Visão real dos astros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

spica Visão real dos astros

Mensagem  MarcoJr em Qui 18 Maio 2017, 17:37

Boa tarde caros colegas, me perdoem caso este tópico esteja em um local errado, mas acredito que não há ninguém melhor para me tirar esta dúvida se não quem pratica astrofotografia. Bem, vamos lá... tenho lido bastante sobre astronomia nas últimas semanas e uma coisa que está me deixando um pouco desapontado é que já lí que as fotos que vemos na internet são beeem diferentes do que se consegue observar mesmo com um "bom" telescópio devido ao olho humano não conseguir captar varias tonalidades de cores quando observamos objetos com baixa intensidade luminosa, sendo assim eu lhes pergunto: uma nebulosa observada através de um telescópio de 250mm tem maiores possibilidades de conseguir imagens mais fieis a realidade (parecidas com as fotografias) do que um telescópio de menor abertura ou independente do tamanho da abertura eu nunca conseguirei ver em um telescópio o que eu vejo através de fotos?

MarcoJr
Curioso
Curioso

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/05/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Visão real dos astros

Mensagem  André Pira em Sab 20 Maio 2017, 20:15

Boa noite MarcoJr! Acredito que um telescópio com essa abertura proporcione a "possibilidade" de observação de algumas nebulosas com "alguma ou leve tonalidade" também. Mas creio que a grande maioria das nebulosas se apresentará com uma coloração pálida e uniforme como em todos os outros equipamentos, afinal como você mesmo disse, isso é próprio da fisiologia do olho humano.
Fotos sempre são o resultado de horas de captura (frames e frames) e na maioria das vezes de processamentos pesados em programas específicos. isso não tira o mérito de uma boa foto, pois elas (fotos) somente desvendam o quê está lá e nossos olhos não são capazes de captar. Revelando características dos objetos (através das cores) que provavelmente ficariam imperceptíveis de outra forma: composição, temperatura...
avatar
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 442
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 47
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Visão real dos astros

Mensagem  André Pira em Sab 20 Maio 2017, 21:04

Completando o raciocínio.....
Acredito também que nada substitua a experiência de uma boa e tranquila noite de observações, afinal nada no céu estará igual ao que vimos ou registramos (fotografamos) pela última vez. A imagem do relevo lunar e seu jogo de contrastes em suas crateras, uma chuva de meteoros ou uma eclipse solar (por exemplo) são fenômenos extremamente gratificantes de se observar.
Não é a toa que as grandes fabricantes de equipamentos astronômicos se esforçam ao máximo para entregar acessórios (como oculares) que nos possibilitem visualizar uma porção (campo real e aparente) cada vez maior da esfera celeste - o chamado efeito de imersão espacial. Isso sem introduzir ou potencializar possíveis aberrações inerentes do equipamento/telescópio como cromatismo, curvatura de campo entre outros.
Para que isso seja possível algumas oculares chegam a custar (às vezes) mais caro que pequenos telescópios. É o caso de algumas marcas como Takahashi, TeleVue....
Enfim isso também é o que caracteriza a prática e a magia da astronomia: a versatilidade e a forma com que o praticante decidirá desfrutar das maravilhas do céu!

avatar
André Pira
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 442
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 47
Localização : Piracicaba - S.P.

http://www.astrobin.com/users/Andre@Gerolamo/

Voltar ao Topo Ir em baixo

spica Re: Visão real dos astros

Mensagem  Dry em Ter 23 Maio 2017, 22:56

Olá MarcoJr.
Respondendo sua pergunta, a resposta é: Por enquanto não !
Eu tenho um telescópio de 305mm e mesmo ele não é capaz de mostrar cores em uma nebulosa Crying or Very sad ! Não chega nem perto da pior astrofotografia...
Como vc mesmo disse, a culpa é do nosso olho, que não foi feito para isso. Mesmo a nebulosa mais brilhante, Orion, fica totalmente cinza. No entanto é possível observar várias nuances, que mesmo sem cor é espetacular.
A astrofotografia é um caminho natural percorrido por muito astrônomos amadores, e me incluo entre eles. No entanto não aconselho embarcar direto nela pois corre-se o risco de ficar desapontado.
avatar
Dry
Membro Expert
Membro Expert

Mensagens : 1305
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 53
Localização : Piraí - RJ

https://www.flickr.com/photos/fotosdry/sets/72157632779479445/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum