Que há com esse Marte?
2 participantes
Página 1 de 1
Que há com esse Marte?
Alguém sabe me dizer o que acontece com essa foto de Marte? Seria falha no processamento ou há algo que explique essa formação circular? Não consegui identificar em nenhuma região do mapa de Marte.
Obs.: Essa foto não é minha.
Obs.: Essa foto não é minha.
Re: Que há com esse Marte?
Está mais para um problema de processamento, seria preciso mais informações como a data da astrofoto, aparelho utilizado e técnicas de processamento utilizadas por exemplo.
Diante da possibilidade de tempestades de areia na superfície marciana que mudam a aparência e a forma das configurações escuras mais evidentes, chegando a encobri-las com a poeira e a areia dos desertos sopradas e levantadas por fortes ventos.
Se nessa astrofoto ela está invertida com o norte para baixo, a área escura à esquerda mais ao alto pode ser Syrtis Maior, mas o problema é que a mancha esbranquiçada no alto parece ser a calota polar norte, e não a bacia de Hellas que também brilha intensamente no hemisfério sul de marte. Então se o norte está para cima a mancha escura mais abaixo à esquerda seria a planície Acidalia.
Se possível seria importante conseguir as informações adicionais mencionadas, e indicar se o norte está para cima ou para baixo.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Re: Que há com esse Marte?
Entendi. Também fiquei com essa impressão.
A dúvida surgiu porque alguns meses atrás também fiz um registro que ficou com aparência muito semelhante, porém com menor resolução não pude distinguir, achei que seria aberração afrente do planeta e descartei.
A dúvida surgiu porque alguns meses atrás também fiz um registro que ficou com aparência muito semelhante, porém com menor resolução não pude distinguir, achei que seria aberração afrente do planeta e descartei.