ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oculares e Filtros para F e D/F Curtos

2 participantes

Ir para baixo

Oculares e Filtros para F e D/F Curtos Empty Oculares e Filtros para F e D/F Curtos

Mensagem  AGM Seg 01 Set 2014, 12:24

O 114mm Heritage refletor têm F4.38 e 500mm de D/F.
Eu investi recentemente numa ocular ortoscópica de 4.8mm, não funcionou, essa ocular não obtém foco nesse telescópio.

- Eu gostaria de investir numa ocular de 5mm, masTerei foco?
Pois com ela já terei 100x de ampliação e usando a barlow em 1.5x, 150x de ampliação.

- Usando uma ocular de 10mm mais a barlow 2x gerando 100x de ampliação, a imagem é igual em qualidade do que usar apenas "uma ocular de 5mm" que já tem a cifra de 100x?

Gostaria muito de um auxílo para uma compra ainda hoje:
1 - Filtros:
- Li que a maioria deles funcionam bem em refletores de 150mm a 200mm, isso confere na prática?
Eu preciso de um filtro para observação da Lua, tem os de densidade neutra de vários percentuais e também os polarizadores que regulam o percentual de luminosidade. Diz também que esses filtros neutralizam e não interferem em cores para observação planetária.

- O filtro azul 80A, dizem que é "pau pra toda obra", esse filtro é aconselhável ter?

Bom, estou interessado na ocular série 500 Plossl de 5mm e preciso de algum filtro para a Lua e planetas, ou se o filtro Lunar pode também ser usado na observação planetária.
Quanto ao Dark Sky, ainda não chegou no site Tellescópio para PL.

Agradeço se puderem me ajudar, isso também irá informar outros colegas aqui do Astro Fórum que têm telescópios curtos em todos os aspectos como o meu.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Ir para o topo Ir para baixo

Oculares e Filtros para F e D/F Curtos Empty Re: Oculares e Filtros para F e D/F Curtos

Mensagem  Tellescópio Qui 04 Set 2014, 20:32

Olá AGM, alguns dos acessórios sugeridos chegarão a Loja Tellescópio Acessórios nas próximas semanas.

Li alguns posts em que você comentou aqui e em outros tópicos sobre a ocular Abbe 4.8mm e não ter conseguido foco com ela por seu telescópio apresentar razão focal curta. Achei muito estranho sua declaração, haja vista que se seu telescópio apresenta 114mm logo você tem um limite para ampliar até 228X. Então se calcularmos sua distância focal (500mm) divido por 4.8mm da ocular, teremos 104X de ampliação, perfeitamente dentro do limite de magnitude de seu telescópio, portanto era para você conseguir foco com ela e com qualquer outra ocular.

Geralmente problemas relacionados ao foco com o telescópios, estão mais relacionados ao comprimento do curso do focalizador, que em sua maioria são curtos nos modelos de telescópios refletores. Neste caso o uso tubo extensor resolve o problema, pois ele irá estender o curso do focalizador mais para fora.

Tellescópio
Tellescópio
Astronomo Amador
Astronomo Amador

http://www.tellescopio.com.br

Oculares e Filtros para F e D/F Curtos Empty Re: Oculares e Filtros para F e D/F Curtos

Mensagem  AGM Qui 04 Set 2014, 22:56

Geralmente problemas relacionados ao foco com o telescópios, estão mais relacionados ao comprimento do curso do focalizador, que em sua maioria são curtos nos modelos de telescópios refletores. Neste caso o uso tubo extensor resolve o problema, pois ele irá estender o curso do focalizador mais para fora. escreveu:

Agradeço sua atenção ao meu problema! De fato não obtive foco, pela ampliação de 104x teoricamente não deveria apresentar problema algum. Pensei na curta extensão do focalizador também, vou testar com a barlow 2x desrosqueando a objetiva e usando o tubo com extensor.

Mas nada agravante, oculares são acessórios que se utiliza em demais telescópios investidos, como mês que vem vou adquirir um de F longo, vou conseguir usá-la com em toda sua eficiência e deixar o 114mm para céu profundo com ampliações de no máximo 50x.

Quanto ao aumento teórico de 228x, com esse telescópio talvez... para a Lua, pois um F4.38 me dá imagens nítidas melhores usando a barlow com 1.5x no máximo.
AGM
AGM
Membro Expert
Membro Expert

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo