ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas Montagem Equatorial

+4
ajc
André Pira
Bruno
Humberto sampaio
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Re: Dúvidas Montagem Equatorial

Mensagem  Dry Ter 21 Jul 2015, 11:56

Bom, obrigado. Desta forma entendi! confesso que achava que alinhar o eixo do telescópio era mais simples! Quanto a buscadora polar? é um orifício que cruza o eixo do tele, em baixo, nas montagens mais complexas, correto? Isso não terei com usar devido que não enxergo a polar! Sei que não é a "lunetinha" em cima do tubo.

[/quote]
Algumas montagens tem apenas o orifício e em outras já vem com uma buscadora no local. Vc não tem que apontar a buscadora para estrela polar ! Como disse, vc apontará esta buscadora para a estrela que estiver a 180º e for visível para vc. Depois vc deve regular a altura usando a escala de altitude de sua montagem.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Re: Dúvidas Montagem Equatorial

Mensagem  André Pira Ter 21 Jul 2015, 12:00

Achei fantástica a explicação e o método de alinhamento DRY! Você já fez o teste de quanto tempo de exposição (no caso de fotos) esse alinhamento proporciona sem deixar rastros das estrelas?
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Re: Dúvidas Montagem Equatorial

Mensagem  Dry Ter 21 Jul 2015, 12:39

André Pira escreveu:Achei fantástica a explicação e o método de alinhamento DRY! Você já fez o teste de quanto tempo de exposição (no caso de fotos) esse alinhamento proporciona sem deixar rastros das estrelas?
Valeu André. Para fotos de longa exposição não tem jeito, e a guiagem é essencial. Mas para acompanhamento visual fica mais de 10 minutos dentro do campo da ocular. Veja este vídeo que fiz de Saturno usando uma barlow 2x chegando a aproximadamente 500x de aumento, considerando que a câmera se equivale a uma ocular de 5mm.

Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Re: Dúvidas Montagem Equatorial

Mensagem  Daniel-Martin Ter 21 Jul 2015, 12:52

Dry...muito bom. Qual o tamanho do espelho? Dra pra ver a divisao dos anéis.
Daniel-Martin
Daniel-Martin
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 52
Localização : Candelária RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Re: Dúvidas Montagem Equatorial

Mensagem  Dry Ter 21 Jul 2015, 13:32

Daniel-Martin escreveu:Dry...muito bom. Qual o tamanho do espelho? Dra pra ver a divisao dos anéis.
Essa filmagem eu fiz no tele de 254mm de diâmetro Daniel. Sim, dá para ver perfeitamente a Divisão de Cassini. É que no filme a ampliação é exagerada e depois de empilhado fica assim:
[img]Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 10mn705[/img]
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Circulo de declinação...duvida

Mensagem  prnvieira Qui 13 Ago 2015, 03:45

Boa noite pessoal....vendo as postagens desse topico, acho que compreendi o funcionamento e a forma de alinhamento da montagem EQ do meu telescopio, Celestron 130 mm EQ MD, que comprei essa semana, mas fiquei com uma duvida. Pelo que entendi, após corrigir a inclinação do telescópio na latitude correspondente ao local onde moro, no meu caso 29º, devo direcionar o eixo de azimute (não sei se esse o termo) da montagem diretamente para o polo sul celeste; correto? ocasião em que, a meu ver, a escala de marcação do circulo de Declinação deveria marcar 90°, correto?, ocorre que em meu aparelho deixando o eixo e o tubo do tele alinhados e apontando para o sul, a referida escala me indica algo proximo de 80° e não 90º como acho que seria correto, tentei corrigir a posição da escala, mas ela é fixa, será que isso é um defeito do aparelho e tem como corrigir?...outra coisa, é normal que o controle de ajuste fino do eixo de declinação se limite a um giro de apenas 20º; o correto não seria girar 360°, se puderem me orientar agradeço muito...boa noite e Ceus limpos a todos...
prnvieira
prnvieira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/07/2015
Idade : 65
Localização : Bom Principio, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Bussula compass indica automaticamente polo sul celeste...

Mensagem  prnvieira Qui 13 Ago 2015, 19:49

Dry escreveu:
Daniel-Martin escreveu:Desculpe desenterrar o tópico... adoro matemática.

Onde estou, -29° pelo que entendi... seria interessante uma EQ.

Para achar o verdadeiro "sul celeste", basta puxar a agulha do norte magnético, ligeiramente para oeste ( Minha esquerda olhando par ao sul, no caso do hemisfério sul), com os graus da variação magnética da data. Achando os graus, estarei apontando par ao N verdadeiro. É só inverter pagar pegar o Sul e e alinhar o eixo da montagem EQ. Feito isso, regular na 1 escala de graus, "-29°".

Oi Daniel. Do jeito que vc descreveu o erro vai ser bem grande, em termos astronômicos. O motivo é que vc só terá sua visão para se basear qual é a direção certa para onde apontar a montagem.
Um método mais prático e preciso para achar o polo sul celeste é esse: Procure alguma estrela brilhante do sul, sugiro Miaplacidus, Canopus ou Acrux. Verifique no Stellarium a que horas esta estrela estará a 180° de azimute. Bem no horário oriente o eixo polar de sua montagem com esta estrela. Pronto, vc já tem a direção do polo sul celeste em azimute, agora regule a escala de altitude de sua montagem de acordo com sua localização. Sua montagem deverá ter uma buscadora polar, caso contrário a precisão ficará prejudicada. Veja bem, buscadora polar é aquela que fica no eixo polar da montagem e não aquela que fica em cima do tubo do telescópio para buscar os objetos, e nem todas as montagens vem com esta buscadora polar. Tenho uma montagem EQ computadorizada e no final do alinhamento ela informa o erro de apontamento do polo sul celeste. Após eu ter usado este método da estrela o erro ficou em 0º em azimute e 2º em altitude.


Boa noite...desculpe a intomissão, mas acho que é em boa causa, pois em pesquisa no google play encontrei um aplicativo para android que calcula automaticamente a declinação magnética de sua localidade, e mostra tanto o norte magnetico como o norte celeste, trata-se do app AndroiTS Compass, gratuito, o qual, segundo minha modesta opinião, poderia ajudar no alinhamento de montagens equatoriais....

grato e Ceus Limpos.
prnvieira
prnvieira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/07/2015
Idade : 65
Localização : Bom Principio, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Re: Dúvidas Montagem Equatorial

Mensagem  Dry Sex 14 Ago 2015, 11:49

prnvieira escreveu:


Boa noite...desculpe a intomissão, mas acho que é em boa causa, pois em pesquisa no google play encontrei um aplicativo para android que calcula automaticamente a declinação magnética de sua localidade, e mostra tanto o norte magnetico como o norte celeste, trata-se do app AndroiTS Compass, gratuito, o qual, segundo minha modesta opinião, poderia ajudar no alinhamento de montagens equatoriais....

grato e Ceus Limpos.
O problema é que estamos no Sul e não precisamos do norte celeste !
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Dúvidas - Ascensão e Declinação

Mensagem  Luiz Carlos C Guimaraes Sex 21 Ago 2015, 11:41

Amigos,

Por favor me esclareçam uma dúvida:
Quando nos referimos a AR e Declinação na montagem equatorial, estamos nos referindo ao equador celeste, ou seja, o plano perpendicular ao eixo de rotação da terra, não é isso ?

abraços, e bons céus à todos !

Luiz Carlos Guimarães.



Humberto sampaio escreveu:Olá Amigos. Estou iniciando na observação do espaço. Segui as instruções para fazer os ajustes do meu tripé, eq2 de duas formas:

Modo 1 - Com auxílio de uma bússola identifiquei o Polo Sul (Inclusive com a correção do Pólo), que para minha Cidade é de 23 graus, West. daí verifiquei a AR e DEC de uma estrela bem aparente, (Sirius). Mas não consegui localizar a estrela no Telescópio.

Modo 2 - Como eu conheço a estrela Sirius. Eu apontei o Telescópio para Sirius e marquei nos discus de (AR e DEC), seus valores conforme informado pelo Stellarium. Porém tentei achar outra estrela Procyon, usando AR e DEC, e não a encontrei.

Minha dúvida?

A AR e DEC de um corpo Celeste se altera ao decorrer da Noite?
O software faz a correção destes valores?

Obrigado!

Humberto
Luiz Carlos C Guimaraes
Luiz Carlos C Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Re: Dúvidas Montagem Equatorial

Mensagem  André Pira Sex 21 Ago 2015, 13:20

Sim, a linha de intersecção do plano do equador projetada na esfera celeste:
http://www.if.ufrgs.br/oei/santiago/fis2005/textos/equatcrds.htm
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Dúvidas - Ascensão e Declinação

Mensagem  Luiz Carlos C Guimaraes Sex 21 Ago 2015, 15:58

Valeu, André !
Fiz um print do link enviado por você.

Abraços,

Luiz Carlos Guimarães.
Luiz Carlos C Guimaraes
Luiz Carlos C Guimaraes
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Montagem Equatorial - Página 2 Empty Re: Dúvidas Montagem Equatorial

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos