ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas de iniciante.

5 participantes

Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Dúvidas de iniciante.

Mensagem  brunolps18 Ter 25 Ago 2015, 21:14

Boas pessoal, há muito tempo que tenho um fascinio por astronomia e há uns tempos para cá, conheci esta "modalidade" chamada Astrofotografia. Fui conhecendo melhor isto, vi muitas fotos lindas e pensei em adquirir uma maquina fotografica para tirar fotos ao céu. Brevemente irei ter uma Canon EOS 1000D.

1º - Esta máquina é boa? Quais a melhor(es) lentes que posso utilizar para ter bons resultados?
2º - Em Portugal, no distrito de Santarém, qual o melhor local para ter uma vista bonita para o céu?

Cumprimentos.

brunolps18
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  Bruno Ter 25 Ago 2015, 21:45

brunolps18 escreveu:Em Portugal, no distrito de Santarém, qual o melhor local para ter uma vista bonita para o céu?
Seja bem vindo brunolps18. Em Portugal ou em qualquer parte do mundo o ideal é que o local de observação seja num lugar mais alto e escuro possível. Temos aqui no fórum alguns colegas também residentes em Portugal (Distrito de Leiria), e certamente eles poderão te ajudar. Eu daqui poderia sugerir a você ir pelas Portas da Vila, que a apenas 2 km do centro do distrito de Santarém encontrará o cimo de uma colina nos arredores do Castelo de Ourém.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  brunolps18 Qua 26 Ago 2015, 09:47

Bruno escreveu:
brunolps18 escreveu:Em Portugal, no distrito de Santarém, qual o melhor local para ter uma vista bonita para o céu?
Seja bem vindo brunolps18. Em Portugal ou em qualquer parte do mundo o ideal é que o local de observação seja num lugar mais alto e escuro possível. Temos aqui no fórum alguns colegas também residentes em Portugal (Distrito de Leiria), e certamente eles poderão te ajudar. Eu daqui poderia sugerir a você ir pelas Portas da Vila, que a apenas 2 km do centro do distrito de Santarém encontrará o cimo de uma colina nos arredores do Castelo de Ourém.
Bruno
Moderador

Obrigado, vou esperar então mais respostas que me possam ser úteis. Cumps.

brunolps18
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  orlando Qua 26 Ago 2015, 21:01

Bem vindo Bruno! Só posso te dar boas vindas,pois de câmeras eu não entendo quase nada. Rolling Eyes
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  brunolps18 Qui 27 Ago 2015, 05:54

orlando escreveu:Bem vindo Bruno! Só posso te dar boas vindas,pois de câmeras eu não entendo quase nada. Rolling Eyes

Obrigado! Wink Wink

brunolps18
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  brunolps18 Sex 28 Ago 2015, 18:29

UP! Ninguem me consegue ajudar na 1ª questão?

brunolps18
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  Bruno Sex 28 Ago 2015, 19:11

brunolps18 escreveu:UP! Ninguem me consegue ajudar na 1ª questão?
Olá brunolps18, mesmo sendo um modelo básico os controles dessa DSLR entry-level da Canon são fáceis de operar mesmo no escuro. A 1000D é capaz de produzir astrofotos de boa qualidade, e com a manipulação muito boa em vários níveis de configurações de ISO. Quando se trata de imagens do céu noturno como de objetos difusos e tênues como as nebulosas, essa câmera tem uma resposta interessante ao vermelho, permitindo captar uma quantidade razoável de detalhes nesse comprimento de onda como vemos por exemplo nas bordas da nebulosa de Orion (M42).
Caso não tenha conseguido ajudar o suficiente, certamente algum colega mais experiente aparecerá para te dar uma resposta mais acertada.



Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  André Pira Sex 28 Ago 2015, 20:01

Boa noite brunolps18! Tenho um modelo bem básico da Canon, uma T3 (até saiu de linha) que utilizo para astrofotografia. Como estou no começo dessa prática, por enquanto a câmera está sendo totalmente suficiente as minhas necessidades.
Trabalho com ela em foco primário (direto no tele) e em projeção positiva - uso de oculares. Confesso que acabei fazendo a modificação do filtro IR original da câmera por outro mais específico para astrofotografia, gostei dos resultados. Mas vi excelentes fotos sem essa modificação.
Não saberia te indicar lentes específicas para ela, pois como disse a você trabalho com a DSLR diretamente no telescópio. Tenho algumas poucas fotos tiradas com ela na galeria, clique no link "web site" do perfil e dê uma olhada para ver se os resultados (bem iniciais) servem como parâmetro para sua escolha. Espero que tenha ajudado!
Grande abraço...

André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  André Pira Sex 28 Ago 2015, 20:05

Tem um amigo e membro do fórum (Álvaro Miranda) que entende muito de astrofotografia e câmeras. Aguarde um pouco que ele pode te ajudar com mais informações a respeito de suas dúvidas.
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  brunolps18 Sáb 29 Ago 2015, 09:31

Boas bruno, sim ajudaste-me , já tenho uma ideia o que posso fazer com esta maquina Wink

André vi as tuas fotos e estão muito boas. Ficarei á espera do seu amigo Álvaro Miranda!.

Obrigado pela ajuda aos dois.

brunolps18
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  AlvaroMiranda Sáb 29 Ago 2015, 10:59

brunolps18 escreveu:Boas bruno, sim ajudaste-me , já tenho uma ideia o que posso fazer com esta maquina Wink

André vi as tuas fotos e estão muito boas. Ficarei á espera do seu amigo Álvaro Miranda!.

Obrigado pela ajuda aos dois.

brunolps18, esse modelo de câmara é boa sim para aquilo que você pretende, pode comprá-la sem receio.
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  brunolps18 Sáb 29 Ago 2015, 15:53

AlvaroMiranda escreveu:
brunolps18, esse modelo de câmara é boa sim para aquilo que você pretende, pode comprá-la sem receio.

Visto que entende muito de Astrofotrografia e maquinas, qual a(s) melhor(es) lentes para esta Canon EOS 1000D? Qual a melhor forma de utilizar a maquina de forma a obter bons resultados (isto falando da parte técnica (Iso's, aberturas etc...))?

brunolps18
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  AlvaroMiranda Sáb 29 Ago 2015, 18:02

brunolps18, Não existe uma melhor lente e sim uma a qual vai fazer o tipo de foto que você deseja, uma lente 18-55mm com uma abertura F3,6 já irá trazer bons resultados, mas se você quiser uma lente voltada a astronomia o ideal seria uma 200mm com abertura de no mínimo F2.8
Já a técnica de usar a câmara é uma questão de conhecimento na área de fotografia, o ideal seria você fazer um curso para poder usar essas técnicas de acordo com o resultado que você deseja, são muitos fatores que irão determinar qual o ISO mais indicado em certa ocasião bem como a abertura. Geralmente no manual da câmara tem algumas dicas básicas. A regra seria usar o ISO mais baixo possível para obter uma foto com o menor nível de ruído.
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  brunolps18 Sáb 29 Ago 2015, 18:09

AlvaroMiranda escreveu:brunolps18, Não existe uma melhor lente e sim uma a qual vai fazer o tipo de foto que você deseja, uma lente 18-55mm com uma abertura F3,6 já irá trazer bons resultados, mas se você quiser uma lente voltada a astronomia o ideal seria uma 200mm com abertura de no mínimo F2.8
Já a técnica de usar a câmara é uma questão de conhecimento na área de fotografia, o ideal seria você fazer um curso para poder usar essas técnicas de acordo com o resultado que você deseja, são muitos fatores que irão determinar qual o ISO mais indicado em certa ocasião bem como a abertura. Geralmente no manual da câmara tem algumas dicas básicas. A regra seria usar o ISO mais baixo possível para obter uma foto com o menor nível de ruído.
Muito obrigado AlvaroMiranda,Wink  no principio do mês de setembro, deverei receber a Maquina, entretanto, peguei no meu Lumia 630 e comecei a tirar algumas fotos á lua, obtive uma fotos fixes, vou edita-las no Photoshop para (tentar, pois n sei trabalhar mt bem neste programa) fazer desfocagem e conseguir ver minimamente o "traços caracteristicos" da lua. Mal esteja pronto, publico aqui. Very Happy Very Happy

brunolps18
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  AlvaroMiranda Dom 30 Ago 2015, 06:32

Fazer fotos da Lua ajuda bastante na fase inicial da Fotoastronomia. Veja algumas dicas no link abaixo.

http://fotodicasbrasil.com.br/como-fotografar-estrelas-usando-a-lente-do-kit/#_

Assim que puder mostre os resultados aqui no fórum, as imagens serão bem vindas.

Abs
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  brunolps18 Dom 30 Ago 2015, 11:42

AlvaroMiranda escreveu:Fazer fotos da Lua ajuda bastante na fase inicial da Fotoastronomia. Veja algumas dicas no link abaixo.

http://fotodicasbrasil.com.br/como-fotografar-estrelas-usando-a-lente-do-kit/#_

Assim que puder mostre os resultados aqui no fórum, as imagens serão bem vindas.

Abs

Boas, obrigado pela dica, vou dar uma olhada no link Wink Em relação á foto, tou com umas dificuldades, pois não sei trabalhar mt bem no PS, mesmo assim, vou selecionar uma ou duas fotos (as que eu acho que estão interessantes) e meto aqui.

brunolps18
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  brunolps18 Dom 30 Ago 2015, 11:49

Imagens não editadas:
Dúvidas de iniciante. PRUOKJv

Dúvidas de iniciante. 5AM8NBZ

Não estão grande coisa pois foi tirado com um telemovel (Lumia 630).

brunolps18
Curioso
Curioso

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  AlvaroMiranda Dom 30 Ago 2015, 17:34

brunolps18, Quando você receber a sua nova câmara as fotos irão ficar melhores, veja naquele link que lhe passei algumas dicas interessantes. Continue treinando cada vez mais que você mesmo vai se surpreender com os resultados. Sempre que puder vai colocando as fotos aqui no fórum para acompanharmos os seus resultados se quiser, irá ajudar outros iniciantes também. Outra dica muito boa...procure colocar a câmara em um tripé, a imagem vai ficar mais detalhada.
Abs
AlvaroMiranda
AlvaroMiranda
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 228
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 65
Localização : Itu/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de iniciante. Empty Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos