ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Observação visual de jupiter/oposição 2012.

+11
Tellescópio
orlando
ajc
Rildinho
Durva
Lucas87
M.couto
adrianourataki
Edinaldo
Spectro7
Bruno
15 participantes

Página 3 de 16 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 9 ... 16  Seguinte

Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  M.couto Sex 07 Set 2012, 12:52

Oi Bruno, primeiramente gostaria de salientar o esmero em seus relatos cheios de informações colocadas de forma objetiva e quase fotográfica.
Eles me lembram muito os relatos de observadores antigos do século 19 e de amadores americanos na década de 1970. Gosto muito.
Estou acostumado a observar com grandes instrumentos, inclusive refratores, mas fico surprêso com a quantidade de detalhes registrados em seus relatórios.
Se me permite gostaria de inquirí-lo sobre o que um refrator com menos de 100mm de abertura e com uma razão focal inferior a 15 poderia registrar desses detalhes encontrados em seus relatórios?
Estão limitados esses detalhes e pormenores encontrados nos seus relatórios a apenas refratores com as características e o porte do seu 100mm-F15?
Podería-mos ver a oval BA num refrator de 90mm? As manchas ovais escuras na faixa equatorial norte com um 80mm? A GMV num 70mm? E o que dizer dos 60mm na observação desse planeta?
O que me diz dessa objetiva Jaegers?
Me perdoe se fui indiscreto, mas iria me esclarecer muita coisa se eu obtivesse respostas para as minhas questões.
Agradeço antecipadamente.
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sex 07 Set 2012, 18:18

M.couto escreveu:
1)Se me permite gostaria de inquirí-lo sobre o que um refrator com menos de 100mm de abertura e com uma razão focal inferior a 15 poderia registrar desses detalhes encontrados em seus relatórios?
2)Estão limitados esses detalhes e pormenores encontrados nos seus relatórios a apenas refratores com as características e o porte do seu 100mm-F15?
3)Podería-mos ver a oval BA num refrator de 90mm?
4)As manchas ovais escuras na faixa equatorial norte com um 80mm?
5)A GMV num 70mm?
6)E o que dizer dos 60mm na observação desse planeta?
7)O que me diz dessa objetiva Jaegers?

Olá M.couto, enumerei as suas perguntas para ficar mais fácil:

1)Em maior ou menor grau os detalhes relatados por mim podem serem observados, vai depender da abertura do refrator (resolução) e da sua razão focal (contraste). Eu diria que o que diferencia uma objetiva de 100mm F/15 das demais de menor abertura e menor razão focal é que alguns detalhes estão reservados a determinado tipo de instrumento enquanto no de 100mm F/15 tem-se o privilégio de vê-los todos ao mesmo tempo quando se mostram visíveis.
2)Da maneira como eu os descrevo sim, porém como eu disse anteriormente, um refrator por exemplo de 90mm de abertura irá mostrar a GMV porém com menos detalhes por uma razão óbvia, ou seja, uma abertura de 100mm consegue "resolver" mais detalhes que uma de 90mm, porém recursos podem serem utilizados para se otimizarem as observações tais como filtros coloridos e reforçadores de contrastes, além de oculares de qualidade (ortoscópicas por exemplo).
3)Acredito que sim mas as condições de transparência atmosférica serão determinantes e uma razão focal cerca de 15x o diâmetro da objetiva em milímetros será altamente indicada.
4)Sim, dependerá da acuidade visual do observador e de um prévio conhecimento das estruturas que compõem a atmosfera superior de jupiter.
5)Também creio que seja possível sim, inclusive com o uso de um filtro 82A-azul ou um 80A-azul, e é claro com um seeing favorável. Inclusive pretendo em breve adquirir um refrator Vixen de 70mm F/10 e tenho certeza de que utilizando aumentos corretos e filtros adequados conseguirei fazer observações de valor e com vários detalhes, ao contrário do que muitos acreditam pois já conheço bem os acidentes nas faixas e de antemão ja saberei o que quero observar e onde fixar a atenção.
6)As principais faixas (equatoriais) poderão serem visualizadas no que concerne ao disco do planeta, e numa noite extremamente escura e sabendo-se de antemão a posição da GMV ela poderá ser visualizada como uma pequena falha na faixa equatorial sul, porém será uma observação extremamente difícil.
7)Essa objetiva que possuo é de qualidade diferente das que se encontram à venda na Surplu Shed, pois as que lá estão à venda apesar de terem as mesmas características que a minha, ou seja, 103mm de diâmetro e 1575mm de distância focal elas possuem revestimento (coating) e a minha não possui nenhum revestimento (uncoated), e ela foi fabricada entre 1962 e 1965, antes do incêndio que destruiu as instalações da Jaegers. Além disso a minha é um exemplar de um dubleto acromático de uma "optical hand", ou seja, ela foi literalmente feita à mão pelo próprio fabricante dessas objetivas, o exímio Sr. Albert Jaegers, e eu considero essa objetiva bastante rara pois a matriz em que ela foi concebida foi incinerada e destruída no fatídico incêndio. Já pude comparar as imagens da minha objetiva com as de um Polarex de 100mm F/15 e gostei mais do contraste na minha, mas creio que é uma questão de gosto pessoal pois tanto a Jaegers, quanto a Polarex/Unitron, a Meade e a Tasco, todas essas marcas que fabricaram refratores com 4 polegadas de abertura e F/15 nas décadas de 1960 e 1970 são de excepcional qualidade, eu garanto.


Última edição por Bruno em Sex 07 Set 2012, 23:06, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  M.couto Sex 07 Set 2012, 21:46

Obrigado Bruno, foi muito esclarecedor o seu post, deu para entender a dimensão de um refrator de 100mm e com um F em 15 e de outros modelos de refratores também, e de quão deve ser especial essa objetiva Jaegers "uncoated" para vc.
Me lembrei porem de uma outra pergunta que havia me ocorrido e que ajudaria a complementar o entendimento da dimensão desse refrator e de outros, que é sobre o aumento ideal a ser utilizado baseado na abertura do telescópio.
Se não for te pedir muito gostaria de ouvir a sua opinião a esse respeito.
M.couto
M.couto
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 07/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sex 07 Set 2012, 22:36

Olá M.couto, essa questão do aumento ideal agrada a alguns e desagrada a muitos. Não adianta, o aumento máximo que um instrumento utilizado na observação visual aguenta sem deformar as imagens, corresponde a um coeficiente de aumentos máximos teóricos que é de 2.5 x o diâmetro da objetiva em milímetros, mas acontece aí na prática também um paradoxo. Por exemplo: a minha objetiva tem 103mm de diâmetro, então 103 x 2.5 = 257.5x de aumentos, e isso se as condições atmosféricas forem favoráveis, porém já coloquei 390x na lua quando de um seeing raríssimo eu registrei uma fenda dentro do Vale Alpino, ou seja, uma fenda dentro de outra. Entretanto eu não perco tempo atrás de aumentos "astronômicos" pois funcionam em detrimento de imagens sem qualidade em 99,99% dos casos. Sendo então eu geralmente trabalho entre o coeficiente 1.5 e 2.0 no máximo, ou seja, geralmente fico entre 150x a 200x de aumentos para uma objetiva de 100mm, salvo quando as condições atmosféricas estão favoráveis subo para 250x ou mais dependendo do astro observado.
Existem variações, por exemplo, na lua observo com tranquilidade e uma nitidez e contraste totais todos os acidentes utilizando 250x, porém em jupiter a melhor cifra de aumentos fica no máximo em 200x no 100mm F/15. Já em saturno consigo extrapolar o coeficiente máximo de 2.5x sem dificuldades. Estabeleço então no caso da observação visual de jupiter mais ou menos assim os aumentos máximos ideais para os refratores sem levar em conta o F, pois em caso de F inferiores a 15 os observadores deverão recorrer ao uso de filtros (coloridos ou reforçadores de contraste do tipo Baader):
-refrator 60mm: 90x a 120x
-refrator 70mm: 100x a 140x
-refrator 80mm: 120x a 160x
-refrator 90mm: 135x a 180x
-refrator 100mm: 150x a 200x

Curiosamente os refratores entre 70mm e 90mm obtém boas imagens de jupiter com cerca de 140x de aumentos.
E não precisamos forçar nos aumentos pois jupiter a cada dia aumenta naturalmente o seu já grande diâmetro aparente, pois ele está se aproximando de nós cada vez mais rumo a mais uma nova oposição daqui a cerca de 3 meses e meio.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Lucas87 Sáb 08 Set 2012, 12:02

Hoje acordei cedo pra ver Júpiter e a Lua (mas principalmente Júpiter). Faz muito (muito) tempo que não observo Júpiter. Iniciando a observação noto claramente as 4 Luas. As 2 faixas equatoriais já aparecem na ocular de 20mm (35x). Troco para a de 4mm (175x) e surpresa: o seeing estava muito bom e notei claramente a divisão entre a zona tropical e a equatorial norte. A faixa equatorial norte menos contrastada do que a sul, mas ainda assim pude notar a divisão. As vezes também conseguia perceber a zona polar sul... Enfim, foi uma observação muito boa! Abaixo resultado de um vídeo de Júpiter no Registax.

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Jpiterdiadaocultao

E abaixo uma foto de Júpiter pouco antes da ocultação.

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Ocultaodejpiter
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sáb 08 Set 2012, 15:22

Olá Lucas87,
excelente o seu registro, os recursos de que dispomos utilizados dentro da realidade do instrumento resultam nisso que estamos vendo, uma observação plenamente satisfatória. Eu também observei jupiter hoje a leste da lua antes do amanhecer e de fato ele estava muito belo e com um seeing bastante favorável. Gostaria de ter presenciado essa cena que você reproduziu aqui, fico agradecido pela imagem.
E mais uma vez estou plenamente convencido do alcance satisfatório de um refrator com 70mm de abertura quando bem utilizado, e as provas estão no seu relato e no registro fotográfico. Parabéns!
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sáb 08 Set 2012, 15:34

Lucas87 escreveu:Troco para a de 4mm (175x) e surpresa: o seeing estava muito bom e notei claramente a divisão entre a zona tropical e a equatorial norte. A faixa equatorial norte menos contrastada do que a sul, mas ainda assim pude notar a divisão.
Um atestado de qualidade do seu instrumento Lucas e de sua acuidade visual está na visualização de zonas entre as faixas. Nem sempre a visualização de faixas em jupiter definem o panorama a ser descrito pois acontecem fenômenos dentro das zonas também. Bom trabalho.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Dom 09 Set 2012, 12:38

09/09/2012
Observação de jupiter.


Hora: 04:00/UT 07:00
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: série 500 10mm (157x), série 500 15mm (105x), Huygens 8mm (196x) e WA Expanse 6mm 66º (262x)
Filtros: 82A-azul, Polarizador GSO
Cond. atmosféricas: UR 15%, temp.14 º sem nuvens e sem vento.
Seeing: estimado em 8 na escala Pickering.

Mais uma vez o objetivo da observação de hoje foi o trânsito da GMV, mas várias surprêsas me aguardavam. Como sempre a SPZ e a NPZ estavam bem visíveis e com uma coloração cinzenta. Pude visualizar bem próxima à SPZ a SSTB e mais tarde por volta das 05:15hs (UT/08:15) pude visualizar mais uma vez a STB se "formando" ou "esticando" de leste a oeste, numa velocidade um pouco superior à dos acidentes nas faixas mais próximas. Não sei explicar esse fenômeno, pois ou deve ser uma falha na STB ou o que está ocorrendo seria o processo de formação ou o aparecimento dessa faixa no sistema 2. Foi a 2ª vez em uma semana que observei esse fenômeno e que não sei como classificá-lo. No sistema 1 a SEB com uma coloração castanho-cinzenta estava bem acentuada e a GMV mostrou-se bem alongada e ocupando grande parte da SEB, com uma coloração mais escura e com contornos nítidos denunciando um movimento circular no sentido anti-horário arrastando o material mais escuro da SEB para dentro da STrZ, e fazendo assim um contorno nítido na Grande Mancha. A sudoeste dela eu pude visualizar sem dificuldades de novo a oval-BA e um pouco mais ao sul e próxima da STrz pude também visualizar outra mancha oval branca WOS, bastante nítida e com o mesmo tamanho da oval-BA. Dentro da EZ uma faixa de coloração cinza-grafite e com a mesma espessura da STB dividia essa zona exatamente ao meio de um limbo ao outro. Interessante notar que todas as vezes que eu observo essa faixa dividindo a EZ ao meio, eu noto aquela falha que comentei acima na STB. Na NEB pude visualizar três DOS na borda sul, uma depois do MC a oeste e duas antes a leste. A NTB estava dessa vez ligeiramente mais "fina", porém ainda não vi nem sinal da NNTB. O contraste das faixas estavam excepcionais com 196x de aumentos, e aproveitando o seeing favorável aumentei para 262x de aumentos e as imagens continuavam boas. Hoje foram visualizadas 6 faixas com nitidez (SSTB, STB,SEB, a fina faixa dividindo a EZ, NEB e a NTB), além das zonas polares (SPZ e NPZ), a GMV, a oval-BA, outra oval branca (WOS) ao sul da oval-BA e três manchas ovais escuras DOS na borda sul da NEB.


BRUNO
MODERADOR
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sáb 22 Set 2012, 22:12

Há alguns dias adquirí no Armazém do Telescópio uma ocular Vixen NPL de 8mm e que proporciona 196x de aumentos no meu refrator de 100mm F/15 (1575mm/8mm=196.9x). Nos primeiros testes que realizei com ela eu pude perceber o alto grau de contraste dessa ocular na observação de jupiter. Em especial valeu registrar a visualização com perfeição das bordas irregulares das faixas equatoriais sul e norte (SEB e NEB), com os acidentes nas bordas sul e norte inclinados no sentido leste-oeste mostrando nítidamente um deslocamento dessas faixas nesse sentido como que se tivessem sendo empurradas. Observei com curiosidade uma rara mancha branca na borda sul da faixa equatorial norte NEB e que foi visualizada sem nenhuma dificuldade (sempre observei nessa faixa apenas manchas ovais escuras DOS). Ela possuía uma velocidade de deslocamento levemente superior à da GMV que era visível no momento da observação a sudeste dessa inusitada mancha branca. Inclusive a GMV quando observada através dessa ocular apresentou com nitidez o seu movimento ciclônico no sentido anti-horário, arrastando material da faixa equatorial sul SEB para dentro da zona tropical sul STrZ, e ela mesma apresentava descontinuidades em seu interior que mostrava uma coloração próxima do marron claro. Será preciso observar ainda mais um pouco para então eu postar um review completo dessa surpreendente ocular utilizada na observação de jupiter.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Ter 25 Set 2012, 07:44

25/09/2012
Observação de jupiter.


Hora: 05:00/UT 08:00
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: Vixen NPL 8mm (196x)
Cond. atmosféricas: UR 15%, temp.20 º com poucos estrato-cúmulos ao norte e rajadas intermitentes de ar nas camadas mais altas da atmosfera.
Seeing: Médio a bom, estimado entre 6 e 8 na escala Pickering.


Ainda estou realizando testes com essa ocular da Vixen de 8mm e a cada dia fico bastante gratificado com o contraste nas imagens. Especialmente hoje foi um momento de rara beleza observar a GMV entrando pelo limbo leste do disco de jupiter. A SEB apresentava irregularidades na sua borda sul e na extremidade que circunda a GMV pelo lado leste, e apresentava um corte com uma inclinação de uns 45º indicando o movimento leste-oeste das nuvens na atmosfera superior desse planeta. A GMV parecia se destacar nítidamente da SEB e a sua borda sul no interior da zona tropical sul STrZ era delimitada por uma linha escura com a mesma coloração da SEB. Não conseguí definir direito ainda uma coloração para a GMV mas parece ficar entre um marrom e um tom mais acinzentado. O seu aspecto ciclônico se tornou evidente com essa ocular e 196x de aumentos, e mais uma vez notei irregularidades dentro da SEB. Ela não aparece mais como uma falha na SEB mas como uma estrutura independente abrindo uma brecha na faixa equatorial sul. Duas coisas posso estabelecer com certeza:
1) Em todos os trânsitos da GMV visualizo com nitidez uma fina faixa escura divindo ao meio a zona equatorial EZ, e quando não há trânsito essa faixa não aparece.
2) Todas as vezes que a GMV se aproxima do meridiano central MC de jupiter a faixa temperada do sul que até esse momento não era visível começa a virar no limbo e "esticando" em direção ao limbo oeste numa velocidade superior à da GMV.
As faixas tem apresentado irregularidades em suas bordas norte e sul, e curiosamente as manchas ovais escuras DOS ficaram um pouco esmaecidas na faixa equatorial norte NEB. Pude visualizar hoje as zonas polares NPZ e SPZ, a faixa temperada sul STB, a faixa equatorial sul SEB, a faixa que divide ao meio a zona equatorial EZ, a faixa equatorial norte NEB, a faixa temperada norte NTB, a GMV e uma oval escura DOS na borda norte da NEB depois do meridiano central MC e uma nodosidade mais a leste na mesma borda. Todas as zonas entre as faixas apresentavam uma coloração branco-marfim e as bordas internas do disco de jupiter apresentavam-se escurecidas por uma tênue coloração acinzentada, e que dava uma perspectiva e um contraste muito belos de se verem em relação às zonas mais claras. A mancha branca irregular que observei anteriormente na borda sul da NEB agora desapareceu, indicando que deve ter sido um fenômeno temporário na NEB. Duas luas nítidamente esféricas a leste e duas a oeste com colorações que variavam entre o âmbar, o castanho e um cinza misturado com matizes azuladas completaram o "quadro".

Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Qui 27 Set 2012, 07:19, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Durva Ter 25 Set 2012, 11:53

Olá Bruno, seus relatórios de Júpiter são sensacionais, não vejo a hora de poder alcançar pelo menos alguns desses detalhes com o meu 70mm F/10.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Ter 25 Set 2012, 14:23

Bondade sua Durva porém eu realmente me esforço em fazer relatórios cada vez mais completos. E não tenho dúvidas de que o setentinha irá desvendar vários aspectos desse gigante gasoso, é só aguardar o tempo dar uma firmada e aproveitar um seeing favorável com 140x a 175x de aumentos no Vixen.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Qui 27 Set 2012, 07:13

27/09/2012
Observação de jupiter.


Hora: 04:00/UT 07:00
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: Vixen NPL 8mm (196x)
Cond. atmosféricas: UR 15%, temp.16 º com poucos estrato-cúmulos a E-NE e com rajadas intermitentes de ar nas camadas mais altas da atmosfera.
Seeing: regular a bom, estimado entre 5 e 7 na escala Pickering.


A atmosfera continua a "empatar" as minhas observações na maior parte do tempo, porém com persistência entre uma rajada e outra de ar nas camadas próximas a nossa troposfera eu obtenho momentos com um seeing muito bom durante alguns minutos. Com as quatro luas a oeste jupiter se mostrou como um verdadeiro gigante gasoso, e apesar de não ter havido um trânsito da GMV observei alguns detalhes interessantes nas faixas e zonas. A SPZ e a NPZ estavam um pouco mais escurecidas, e as zonas estavam bastante brilhantes com a habitual coloração branco marfim escurecido nas bordas internas do limbo. A SSTB estava visível e a STB tambem estava visível até bem próxima do MC. A borda sul da SEB mostrava irregularidades e na borda sul da NEB pude divisar um pequeno "penacho equatorial" partindo da borda sul dessa faixa e adentrando na EZ, uma DOS (barcaça) logo depois do MC e a EZ apresentava também uma fina faixa que se estendia até pouco depois a oeste do MC. Por alguns instantes pensei ter notado uma divisão na NTB sugerindo alguma turbulência em seu interior, porém ainda nem sinal da NNTB no hemisfério norte de jupiter. Com essa ocular Vixen de 8mm e 196x todos os dias as faixas SEB, NEB e NTB apresentam algumas irregularidades nas bordas. A cada dia jupiter aumenta gradativamente o seu diâmetro aparente.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sáb 29 Set 2012, 07:38

29/09/2012
Observação de jupiter.


Hora: 04:00/UT 07:00
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: Vixen NPL 8mm (196x), série 500 10mm (157x)
Cond. atmosféricas: UR 76%, temp.17º direção do vento:E-NE intensidade 7 km/h, pressão 1026 hPa, céu limpo com rajadas intermitentes de ar na troposfera.
Seeing: regular a bom, estimado entre 5 e 7 na escala Pickering.


Mais uma vez tive de reduzir os aumentos por causa do vento que prejudica enormemente o seeing, e baixando de 196x para 157x pude visualizar melhor os detalhes mais contrastados. A SPZ e a NPZ continuam impassíveis. Visualizei a SSTB logo acima da SPZ com a zona temperada sul STZ entre ambas. A SEB apresentava a tradicional coloração cinza-grafite-castanho e com várias irregularidades nas bordas sul e norte. A NEB mostrava-se igualmente irregular nas bordas tendo na sul duas nodosidades com DOS (barcaças), uma a leste e outra a oeste do MC. Entre o MC e o limbo leste mais um penacho equatorial foi observado na borda sul da NEB adentrando na porção norte da extremidade interior da EZ, e com uma aparência semelhante a uma " leve pincelada" num tom castanho descendo da borda sul da NEB e se espalhando para dentro da EZ. A NTB estava bem visível com a NTRZ bem discernida entre ela e a NEB. As zonas claras do disco apresentavam-se com uma coloração branco-marfim. Novamente notei o limbo oeste mais difuso indicando uma ligeira fase no disco de jupiter. Observei também duas luas a leste sendo que a mais próxima havia acabado de realizar uma emersão (incrível ver jupiter parecer "cuspindo uma esferinha" pelo limbo leste), e uma outra lua a oeste fechava o quadro. Uma quarta lua com certeza estava oculta atrás do planeta. As colorações delas variavam entre o âmbar e um castanho- levemente azulado.


Bruno
Moderador


Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Dom 30 Set 2012, 06:25

30/09/2012
Observação de jupiter.


Hora: 03:30/UT 06:30
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: WA Expanse 6mm 66º (262x), Vixen NPL 8mm (196x), série 500 10mm (157x), série 500 15mm (105x)
Filtro: 82A-azul GSO
Cond. atmosféricas: UR 77%, temp.18º direção do vento:E intensidade 13 km/h, pressão 1022 hPa, céu limpo com rajadas intermitentes de ar na troposfera.
Seeing: regular a ótimo, estimado entre 5 e 8 na escala Pickering.
Coordenadas de jupiter: altitude 47º-distância: 686033973 km-magnitude -2,6-direção NNW


Novamente tive problemas com as rajadas de ar intermitentes entre 03:00hs e 05:00hs com um seeing muito ruim, entretanto por volta das 05:10 (UT/08:10) ele ficou excepcional. Como de costume a SPZ e a NPZ estavam visíveis com a sua habitual coloração cinzenta. Comecei com 196x mas tive de baixar a potência do F/15 até 105x para no final da madrugada aproveitando um ótimo seeing tornei a elevar a potência subindo até 262x com sucesso. A SSTB estava visível nas proximidades da extremidade norte da SPZ, e a STB apresentava a falha que tenho acompanhado. Mais ao norte a SEB apresentou-se bem contrastada tendo a GMV bastante destacada com um aspecto ciclônico apesar de não apresentar nenhuma coloração que se aproximasse do vermelho como o próprio nome indica, e se parecendo com algo semelhate ao cinza misturado com um marrom claro bem desbotado. Via-se o material da SEB ser levado nos contornos da GMV em sua porção leste, e logo atrás a oval-BA aparecia encravada na faixa equatorial sul. Foi impactante observar uma lua deslizar em frente ao disco de jupiter exatamente sobre a borda sul da SEB e a extremidade interior norte da STrz, e tendo a porção escura da SEB como pano de fundo. A NEB apresentava nítidas irregularidades e duas nodosidades (DOS) na borda sul e a zona tropical norte NTrZ estava bem discernida entre essa faixa equatorial e a faixa temperada norte NTB. As extremidades internas do contorno do disco proximo ao limbo encontravam-se escurecidas com um tom acinzentado e as zonas entre as faixas apareciam num tom branco-marfim. O trânsito da GMV sobre o MC foi muito belo porém ver a lua deslizando na frente de jupiter roubou a cena nesse final de madrugada. Todas as 4 principais luas foram visualizadas como pequenas esferas de diferentes dimensões e colorações, sendo que hoje elas se mostraram mais claras, principalmente a que realizou o trânsito sobre o disco do planeta.


GLOSSÁRIO
GMV-Grande Mancha Vermelha
SPZ-Zona Polar Sul
SSTB-Faixa Temperada sul do sul
STB-Faixa Temperada sul
SEB-Faixa Equatorial sul
NEB-Faixa Equatorial norte
NTB-Faixa Temperada norte
NNTB-Faixa Temperada norte do norte
NPZ-Zona Polar Norte
EZ-Zona Equatorial
STrZ-Zona Tropical sul
NTrZ-Zona Tropical norte
MC-Meridiano Central
DOS/Barcaça-Manchas Ovais escuras
oval-BA-Mancha Vermelha Junior
Sistema 1: área compreendida entre as faixas equatoriais e a zona equatorial
Sistema 2: áreas nas latitudes mais elevadas


Bruno
Moderador


Última edição por Bruno em Dom 30 Set 2012, 21:53, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Lucas87 Dom 30 Set 2012, 21:34

Ótimos relatórios e falando de trânsito de Luas, na madrugada de sábado (dia 6) pra domingo (dia 7), Io vai passar na frente da faixa equatorial Sul (pelo menos segundo o Stellarium, que nunca falhou comigo). Acho uma boa oportunidade pra tentar ver a sombra da Lua e até a própria Lua com um 70mm!
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Dom 30 Set 2012, 21:45

Ok Lucas87, ótima informação e sempre que quiser nos mantenha informados dos fenômenos relativos às luas de jupiter.
Na observação de um trânsito não espere a lua entrar na frente de jupiter para tentar registrar a sombra, antes mesmo dela entrar a sua sombra já é projetada sobre o disco do planeta por causa da incidência oblíqua dos raios solares, que vindos do leste sobre a lua joviana fazem com que ela lance a sua sombra à frente e a oeste.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Lucas87 Seg 01 Out 2012, 09:56

Bruno escreveu:

Na observação de um trânsito não espere a lua entrar na frente de jupiter para tentar registrar a sombra, antes mesmo dela entrar a sua sombra já é projetada sobre o disco do planeta por causa da incidência oblíqua dos raios solares, que vindos do leste sobre a lua joviana fazem com que ela lance a sua sombra à frente e a oeste.

Sim, sim. Só estou com um mal precentimento de que quando Júpiter passar a ser visível daqui (mais ou menos as 5 da manhã) a sombra dela já tenha sumido, mesmo ela estando no meio do planeta :S
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Seg 01 Out 2012, 10:05

Olá Lucas, às 05:00hs o dia já vai clareando bem adiantado porém baseado na minha observação de hoje eu creio que até as 05:30hs ainda teremos um seeing favorável. Hoje por volta das 05:20 eu ainda obtive imagens excelentes de jupiter mesmo com 262x de aumentos, mas graças a um seeing bastante favorável pois a atmosfera se mostrava estável naquele momento, depois de uns 15 dias de muita instabilidade nas camadas mais altas. O negócio será tentar e ver no que vai dar, e seria muito útil se você conseguisse algum registro fotográfico ou em vídeo de jupiter nessa ocasião.
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Ter 02 Out 2012, 09:33

02/10/2012
Observação de jupiter.


Hora: 04:30/UT 07:30
Localização: 19º42'03"S/43º57'18"O
Instrumento: Luneta Jaegers D:103mm F:1575mm (F/15)
Ocular: Vixen NPL 8mm (196x)
Cond. atmosféricas: UR 46%, temp.20º direção do vento:ESE intensidade 24 km/h, pressão 1020 hPa, céu limpo com rajadas intermitentes de ar na troposfera.
Seeing: regular a ótimo, estimado entre 6 e 8 na escala Pickering.
Coordenadas de jupiter: altitude 46,50º/distância: 681.822.095 km/(4.5576992 UA)/magnitude -2,6/direção NNW/visível na constelação de Touro


Jupiter hoje estava impassível apresentando uma calma surpreendente na sua atmosfera superior. Não eram muitas as faixas e zonas visíveis porém elas estavam extremamente nítidas, a saber as duas zonas polares SPZ e NPZ, a zona temperada sul STZ, a zona tropical sul STrZ, faixa temperada sul STB, a faixa equatorial sul SEB com algumas irregularidades em sua borda sul, a zona equatorial com uma faixa estreita que dividia essa zona exatamente ao meio (essa faixa hoje não se apresentou totalmente retilínea, mas com algumas perturbações). A faixa equatorial norte NEB mostrava uma grande mancha oval escura DOS (barcaça) na sua borda sul e a leste do meridiano central MC, a zona tropical norte NTrZ, a faixa temperada norte NTB e a zona temperada norte NTZ. Até hoje não ví nem sinal da faixa temperada norte do norte NNTB. As faixas apresentavam uma coloração cinza-grafite e as zonas estavam bastante brilhantes com uma coloração branco-marfim. De novo um leve escurecimento na parte interior da borda do disco proporcionava um belo contraste com as zonas mais claras.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Filmagem de Jupiter ofuscado.

Mensagem  Rildinho Sáb 06 Out 2012, 02:55

Ola pessoal,acabei de fazer o registro no forum,tenho um GSO 203mm,que foi uma indicação de Astrovani,obrigado Astrovani,exelente telescópio.E com ele tenho uma ocular 6mm,9mm e 30mm,e uso uma camera Canon A3400 HD.
E eu queria aproveitar o assunto aqui que é Jupiter,e perguntar pra vocês alguns macetes para filmar Jupiter,tentei varias maneiras,mas ele fica muito ofuscado,e sai branco na filmagem.
Eu queria filmar ele direitinho com as faixas dele,se puder dar algumas dicas eu agradeço muito.

Abraços.
Rildinho
Rildinho
Curioso
Curioso

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 41
Localização : Piedade-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Durva Sáb 06 Out 2012, 08:10

Olá Rildinho, seja bem vindo ao Astro Fórum. Temos alguns especialistas em astrofotografia e no planeta Júpiter aqui, logo alguém lhe dará todas as informações de que precisar.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Bruno Sáb 06 Out 2012, 10:08

Rildinho escreveu:eu queria aproveitar o assunto aqui que é Jupiter, e perguntar pra vocês alguns macetes para filmar Jupiter.
Olá Rildinho, seja bem vindo. Creio que a pessoa mais indicada para te orientar seria mesmo o Avani, entretanto vou te passar aqui uns links para ver se te ajuda. Qualquer coisa estamos aqui à disposição ok?
Seguem dois links: http://www.scientiaplena.org.br/sp_v5_114801.pdf
e http://www.ucb.br/sites/100/118/TCC/1%C2%BA2011/Adaptacaodeumawebcamparausoastrofotograf.pdf
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Rildinho Sáb 06 Out 2012, 13:03

Bruno,salvei no favoritos aqui,muito util essas informações,obrigadão,abraço.
Rildinho
Rildinho
Curioso
Curioso

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 41
Localização : Piedade-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Rildinho Sáb 06 Out 2012, 13:04

Durva escreveu:Olá Rildinho, seja bem vindo ao Astro Fórum. Temos alguns especialistas em astrofotografia e no planeta Júpiter aqui, logo alguém lhe dará todas as informações de que precisar.

Abraço.

Obrigadão abraço.
Rildinho
Rildinho
Curioso
Curioso

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 41
Localização : Piedade-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Observação visual de jupiter/oposição 2012. - Página 3 Empty Re: Observação visual de jupiter/oposição 2012.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 16 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 9 ... 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos