ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Montagem alta-azimutal e equatorial

4 participantes

Ir para baixo

Montagem alta-azimutal e equatorial Empty Montagem alta-azimutal e equatorial

Mensagem  Diogo Felipe Qua 31 Dez 2014, 14:35

Estava dando um estudada e fique em duvida referente ao tipo de montagem, alta-azimutal e equatorial. Entendo que com a equatorial é mais fácil de se acompanhar os corpos celestes do que uma azimutal. Mas estava vendo umas azimutais motorizadas que em teoria também podem seguir corpos celestes, mas a dúvida é se é possível realizar boas astrofotos de longa exposição planetares e globulares em sistemas motorizados.
Diogo Felipe
Diogo Felipe
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 54
Data de inscrição : 31/12/2014
Idade : 31
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem alta-azimutal e equatorial Empty Re: Montagem alta-azimutal e equatorial

Mensagem  Bruno Qua 31 Dez 2014, 18:08

Diogo Felipe escreveu:1- Entendo que com a equatorial é mais fácil de se acompanhar os corpos celestes do que uma azimutal.
2- Mas estava vendo umas azimutais motorizadas que em teoria também podem seguir corpos celestes
3- mas a dúvida é se é possível realizar boas astrofotos de longa exposição planetares e globulares em sistemas motorizados.
Sim, a montagem equatorial é mais precisa, e a grande dificuldade das altazimutais é o acompanhamento de um astro no zênite.
2- Em teoria e na prática.
3- Os planetas e a lua por serem muito brilhantes não precisam de muito tempo de exposição, já os objetos de brilho fraco igual os aglomerados e as nebulosas precisam de um tempo maior para poder captar o máximo de luz possível. Para realizar a astrofotografia não precisamos necessariamente de uma montagem motorizada, entretanto as melhores astrofotos são obtidas através dessas montagens. Se possível, opte por uma montagem motorizada caso pretenda praticar a astrofotografia, entretanto se você é iniciante aprenda primeiro a observar visualmente, só assim você saberá o que quer fotografar futuramente.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem alta-azimutal e equatorial Empty Re: Montagem alta-azimutal e equatorial

Mensagem  Dry Dom 11 Jan 2015, 15:56

Diogo Felipe escreveu:Estava dando um estudada e fique em duvida referente ao tipo de montagem, alta-azimutal e equatorial. Entendo que com a equatorial é mais fácil de se acompanhar os corpos celestes do que uma azimutal. Mas estava vendo umas azimutais motorizadas que em teoria também podem seguir corpos celestes, mas a dúvida é se é possível realizar boas astrofotos de longa exposição planetares e globulares em sistemas motorizados.
Olá Diogo.
As montagens altazimutais motorizadas podem fazer astrofotos, desde que o tempo de exposição não ultrapasse 10 ou 15 segundos, dependendo da localização do objeto a ser fotografado. Caso ultrapasse esse tempo ocorrerá o "giro do campo" e a imagem tenderá a ficar borrada. Para longas exposições fotográficas só mesmo com montagem equatorial.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem alta-azimutal e equatorial Empty Re: Montagem alta-azimutal e equatorial

Mensagem  Edmergulhao Dom 16 Ago 2015, 09:44

Bom dia pessoal. Parabéns pelo fórum. Muito instrutivo. Sempre tive dificuldades com a montagem equatorial do meu newtoniano. Agora sei o porque. Moro em Belém PA, em baixíssima latitude... Agora quero avançar e comprar um Casseigran de 11 ou 12". Estou entre o Celestron CPC 1100 E O MEADE 12". Minha maior dúvida eh na montagem. Gostaria de comprar uma azimutal, mas até mesmo as especificações do equipamento dizem que para astrofotografia o melhor eh equatorial. Ambos os equipamentos tem go to. Quero fazer fotos com o t e o rings acoplados em uma Nikon D7200. Eh uma excelente máquina. Alguém me dá uma dica? Acham que pra uma boa foto de longa exposição eu preciso de aacessório pra montagem equatorial? Mais uma dúvida... O ssistema de autoalinhamento da celestron eh melhor que o da MEADE ? Valeu!

Edmergulhao
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem alta-azimutal e equatorial Empty Re: Montagem alta-azimutal e equatorial

Mensagem  Edmergulhao Dom 16 Ago 2015, 09:46

Desculpem... Cassegrain

Edmergulhao
Curioso
Curioso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem alta-azimutal e equatorial Empty Re: Montagem alta-azimutal e equatorial

Mensagem  Dry Seg 17 Ago 2015, 10:02

Edmergulhao escreveu:Bom dia pessoal.  Parabéns pelo fórum.  Muito instrutivo.  Sempre tive dificuldades com a montagem equatorial do meu newtoniano. Agora sei o porque.  Moro em Belém PA,  em baixíssima latitude...  Agora quero avançar e comprar um Casseigran de 11 ou 12". Estou entre o Celestron CPC 1100 E O MEADE 12". Minha maior dúvida eh  na montagem.  Gostaria de comprar uma azimutal, mas até mesmo as especificações do equipamento dizem que para astrofotografia o melhor eh equatorial.  Ambos os equipamentos tem go to.  Quero fazer fotos com o t e o rings acoplados em uma Nikon D7200. Eh uma excelente máquina.  Alguém me dá uma dica?  Acham que pra uma boa foto de longa exposição eu preciso de aacessório pra montagem equatorial?  Mais uma dúvida...  O ssistema de autoalinhamento da celestron eh melhor que o da MEADE ? Valeu!
Olá amigo.
Sim, para astrofotos com DSLR uma montagem equatorial é essencial. Agora já existem montagens equatoriais com pilar extensor, o que possibilita seu uso em latitudes de até 0º. Veja neste link: http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/montagem/azeq5-gt-detail
Se for fazer fotos com longas exposições vc irá precisar de um sistema de guiagem, pois somente o GoTo não é capaz de compensar o erro no acompanhamento, inerente a todos os sistemas automatizados. Acredito que os sistemas de alinhamento sejam equivalentes, com poucas diferenças entre eles.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem alta-azimutal e equatorial Empty Re: Montagem alta-azimutal e equatorial

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos