Filtros para Telescópios 70mm.
+3
Marcos Poncio
Bruno
pedro.alb
7 participantes
Página 1 de 1
Filtros para Telescópios 70mm.
Bom dia a todos, sou novo no forum, achei esse forum sensacional e gostaria de pedir a ajuda de vocês ja que sou iniciante com relação a telescópios. Recentemente adquiri um Telescópio Skywatcher de 70mm no Armazém do Telescópio, a minha dúvida é se vale a pena investir em filtros com esse telescópio para amenizar a poluição luminosa da minha cidade. E também, o que eu posso comprar pra extrair dele o máximo de desempenho possível sendo que ele já vem com duas oculares (10mm e 25mm) e uma barlow 2x.
agradeço desde já a atenção.
um abraço a todos!
agradeço desde já a atenção.
um abraço a todos!
pedro.alb- Curioso
Re: Filtros para Telescópios 70mm.
Olá pedro.alb, seja bem vindo ao AF. De imediato você não precisa de nada além do que já possui para observar os principais aspectos e detalhes nos objetos celestes. Esse refrator suporta bem ampliações máximas da ordem de 140x (observação da lua e dos planetas), e pode ser obtida utilizando a ocular de 10mm (70x) + a barlow 2x proporcionando 70 x 2 = 140x. Esse aumento vai ajudar a ampliar mais os detalhes na superfície da lua e nos discos dos planetas.
Com a ocular de 25mm você vai obter 30x de aumentos, servindo bem para observar os aglomerados e as nebulosas. Você ainda pode obter um aumento intermediário de 105x com a ocular de 10mm + a barlow rosqueada na ocular.
A aquisição de uma ocular de 4mm vai proporcionar 175x que é a capacidade máxima teórica de ampliação para um 70mm, entretanto algum filtro reforçador de contrastes vai se fazer necessário junto, por que as imagens no 70mm são mais brilhantes devido à razão focal mediana.