ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma enorme ajuda para Iniciante!

3 participantes

Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Qui 18 Abr 2013, 22:34

Boa Noite a todos!

Me desculpem por iniciar um tópico como esse!
Estou para fazer 30 anos, sempre amei o universo e nunca tive o ímpeto de começar na área de astronomia... até porque moro em Manaus e esse tipo de ciência é um luxo aqui.. infelizmente.....
Então finalmente decidi começar! Já li varios artigos desse forum, outros forums e páginas da área. Já consegui a maior parte das informações necessarias (acho pelo menos) para começar a observar e me acostumar com o céu noturno, porém.... não achei nada que me explicasse ou me ensinasse como fazer uma tabela de anotações, como mensurar dados (igual o Durval... com latitude, longitude, horários no formatado UTC e todos os outros dados que ele vêem inserindo nas observações).
Alguém teria a GIGANTESCA solidariedade de me ajudar? rsrsrs

Agradeço desde já

Att:
Lagarinhos

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Durva Qui 18 Abr 2013, 23:38

Olá Lagarinhos, seja bem vindo ao Astro Fórum.

Ano passado mais ou menos nessa época do ano resolvi que ia dedicar um tempo a esse hobby tão interessante. Como você cheguei aqui com o intuito de aprender e como você, busquei o máximo de informação que eu pude encontrar. Com o apoio e ajuda do pessoal daqui fui sendo guiado na escolha de bons livros sobre Astronomia, que sem dúvida são responsáveis por muitos dados que informo em meus relatos. Há um tópico aqui no fórum detalhando cada um deles. Outras informações busco na internet, em sites de previsão do tempo, goggle, e outros. Para a Lua, utilizo o Virtual Moom Atlas e para os demais objetos do céu, um programa gratuito baixado da internet chamado Stellarium. Acho que é isso. Espero ter ajudado e fique a vontade para perguntar o que for precisando, ok?!
O AF conta com sua participação e ficamos no aguardo de seus relatos.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Sex 19 Abr 2013, 01:28

Muito obrigado pelas respostas!

Andei pesquisando livros para compra.. e está dificil achar. Vou procurar com mais calma outra hora.
Stellarium eu já tenho instalado e é por ele que estou começando a me acostumar a localizar as constelações (Sei que virtualmente é bem diferente da realidade.. infelizmente está chovendo a 3 dias sem parar.. azar).

Bom.. li varios relatos/relatorios seus no seu post e foi por isso que resolvi perguntar aqui rsrs pq percebi por outros posts, que não faz muito tempo que começou e para mim, você já seria um expert agora com aqueles relatorios observacionais rsrs. Queria justamente saber de onde você sugou tanta informação e conhecimento.. queria me banquetear na mesma fonte rsrs

Olhei aquele SeboVirtual e achei alguns livros.. esse mês está dificil para mim, mas espero que mês que vem consiga comprar alguns.

O mais dificil mesmo que to achando é encontrar informações mais especificas sobre astronomia (prática quero dizer). A maioria das coisas que encontro em forums, sites, artigos e afins são assuntos teóricos, historia, noticias e afins. Depois de MUITO procurar achei um site do INPE que ensina muita coisa sobre Telescopios (Abertura, Ampliação Maxima, Oculares, Distancia Focal, Resoluçao e etc) e me tirou MUITAS duvidas.. porque estou pensando em começar a juntar dinheiro para comprar um telescopio futuramente e não tinha a MINIMA ideia de como saber se estava comprando um telescopio que valeria a pena ou não.

No momento comprei um binoculo bem "vagabundinho" da marca Ultra-Vision de 10x48.. enfim.. custou R$60,00.. pelo preço acho q vai me ajudar nesse começo para observar melhor rsrs

Abraços

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Bruno Sex 19 Abr 2013, 01:52

Olá Lagarinho, obrigado por se conectar ao AF.
Segue no link um tópico com várias dicas sobre bons livros e que te respondem à estas questões, além de poderem ser encontrados em sebos virtuais, confira: https://astronomia.forumeiros.com/t504-indicacao-de-livros-de-astronomia
De imediato eu sugiro começar com o livro "Manual do Astrônomo Amador" do autor Jean Nicolini da Editora Papirus. Na falta dele pode começar com o "Manual do Astrônomo" do Ronaldo Rogério de Freitas Mourão da Zahar Editôres.
Qualquer dúvida retorne aqui no tópico.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Durva Sex 19 Abr 2013, 08:59

Olá Lagarinhos.
O Stellarium é bem bacana, mas você pode imprimir e montar um planisfério (instrumento simples que mostra a posição das principais constelações na hora e dia desejado) É um disco de cartolina ao qual pode ser levado para fora e juntamente com seu binóculo te ajudará a recnhecer as consteleções.

http://www.if.ufrgs.br/~fatima/planisferio/Planisfe.htm

Esse é o primeiro passo, depois que estiver familiarizado com elas, encontrar outros objetos celestes se torna mais fácil.
Quanto ao "banquete" de informações, bem elas estão todas registradas aqui no fórum, pois fui servido pelo nosso colega Bruno, que sempre esteve disposto a solucionar qualquer duvida que eu tivesse.
O telescópio, bem vá fazendo uma poupança e deixe de pensar nele agora, vamos ver o que seu Ultra-Vision é capaz de te mostrar. O binóculo pode ser um instrumento bastante útil e versátil, não só para quem está iniciando, mas para os mais experientes também.
Segue links de sebos virtuais, esses dois foram os locais onde encontrei a maioria dos livros indicados no tópico sinalizado pelo Bruno.
http://www.estantevirtual.com.br/
http://www.livronauta.com.br/

Ah, para começar a observar a Lua, baixe esse programa. Garanto que é uma mão na roda.
http://www.baixaki.com.br/download/virtual-moon-atlas-pro.htm

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Sex 19 Abr 2013, 18:03

Muito Obrigado Durva!

To seguindo cada link que você postou.. porém.. a do planisferio infelizmente no link "planisferio para imprimir" a pagina está fora do ar.

Vou dá uma pesquisada com calma se acho algum outro site que tenha.

Estou ansioso pela chegada da noite... já fazem praticamente 4 dias que não para de chover (detalhe... só me chove a noite.. durante o dia.. "céu de brigadeiro".. parece complô).
Espero que hoje não chova e o céu fique limpo. Se acontecer.. vou tentar relatar algo.

Abraços e obrigado pelas infos


Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Bruno Sex 19 Abr 2013, 18:38

Lagarinhos escreveu:Vou dá uma pesquisada com calma se acho algum outro site que tenha.
Segue no link uma relação completa de softwares de astronomia, confira: http://www.microsofttranslator.com/bv.aspx?from=en&to=pt&a=http%3A%2F%2Fwww.physics.sfasu.edu%2Fastro%2Fsoftware.html

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Sex 19 Abr 2013, 20:59

Primeiro Relato:

19/04/2013 - 18:29:05
Humidade Relativa: 73%
Nebulosidade: 90%
Ceiling: 9144m
Visibilidade 16km
PL: Média-Alta (Centro da Capital-Manaus)

Estava ansioso.. mal esperei o sol se por e corri para ver se conseguia ver alguma estrela no céu. De cara vi Sirius (A CMa) e reconheci para minha surpresa, era uma das unicas no céu a aparecer. A outra era Canopus (A Car). Passei alguns minutos observando o céu à olho nu e com binóculos e, foi então que vi algo passando próximo a Sirius. Primeiramente vi a olho nu e pensei que fosse um avião. Não piscava ou brilhava como um.. peguei o binóculos e chequei... Não..não era um avião. Pensei.. "É um satelite!". NUNCA em minha vida havia reparado ou sequer pensava como era fácil ver um satelite passando e corri para o Stellarium para saber que satelite seria e para minha surpresa, o programa acusou sendo o HST (The Hubble Space Telescope). Até agora não acredito que era ele porque na minha imensuravel leiguisse.. achava que o Hubble estava MUITO longe da terra para ser observado à olho nu. O mesmo sumiu a sudeste no horizonte. Foi maravilhoso ver e perceber isso. Na primeira observação!
Voltei minha atenção então a Constelação de Orion que já era visível próximo ao horizonte. Observei as 3 Marias (Cinturão de Orion) e então avistei "3 estrelas" entre o Cinturão e o quatrilatero inferior formado por Rigel (B Ori) e Saiph (K Ori). À olho nu eram quase imperceptíveis, porém com binóculos ficaram mais fáceis de se ver. Foi então que percebi que não eram "3" estrelas. Eram 2 nas extremidades e algo no centro. Pareciam 2 estrelas e envolta delas (Apenas essas 2) uma enorme mancha azulada disforme. Corri no Stellarium e para minha supresa, era a Grande Nebulosa de Orion. E de fato existem 2 grandes estrelas duplas de boa magnitude bem no local. Acredito serem (O1 Ori C) de Magnitude 5.05 e (O2 Ori) de Magnitude 5.00. Fiquei muito feliz com somente essas 2 observações.


Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Sex 19 Abr 2013, 21:08

Sequencia do Primeiro Relato:

9/04/2013 - 19:17:00
Humidade Relativa: 78%
Nebulosidade: 40%
Ceiling: 7590m
Visibilidade 16km
PL: Média-Alta (Centro da Capital-Manaus)

O clima aqui muda muito rápido, infelizmente. Ficou difícil de observar com uma massa de nuvens no local e decidi voltar minha atenção a Lua.
Sempre observei a Lua à olho nu, mas nunca me dei ao prazer de observá-la com binóculos. Usei o Virtual Moon Atlas sugerido pelo Durva (Obrigado) para me orientar e fui à campo.
Meu binóculos não é tão bom assim e o clima não estava ajudando. Mas consegui com algum esforço e tempo observar algumas coisas que depois identifiquei no Virtual Moon sendo. Mare Tranquilitatis, Mare Serenitatis, Mare Crisium e Mare Imbrium. Como o tempo estava curto, foi o máximo que consegui. Da próxima vez espero conseguir aproveitar mais e tomar mais tempo observando esses 4 lugares.

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Sex 19 Abr 2013, 21:11

Esqueci de adicionar uma informação.

Usei em ambas as observações um Binóculos Ultra-Vision 10x48

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Bruno Sex 19 Abr 2013, 21:47

Lagarinhos escreveu:Voltei minha atenção então a Constelação de Orion que já era visível próximo ao horizonte. Observei as 3 Marias (Cinturão de Orion) e então avistei "3 estrelas" entre o Cinturão e o quatrilatero inferior formado por Rigel (B Ori) e Saiph (K Ori). À olho nu eram quase imperceptíveis, porém com binóculos ficaram mais fáceis de se ver. Foi então que percebi que não eram "3" estrelas. Eram 2 nas extremidades e algo no centro. Pareciam 2 estrelas e envolta delas (Apenas essas 2) uma enorme mancha azulada disforme. Corri no Stellarium e para minha supresa, era a Grande Nebulosa de Orion. E de fato existem 2 grandes estrelas duplas de boa magnitude bem no local. Acredito serem (O1 Ori C) de Magnitude 5.05 e (O2 Ori) de Magnitude 5.00.
Olá Lagarinhos, foi perfeito o seu relato, rico em informações detalhadas e principalmente de uma das regiões mais belas do céu que é a constelação de Orion. Foi também o primeiro relato que eu leio feito da região norte do nosso país. Eu sempre tive muita curiosidade quanto ao céu daí, principalmente da capital Manaus e por causa da proximidade de vocês com o equador da terra, pois com certeza uma parte do céu do hemisfério norte é visível daí.
Espero contar sempre com os seus relatos, o Astro Fórum agradece.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Sex 19 Abr 2013, 22:01

Muito obrigado Bruno!

Ainda sou muito leigo. Mas Escorpião é visível no Sul do País?
Sabe me dizer alguma constelação que não aparece no Sul/Sudeste do país? Posso tentar localiza-las aqui e tentar observa-las.

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Durva Sex 19 Abr 2013, 22:29

Opa, muito bom mesmo Lagarinhos.
Tem gente que se contenta em apenas observar e contemplar as maravilhas da esfera celeste, não estão errados, pois é empolgante da mesma forma. Mas outros tem a curiosidade, ou quase obsessão por saber o como e o porquê das coisas. Para esses não tem saída, muita leitura e estudo pela frente. E você está indo nessa direção. Parabéns.

Aguardamos mais, ok?!

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Seg 22 Abr 2013, 23:51

Desculpem não ter mais atualizado... o clima aqui está péssimo. Está a 4 dias chovendo sem parar com céu completamente nublado e a previsão é continuar assim até inicio de Maio.

Porém já começei a pesquisar telescópios para uma futura compra (daqui uns 2 meses). Queria um com custoXbeneficio tanto para observação qnt para astrofotografia.
Achei esse no Armazém do Telescópio:
http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/bkmak90eq1-detail

O que vocês me dizem desse modelo? Pelo que já aprendi sobre telescópios, aparentemente ele é MUITO bom para o preço e o que eu posso tirar dele.
Eu só não gostei da Razão Focal dele. Mas gostei da Distancia Focal.
Com essa Razão, as fotos saem boas em uma diagonal 90 por exemplo?

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Durva Ter 23 Abr 2013, 12:25

Olá Lagarinhos, clima é cruel por aqui também.

Esse telescópio que você postou o link é um Cassegrain 90mm F/14, tem um tópico aqui no fórum que nosso colega Bruno detalha suas impressões ao observar Saturno com este equipamento e os resultados segundo ele são muito bons. Não saberia te dizer como ele se comporta na astrofotografia, mas para observação planetária e lunar, sem duvida é um ótimo equipamento.

https://astronomia.forumeiros.com/t740-saturno-obs-visual-oposicao-2013#5798

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Review MAK90.

Mensagem  Bruno Ter 23 Abr 2013, 21:29

Segue também um review sobre as características do Maksutov-Casseigran 90mm F/14 Skywatcher: https://astronomia.forumeiros.com/t792-mak90eq1-da-skywatcher

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Ter 23 Abr 2013, 22:10

Observação 23/04/2013 23:19:41 UTC - 00:17:30 UTC

Humidade: 83%
Nebulosidade: 0%
Celling: 9144m
Visibilidade: 16km
Temperatura: 26 ºC
PL: Média-Alta
Equipamento: Binóculos Ultra Vision 10x48.

Finalmente, depois de quase 5 dias com o clima completamente fechado (chuvas, nuvens.. teve dia que não se via nada no céu, apenas uma massa negra de nuvens a noite inteira), consegui um dia limpo para uma observação.
A Lua estava brilhante no céu e somando isso a PL local.. o céu estava muito claro. Mal conseguia ver os quadrilateros da Constelação de Orion então voltei minha atenção a Cão Maior. Observei por um tempo Sirius (a CMa) porque acho ela imponente, tem um forte brilho e sempre é uma das primeiras à se mostrar no céu noturno. Começei a me familiarizar com sua Constelação que na primeira observação não consegui fazer por certas massas de nuvens estarem se deslocando por sua localização. A única parte da Constelação que não consegui observar nem mesmo com binóculos foi o triangulo que forma sua cabeça. Através do Stellarium, fiquei pasmo como certas estrelas da constelação de CMa são visiveis com Magnitudes de 2.45 estando a 3197,61 ano-luz (Aludra n CMa).
Começei a tentar reconhecer constelações novas e a aprender maneiras de identifica-las sem auxilio de cartas celestes.
Observei:

- Cão Menor (CMi) com sua principal estrela sendo Procyon (a CMi) e sua 2ª estrela Gomeisa (b CMi). Achei uma maneira de tentar localiza-la usando como referência Sirius (a CMa), Castor (a Gem), Pollux (b Gem) e Betelgeuse (a Ori). Procyon fica entre as estrelas de Gemeos e Cão Maior e bem acima de Betelguese. Nas proximas observações tentarei usar isso como referencia para tentar localiza-la novamente.

- Leão (Leo) com sua principal estrela sendo Regulus (a Leo) consegui localizar usando como referência Castor (a Gem) e Pollux (b Gem). Regulus, Algieba (y1 Leo) e Denebola (b Leo) são as mais brilhantes da constelação e formam de certa forma um grande L no céu. Com auxilio do binóculos consegui então enxergar todas as demais principais estrelas da constelação e fiquei muito feliz com isso.

Passei quase 1 hora apenas observando essas 3 constelações, seus traços, formas de tentar localiza-las sem auxilio e etc.

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Lagarinhos Ter 23 Abr 2013, 22:10

Andei lendo as observações de Saturno com esse telescópio e já fiquei empolgado rsrs. O preço dele é bem convidativo rsrs

Lagarinhos
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/04/2013
Idade : 40
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Bruno Ter 23 Abr 2013, 22:55

Lagarinhos escreveu:Observação 23/04/2013
Passei quase 1 hora apenas observando essas 3 constelações, seus traços, formas de tentar localiza-las sem auxilio e etc.
Excelente relato Lagarinhos, e essas constelações são muito belas e gratificantes de serem observadas demoradamente.
Contamos com mais relatos seu.
Grande abraço.

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Uma enorme ajuda para Iniciante! Empty Re: Uma enorme ajuda para Iniciante!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos