!

Assim como na maioria das referências que encontrei, esta indica que Tritão é visível apenas com aberturas de 10" pra cima.

Farei mais algumas investidas ao planeta para confirmar se minha mente está me pregando peças ou eu vi alguma estrela que não consta no catálogo do stellarium.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  ZelvisCch Seg 16 Nov 2015, 09:23

Não sei se o período é bom, mas, como o céu estava limpo, ontem tentei observar Netuno, por fim, sem sucesso. Por eu ter localizado o local onde ele estava no Céu e por eu estar utilizando uma ocular WA-25mm, talvez, eu tenha o visto, porém, não soube identificá-lo.

Fiz uso do binóculo e do Stellarium, acompanhei o alinhamento da Lua e de algumas Estrelas como estava mostrado no software. É quase certo que eu estava apontando próximo ao local do planeta, porém, a pouca experiência não me propiciou o sucesso.

Cheguei a usar a WA-6mm para ter mais magnificação e quem sabe perceber o planeta, porém, nada.

Também, não sei se o meu Refrator de 90mm é bom o suficiente para essa observação.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  AGM Seg 16 Nov 2015, 09:58

Ainda não consegui observar Netuno nem Urano caro ZelvisCch. Creio que aberturas maiores possam melhorar as expectativas, mas telescópios de 70mm a 130mm já devem fazer algum trabalho. Esses dois planetas estão na minha "pauta", do terraço do condomínio, mas o tempo tem que ajudar aqui.

A PL aqui é muito forte, ontem a noite, mesmo sem verificar o SEEING, o céu estava com uma excelente transparência e com o 114mm de F curto pude observar muito mais estrelas do que o normal por aqui. Até mesmo a nebulosa de ORION fotografada com uma exposição de menos de "um segundo" pude perceber na imagem suas cores, mas não pelo telescópio. Para ter uma idéia, aglomerados com magnitude entre 4 a 5, mesmo com esse telescópio, não é possível enxergá-las abaixo de 50º, mais acima ainda não testei, pois teria de esperar mais umas 2h pelo menos, e lá do terraço.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  deco27x Seg 16 Nov 2015, 12:25

É possível perceber Urano como um planeta mesmo com aberturas pequenas como 70mm. Netuno é mais complicado.
Com meu 114mm eu ficava na dúvida se eu estava conseguindo ou não perceber o disco, ou seja, com aberturas menores que isso é inviável.
Já com meu 200mm os dois são obviamente planetas,embora detalhes atmosféricos não sejam perceptíveis pois ainda ficam muito pequenos.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  ZelvisCch Seg 16 Nov 2015, 12:52

AGM escreveu:Ainda não consegui observar Netuno nem Urano caro ZelvisCch. Creio que aberturas maiores possam melhorar as expectativas, mas telescópios de 70mm a 130mm já devem fazer algum trabalho. Esses dois planetas estão na minha "pauta", do terraço do condomínio, mas o tempo tem que ajudar aqui.

A PL aqui é muito forte, ontem a noite, mesmo sem verificar o SEEING, o céu estava com uma excelente transparência e com o 114mm de F curto pude observar muito mais estrelas do que o normal por aqui. Até mesmo a nebulosa de ORION fotografada com uma exposição de menos de "um segundo" pude perceber na imagem suas cores, mas não pelo telescópio. Para ter uma idéia, aglomerados com magnitude entre 4 a 5, mesmo com esse telescópio, não é possível enxergá-las abaixo de 50º, mais acima ainda não testei, pois teria de esperar mais umas 2h pelo menos, e lá do terraço.

deco27x escreveu:É possível perceber Urano como um planeta mesmo com aberturas pequenas como 70mm. Netuno é mais complicado.
Com meu 114mm eu ficava na dúvida se eu estava conseguindo ou não perceber o disco, ou seja, com aberturas menores que isso é inviável.
Já com meu 200mm os dois são obviamente planetas,embora detalhes atmosféricos não sejam perceptíveis pois ainda ficam muito pequenos.

Pois é, Colegas, eu cheguei a acreditar que havia observado Netuno, mas, depois percebi que eu havia me afastado do local do planeta. Enfim, vou continuar insistindo, vou procurar Urano também. Só procurei Netuno porque havia uma trilha boa e visível para seguir e localizar o planeta.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  AGM Seg 16 Nov 2015, 13:01

Não é tão complicado ZelvisCch!
Certa vez, com o 114mm, avistei o asteróide Vesta, parecia uma bolinha de mercúrio, turva.
Isto ocorreu da mesma janela que observei ontem, a menos de 40º de altitude do horizonte. Comparando estrelas próximas pelo Stellarium ou uma catre impressa, podemos encontrar esses astros com algum ou pouco esforço, uma abertura modesta em região de pouca PL é mais do que suficiente.

Se meus olhos vêem aqui onde moro, estrelas de magnitude quase 8, com essa PL abundante, imagina fora da cidade isolado de luzes artificiais.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  ZelvisCch Seg 16 Nov 2015, 13:15



URANO
Com um telescópio de 180mm com 980mm de foco numa base dobsoniana motorizada + ocular ortoscópica de 6mm + 8x de zoom óptico da Cânon Sx120.

Não encontrei um com NETUNO.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  ZelvisCch Seg 16 Nov 2015, 13:17

AGM escreveu:Não é tão complicado ZelvisCch!
Certa vez, com o 114mm, avistei o asteróide Vesta, parecia uma bolinha de mercúrio, turva.
Isto ocorreu da mesma janela que observei ontem, a menos de 40º de altitude do horizonte. Comparando estrelas próximas pelo Stellarium ou uma catre impressa, podemos encontrar esses astros com algum ou pouco esforço, uma abertura modesta em região de pouca PL é mais do que suficiente.

Se meus olhos vêem aqui onde moro, estrelas de magnitude quase 8, com essa PL abundante, imagina fora da cidade isolado de luzes artificiais.

Onde moro tem o privilégio da baixa PL, mas, é uma região muito chuvosa.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  AGM Seg 16 Nov 2015, 13:52

Excelente busca ZelvisCch!
Criei expectativas maiores antes de dar o play, esse vídeo é bom para os iniciantes perceberem, por sua ânsia de comprar um telescópio com abertura gigante, que nada adianta, somos amadores, estudiosos e contempladores.

Nossos telescópios revelam muita coisa, além de que, com seus tamanhos mais portáteis, não nos limitam às efemérides e nem são um fardo para carregá-los.

Ainda quero um 200mm ou 300mm, mas para isso, vou ter que esperar quando morar num lugar mais apropriado, do contrário, o telescópio ficará estacionado.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  ZelvisCch Seg 16 Nov 2015, 14:28

Aprecio muito as grandes aberturas. Estou sempre olhando o que os mais experientes estão usando pelo mundo, porém, faço isso porque acho muito legal esses equipamentos, mas, sei que estou nos primeiros passos e sei que estou muitissimo bem equipado para um iniciante. Mas, sem dúvidas, que quando eu já tiver explorado tudo o que tenho aqui e com isso adquirido mais experiencia, certamente irei procurar um equipamento superior.
ZelvisCch
ZelvisCch
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 574
Data de inscrição : 26/08/2015
Idade : 51
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  deco27x Seg 16 Nov 2015, 16:32

É isso aí colega. Depois que agente adquire o primeiro equipamento, o melhor é explorar tudo o que ele tem a oferecer antes de partir para uma abertura maior.

Isso nos permite adquirir mais experiência e habilidade nas técnicas de observação, permitindo uma escolha mais bem embasada e um melhor aproveitamento do futuro equipamento. Pequenos telescópios costumam ser mais didáticos para aprender as técnicas de observação, e elas são essenciais para o bom aproveitamento de uma boa abertura.

Eu andei um pouco rápido pois observo com muita freqüência e moro num local onde as observações de DSOs são tremendamente limitadas pela PL. Em dois anos, pouco mais de 100 noites de observações eu praticamente havia esgotado as possibilidades, por isso de decidi partir para uma abertura maior.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  Jonas J Sex 01 Jul 2016, 13:27

Consegui localizar Netuno mas não consegui fotografa-lo, mesmo usando uma câmera planetária, parece que sua luz era fraca demais. Tentei alterando os parâmetros e o foco, mas sem sucesso, pelo menos até o momento. Alguém tem alguma dica para facilitar seu registro? Maior exposição? Maior ganho? Ainda que seja apenas para realizar o mero registro com aparência estelar azulada.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  Bruno Sex 01 Jul 2016, 13:35

Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  Jonas J Sex 01 Jul 2016, 13:48

Já havia feito uma busca por Netuno e visto esses dois tópicos, Bruno. Mas eles não tratam exatamente sobre a dificuldade para fotografa-lo, ainda que esteja centralizado no campo de visão. O planeta apareceu para mim na ocular de 25mm como uma 'estrela' muito fraca. Tentarei em outra noite com melhor visibilidade.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  Gustavo Andrade Sex 01 Jul 2016, 14:12

Vou tentar observar com meu 70mm só de curiosidade, depois digo se pude ver algo. Quando olho no Sky Map os 2 sempre estão abaixo da linha do horizonte.
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  deco27x Sex 01 Jul 2016, 15:03

Legal Gustavo. Nos mantenha informados!
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  Gustavo Andrade Dom 03 Jul 2016, 01:48

Tentei observar hoje Netuno pela primeira vez. Localizei a estrela Fomalhaut e a constelação Aquarius à esquerda, Netuno estava teoricamente do lado de uma das estrelas que formam essa constelação, parecia fácil encontrá-lo. No entanto, ao apontar o telescópio para a área não consegui vê-lo, depois de investigar descobri que a mira não está alinhada com o Telescópio, tentei assim mesmo "na raça" mas não foi possível, passei por um monte de estrelas umas mais brilhantes que outras mas ficou difícil saber qual pertencia à constelação e principalmente identificar o planeta. Vou esperar amanhecer, alinhar a mira e de noite tentar novamente. Mas não vou desistir até estar convencido de que o vi.
Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 68
Data de inscrição : 21/04/2016
Idade : 28
Localização : Presidente Prudente

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  Jonas J Dom 03 Jul 2016, 15:06

Atualmente acredito que esteja fácil para localizá-lo pois Netuno está em uma direção muito próxima a uma das estrelas principais que formam a constelação de Aquário. Se você identificar no céu essa constelação, com um binóculo ou a vista desarmada, a partir daí creio que possa dispensar a buscadora e ir navegando com o próprio telescópio, dando um zoom no stellarium e se orientando pelas formações de estrelas, com uma ocular de baixo aumento.

Eu suspeito que uma DSLR seria melhor para tentar fotografar sua luz azulada. A câmera planetária tem a vantagem de fazer mais frames, mas acredito que funcione mais quando há uma superfície com área mais significativa e de maior brilho. Ainda assim não me dei por vencido, ainda tentarei fotografa-lo com a câmera planetária.
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 319
Data de inscrição : 22/11/2015
Localização : São Paulo

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Ir para o topo Ir para baixo

O planeta Netuno e o que podemos ver. Empty Re: O planeta Netuno e o que podemos ver.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos