ASTROFÓRUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre o Stellarium Mobile

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre o Stellarium Mobile Empty Dúvida sobre o Stellarium Mobile

Mensagem  Lukinhas148 Ter 05 Jan 2016, 18:15

Boa Noite pessoal, eu comprei o stellarium para a versão mobile há poucos dias, e sempre abro ele quando estou andando indo para o trabalho para ver a localização do sol apontando o celular e fuçar um pouquinho enquanto estou andando. Agora quando cheguei em casa e apontei o celular para o sol, reparei que no stellarium estava mostrando sudeste, ou seja, estava marcando a posição errada e o sol obviamente não estava lá. Porém eu estava na rampa da minha garagem que fica acima do quintal, quando desci para o quintal que é plano e apontei para o mesmo, o stellarium reconheceu que ali era o oeste e me mostrou a localização não tão exata mas tava na direção certa.
A minha dúvida é : tem diferença eu estar em um lugar que não é plano e mudar totalmente a localização como aconteceu ou isso não tem nada haver? E alguém sabe pq isso aconteceu?

Obs: E stellarium está configurado para minha cidade e horario exato de onde eu observei inclusive com e sem a localização do GPS.

Obrigado e desculpe alguma gafe que possa ter cometido, pois estou começando nesse ramo agora.
Lukinhas148
Lukinhas148
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 01/03/2014
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Stellarium Mobile Empty Re: Dúvida sobre o Stellarium Mobile

Mensagem  orlando Ter 05 Jan 2016, 18:48

Pode acontecer interferência magnética em algum local,que afeta na orientação do aparelho,já que ele usa um sensor giroscópio/acelerômetro.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Stellarium Mobile Empty software

Mensagem  ajc Sáb 16 Jan 2016, 11:42

Olá Lukinhas,

O Stellarium é um excelente programa para celular (pena que não seja grátis). Mas o smartphone tem que ajudar. O acelerometro tem que ter qualidade. Mas pode ter sido alguma interferencia magnética como alertou Orlando. Refaça o teste para a Lua em diversos pontos e nos conte aqui os resultados.
ajc
ajc
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 500
Data de inscrição : 09/11/2011
Idade : 56
Localização : Belo Horizonte / MG

http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Stellarium Mobile Empty Re: Dúvida sobre o Stellarium Mobile

Mensagem  BrunoAuditore Sex 22 Jan 2016, 15:08

Lukinhas148 quando eu comprei meu primeiro telescópio com EQ1 eu passei dias querendo apontar para o Sul verdadeiro e em uma MP com o membro do fórum o André Pira ele me falou que até mesmo um bussola pode sofrer interferência magnética, imagina um celular, eu possuo o stellarium mobile e existe sim diferença quando aponto para onde quero por isso opto por usar ele no modo manual.
BrunoAuditore
BrunoAuditore
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 30
Localização : Latitude: 06º 15' 39" S | Longitude: 36º 31' 04" W

http://www.astronomobrunodesouza.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Stellarium Mobile Empty Re: Dúvida sobre o Stellarium Mobile

Mensagem  Lukinhas148 Sex 22 Jan 2016, 15:29

BrunoAuditore escreveu:Lukinhas148 quando eu comprei meu primeiro telescópio com EQ1 eu passei dias querendo apontar para o Sul verdadeiro e em uma MP com o membro do fórum o André Pira ele me falou que até mesmo um bussola pode sofrer interferência magnética, imagina um celular, eu possuo o stellarium mobile e existe sim diferença quando aponto para onde quero por isso opto por usar ele no modo manual.


Ah sim, eu comecei usar no manual e está me ajudando bastante, uso mais pra saber a elevação que os astros vão estar para poder me programar, já que no meu quintal começa ficar visível +- uns 30 graus de elevação.
Lukinhas148
Lukinhas148
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 01/03/2014
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Stellarium Mobile Empty Re: Dúvida sobre o Stellarium Mobile

Mensagem  BrunoAuditore Sex 22 Jan 2016, 15:32

entendo e sei bem como é isso, uso o mobile pois investi em um pc gamer e não tenho um notebook para me auxiliar nas observações.
BrunoAuditore
BrunoAuditore
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 30
Localização : Latitude: 06º 15' 39" S | Longitude: 36º 31' 04" W

http://www.astronomobrunodesouza.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Stellarium Mobile Empty Re: Dúvida sobre o Stellarium Mobile

Mensagem  orlando Sex 22 Jan 2016, 18:25

Eu nunca gostei dessa função,sempre uso manual mesmo.
orlando
orlando
Astronomo Amador
Astronomo Amador

Mensagens : 865
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 39
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o Stellarium Mobile Empty Re: Dúvida sobre o Stellarium Mobile

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos