ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida na compra de ocular?

3 participantes

Ir para baixo

Duvida na compra de ocular? Empty Duvida na compra de ocular?

Mensagem  camundongoo Dom 24 Jan 2016, 00:56

Olá, tenho um mak90 e estou na duvida de qual ocular eu compro para ver o céu noturno, aglomerados e etc... Já tenho ocular de 10mm e outra de 25mm wideangle obviamente eu uso a de 25mm para o céu noturno, mas estou pensando em comprar outra ocular, compro ou não compro?Se sim, qual?

camundongoo
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida na compra de ocular? Empty Re: Duvida na compra de ocular?

Mensagem  BrunoAuditore Dom 24 Jan 2016, 01:05

Poderia te recomendar uma ocular da Series 500 - Plössl 6.5mm Link Aqui!

Mais eu posso estar errado e os membros mais experientes e que já chegaram a testar esta ocular irão te dar uma outra opinião ou reforçar a minha.
BrunoAuditore
BrunoAuditore
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 30
Localização : Latitude: 06º 15' 39" S | Longitude: 36º 31' 04" W

http://www.astronomobrunodesouza.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida na compra de ocular? Empty Re: Duvida na compra de ocular?

Mensagem  deco27x Dom 24 Jan 2016, 01:45

Que tipo de objeto o colega tem em mente?

Aglomerados e nebulosas ? Ou outro tipo de objeto?

O que o levou a considerar a compra de outra ocular? Algo não o deixou satisfeito nas oculares que tem ou deseja um aumento diferente (mais fraco, ou mais forte ou intermediário)?

Sua ocular de 10mm serve principalmente para observação planetária, sua 25mm serve para a maioria dos DSOs, fornece uma saída de pupila de 1,8mm que fornece um bom contraste para muitos objetos, mas pode ser aumento excessivo para alguns (pupila de saída muito pequena).

Pessoalmente sempre recomendo que se tenha uma ocular que forneça uma pupila de saída entre 4mm e 3mm. É um "ponto doce" para mim em muitos aspectos, especialmente para as nebulosas com menor brilho de superfície.

No seu telescópio isto significa uma ocular entre 41,7mm e 55,6mm. Acontece que não se encontra oculares assim no padrão 1,25" então a ocular que melhor atende neste sentido é uma Plossl 40mm.

Se for para recomendar uma ocular para DSOs neste telescópio, com certeza seria uma Plossl 40mm.

Se o objetivo for mais aumento para planetas, uma boa ocular entre 8mm e 6mm complementaria bem o conjunto...

Se deseja um aumento intermediário, uma boa ocular de 15mm seria muito bom em minha opinião.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida na compra de ocular? Empty Re: Duvida na compra de ocular?

Mensagem  BrunoAuditore Dom 24 Jan 2016, 01:48

deco27x escreveu:Se for para recomendar uma ocular para DSOs neste telescópio, com certeza seria uma Plossl 40mm.

Se o objetivo for mais aumento para planetas, uma boa ocular entre 8mm e 6mm complementaria bem o conjunto...

Se deseja um aumento intermediário, uma boa ocular de 15mm seria muito bom em minha opinião.

Ótima dica também enriqueceu e tirou dúvidas minhas.
BrunoAuditore
BrunoAuditore
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 30
Localização : Latitude: 06º 15' 39" S | Longitude: 36º 31' 04" W

http://www.astronomobrunodesouza.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida na compra de ocular? Empty Re: Duvida na compra de ocular?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos