Problema com Colimador Cheshire
2 participantes
Página 1 de 1
Problema com Colimador Cheshire
Oi novamente, galera.
Comprei colimador cheshire com reticulo. Tentei colimar meu newtoniano 150/900, mas não consigo centrar o reticulo com o anel central do espelho primário, sem que os aneis do espelho secundário não fiquem concentricos! :( Desisti de tentar centrar o reticulo do colimador, e me dediquei em fazer coincidir o anel central do espelho primário com o ponto central do colimador (dessa vez os aneis do espelho secundário ficaram concentricos, mas o reticulo não ficou centrado com o anel central do espelho primário) e o resultado foi esse:
Ficou bem colimado, mesmo sem o reticulo estar centrado?
Comprei colimador cheshire com reticulo. Tentei colimar meu newtoniano 150/900, mas não consigo centrar o reticulo com o anel central do espelho primário, sem que os aneis do espelho secundário não fiquem concentricos! :( Desisti de tentar centrar o reticulo do colimador, e me dediquei em fazer coincidir o anel central do espelho primário com o ponto central do colimador (dessa vez os aneis do espelho secundário ficaram concentricos, mas o reticulo não ficou centrado com o anel central do espelho primário) e o resultado foi esse:
Ficou bem colimado, mesmo sem o reticulo estar centrado?
unukalhai- Astronomo Amador
Re: Problema com Colimador Cheshire
Para tirar a prova real, você terá de apontar para uma estrela bem visível. Gire o foco para dentro e para fora, e nessa imagem esférica grande e desfocada, um círculo escuro (espelho secundário) terá de ficar bem no centro do círculo provavelmente amarelo, luminoso e grande.
Se o seu telescópio tiver três hastes no espelho secundário, terá também, estas hastes formarem três fatias iguais, e se for quatro hastes, então, quatro fatias iguais.
Aconselho para o seu telescópio um colimador a laser, muito mais simples, fácil e prático.
Se o seu telescópio tiver três hastes no espelho secundário, terá também, estas hastes formarem três fatias iguais, e se for quatro hastes, então, quatro fatias iguais.
Aconselho para o seu telescópio um colimador a laser, muito mais simples, fácil e prático.
AGM- Membro Expert
AGM escreveu:Para tirar a prova real, você terá de apontar para uma estrela bem visível. Gire o foco para dentro e para fora, e nessa imagem esférica grande e desfocada, um círculo escuro (espelho secundário) terá de ficar bem no centro do círculo provavelmente amarelo, luminoso e grande.
Tá legal. Obrigado AGM.
AGM escreveu:Para tirar a prova real, você terá de apontar para uma estrela bem visível. Gire o foco para dentro e para fora, e nessa imagem esférica grande e desfocada, um círculo escuro (espelho secundário) terá de ficar bem no centro do círculo provavelmente amarelo, luminoso e grande.
Oi novamente, AGM. Já consegui resolver o problema. Consegui centrar o reticulo e o ponto central do colimador com o anel central do espelho primário. Os aneis do espelho secundário não ficaram concentricos, mas pelo que li no site "Armazem do Telescopio", isso é normal, porque a razão focal de meu tele é relativamente curta (F6), os aneis do espelho secundário nunca ficarão exatamente concentricos:
http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/artigos/22-conteudo-astronomia-ajustesemanut/226-colimando-um-telescopio-newtoniano
unukalhai escreveu:os aneis do espelho secundário nunca ficarão exatamente concentricos...
Verifique. Meu Heritage de 114mm e F4.38 mostra o anel do secundário exatamente no centro do primário.
AGM- Membro Expert
Verifique. Meu Heritage de 114mm e F4.38 mostra o anel do secundário exatamente no centro do primário.[/quote]
Sim?? Você utiliza um colimador laser?
Sim?? Você utiliza um colimador laser?
AGM escreveu:
Verifique. Meu Heritage de 114mm e F4.38 mostra o anel do secundário exatamente no centro do primário.
Sim?? Você utiliza um colimador lazer?
O 114mm não precisa, pois é muito curto e o espelho primário, é fixo. Entretanto tem que colocá-lo após limpeza de forma bem correta e pronto, basta acertar o secundário.
AGM- Membro Expert
AGM escreveu:O 114mm não precisa, pois é muito curto e o espelho primário, é fixo. Entretanto tem que colocá-lo após limpeza de forma bem correta e pronto, basta acertar o secundário.
Obrigado. Vou verificar novamente.