ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Visão real dos astros

4 participantes

Ir para baixo

Visão real dos astros Empty Visão real dos astros

Mensagem  MarcoJr Qui 18 maio 2017, 17:37

Boa tarde caros colegas, me perdoem caso este tópico esteja em um local errado, mas acredito que não há ninguém melhor para me tirar esta dúvida se não quem pratica astrofotografia. Bem, vamos lá... tenho lido bastante sobre astronomia nas últimas semanas e uma coisa que está me deixando um pouco desapontado é que já lí que as fotos que vemos na internet são beeem diferentes do que se consegue observar mesmo com um "bom" telescópio devido ao olho humano não conseguir captar varias tonalidades de cores quando observamos objetos com baixa intensidade luminosa, sendo assim eu lhes pergunto: uma nebulosa observada através de um telescópio de 250mm tem maiores possibilidades de conseguir imagens mais fieis a realidade (parecidas com as fotografias) do que um telescópio de menor abertura ou independente do tamanho da abertura eu nunca conseguirei ver em um telescópio o que eu vejo através de fotos?

MarcoJr
Curioso
Curioso

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Visão real dos astros Empty Re: Visão real dos astros

Mensagem  André Pira Sáb 20 maio 2017, 20:15

Boa noite MarcoJr! Acredito que um telescópio com essa abertura proporcione a "possibilidade" de observação de algumas nebulosas com "alguma ou leve tonalidade" também. Mas creio que a grande maioria das nebulosas se apresentará com uma coloração pálida e uniforme como em todos os outros equipamentos, afinal como você mesmo disse, isso é próprio da fisiologia do olho humano.
Fotos sempre são o resultado de horas de captura (frames e frames) e na maioria das vezes de processamentos pesados em programas específicos. isso não tira o mérito de uma boa foto, pois elas (fotos) somente desvendam o quê está lá e nossos olhos não são capazes de captar. Revelando características dos objetos (através das cores) que provavelmente ficariam imperceptíveis de outra forma: composição, temperatura...
André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Visão real dos astros Empty Re: Visão real dos astros

Mensagem  André Pira Sáb 20 maio 2017, 21:04

Completando o raciocínio.....
Acredito também que nada substitua a experiência de uma boa e tranquila noite de observações, afinal nada no céu estará igual ao que vimos ou registramos (fotografamos) pela última vez. A imagem do relevo lunar e seu jogo de contrastes em suas crateras, uma chuva de meteoros ou uma eclipse solar (por exemplo) são fenômenos extremamente gratificantes de se observar.
Não é a toa que as grandes fabricantes de equipamentos astronômicos se esforçam ao máximo para entregar acessórios (como oculares) que nos possibilitem visualizar uma porção (campo real e aparente) cada vez maior da esfera celeste - o chamado efeito de imersão espacial. Isso sem introduzir ou potencializar possíveis aberrações inerentes do equipamento/telescópio como cromatismo, curvatura de campo entre outros.
Para que isso seja possível algumas oculares chegam a custar (às vezes) mais caro que pequenos telescópios. É o caso de algumas marcas como Takahashi, TeleVue....
Enfim isso também é o que caracteriza a prática e a magia da astronomia: a versatilidade e a forma com que o praticante decidirá desfrutar das maravilhas do céu!

André Pira
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 445
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 54
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Ir para o topo Ir para baixo

Visão real dos astros Empty Re: Visão real dos astros

Mensagem  Dry Ter 23 maio 2017, 22:56

Olá MarcoJr.
Respondendo sua pergunta, a resposta é: Por enquanto não !
Eu tenho um telescópio de 305mm e mesmo ele não é capaz de mostrar cores em uma nebulosa Crying or Very sad ! Não chega nem perto da pior astrofotografia...
Como vc mesmo disse, a culpa é do nosso olho, que não foi feito para isso. Mesmo a nebulosa mais brilhante, Orion, fica totalmente cinza. No entanto é possível observar várias nuances, que mesmo sem cor é espetacular.
A astrofotografia é um caminho natural percorrido por muito astrônomos amadores, e me incluo entre eles. No entanto não aconselho embarcar direto nela pois corre-se o risco de ficar desapontado.
Dry
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1336
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 60
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Ir para o topo Ir para baixo

Visão real dos astros Empty Re: Visão real dos astros

Mensagem  domingos.cjm Qua 03 Jan 2018, 01:52

100 melhores imagens selecionadas pelo site Space.com p/ o ano de 2017, quem sabe serve de inspiração p/ mais alguém...

The 100 Most Amazing Space Photos of 2017

Interessante notar q muitas das fotos selecionadas foram do português Miguel Claro.
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Visão real dos astros Empty Re: Visão real dos astros

Mensagem  domingos.cjm Qua 03 Jan 2018, 02:00

Melhores imagens da Terra feitas por astronautas e selecionadas pelo site Space.com.


  • The Best Astronaut Images of Earth from 2017
domingos.cjm
domingos.cjm
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 238
Data de inscrição : 13/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Visão real dos astros Empty Re: Visão real dos astros

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos