Laser do colimador não veio centralizado
5 participantes
Página 1 de 1
Laser do colimador não veio centralizado
Recentemente comprei uma colimadora laser da China e percebi que o laser não está centralizado, nem encontrei nenhuma forma de centraliza-lo, será que tem como centralizar isso ou eu me ferrei ? kkkkkkkkkkk
link da colimadora: http://pt.aliexpress.com/item/Newtonian-1-25-inch-Next-Generation-Eyepiece-Laser-Collimator-Alignment-for-Telescope-collimation-Adapter-without-Battery/32394820576.html
link da colimadora: http://pt.aliexpress.com/item/Newtonian-1-25-inch-Next-Generation-Eyepiece-Laser-Collimator-Alignment-for-Telescope-collimation-Adapter-without-Battery/32394820576.html
Leandropereira- Curioso
Re: Laser do colimador não veio centralizado
No corpo do colimador tem os parafusos de ajuste. Em alguns modelos eles estão tampados com uma borracha ou silicone. Observe atentamente no seu colimador e veja se não tem esses parafusos. No link que vc passou dá para ver na 3ª foto que tem esse parafuso encoberto por silicone.
Na verdade é na 4ª foto. Marquei com um círculo amarelo o local exato:
Era isso mesmo, eu sabia desses parafusos mas pensei que no meu não tinha exatamente porque tinha a borracha tampando eles, eu tirei e consegui alinhar, agora está tudo certo.
Leandropereira- Curioso
Como vão?
Quer dizer que as vezes é preciso colimar o colimador?! Enfim, aproveitando o tópico, queria perguntar, aparentemente meu mak está colimado, gerando observações e fotos adequadas, mas penso em já encomendar um colimador para averiguar se está 100% e para ter caso precise no futuro, caso necessite de ajustes. Há alguma marca de colimador no mercado atualmente mais recomendável, ou alguma que é melhor evitar? Valeu! abc.
Quer dizer que as vezes é preciso colimar o colimador?! Enfim, aproveitando o tópico, queria perguntar, aparentemente meu mak está colimado, gerando observações e fotos adequadas, mas penso em já encomendar um colimador para averiguar se está 100% e para ter caso precise no futuro, caso necessite de ajustes. Há alguma marca de colimador no mercado atualmente mais recomendável, ou alguma que é melhor evitar? Valeu! abc.
Olá Jonas J, dê uma conferida no link abaixo, a GSO tem disponibilizado acessórios de boa qualidade no mercado:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787403535-colimador-a-laser-gso-125-para-telescopio-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787403535-colimador-a-laser-gso-125-para-telescopio-_JM
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Obrigado Bruno. Apenas dessa vez, ao contrário de todos os outros itens de astronomia que busquei, dessa vez não pesquisei muito. Acabei pegando um skylife novo por 150 reis. Pelo que pesquisei é do mesmo fabricante dos produtos Toya. Não tem tanta tradição quanto a GSO mas para um colimador acredito que a marca dê conta do recado. Será que fiz mal? Valeu.
Eu nunca usei um desse, então seria interessante você testá-lo e colocar depois aqui as suas impressões sobre ele. Ficamos no aguardo.
Grande abraço.
Grande abraço.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Jonas J escreveu:Como vão?
Quer dizer que as vezes é preciso colimar o colimador?!
Na teoria o colimador tem que vir alinhado de fábrica sem a necessidade de ajuste por parte do usuário. É por isso que alguns fabricantes tampam os parafusos com silicone. Se não houver queda ou batida forte no colimador não há necessidade de fazer ajuste.
Não tive tempo para estudar o assunto a fundo ainda, apenas fiz um teste rápido, mas uma coisa que me chamou a atenção é que o colimador parece ficar com uma leve folga, então ao apertar o parafuso de pressão que fixa a ocular, no caso o colimador, parece que dá uma diferença no resultado do laser. Já observaram isso? É assim mesmo?
Estou tentando encontrar e baixar o manual do maksutov skywatcher mas sem sucesso até o momento. Há 6 parafusos, 3 pequenos e 3 um pouco maiores, na tampa traseira. Se não for sair muito do tópico e alguém puder me explicar a diferença entre eles.
Grato.
Estou tentando encontrar e baixar o manual do maksutov skywatcher mas sem sucesso até o momento. Há 6 parafusos, 3 pequenos e 3 um pouco maiores, na tampa traseira. Se não for sair muito do tópico e alguém puder me explicar a diferença entre eles.
Grato.
Jonas J escreveu:Não tive tempo para estudar o assunto a fundo ainda, apenas fiz um teste rápido, mas uma coisa que me chamou a atenção é que o colimador parece ficar com uma leve folga, então ao apertar o parafuso de pressão que fixa a ocular, no caso o colimador, parece que dá uma diferença no resultado do laser. Já observaram isso? É assim mesmo?
Grato.
Sim Jonas J, tem que tomar cuidado para não apertar muito. Outra coisa importante é que quando for fazer a colimação deve-se virar o tubo do telescópio de modo que o colimador fique totalmente na vertical (em pé) para que não haja desvio do laser.
Interessante, to pensando em comprar um.
tomara que venha "colimado" rs
tomara que venha "colimado" rs
iamonc- Curioso