ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dando os primeiros passos na observação do céu.

+11
Simon31
Jhoy
ajc
M.couto
Lucas87
Edinaldo
adrianourataki
orlando
Spectro7
Bruno
Durva
15 participantes

Página 1 de 23 1, 2, 3 ... 12 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 16 Jul 2012, 11:36

Data: 15/07/2012
Hora inicial: 05:00UT - 02:00LT
Localização: Curitiba/PR (-25° 26' / + 49° 16' = + 3h 17m) – Altitude 935m
Instrumento: Binóculo Nikula 20x50
Cond. Meteorológica: Céu limpo e pouco vento. temp. aprox. 06º

Uma noite muito limpa onde era possível observar até as estrelas mais baixas no horizonte. Meu objetivo era localizar dois objetos Deep-Sky, um deles M13 em Hércules e o outro 47 Tucano. Com base no Stellarium Hércules apareceria a nordeste, rumando para norte, mas em meu ponto de observação o norte é bastante prejudicado pela PL e infelizmente não obtive sucesso.
05h30minut - Localizadas algumas constelações importantes para observação de 47tucano, são elas: Grou e Fênix. Alguns minutos depois localizei a constelação de Tucano e a uns 5º mais ao sul o aglomerado globular.

NGC 104 – 47 Tucano: Aglomerado globular visível à vista desarmada, através do binóculo se apresenta como um aglomerado pequeno e compacto com brilho difuso, é de difícil localização, pois forma um quadrilátero com mais três estrelas de brilho fraco que não são visíveis a olho nu. Está localizado nas seguintes coordenadas: RA/DE(de data) 0h 24m 6.0s/-72º 00’51”. Possui uma magnitude de 4.00 e tamanho de 30’54”.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Seg 16 Jul 2012, 12:09

O nível das postagens dos usuários do Astro Fórum está cada vez melhor, e aqui talvez seja o único fórum em que relatos de observações visuais com notas descritivas são feitos, sejam com binóculos como também através de telescópios e com informações valiosas.
Espero que tenhamos em breve mais um Moderador aqui vindo de dentro do grupo de usuários.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Dando so primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 23 Jul 2012, 09:37

Data: 21/07/2012
Hora inicial: 22:00UT - 19:00LT
Localização: Curitiba/PR (-25° 26' / + 49° 16' = + 3h 17m) – Altitude 935m
Instrumento: Binóculo Nikula 20x50
Cond. Meteorológica: Céu com algumas nuvens e muita umidade.

Lua crescente de dois dias, apresentas-se como um fino crescente, mostrando apenas os relevos das bordas dos mares do leste lunar. Em virtude de sua oposição, foi possível apreciar o fenomeno conhecido como luz cinzenta. É interessante notar que a luz solar faz três percursos até que seja vista por nós como a luz cinzenta, também chamada de cinérea ou secundária. No primeiro percurso, ela sai do Sol e vem iluminar a Terra. No segundo, ela parte da Terra, refletida, e vai iluminar a face noturna da Lua. No terceiro, ela parte da Lua, também por reflexão, e vem até os olhos do observador terrestre noturno.

Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Seg 23 Jul 2012, 10:16

Boa descrição nesse relatório Durva, e gostaria de acrescentar também que esse não é um fenômeno que acontece só com a nossa lua, pois esse fenômeno também já foi observado em satélites de outros planetas do sistema solar como por exemplo na lua Japeto de Saturno, registrado pela sonda espacial Cassini-Huygens.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Seg 23 Jul 2012, 10:24

Segue no link um estudo realizado pela REA-Brasil sobre a Luz Cinérea: http://www.rea-brasil.org/lunar/tutorial_luz_cinerea.pdf
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 23 Jul 2012, 10:55

Olá Bruno,
Muito bom esse link da REA-Brasil, não somente no caso de se querer reportar as observações para eles, mas serve também para que possamos montar um registro organizado de nossas observações.
Já baixei uma cópia pra mim.

Obrigado.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Seg 23 Jul 2012, 12:11

Esse tipo de estudo também me interessa muito, talvez possamos fazer algo desse tipo aqui.
Só depende de nós.
Abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 24 Jul 2012, 11:41

Existem alguns dados nesse tipo de observação que ainda não sei como conseguir. Por exemplo, no campo ângulo da fase e magnitude visual. Como faço para ter esses dados?

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Ter 24 Jul 2012, 16:15

Bem, pelo que eu sei duas semi-retas que partem do mesmo ponto formam uma figura, e uma porção iluminada dessa figura depende do ângulo de iluminamento. Geométricamente no espaço seria um plano que passa pelo Sol, pela Terra e pela Lua.
Já a magnitude visual seria a capacidade de você poder perceber a estrela menos visível a olho nu, aquela nos limites da sua visibilidade, e que aumenta na proporção de quanto ela diminui o seu brilho. Isso é uma resposta clássica, porém existe uma diferença de magnitude visual a olho nu, através de instrumentos óticos e de astrofotos. Você pode pegar um telescópio que atinja por exemplo uma magnitude 15, porém se você utilizar um sistema de astrofotografias em que deixará a região fotografada o mais tempo possível exposta a uma película fotográfica, certamente registros de astros muito mais apagados e com magnitudes superiores a 15 serão registrados, portanto esses astros são de magnitude visual ainda mais elevada e favorecida por um maior tempo de exposição fotográfica, pela quantidade maior de luz colhida pela película.
Será que eu ajudei ou compliquei?

Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 24 Jul 2012, 16:40

Ajudou sim Bruno, mas o valor da magnitude aparente de um determinado astro, é uma estimativa? Por exemplo, nesse caso da Lua, a Lua cheia tem uma magnitude aparente de -12,6, certo? Então como determinar a magnitude aparente da Lua em cada uma de suas idades?
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Ter 24 Jul 2012, 17:02

Vou te responder com uma pergunta: se ela possuir uma porção iluminada em 60%, então ela possuirá apenas 60% de -12,6?
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Ter 24 Jul 2012, 17:10

Perfeito Bruno, nunca uma duvida foi tão bem explicada com uma pergunta, agora entendi.
Obrigado.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Ter 24 Jul 2012, 17:14

O mesmo podemos aplicar no estudo das estrelas duplas ou binárias eclipsantes, onde sabendo de antemão as suas posições quando uma eclipsar a outra, descontada a diferença calculamos a variação ocorrida na magnitude da estrela eclipsada durante aquele período.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Spectro7 Qua 25 Jul 2012, 11:38

Legal Bruno,

explicou e descomplicou de uma maneira original.
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Qua 25 Jul 2012, 13:50

Às vezes a introdução de conceitos geométricos, coordenadas de posição e outros dados são fundamentais e ajudam decisivamente, porém em determinados momentos uma inferência simples faz visualizar de forma mais imediata.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Dando so primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Qui 02 Ago 2012, 12:22

Data: 02/08/2012
Hora (UT): 03:26
Localização: São José dos Pinhais – (S 25º 31’ 51” / O 49º 11’45”) - 896 metros.
Instrumento: Binóculo 20X50
Cond. Meteorológica: Céu aberto, sem nuvens e com pouco vento – 58%UR – Temp. Aprox.: 18º C.

A Lua acaba de entrar em sua fase cheia, sua idade é de 14 dias. A magnitude aparente é de -12.30 e neste horário está localizada nas seguintes coordenadas equatoriais: RA/DE (de data) 20h45m24s / 12º 58’11”. O ângulo da fase é de +4º 52’03” e seu diâmetro aparente é de 32’25.4”. Todos os mares e as maiores crateras são observáveis, e é nítida a diferença de coloração dos mares a leste em comparação com os do oeste. Percebe-se que a leste os mares se mostram com uma tonalidade de cinza mais escuro. Através do binóculo as crateras aparecem como manchas esbranquiçadas, e divido ao grande contraste, não é possível observar qualquer relevo. Seu brilho é tão intenso que nada mais pode ser observado, nem mesmo as estrelas de Capricórnio, constelação a qual a Lua se encontra neste momento.

Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Sex 03 Ago 2012, 08:42

Data: 02/08/2012
Hora (UT): 22:00
Localização: São José dos Pinhais – (S 25º 31’ 51” / O 49º 11’45”) - 896 metros.
Instrumento: Binóculo 20X50
Cond. Meteorológica: Céu aberto, sem nuvens e com pouco vento

Hoje a Lua cheia com idade de 15 dias, se mostrou fantástica no inicio da noite. Localizada a aproximadamente 5º leste, surgiu aparentemente maior e com seu brilho em um tom dourado devido a proximidade com o horizonte. Através do binóculo foi possível notar algumas elevações no limbo leste, não fui capaz de identificar, mas acredito que se trate de montanhas. Na borda leste do Mar da Tranquilidade também foi possível observar relevo.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Sex 03 Ago 2012, 08:50

Ola Durva, sem dúvida os seus relatos com as notas descritivas são os melhores que eu tenho visto sobre observações realizadas através de um binóculo. Excelente trabalho.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Sex 03 Ago 2012, 09:08

Obrigado Bruno.
Ainda me faltam algumas ferramentas para que os relatos sejam aperfeicoados, como exemplo, ainda não tenho uma mapa detalhado da lua e sinto falta de um planetário virtual em casa, pois só tenho no trabalho. Mas esse ultimo já está em vias de ser resolvido. E caso alguém aqui no forum tenha uma mapa desses digitalizado, aceito doações.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Spectro7 Sáb 04 Ago 2012, 01:07

Eu tambem concordo com o Bruno, os seus relatos Durva são excelentes e bastante pormenorizados com

descrições minuciosas e ricas em informações,

os melhores no gênero que conheço utilizando um binoculo, e deve ser um "monstro" pois é um 20x50 !
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Sáb 04 Ago 2012, 08:00

Olá Spectro7.
Estou começando ainda, e que bom que encontrei esse forum, pois aqui tenho aprendido muito. O Bruno me dá varias dicas e tira minhas duvidas, acho que se eu não tivesse encontrado o Astro Forum, teria metido os pés pelas mãos e comprado um telescópio qualquer, desses que tem a venda por aí. Mas fui incentivado a optar pelo binóculo e não me arrependi, ele tem sido fundamental na minha aprendizagem e apesar de ser um 20X50 ele até que não é tão grande.

Obrigado pela força Spectro7.
Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Spectro7 Sáb 04 Ago 2012, 23:26

Boa noite Durva,

é isso mesmo pois devemos nos ajudar mutuamente pois estamos todos sempre aprendendo.

Estou novamente realizando observações com o meu binoculo que embora não seja um 20x50 me dá uma

perspectiva bastante ampla dos objetos deep sky,

e vc está nos motivando a manter essa prática.
Spectro7.

Spectro7
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 62
Data de inscrição : 07/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 06 Ago 2012, 10:21

Olá Spectro7.

Nunca imaginei que seria possível utilizar um binóculo em observações astronômicas, pois já tive alguns em mãos e olhando para o céu nunca encontrei nada que me chamasse atenção. Isso se devia ao fato de eu não saber pra onde apontar. Imagino a frustração de quem compra ou ganha um refrator de 60 ou 70mm e não consegue ver nada além da lua. A pessoa acha que o equipamento é ruim, mas na verdade o conhecimento é que faz a diferença. Quando começei a observar, mesmo a olho nú e somente com um planisfério, já fui me maravilhando com a localização de objetos deep-sky que nem imaginava que estavam ali, e conseguir percebê-los já foi bastante gratificante. Através do binóculo além de localizar, foi possível vê-los em seus formatos e tamanhos, até mesmo identificar cores em determinadas situações mais favoráveis. E ver detalhes da lua com muita nitidez, chegando até mesmo a ver o relevo em montanhas e crateras. Por isso se alguém me perguntar sobre como começar na astronomia, vou dizer como eu estou fazendo, pois graças a vocês acho que estou no rumo certo.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Bruno Seg 06 Ago 2012, 10:36

Olá Durva, me sinto gratificado em ver que você entrou aqui no Astro Fórum para aprender e agora já está ensinando. Desse jeito nós vamos longe.
De novo é o Astro Fórum quem agradece pois se não fossem vocês usuários, esse fórum de astronomia não teria razão de existir.
Grande abraço.
Bruno
Bruno
Moderador
Moderador

Mensagens : 6551
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Durva Seg 06 Ago 2012, 11:44

Olá Bruno, não é rasgação de seda, mas a tendencia deste espaço é crescer cada vez mais, pois aqui, nós usuarios nos sentimos avontade para perguntar e exercitar o que aprendemos. Somos respeitados, independente de nosso nivel de conhecimento e incentivados a trilhar nosso caminho sozinhos, pesquisando e estudando para que o resultado seja gratificante, sem que nada nos seja empurrado como verdade absoluta. Espero que o Astro-Forum nunca perca este espirito, pois é ele que fará a diferença.

Abraço.
Durva
Durva
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 744
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 50
Localização : São José dos Pinhais/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dando os primeiros passos na observação do céu. Empty Re: Dando os primeiros passos na observação do céu.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 23 1, 2, 3 ... 12 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos