ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocular 6.5mm-13mm

2 participantes

Ir para baixo

Ocular 6.5mm-13mm Empty Ocular 6.5mm-13mm

Mensagem  RobertoRossi Dom 03 maio 2015, 16:11

Olá.

Estou procurando uma ocular de 6.5 mm..... para ver planetas, que me dará 108x de aumento. qual a recomendada? Plossl series 500 6.5mm ou alguma de 13mm pq tenho barlow 2x gso.

Eu tenho uma "super 25 wideangle longeyerelief" que veio junto com meu tele skywatcher....... alguem sabe algo mais desta ocular? será que é huygens wideangle com long eyerelief?

RobertoRossi
Curioso
Curioso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/05/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ocular 6.5mm-13mm Empty Re: Ocular 6.5mm-13mm

Mensagem  deco27x Qua 06 maio 2015, 01:52

Colega, tenho essa "super 25mm". Ela vem com os equipamentos mais simples da skywatcher. Ela é uma MA, ou seja Modified Achromatic. Uma modificação do design kellner. É uma ocular bem básica, melhor que Huygens e Ramdsen, mais ou menos no nível de uma Kellner. Minimamente aceitável para quem está começando. É uma ocular muito simples e como tal, trabalha melhor em equipamentos de razão focal longa, tendo desempenho mais pobre em equipamentos rápidos.

Sobre a ocular, eu comprei uma plossl serie 500 12,5mm pra usar com barlow. Ficou legal, mas minha barlow não causa nenhuma perda de nitidez, é um degrau acima da GSO 2x. Tenho a barlow GSO 2x também. A plossl 12,5mm fica razoável com ela, mas não é a mesma coisa que uma boa ocular de 6,5mm pura. Como você tem essa barlow, usa-la com a lente rosqueada no barril de uma plossl 10mm (deste modo dá um fator de aumento de 1,5x) resultaria em uma ocular de 6,7mm com melhor definição que a plossl 12,5mm com a barlow GSO 2x (tenho uma plossl 10mm e já usei muito desse jeito, fica bom).
deco27x
deco27x
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 930
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos