Filtros para Telescópios 70mm.
+3
Marcos Poncio
Bruno
pedro.alb
7 participantes
Página 1 de 1
Filtros para Telescópios 70mm.
Bom dia a todos, sou novo no forum, achei esse forum sensacional e gostaria de pedir a ajuda de vocês ja que sou iniciante com relação a telescópios. Recentemente adquiri um Telescópio Skywatcher de 70mm no Armazém do Telescópio, a minha dúvida é se vale a pena investir em filtros com esse telescópio para amenizar a poluição luminosa da minha cidade. E também, o que eu posso comprar pra extrair dele o máximo de desempenho possível sendo que ele já vem com duas oculares (10mm e 25mm) e uma barlow 2x.
agradeço desde já a atenção.
um abraço a todos!
agradeço desde já a atenção.
um abraço a todos!
pedro.alb- Curioso
Re: Filtros para Telescópios 70mm.
Olá pedro.alb, seja bem vindo ao AF. De imediato você não precisa de nada além do que já possui para observar os principais aspectos e detalhes nos objetos celestes. Esse refrator suporta bem ampliações máximas da ordem de 140x (observação da lua e dos planetas), e pode ser obtida utilizando a ocular de 10mm (70x) + a barlow 2x proporcionando 70 x 2 = 140x. Esse aumento vai ajudar a ampliar mais os detalhes na superfície da lua e nos discos dos planetas.
Com a ocular de 25mm você vai obter 30x de aumentos, servindo bem para observar os aglomerados e as nebulosas. Você ainda pode obter um aumento intermediário de 105x com a ocular de 10mm + a barlow rosqueada na ocular.
A aquisição de uma ocular de 4mm vai proporcionar 175x que é a capacidade máxima teórica de ampliação para um 70mm, entretanto algum filtro reforçador de contrastes vai se fazer necessário junto, por que as imagens no 70mm são mais brilhantes devido à razão focal mediana.
Um conhecimento teórico prévio do céu ajuda muito, como o reconhecimento a olho nu das principais constelações e das estrelas mais brilhantes, partindo depois para as menos óbvias através de cartas celestes, ou então de aplicativos e softwares de astronomia (Stellarium por exemplo). Depois que tiver aprendido a extrair o máximo do seu telescópio com o mínimo necessário, você saberá quais filtros e acessórios especificos serão os mais indicados para alcançar os limites do seu aparelho com maior segurança.
Com a ocular de 25mm você vai obter 30x de aumentos, servindo bem para observar os aglomerados e as nebulosas. Você ainda pode obter um aumento intermediário de 105x com a ocular de 10mm + a barlow rosqueada na ocular.
A aquisição de uma ocular de 4mm vai proporcionar 175x que é a capacidade máxima teórica de ampliação para um 70mm, entretanto algum filtro reforçador de contrastes vai se fazer necessário junto, por que as imagens no 70mm são mais brilhantes devido à razão focal mediana.
Um conhecimento teórico prévio do céu ajuda muito, como o reconhecimento a olho nu das principais constelações e das estrelas mais brilhantes, partindo depois para as menos óbvias através de cartas celestes, ou então de aplicativos e softwares de astronomia (Stellarium por exemplo). Depois que tiver aprendido a extrair o máximo do seu telescópio com o mínimo necessário, você saberá quais filtros e acessórios especificos serão os mais indicados para alcançar os limites do seu aparelho com maior segurança.
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Opa, blz Bruno, muito obrigado. Estou me habituando a observações simples a olho nu e com um binóculo 10x40 que ja possuo e utilizo desde criança, o telescópio está pra chegar ainda e até la espero ja ter um conhecimento minimo rsrsrs.
um abraço.
um abraço.
pedro.alb- Curioso
Bem Vindo Pedro
E Céus Limpos nessa sua jornada
E Céus Limpos nessa sua jornada
Marcos Poncio- Astronomo Amador
Obrigado Marcos, estou muito empolgado.
pedro.alb- Curioso
Minha intenção inicial é observações da Lua, do Sistema Solar e até mesmo do Sol. Então, se alguém puder me oriente nessa compra. No Armazém do Telescópio tem um kit de 6 filtros e uma folha para filtro solar. Meu telescópio é um SkyWatcher70/900. Minhas oculares são de 6,5mm, de 10mm, de 25mm e uma que comprei apenas por vir junto da de 6,5mm, uma de 4mm, além da Barlow original do telescopio. Será essa aquisição (Kit de 6 Filtros + Folha Filtro Solar) um boa ideia?
LINK DO KIT DE FILTROS
LINK DO KIT DE FILTROS
ZelvisCch- Astronomo Amador
Bem. Este kit é bem interessante. Tem 3 filtros neutros com diferentes taxas de transmissão e três filtros coloridos, um amarelo, um azul e um laranja... De fato é um kit de filtros planetários bem completo.
Filtros são o tipo de acessório cujo uso é bem pessoal. Os filtros neutros são sempre bem-vindos no caso de objetos brilhantes como a Lua, Vênus e Mercúrio. Especialmente em telescópios de abertura mediana para cima. Os filtros coloridos permitirão realçar alguns detalhes de alguns objetos.
Neste caso específico, talvez a abertura do seu telescópio seja um pouco pequena para aproveitar os benefícios que estes filtros poderiam proporcionar. Se for comprar pensando apenas neste 70mm, não sei dizer se vale a pena, mas o kit ainda seria útil num telescópio maior, caso o colega fizesse um upgrade.
Filtros são o tipo de acessório cujo uso é bem pessoal. Os filtros neutros são sempre bem-vindos no caso de objetos brilhantes como a Lua, Vênus e Mercúrio. Especialmente em telescópios de abertura mediana para cima. Os filtros coloridos permitirão realçar alguns detalhes de alguns objetos.
Neste caso específico, talvez a abertura do seu telescópio seja um pouco pequena para aproveitar os benefícios que estes filtros poderiam proporcionar. Se for comprar pensando apenas neste 70mm, não sei dizer se vale a pena, mas o kit ainda seria útil num telescópio maior, caso o colega fizesse um upgrade.
deco27x- Astronomo Amador
Agradeço muito a orientaçao. Como acabei de comprar esse equipamento acho que levará um tempo para uma aquisiçao melhor. Talvez seja melhor esperar para comprar. O que ja comprei foi o filtro Moon e acho que vou comprar essa folha de filtro solar. Muito obrigado e um forte abraço.
Com a Ocular Plossl de 10mm eu observo Saturno com muito brilho, a imagem fica bem definida, porém, o planeta fica muito brilhante. Para o meu telescópio, um refrator 70mm/900mm alguém me recomenda algum filtro ou filtros para melhorar o contraste da observação de Saturno? Até o momento tenho apenas um filtro lunar.
Se o problema é excesso de brilho, já testou usar seu filtro lunar na observação de Saturno?
Para observar a Lua e Planetas gosto muito desse filtro aqui:
https://tellescopio.com.br/filtros/Filtro%20Polarizador%20Vari%C3%A1vel%201.25%22
Se você encontrar em algum lugar eu recomendo!
https://tellescopio.com.br/filtros/Filtro%20Polarizador%20Vari%C3%A1vel%201.25%22
Se você encontrar em algum lugar eu recomendo!
allanspindola- Astronomo Amador
Deco, ainda nao usei o filtro lunar, o tempo aqui ta feio demais a alguns dias, mas, vou experimentar sim.
Allanspindola, boa dica, é provavel que eu o adquira.
Valeu mais uma vez, colegas.
Allanspindola, boa dica, é provavel que eu o adquira.
Valeu mais uma vez, colegas.
Olá ZelvisCch, além da relação custo x benefício os filtros visuais coloridos são muito úteis na observação visual lunar e planetária, dê uma conferida nos links abaixo:
Filtros planetários: http://www.parsec.net.br/filtros--planetarios.html
Onde encontrar: https://tellescopio.com.br/filtros/filtros-visuais
Filtros planetários: http://www.parsec.net.br/filtros--planetarios.html
Onde encontrar: https://tellescopio.com.br/filtros/filtros-visuais
Bruno
Moderador
Bruno- Moderador
Kit Expanse
A qualidade dos filtros desse kit EXPANSE com 6 filtros* é similar a outros filtros vendidos individualmente e/ou de outras marcas?
Gostaria de um filtro para minimizar o excesso de brilho que observei em Júpiter e Vênus (se é que é possível melhorar isso e observar algum detalhe de relevo ou coloração, em meu equipamento).
Reduzir PL seria ótimo também.
A ideia de aproveitar e adquirir outros tipos de filtros juntamente, me agrada, pela possibilidade de custo. Então minha dúvida fica em relação a comparação de qualidade desse kit com outras possibilidades.
Se alguém puder elucidar, fico grato.
*Kit Expanse (#12 Amarelo, #21 Vermelho Claro, #ND 0.9 Densidade neutra (cinza escuro), #ND 0.6 Densidade neutra (cinza claro), #80A Azul, #Polarizador simples)
Gostaria de um filtro para minimizar o excesso de brilho que observei em Júpiter e Vênus (se é que é possível melhorar isso e observar algum detalhe de relevo ou coloração, em meu equipamento).
Reduzir PL seria ótimo também.
A ideia de aproveitar e adquirir outros tipos de filtros juntamente, me agrada, pela possibilidade de custo. Então minha dúvida fica em relação a comparação de qualidade desse kit com outras possibilidades.
Se alguém puder elucidar, fico grato.
*Kit Expanse (#12 Amarelo, #21 Vermelho Claro, #ND 0.9 Densidade neutra (cinza escuro), #ND 0.6 Densidade neutra (cinza claro), #80A Azul, #Polarizador simples)
Tenho 4 filtros Expanse. Um azul 82, um vermelho 25, um UHC e um OIII. Não tenho o que reclamar da qualidade. Até onde sei esses filtros tem qualidade muito semelhante a outros vendidos pela Celestron, Meade e GSO, ou seja, não são os melhores, mas são decentes para a maioria das aplicações.
Agradeço sua opinião, Deco.
Inclusive já realizei o pedido do kit.
Inclusive já realizei o pedido do kit.
Colega, depois diga o que achou dos filtros!
Filtros Expanse chegaram ontem e ontem mesmo fiz alguns testes iniciais. Como falei não tenho parâmetros para comparação com outros produtos similares mas os resultados iniciais me agradaram bastante.
Gostei do resultado já no primeiro teste, com o filtro polarizador, ainda no início da noite quando há mais PL, mirando em alvos terrestres mesmo, já pude notar a melhoria do contraste do objeto observado com o fundo.
Em seguida testei o filtro 0.9 (cinza escuro) na lua, que estava totalmente iluminada. Em seguida, e em conjunto, adicionei o filtro 12 (amarelo) e houve uma melhoria significativa na percepção do relevo lunar, principalmente ao usar uma ocular com maior ampliação.
Falta realizar testes com os demais filtros, ou estes mesmos citados, para constatar melhor como eles se saem em outros contextos, mas em um primeiro momento já estou bem satisfeito com os resultados.
Gostei do resultado já no primeiro teste, com o filtro polarizador, ainda no início da noite quando há mais PL, mirando em alvos terrestres mesmo, já pude notar a melhoria do contraste do objeto observado com o fundo.
Em seguida testei o filtro 0.9 (cinza escuro) na lua, que estava totalmente iluminada. Em seguida, e em conjunto, adicionei o filtro 12 (amarelo) e houve uma melhoria significativa na percepção do relevo lunar, principalmente ao usar uma ocular com maior ampliação.
Falta realizar testes com os demais filtros, ou estes mesmos citados, para constatar melhor como eles se saem em outros contextos, mas em um primeiro momento já estou bem satisfeito com os resultados.
Complementando comentário anterior - já para a observação de planetas (Júpiter, Vênus), e considerando a categoria de telescópios citada, com abertura entre 70mm e 90mm, os demais filtros coloridos não apresentam resultados significativos, na minha opinião, para fins observação. A visibilidade e momento da órbita irá interferir, claro, mas não acredito que mude o resultado. Então nessa categoria de telescópios eu particularmente acredito que apenas o polarizador, para redução de PL etc, e o ND#0.6 cinza claro, para redução de excesso de brilho e observação da lua, sejam recomendáveis.
Muito legal seu relato colega!