ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! - Página 2 Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  Bruno Qua 08 Jun 2016, 14:14

Olá JosimarCerqueira, eu apenas usei uma ocular de 4mm desse modelo Plossl da Toya, então o que posso estimar em relação à qualidade dessa de 40mm é que esses acessórios da Toya possuem um padrão de qualidade instável, ora aparecem oculares de qualidade razoável como essa de 4mm, outras vezes elas são duvidosas. Em relação ao preço ele está um pouco elevado se comparado com outras oculares Plossl disponibilizadas, como por exemplo a Séries 500 de 40mm (90,00 mas se encontra esgotada no momento). Oculares Plossl de distâncias focais muito longas, podem correr o risco de apresentarem dificuldades na hora de centrar o olho, então sugiro uma Plossl de distância focal um pouco menor (30mm), que embora proporcione uma ampliação um pouco maior e tenha um campo um pouco menor (46º), ela é de boa qualidade e sai praticamente pela metade do preço (88,00):

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! - Página 2 Ocular-series-500-plossl-30mm-1763730272-500x416

https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-plossl-30mm-series-500

Qualquer dúvida basta retornar aqui.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Ir para o topo Ir para baixo

WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider! - Página 2 Empty Re: WideAngle vs SuperPlossl vs StarGuider!

Mensagem  deco27x Qua 08 Jun 2016, 16:52

É simplesmente impossível fazer uma ocular de 40mm com 52° de campo no padrão 1,25". A informação desta ocular está incorreta.

Francamente. Prefiro as Plossl series 500 do que essas Toya, Silstar, Greika e afins. Ao que tudo indica, a qualidade destas últimas é um pouco inferior.

deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  JosimarCerqueira Qua 08 Jun 2016, 19:47

Tenho duas silstar, como não tenho referência de outras a não ser huygens, vou indo, espero que chegue logo minha skywatcher e essa série 500 pra ver a diferença.

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagem  deco27x Qua 08 Jun 2016, 22:33

Legal colega, sua análise será muito bem-vinda!
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  Jonas J Qui 09 Jun 2016, 20:49

Bruno escreveu: (...) se comparado com outras oculares Plossl disponibilizadas, como por exemplo a Séries 500 de 40mm (90,00 mas se encontra esgotada no momento).

Peguei a última. Cool

deco27x escreveu:É simplesmente impossível fazer uma ocular de 40mm com 52° de campo no padrão 1,25". A informação desta ocular está incorreta.

Pelo que verifiquei 52 graus seria o valor teórico, e acabam usando isso no anúncio. Mas o corpo de 1.25 vai entregar 42 graus de campo real (ref 40mm series 500) .
Jonas J
Jonas J
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.astrobin.com/users/JonasJ/

Mensagem  deco27x Sex 10 Jun 2016, 15:50

É por aí mesmo Jonas. O design Plossl tem tipicamente 52° de campo, mas em distâncias focais maiores que 32mm fica impossível fazer isso no padrão 1,25", daí Plossls 40mm tem tipicamente entre 43° e 39° de campo.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  JosimarCerqueira Sex 10 Jun 2016, 16:09

Pessoal ao ler as suas observações, notei que com as minhas oculares Toya/Silstar 25 e 10mm, existe aberração cromática nas bordas quando o astro chega perto do limite do FOV, aparece uma borda roxa, a de 25mm tem uma ótima definição no centro, a de 10mm tem uma boa definição mas só bem no centro, consigo mesmo sem filtro e morando no centro da cidade vejo as faixas equatoriais de Júpiter.

Ontem vi meu primeiro aglomerado, mas como estou sem filtro apenas vi as estrelas mais proeminentes. Estou aprendendo!!!

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagem  deco27x Qui 16 Jun 2016, 17:46

JosimarCerqueira escreveu:Pessoal ao ler as suas observações, notei que com as minhas oculares Toya/Silstar 25 e 10mm, existe aberração cromática nas bordas quando o astro chega perto do limite do FOV, aparece uma borda roxa, a de 25mm tem uma ótima definição no centro, a de 10mm tem uma boa definição mas só bem no centro, consigo mesmo sem filtro e morando no centro da cidade vejo as faixas equatoriais de Júpiter.

Ontem vi meu primeiro aglomerado, mas como estou sem filtro apenas vi as estrelas mais proeminentes. Estou aprendendo!!!

Muito legal o seu Relato Josimar!

Esta aberração que você observou chama-se Cor Lateral. É um tipo de aberração cromática, que como você já percebeu, não afeta o centro do campo mas apenas as bordas. É uma aberração causada pela ocular e não deveria existir numa Plossl (essas oculares são Plossl?).

Uma Plossl bem feita tem um pouco de astigmatismo nas bordas, e um pouquinho de curvatura de campo em telescópios com relação focal baixa. Em telescópios de relação focal alta, (F/9 pra cima) devem ter o campo praticamente perfeito de borda a borda.

Se estas oculares forem Plossl, observação de cor lateral evidencia deficiências na execução das mesmas.

Se forem Huygens, já seria de esperar, ao menos em telescópios com razão focal abaixo de f/15.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  JosimarCerqueira Qui 16 Jun 2016, 18:05

Chegaram minhas lentes e filtro UHC, não tive muito tempo de observação devido ao frio, kkkk, não tive coragem.
Na Wideangle skywatcher 6mm + uhc já pude ver detalhes na superfície de marte, coisa pouca, e a borda roxa na lateral da lente é extremamente visivel se o objeto entra nessa área.
Já a plossl 30 mm série 500, tem umas imagens fantasmas.

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagem  deco27x Qui 16 Jun 2016, 20:31

Bem, a wide 6mm não é uma ocular Premium, então um pouco de distorção e cor lateral nas bordas já é de esperar. Mas aparte central do campo é boa, certo?

O filtro UHC não é o mais indicado para planetas, mas eu achei que ajuda na observação da grande mancha vermelha de Júpiter (pequenas aberturas) e das calotas polares de Marte.

Já a plossl 30 mm série 500, tem umas imagens fantasmas.

Estranho, eu tenho duas Ploss series 500 e não vi fantasmas em nenhuma delas.
Não poderia ser um reflexo de luzes parasitas externas ou um reflexo da luz incidente no globo ocular?
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagem  JosimarCerqueira Qui 16 Jun 2016, 23:50

Fui, no quintal da minha sogra eram luzes parasitas, lá vi que a qualidade das plossl série 500 e da super plossl toya são bem parecidas, estou muito feliz, hoje vi minha primeira nebulosa a de lagoon, mas a poluição luminosa é tão grande que nem no céu está, baseei por Saturno e sagitário.

JosimarCerqueira
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo