ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dando os primeiros passos na observação do céu.

+11
Simon31
Jhoy
ajc
M.couto
Lucas87
Edinaldo
adrianourataki
orlando
Spectro7
Bruno
Durva
15 participantes

Página 22 de 23 Anterior  1 ... 12 ... 21, 22, 23  Seguinte

Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sex 09 Ago 2013, 22:18

Eu também vi, e que relato preciso hein Durva? Já estava sentindo falta deles. Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Bigthumb

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Sex 09 Ago 2013, 22:21

Lucas87 escreveu:Belo relato Durva!! Infelizmente não pude ver nada a não ser nuvens hoje...

Ainda falta pouco menos de um mês mas não custa nada falar que dia 08/09 haverá uma conjunção extremamente próxima entre a Lua e Vênus. Será ocultação (para minha felicidade cheers ) da "metade" de SC em direção ao Sul... Aqui em São José a ocultação começará mais ou menos as 19:25 e terminará as 19:45 (via Stellarium). Vênus passará bem pela borda da Lua, por isso a ocultação vai ser bem rápida.
Valeu Lucas.

Que pena que aí tava nublado, essa frente fria tá chegando por aqui agora!

Uma ocultação Vênus pela Lua deve ser muito bacana. Tomara que o céu esteja bem limpo por aí pra que você consiga registrar.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Sex 09 Ago 2013, 22:23

Bruno escreveu:Eu também vi, e que relato preciso hein Durva? Já estava sentindo falta deles. Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Bigthumb

Bruno
Moderador
Obrigado Bruno.
Pois é, mas esse segundo semestre promete e espero poder fazer muitos registros.

Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sex 09 Ago 2013, 22:32

Sem dúvida, teremos pela frente mais uma aproximação de jupiter, marte, grandes enlongações de vênus e mercúrio, um cometa em novembro, também um eclipse anular e total do sol no nordeste, enfim, esse final de ano e no início do próximo as perspectivas são animadoras!

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Sáb 10 Ago 2013, 20:44

Data: 10/08/13
Hora (UT): 22:30
Localização: São José dos Pinhais – (S -25° 32' 05'' / W -49° 12' 23'' – Altitude 906 metros)
Instrumento: Binóculo Nikula (20x50)
Cond. Meteorológica: 71%UR – algumas nuvens – Vento 37 Km/h E - Temp. 12 C

Novamente uma abertura nas nuvens me proporcionou observar a conjunção entre a Lua e Vênus. Mas com a Lua ha aproximadamente 23° de altura e Vênus 11° mais baixo no horizonte oeste.

A lunação é de 4 dias, e a Lua nos mostra aproximadamente 16% de sua face iluminada pelo Sol, voltada para a Terra. Encontra-se hoje na constelação de Virgem. Sua magnitude aparente é de -8.02 e está a uma distância de 388.323 km da Terra. Apesar de parecer mais brilhante hoje do que ontem, estimei o Earthshine novamente em 2 na escala O’Darling. Pois muitas das Maria mais escuras são visíveis, mas nenhuma cratera luminosa, formação ou raios. O disco da Lua se salienta no céu da noite e pode ser descoberto a vista desarmada. Com o vento a 37km/h está impossível observar com o telescópio e novamente a seção foi toda com o binóculo que acoplado ao tripé sofre menos com a ventania. Dessa forma pude observar que o terminador hoje passa cortando o Mar do Néctar ao meio, muitas crateras são visíveis em direção ao polo sul lunar. A norte o destaque são as crateras Atlas e Hercules, esta ultima com sua borda oeste iluminada pelo sol, brilhando dentro da face noturna.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 12 Ago 2013, 19:51

Outra bela conjunção no céu hoje, a Lua encontra-se entre a estrela Spica, na constelação de Virgem e o planeta Saturno.

Vale a pena conferir.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Seg 12 Ago 2013, 20:40

Ok Durva, é uma visão e tanto, e utilizando um binóculo a luz cinérea na lua se revela fortemente contrastada contra o céu de fundo, e delineando crateras ao sul do terminador. Contrapondo-se em cores Spica e Saturno formam um par singular a leste e a oeste da lua. Ômega Centauro é perfeitamente visível como uma névoa ou uma pequena mas bem destacada "nuvem" de estrelas. A caixinha de Jóias  mergulha no horizonte Sul-Sudoeste de ponta cabeça girando junto com o Cruzeiro do Sul, e próximos do meridiano Sagitário e Escorpião revelam-se um verdadeiro lar de aglomerados estelares. A nordeste e a oeste de Altair o "aglomerado do cabide" mostra-se perfeitamente delineado e pendurado contra as insondáveis profundezas do espaço. É incrível, quase que inacreditável de tanta beleza e mistério!
Conferido.Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Bigthumb

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 12 Ago 2013, 21:11

Valeu Bruno! Você disse tudo, um bom binóculo numa noite de céu limpo é um espetáculo mesmo. Muitos alvos bacanas para se observar.
Por esses dias o vento tem castigado minha região, mas mesmo assim me diverti bastante com o 20x50.
Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Tópico campeão!

Mensagem  Bruno Sex 16 Ago 2013, 10:20

Eis que chegamos aos 10.000 acessos nesse tópico sobre como dar os primeiros passos na observação do céu. Parabéns Durva, esse tópico criado por você foi o campeão de visitas aqui no AF! Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Bigthumb

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Sex 16 Ago 2013, 10:39

Olá Bruno.

Esse tópico foi criado apenas para que eu pudesse expor as descobertas e impressões que tive ao ingressar, com apoio do AF, nesse mundo tão fascinante que é a Astronomia. Mas ele tomou outros rumos, e nas 36 páginas que fazem parte dele, trocamos muitas informações sobre vários assuntos relacionados a observação visual, equipamentos, objetos celestes, etc. Fico muito feliz que ele tenha crescido tanto a ponto de ser o recordista de visualizações do fórum. E principalmente por saber que pessoas de vários lugares do mundo, se motivaram lendo sobre meus pequenos passos.

Obrigado a todos que colaboraram com esse tópico.

Abraço.

Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Sáb 17 Ago 2013, 23:51

Pessoal, provavelmente não saibam, mas eu tenho um blog: http://astrosulsc.blogspot.com.br/

Eu quase não divulgava ele pois quase nunca postava, mas agora pretendo publicar mais coisas periodicamente... Quando eu colocar algo novo lá, avisarei aqui Very Happy
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 31 Ago 2013, 11:00

Legal Lucas, já está entre os meus favoritos, ficarei de olho!Wink 

Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 31 Ago 2013, 11:01

Segue uma boa relação de objetos para serem observados com o auxílio de binóculos, confiram: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/artigos-astronomia/iniciantes/138-objetos-celestes-de-inverno-para-binóculos

Bruno
moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Conjunção Mercúrio-Saturno-Lua

Mensagem  Lucas87 Dom 06 Out 2013, 21:33

Fiz este registro dessa bela conjunção que pôde ser vista hoje após o anoitecer.

Mercúrio a esquerda em cima da Lua e Saturno a direita em cima da Lua.

https://2img.net/r/ihimizer/img443/6692/h4j4.jpg
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  orlando Seg 07 Out 2013, 11:29

show!
bela foto Lucas!
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 07 Out 2013, 11:50

Show mesmo!
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 07 Out 2013, 23:10

Este video da rotação da Lua foi feito com base em fotos de alta resolução da Sonda LRO.

http://www.vaztolentino.com.br/noticias/134-A-rotacao-da-Lua-mostrada-por-imagens-da-sonda-LRO
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Observação de Vênus com o "setentinha" Vixen.

Mensagem  Bruno Sáb 12 Out 2013, 20:27

12/10/2012
Objetivo: observação de prováveis manchas em vênus.

Hora: 18:30/UT 21:30
Instrumento: Refrator Vixen 70mm F10 diafragmado.
Ocular: 10mm (70x) e WA Expanse 6mm 66º (116x).        
Filtro: 47-Violeta
Condições atmosféricas: UR 35%, temp. 22º, alto estratos a oeste, turbulência intermitente devido à baixa altitude sobre o horizonte leste (cerca de 25º), ventos NO-E.


Observar vênus baixo no horizonte com um instrumento luminoso não é tarefa fácil, entretanto o setentinha usado dentro dos seus limites mais uma vez me proporcionou imagens com qualidade. Como vênus é um planeta muito brilhante eu "aumentei" o F do setentinha para amenizar a aberração cromática, utilizando a própria tampa do tubo com o orifício central aberto como diafragma, e o resultado foi o aspecto crescente de vênus bem delineado e sem os excessos do espectro secundário. Quando utilizado com o seu aumento normal (70x) esse refrator surpreende pelas  imagens "afiadas", e mesmo com 100x as imagens continuam firmes. A utilização do filtro 47-violeta apenas ajudou a ver com mais exatidão a forma do planeta. Quanto ao aspecto do disco toda a região interna do limbo estava com o albedo muito forte, parecendo mesmo um semicírculo luminoso por toda essa região interna. Com 116x de aumentos toda a região central do planeta revelou-se escurecida e de maneira desigual. Acredito ser altamente provável que durante o dia o setentinha com 140x conseguirá registrar melhor esses escurecimentos na camada de nuvens em vênus. Essa não foi a primeira vez que observei essas discrepâncias no brilho entre a região central do  planeta e o limbo, principalmente quando vênus se mostra com o formato de um crescente. Tentei visualizar a misteriosa e controversa "luz cinzenta" mas foi em vão, já que a melhor ocasião para isso é quando vênus se apresenta como um grande e fino crescente.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 21 Nov 2013, 00:28

Data: 21/11/13
Hora (LT): 00:17 – 02:00 (UT)
Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m
Instrumento: Refrator 70 mm F/10 – Ocular 20 mm e 10mm + Binoculo Nikula 20x50
Cond. Meteorológica: 58%UR – algumas nuvens no horizonte e vento moderado.

Lua minguante com idade de 17,56 dias, e tem 89% de sua face iluminada pelo Sol voltada para a terra. Encontra-se a aproximadamente 22 ᵒ de altura no horizonte nordeste. E nesse dia aparece se destacando no terminadouro o Mare Fecundidatis (Planície lunar de aspeco sombrio , que se estende sobre 1.000 km do norte ao sul e 700 km de leste para oeste do hemisfério visível) Apresenta-se como uma “mordida” no limbo leste da Lua. Atlas(Cratera lunar com 87 km de diâmetro) e Hercules (proeminente cratera lunar com 67 km de diâmero) se salientam na paisagem seguindo para o nordeste. Em apenas quinze minutos antes que as nuvens tomassem o céu consegui observar Júpiter rapidamente com 70x de aumento e pude ver o belo disco planetário com duas faixas equatoriais bem destacadas e a faixa equatorial norte que em breves momentos de calmaria parecia se dividir em outra fina faixa. Suas luas encontravam-se dispostas da seguinte forma: Io e Ganymedes a oeste e Europa a leste. Logo em seguida o céu fechou e a seção teve que ser encerrada.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Henrique Qui 21 Nov 2013, 16:18

Que vergonha. Eu vou olhar e penso tem um treco brilhando mais ali no céu acho que vou ver ele. Pronto nada mais

Henrique
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 71
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 05 Dez 2013, 00:34

Data: 05/12/2013

Hora (UT): 02:00 – 00:00(LT)

Localização: São José dos Pinhais – (S 25ᵒ 34’12” / W 49ᵒ 10’48”) – 916m

Instrumento: Refrator Vixen 70 mm F/10 – Ocular Vixen Plossl 10mm + Barlow GSO 2x com o barril rosqueado na ocular, reduzindo para 1,5x (105x) de aumento.

Cond. Meteorológica: 64%UR – sem nuvens e vento de 4 km/h N.


Nesse momento Júpiter encontra-se a aproximadamente 20ᵒ nordeste, sua distância da terra é de 4,35UA.  Comecei a observação com 70x de aumento e de início já percebi o seeing muito bom, estimado entre 8 e 9. Proporcionando uma imagem firme, sem trepidações ou deformações. Interessante que mesmo com apenas 70x consegui notar que a GMV fazia seu trânsito. Com a mesma ocular associada à barlow reduzida para 1,5x (105 aumento), foi possível observar muito bem a GMV que nesse momento já havia cruzado o meridiano central e rumava para oeste. Na oposição passada tive poucas oportunidades de observar um trânsito, e nas poucas vezes a GMV se parecia como uma falha na SEB de difícil identificação. Mas confirmando o que outros colegas já haviam observado, nessa oposição ela apresenta-se mais escurecida e destacada. Diafragmando a objetiva do setentinha, fui premiado com um contraste ainda maior e para minha surpresa consegui ver nitidamente as faixas mais claras que separam as faixas equatoriais das regiões polares mais escurecidas.  Io, Europa e Calisto a oeste e Ganimedes a leste completam o quadro. Agora 02:45 UT já não é mais possível observar a GMV, pois se encontra muito próxima ao limbo oeste e além da aberração cromática, que faz com que a imagem se misture um pouco próximo ao limbo, uma brisa moderada já faz com que o setentinha balance um pouco.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sex 06 Dez 2013, 21:11

Durva escreveu:Diafragmando a objetiva do setentinha, fui premiado com um contraste ainda maior e para minha surpresa consegui ver nitidamente as faixas mais claras que separam as faixas equatoriais das regiões polares mais escurecidas.
Mais uma vez fica constatada a superioridade de um F maior na observação lunar e planetária com aumentos mais elevados. E nesse caso mesmo o F sendo aumentado artificialmente com o diafragma, em condições atmosféricas favoráveis o efeito no contraste é imediato.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Lucas87 Sex 10 Jan 2014, 21:23

Meu 102mm chegou! Agora é esperar a maldição do brinquedo novo passar para testá-lo  Very Happy 
Lucas87
Lucas87
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 619
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 25
Localização : São José, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sáb 11 Jan 2014, 17:18

Parabéns Lucas87, você fez uma boa aquisição, um "upgrade" e tanto na observação visual e na prática da astrofotografia. Eu já comentei que em relação ao seu refrator 70mm lembre-se de que quanto maior a abertura (no caso agora 102mm), maior serão as turbulências atmosféricas captadas.
Outra coisa importante é aclimatação necessária. Por exemplo, eu sempre deixo o meu MAK90 aclimatando por 1 hora antes de começar a observar, e parece haver uma correlação interessante com a aclimatação também das oculares. Por exemplo, eu deixei o MAK90 aclimatando junto com uma ocular de 10mm por toda a noite para observar de madrugada. Quando fui observar eu comparei as imagens entre a ocular de 10mm que aclimatou junto com o telescópio, com outra idêntica de 10mm que ficou dentro de casa. A que aclimatou junto com o telescópio apresentou imagens mais nítidas. Isso não é conclusivo mas me pareceu fazer sentido já que a ocular possui elementos espaçados dentro dela.
Bruno
Moderador
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty OBJETO PASSANDO PELO SOL

Mensagem  ALEXANDRE YUHASZ Seg 27 Jan 2014, 10:24

Ontem por volta das 18:15, observando o sol com meu SKY 90mmaz3, ainda curtindo o "brinquedo novo", usando o filtro que montei com PVC como encaixe, fui premiado com um TRANSITO, agora estou muito curioso em saber O QUE ERA, QUEM E SE É COMUM ESSAS observações.

Infelizmente com máquina que tenho não foi possível fotografar, pois até encaixar suporte, focar calibrar a luminosidade, vixiiii, foi muito rápido, mas meus olhos e minha mente não escquecem , na verdade a experiência foi empolgante

Segue dados do local e hora:
26/01/2014 hora 18:15 UT
São Bernardo do Campo - abc paulisata
Latitude: -23° 41’ 38’’
Longitude: -46° 33’ 54’’
Altitude: 838 metros
AZIM 265º ALUTURA APROXIMADA 10º W (É CORRETO CONSIDERAR A DECLINAÇÃO MAGNÉTICA NOS AZIMUTES????)

Em breve farei um relato mais "técnico " com hora, posição que eu imagino ter lido, e algumas fotos que gostaria da opnião de vocês, fotos claro horríveis, pois muita turbulência, falta de lumunisidade , poluição luminosa, mas com objetivo empírico, de iniciante em astronomia!

abs,


ALEXANDRE YUHASZ
ALEXANDRE YUHASZ
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 158
Data de inscrição : 10/01/2014
Idade : 48
Localização : SBCampo, abc paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. - Página 22 Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 22 de 23 Anterior  1 ... 12 ... 21, 22, 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos