ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre ocular para observar nebulosas!

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre ocular para observar nebulosas! Empty Dúvida sobre ocular para observar nebulosas!

Mensagem  Lipe42 Sex 02 Out 2015, 09:13

Olá, tenho um skywatcher 114mm f4.38 e quero comprar uma ocular para observar nebulosas, vocês poderiam me recomendar alguma? Obrigado !

Lipe42
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre ocular para observar nebulosas! Empty Re: Dúvida sobre ocular para observar nebulosas!

Mensagem  AGM Sex 02 Out 2015, 09:49

Olá Lipe42!
A ocular de 25mm já é ideal para nebulosas com 20x de ampliação, a de 10mm, para ver mais detalhes, com 50x de ampliação.
Uma ocular de 30mm pelo menos, irá lhe prover 16,6x de ampliação, sendo que a ampliação "mínima" para esse telescópio é de 16,2x.
A ampliação mínima de um telescópio é o seu "D" (diâmetro) dividido po 7:
114 / 7 = 16,2 - caso amplie abaixo disso, por exemplo, com uma ocular de 40mm (12,5x), ocorrerá um escurecimento no campo.

Uma ocular de 30mm irá lhe prover maior campo visual nas observações, mas, pessoalmente, a minha favorita é a de 25mm para esse 114mm Heritage.

Adquiri um 25mm Starguider, do site TELLESCOPIO, uma ocualr de 6 elementos, que melhora o contraste e a definição nas observações, além da Plossl série 500 de 30mm.

Com o 114mm Heritage, ampliações entre 16,6 a 50x são mais que suficientes.

www.tellescopio.com.br

Essas oculares ainda estão com um bom valor, além de parceladas.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre ocular para observar nebulosas! Empty Re: Dúvida sobre ocular para observar nebulosas!

Mensagem  Lipe42 Sex 02 Out 2015, 11:17

Obrigado pela respostas, entrei no www.tellescopio.com.br e o vendedor me recomendou uma starguider de 15mm ou 18mm pois eu já tenho a 25mm que vem com o telescópio, você acha que devo comprar uma dessas ou investir em outra 25mm??

Desculpe por fazer tantas perguntas, mas estou mais acostumado com observações pelo binóculos, comprei meu telescópio a pouco tempo Smile

Lipe42
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre ocular para observar nebulosas! Empty Re: Dúvida sobre ocular para observar nebulosas!

Mensagem  AGM Sex 02 Out 2015, 11:53

Lipe42 escreveu:Obrigado pela respostas, entrei no www.tellescopio.com.br e o vendedor me recomendou uma starguider de 15mm ou 18mm pois eu já tenho a 25mm que vem com o telescópio, você acha que devo comprar uma dessas ou investir em outra 25mm??

Depende da ampliação que você deseja atingir. Como lhe disse, a ampliação mais confortável que encontrei no 114mm Heritage foi de 20x, com uma ocular de 25mm.
15mm = 33x ampliação
18mm = 27x ampliação
25mm = 20x ampliação

Uma ampliação intermediária, seria a ocular de 15mm (33x), sendo a mais baixa com a de 25mm (20x) e a maior com a de 10mm (50x), sendo que essas duas você já tem.

Eu investiria na de 15mm Starguider, assim você terá uma ampliação intermediária em relação às suas duas oculares e assim, verá que essa Starguider, lhe proverá imagens muito contrastadas, bem nítidas e de ótima resolução.

Oculares mais em conta e que também são muito boas e eficientes em qualquer telescópio são as Plossl Série 500.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1191
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 50
Localização : Novo Hamburgo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre ocular para observar nebulosas! Empty Re: Dúvida sobre ocular para observar nebulosas!

Mensagem  deco27x Sex 02 Out 2015, 22:41

AGM escreveu:Eu investiria na de 15mm Starguider, assim você terá uma ampliação intermediária em relação às suas duas oculares e assim, verá que essa Starguider, lhe proverá imagens muito contrastadas, bem nítidas e de ótima resolução.

Concordo com AGM. Creio que será mais vantajoso diversificar o conjunto que substituir sua 25mm. Eu tenho a starguider 15mm e usei em um 114mm f/4.4 por muito tempo e digo que é uma boa pedida. Ela proporciona 3,4mm saída de pupila bastante interessante para muitas nebulosas e 1,8° de campo real, o bastante para a brande maioria dos DSOs.
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre ocular para observar nebulosas! Empty Re: Dúvida sobre ocular para observar nebulosas!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos