ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Motorização dúvidas montagem Equatorial

4 participantes

Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Celso Sampaio Sex 20 Mar 2015, 16:18

Boa tarde colegas do fórum. Ainda nem chegou meu telescópio e já tenho dúvidas quanto aos acessórios que julgo serem benéficos para uma boa observação e fotografia. Adquiri um 150mm com montagem EQ2-3, não veio com motorização alguma. Minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Um sistema GO TO além de direcionar para o local escolhido no computador ou no controle remoto, também possui acompanhamento da rotação da terra, ou necessita instalar esse outro motor também?
2 - Entre os motores de acompanhamento (mais baratos que o GO TO), qual a diferença entre o SINGLE AXIS e o DUAL AXIS, além do que está implícito na própria palavra, ou seja, na prática o que eles fazem de diferente um do outro e quais as vantagens de um ou do outro.

Postei o assunto em tripés pois não localizei o mesmo nem aqui nem no fórum como todo.

Grato
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Dry Sex 20 Mar 2015, 22:45

Celso Sampaio escreveu:Boa tarde colegas do fórum. Ainda nem chegou meu telescópio e já tenho dúvidas quanto aos acessórios que julgo serem benéficos para uma boa observação e fotografia. Adquiri um 150mm com montagem EQ2-3, não veio com motorização alguma. Minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Um sistema GO TO além de direcionar para o local escolhido no computador ou no controle remoto, também possui acompanhamento da rotação da terra, ou necessita instalar esse outro motor também?

Grato
Olá Celso.
1 - Um tripé, equatorial ou altazimutal, equipado com sistema GoTo tem obrigatoriamente 2 motores. Após ele encontrar o objeto, ele fará o acompanhamento sim sem necessidade de instalar mais nada.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Dry Sex 20 Mar 2015, 23:05

Celso Sampaio escreveu:Boa tarde colegas do fórum. Ainda nem chegou meu telescópio e já tenho dúvidas quanto aos acessórios que julgo serem benéficos para uma boa observação e fotografia. Adquiri um 150mm com montagem EQ2-3, não veio com motorização alguma. Minhas dúvidas são as seguintes:
2 - Entre os motores de acompanhamento (mais baratos que o GO TO), qual a diferença entre o SINGLE AXIS e o DUAL AXIS, além do que está implícito na própria palavra, ou seja, na prática o que eles fazem de diferente um do outro e quais as vantagens de um ou do outro.

Postei o assunto em tripés pois não localizei o mesmo nem aqui nem no fórum como todo.

Grato
2 - O single axis fará a movimentação apenas em ascensão reta e o desvio da montagem deverá ser compensado manualmente. Já o dual axis permite um melhor controle pois o eixo de declinação poderá ser corrigido também pelo motor. O sistema Goto faz esta compensação automaticamente nos dois eixos e a precisão do apontamento/acompanhamento dependerá do alinhamento da montagem com o polo sul celeste.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  André Pira Sex 20 Mar 2015, 23:22

Boa noite Celso! Acho que você quer dizer uma "EQ 3-2" não é?!
Bem, não sei como se comporta um sistema com "goto" na prática, mas possuo uma montagem EQ 3-2 e recentemente instalei os motores de acompanhamento. Na astronomia de observação são uma "mão na roda" pois facilitam muito o trabalho, e consequentemente aumentam muito o prazer da contemplação/observação dos astros.
Já na astrofotografia, você vai perceber (com o tempo) que são fundamentais no registro dos objetos mais tênues e que necessitam de um maior tempo de exposição para serem fotografados ou registrados.
Abs...
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Celso Sampaio Sáb 21 Mar 2015, 18:29

Obrigado André e Dry. Ambos esclareceram minhas dúvidas, agora partir para pesquisar preços. E realmente eu quis dizer EQ3-2.
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Dry Sáb 21 Mar 2015, 21:24

Valeu Celso. Quando seu tele chegar nos fale de suas observações.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Celso Sampaio Seg 23 Mar 2015, 23:13

Rapazes, que surpresa agradável, a tal da JADLOG é incrível, achei que ia receber o tele somente quarta feira e chegou hoje. O equipamento todo está em ótimas condições de conservação e é maior do que eu imaginava o tubo tem 1200mm, o dono anterior guardou todas as caixas e isopores que dão segurança ao transporte. Já montei, mas está chovendo em BH não deu para ver nada hoje. Como chegou após as 18:00h., amanhã devo acabar a vistoria para liberar o pagamento na OLX e fazer as regulagens necessárias, mas já tenho algumas dúvidas e gostaria de sugestões de como resolvê-las. A latitude aqui é 20º, e essa regulagem faz com que os pesos arrastem no tripé, há alguma solução sem ser o tubo extensor que é vendido separadamente no Armazém, por exemplo, ou é a única saída?
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Bruno Seg 23 Mar 2015, 23:25

Celso Sampaio escreveu:maior do que eu imaginava o tubo tem 1200mm
há alguma solução sem ser o tubo extensor que é vendido separadamente no Armazém, por exemplo, ou é a única saída?
Ele é um belo refletor e com F um pouco acima da média (F8), e que vai te ajudar a alcançar ampliações mais elevadas com boa qualidade nas imagens lunares e planetárias, e também vistas interessantes dos objetos do céu profundo.
No lugar do tubo extensor a melhor solução seria você trocar o tripé por uma coluna (pier), como a que segue no link: http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/montagem/pierneq6-detail

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Celso Sampaio Seg 23 Mar 2015, 23:39

Bruno, quase o preço que paguei no equipamento todo a tal coluna, acho que se não houver saída, vou verificar se mando fabricar algo parecido com a extensão.
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Bruno Seg 23 Mar 2015, 23:47

Sim, isso pode ser feito e o mais importante é ficar firme.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Dry Ter 24 Mar 2015, 11:44

Também esse pilar que está a venda no Armazém serve apenas para as equatoriais NEG 6 ou Atlas. A cabeça equatorial do seu tele é menor um pouco. Dá pra fazer sim, tomando como base este pilar para NEG6 e adaptando as medidas para o seu. Vai sair muito mais barato.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Celso Sampaio Ter 24 Mar 2015, 13:29

Outra alternativa que pensei posteriormente, não sei se é viável, e se vai dar balanceamento depois, seria trocar os pesos por outros mais estreitos, pois parece-me que se eu reduzir o diâmetro do peso em 20mm e aumentar a espessura do mesmo, mantendo o mesmo peso inicial, deve funcionar também, alguém já tentou isso?
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Dry Ter 24 Mar 2015, 13:58

Celso Sampaio escreveu:Outra alternativa que pensei posteriormente, não sei se é viável, e se vai dar balanceamento depois, seria trocar os pesos por outros mais estreitos, pois parece-me que se eu reduzir o diâmetro do peso em 20mm e aumentar a espessura do mesmo, mantendo o mesmo peso inicial, deve funcionar também, alguém já tentou isso?
Nunca vi assim, mas parece ser uma boa opção caso vc consiga contra-pesos de menor diâmetro. Se eles tiverem o mesmo peso vai ser possível balancear o conjunto sim. Sua barra do contra-peso tem extensão ? Acredito que vc precisará de mais espaço pois os contra-pesos serão bem mais largos.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Celso Sampaio Qua 25 Mar 2015, 20:34

Dry, contatei uma empresa de Usinagem aqui em BH, parece que vai dar certo, mandei a foto do contrapeso informando as medidas desejadas e o peso, bem como as demais características. Estou aguardando o retorno, para saber se será possível a confecção e quanto isso vai custar. Reduzi o diâmetro em 20mm, o que ao meu ver é suficiente para usar com latitude de BH e redondezas sem esbarrar no tripé. Se der certo, informo depois e posto link da foto da peça. A propósito a haste do contrapeso possui espaço suficiente, o que retirei no diâmetro compensei na altura do peso, e mesmo assim sobra espaço.
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Dry Qua 25 Mar 2015, 21:06

Legal Celso, espero que vc consiga. Esta sua modificação vai servir para outros colegas que tem esse mesmo problema de baixa latitude. Ficaremos aguardando seu retorno.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Novos contra-pesos

Mensagem  Celso Sampaio Qui 02 Abr 2015, 14:18

Contra-peso original (não passava pelo tripé na latitude 20º)
Motorização dúvidas montagem Equatorial  K48rc7

Novo contra-peso (passa com uma folga milimétrica na latitude 20º)
Motorização dúvidas montagem Equatorial  2edxppt

Agora usando a latitude correta
Motorização dúvidas montagem Equatorial  2a0dtth
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Dry Qui 02 Abr 2015, 14:39

Caramba Celso, passou raspando no tripé. Nesta foto com os novos contra pesos o tele já está balanceado ?
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Celso Sampaio Qui 02 Abr 2015, 23:46

Dry, passou raspando com os pesos bem próximos ao final da haste, mas depois eu balanceei para dar uma folga maior, eu coloquei eles mais para cima e incluí um dos pesos antigos mais próximo a base (lá ele não atrapalha), aí ficou folgado. O bom que o valor dos 2 pesos ficou mais em conta que o peso mais leve no Armazém. Se alguém quiser o endereço da Usinagem é só pedir. Fica aqui em BH mesmo, e para minha sorte não mais de 10km aqui de casa.
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Celso Sampaio Qui 02 Abr 2015, 23:59

http://www.torneamentosfantoni.com.br
Foi onde fizeram os contra pesos para mim. Tratei com os donos (Anicélio / Caio).
Celso Sampaio
Celso Sampaio
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 62
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Dry Sex 03 Abr 2015, 10:49

Legal Celso, valeu pela dica. Com certeza existem muitos colegas com esse mesmo problema e vc mostrou que a solução não é tão difícil assim. Basta correr atrás como vc fez. Parabéns !
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização dúvidas montagem Equatorial  Empty Re: Motorização dúvidas montagem Equatorial

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos