Astrodesenho de Marte 01/05/2016
3 participantes
Página 1 de 1
Astrodesenho de Marte 01/05/2016
Boa noite!
Comecei a observar Marte pela primeira vez essa semana, e a dificuldade em se visualizar algum detalhe me cativou... Nenhum detalhe vem "pronto", é necessária uma longa e paciente observação.
Por isso, com intuito de registrar e lembrar aquilo que eu estava vendo, fiz um desenho simples do que eu estava vendo, e gostaria da ajuda de vocês para identificar as áreas destacadas, e ver de procedem:
A imagem foi rascunhada por volta de 2:00 - 3:00 UTC. Claro que não sou nada desenhista, e que com certeza algumas coisas ficaram fora de lugar e de proporção (a exemplo da calota polar...). E pode ter sido falha na observação, mas não vi (ou não percebi) a Planície Hellas.
Mas comparando com uma imagem do site da Nasa, até que procede um pouco... :
O problema é que quando comparo com o Stellarium, o desenho parece não bater nem um pouco
Será que o meu Stellarium pode estar com problema?
Abraços!
Comecei a observar Marte pela primeira vez essa semana, e a dificuldade em se visualizar algum detalhe me cativou... Nenhum detalhe vem "pronto", é necessária uma longa e paciente observação.
Por isso, com intuito de registrar e lembrar aquilo que eu estava vendo, fiz um desenho simples do que eu estava vendo, e gostaria da ajuda de vocês para identificar as áreas destacadas, e ver de procedem:
A imagem foi rascunhada por volta de 2:00 - 3:00 UTC. Claro que não sou nada desenhista, e que com certeza algumas coisas ficaram fora de lugar e de proporção (a exemplo da calota polar...). E pode ter sido falha na observação, mas não vi (ou não percebi) a Planície Hellas.
Mas comparando com uma imagem do site da Nasa, até que procede um pouco... :
O problema é que quando comparo com o Stellarium, o desenho parece não bater nem um pouco
Será que o meu Stellarium pode estar com problema?
Abraços!
serveira- Aspirante
serveira- Aspirante
Re: Astrodesenho de Marte 01/05/2016
Amigos,
Acho que por inexperiência acabei me confundindo totalmente de localização, acredito que meu desenho seja da face abaixo:
Acho que por inexperiência acabei me confundindo totalmente de localização, acredito que meu desenho seja da face abaixo:
serveira- Aspirante
Olá serveira, os astrodesenhos são muito importantes por que pode ocorrer que alguns detalhes observados pelo olho não serem registrados por um sensor de uma câmera, e vice versa. Por isso essa prática dos astrodesenhos é fundamental por que ela e a astrofotografia podem se complementar. A observação visual planetária também é gratificante, por que no espaço de apenas uma hora ou menos o panorama no disco de alguns planetas muda, enquanto na observação dos objetos do céu profundo eles vão mostrar-se visualmente sempre os mesmos. Por isso a importância da astrofotografia, para poder ir além em busca de cores invisíveis ao olho humano.
Baseado no mapa de marte que segue abaixo as anotações na sua observação procedem, pois com a calota polar norte observada invertida Syrtis Maior se encontra a sudoeste de Utopia:
Continue firme e uma dica é que ao começar um desenho, comece traçando primeiro os perfis das configurações mais próximas das bordas (limbo), preenchendo no fim os do centro, por causa da rotação do planeta.
Baseado no mapa de marte que segue abaixo as anotações na sua observação procedem, pois com a calota polar norte observada invertida Syrtis Maior se encontra a sudoeste de Utopia:
Continue firme e uma dica é que ao começar um desenho, comece traçando primeiro os perfis das configurações mais próximas das bordas (limbo), preenchendo no fim os do centro, por causa da rotação do planeta.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Olá, Bruno
Muito obrigado por essas valiosas dicas. Em breve retorno aqui com mais desenhos!
Abraços,
Muito obrigado por essas valiosas dicas. Em breve retorno aqui com mais desenhos!
Abraços,
serveira- Aspirante
Recentemente fiz esse registro enquanto eu observava Marte, porém, não sei descrever as regiões que vi.
ZelvisCch- Astronomo Amador
No dia e na hora em que você fez o seu astrodesenho, essas eram as configurações visíveis mais evidentes em marte numa imagem simulada e com o norte para baixo:
Nessa imagem reproduzida acima a área escura que está embaixo na foto (norte) é a planície Acidália (Acidália Planitia), já a configuração escura acima na foto e formada nas regiões situadas abaixo do equador marciano pelas regiões conhecidas como Arabia Terra e Capri Chasma.
Nessa imagem reproduzida acima a área escura que está embaixo na foto (norte) é a planície Acidália (Acidália Planitia), já a configuração escura acima na foto e formada nas regiões situadas abaixo do equador marciano pelas regiões conhecidas como Arabia Terra e Capri Chasma.
Bruno
Moderador
Última edição por Bruno em Sáb 11 Jun 2016, 08:37, editado 2 vez(es)
Bruno- Moderador
Boa noite, Bruno.
Não sei se eu selecionei a imagem corretamente no site, mas, configurando a data e a hora foi essa a imagem que apareceu. Porém, no dia que observei e registrei, talvez pela pouca experiência, eu vi o planeta com mais de sua superfície iluminada.
Não sei se eu selecionei a imagem corretamente no site, mas, configurando a data e a hora foi essa a imagem que apareceu. Porém, no dia que observei e registrei, talvez pela pouca experiência, eu vi o planeta com mais de sua superfície iluminada.
Consegui reproduzir aqui uma simulação com uma objetiva de 3 polegadas e um aumento elevado, artificialmente mais contrastada nas áreas escuras:
A área escura embaixo na foto (norte) é a planície Acidália (Acidália Planitia), e a configuração escura nas regiões situadas abaixo do equador marciano (em cima na imagem) são conhecidas como Arabia Terra e Capri Chasma.
A área escura embaixo na foto (norte) é a planície Acidália (Acidália Planitia), e a configuração escura nas regiões situadas abaixo do equador marciano (em cima na imagem) são conhecidas como Arabia Terra e Capri Chasma.
Bruno
Moderador
Última edição por Bruno em Sáb 11 Jun 2016, 08:38, editado 1 vez(es)
Bruno- Moderador
Bruno, bom dia. Não estou conseguindo visualizar o link.
Essa imagem é de um video que um colega registrou recentemente, é muito parecido com o que observei nesse meu desenho.
ZelvisCch escreveu:Não estou conseguindo visualizar o link.
Agora parece ter sido solucionado o problema: (norte para baixo):
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Bruno escreveu:ZelvisCch escreveu:Não estou conseguindo visualizar o link.Agora parece ter sido solucionado o problema: (norte para baixo):Bruno
Moderador
Ah sim, acho que ficou muito pequeno no meu desenho, mas, sinalizei o norte com um "N".
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos